GAMES: Análise completa do Game of Thrones - Season 1 - A Telltale Games Series

27 junho 2016



Título:Game of Thrones - Season 1- A Telltale Games Series
Produtora: Telltale Games
Distribuidora: Telltale Games
Lançamento: 1º capítulo - Dezembro de 2014 para PC/Xbox360/XONE/PS3/PS4/ IOS/Android
                      6º capítulo – Novembro de 2015 
Gênero: Aventura / Drama / Point and Click
Número de jogadores: Um jogador
Plataforma usada : PC
Nota: 3.5/5


O jogo da Telltale tem tudo que um fã de Game of Thrones busca. E o melhor, em vez de ficar sentado assistindo, nós podemos fazer parte da história e jogá-lo de nossa forma ditando o destino de nossa casa. Caso você não tenha muita habilidade com games, não se desaponte, pois, qualquer pessoa pode jogar, Game of Thrones não é daqueles jogos em que ficamos horas tentando resolver um quebra cabeça ou tentando matar um chefe impossível, o seu foco está completamente na história e nos diálogos. A desenvoltura do enredo é extremamente cativante, começamos sem nenhum tipo de vínculo com a casa Forrester, mas depois criamos algo especial e lutamos por nossa casa.  E assim como eu, vocês irão odiar ainda mais Ramsay e os Boltons.

Game of Thrones da Telltale é o tipo de jogo que ao finalizar o capítulo, te deixará de queixo caído e ansioso com sua continuação. Com o progresso, consequentemente, você cria elos com a história e seus personagens.




História:


O game tem como foco a história da casa Forrester, casa que é vagamente citada nos livros, sendo uma casa bem pequena. Eles administram as florestas de Ironwood, a madeira mais resistente conhecida no mundo de Game of Thrones, usada principalmente fabricação de armas, sendo assim, outras casas desejam ter essa riqueza para si. O jogador controla 5 membros da família Forrester, onde a escolha de um afeta diretamente no futuro da outra, e determina o destino de sua casa. Todo enredo da primeira temporada é divido em 6 capítulos.

No início da guerra dos cinco reinos, os Forrester juraram lealdade aos Starks e seus principais rivais são: a casa Bolton e os Whitehill.

Nossa jornada começa com um "belo acontecimento" visto na série e livros, o Casamento Vermelho. Toda tropa Forrester estava fora do castelo de Walder Frey, comemorando a união Edmure Tully e Roslin Frey. Como todos nós sabemos a família Stark foi traída e a maioria de seus vassalos e homens são assassinados durante o evento. 

Gared Tuttle, escudeiro do lorde Gregor Forrester, recebe uma missão importante: entregar a espada de Ironrath em mão do herdeiro do trono e buscar o Bosque do Norte, uma gigantesca fonte de Ironwood.

Durante seu caminho de volta a Ironrath, Gared passa pelo sua fazenda e encontra sua família assassinada por um pequeno grupo de soldados de Whitehill. Em seu momento de fúria Gared mata alguns dos soldados enquanto o soldado que liderava a patrulha foge jurando vingança  aos Forresters.

Ao chegar em Ironrath, Gared é banido para evitar mais conflitos com os Whitehill e tem o destino fadado a muralha e sua busca do Bosque do Norte começando assim sua saga.

Ethan Forrester, mesmo sendo uma criança, é o filho mais velho vivendo na casa Forrester e torna-se o lorde da casa. Desde o início, Ethan é submetido a ter que tomar escolhas tensas, o que exige grande responsabilidade e sabedoria do pequeno lorde.


Myra Forrester, irmã mais velha de Ethan, vive em 
King's Landing, como uma dama de companhia de Margaery Tyrell. Quando recebe as notícias de sua família, Myra entra em um dilema, pedir ajuda para futura rainha ou calar-se e buscar alguma outra forma de ajudar sua família.



The Imp
"  Arte do capítulo 1: Iron from Ice.  "


Gráficos e som:

"CG de abertura do capítulo 2 :The Lost Lords. "

Game of Thrones segue a tradição de todos os outros títulos da Telltale, possuindo gráficos totalmente cartoonizados. Mesmo que cartoonizadas, todas as expressões faciais são muito bem detalhadas, sendo perceptível o capricho comparado com os outros títulos da produtora. As paisagens tentam simular um tipo de pintura, porém não foi um trabalho tão bem feito, as bordas são mal otimizadas e não existe nenhum recurso de anti-serrilhado no jogo, o que gera aquela sensação de embaçamento. Os efeitos gráficos (sombras, luz, água, neve e fogo) são razoavelmente bons, condizendo com todo o cenário e texturas dos personagens. 

Todos os cenários são pequenos e bem detalhados, incluindo tabernas, salões medievais, pequenos trechos em florestas, pequenas fazendas, etc. Cenários vistos na série, como, por exemplo, a sala dos tronos é extremamente fiel.




O jogo tem uma dublagem extremamente bem produzida, todos os personagens sendo muito bem representados e ainda com os próprios atores da série de TV dublando seus personagens.

A trilha sonora inclui faixas da série e exclusivas, que combinam muito bem com toda atmosfera do game e com o momento em que são inseridas.


"Trailer da dublagem com elenco oficial da série. "



Jogabilidade:


Não há nada de inovador, para quem já conhece os jogos da Telltale. A maior parte do jogo é feita através de cinemáticas onde são apresentadas escolhas de respostas ou ação, isto é, o jogador decide o que fazer, podendo afetar completamente (ou não) o futuro do jogo. Infelizmente, nem todos acontecimentos do jogo podem ser mudados, então não adianta de nada fazer uma escolha diferente, que determinado fato irá acontecer, você querendo ou não. 

"Gared observando Ramsay Snow torturando um soldado"



Existem pontos em que você fica "livre" para explorar um pequeno cenário para obter itens que podem ser usados no futuro e dialogar com outros personagens que podem te fornecer alguma informação útil. Nos poucos momentos de ação são utilizados "Quick Time Events". Devido a isso o jogo é mais do tipo assistir e responder do que cenas de ação, tornando a jogabilidade um pouco monótona. Não existe dificuldade para passar de nenhuma parte qualquer jogador iniciante ou veterano conseguiria prosseguir sem dificuldades no jogo, mas não fiquem desanimados, afinal seu ponto central é completamente a história, e digo, que história! Minha dica para o jogador de primeira viagem é: faça todas escolhas baseados nos seus princípios e no que você realmente faria, e tenha uma experiência fantástica.



"Gared e sua chegada a muralha"



O tempo total de gameplay de todos os 6 capítulos é de aproximadamente 15 horas, podendo se estender para cerca de 25 horas caso você queira saber a consequência de cada escolha.



Pontos negativos:


Todas suas versões não têm nenhum tipo de tradução oficial, apenas a versão PC tem uma tradução feita por fãs disponibilizada pela Tribo Gamer, que está muito bem produzida.

Poderiam haver mais filtros e opções de customização do gráfico.

O jogo é do tipo em que me surpreendo e fico maravilhado com sua história, mas jogo e finalizo apenas uma vez. Não há nada que te motive a jogar o jogo novamente, apenas a curiosidade saber as consequências se suas escolhas fossem diferentes, mas nada de itens especiais, segredos, easter eggs, falta conteúdo adicional, e também um melhor sistema de "conquistas", porque só em finalizar o game consegui 100% delas, o que é bem estranho.

Os capítulos são lançados por temporada. Mesmo comprando o jogo completo você deve aguardar a data de lançamento de cada capítulo, o que não é um problema agora já que a primeira temporada já foi totalmente lançada.

Conclusão:


Quando me perguntam sobre título da Telltale, a primeira coisa  que vem em minha cabeça é um ótimo game do gênero e uma boa dica para quem gosta de uma boa história e não liga tanto para jogabilidade ou gráficos. O que mais diverte o jogador é a sensação de quero mais e seu fascínio pela história do jogo. Aos fãs é uma experiência incrível encontrar-se com Tyrion e ver o quão carismático o personagem é ou deparar-se com Ramsay Snow e odiá-lo ainda mais.
Sentir-se parte da história é o segredo do sucesso desse jogo.




Game of Thrones - Telltale Games Series
"Screenshots do game"

46 comentários:

  1. Olá.
    Post interessante, mas não sou muito ligada em games, eu nunca me dei muito bem nisso rs
    Mas, gostei muito do post.
    Beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o tipo de jogo que nao exige que habilidade do jogador, jogue pela historia :D !
      Imagine uma série de tv na qual você pode escolher oque seu personagem vai dizer e que tipo de postura irá tomar ! Fica a dica :p

      Excluir
  2. Oiii Victor, tudo bem?
    Que jogo é esse rapaz? Realmente não sabia da existência então só aumentou a minha vontade de jogar, só me desanimou porque tenho certeza que não funcionaria no meu note, mas adorei a postagem.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha esse jogo é simplismente fantástico. Na promoção de férias da steam ele ta baratinho, 13 reais. Mas lembre-se existem versões para celular e consoles :P. Porem a versão de PC é a unica com tradução.
      Abaixo os requisitos minimos para rodar o jogo. Ele é levinho :D

      Game of Thrones - A Telltale Games Series Minimum Requirements
      CPU: Core 2 Duo 2 GHz or equivalent
      CPU Speed: Info
      RAM: 3 GB
      OS: Windows XP Service Pack 3 ou superior
      Video Card: ATI ou NVIDIA card w/512 MB RAM
      Sound Card: Yes
      Free Disk Space: 3 GB

      Excluir
  3. Oi, como vai?

    Apesar de ter gostado muito do seu post, nada entendo de jogos, te juro nem carta de tarot jogo. rsrsrs. Se bem que de repente desse eu acho que iria gostar, amo a série que terminou agora a sexta fase grandiosamente.

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristina tudo bom ? Esse é o tipo de jogo que qualquer um pode jogar, principalmente os iniciantes. O foco é totalmente nas histórias, e a experiencia do jogo é parecida com a de assistir a série, só que muito mais interativa.Você pode jogar como um sábio agindo com diplomacia, bravo agindo pela honra de sua casa em não ajoelhando-se a ninguém ou então sendo audaz, enfim a escolha é sua :P . Fica o convite para conhecer mais do mundo de game of thrones e adentrar ao mundo dos jogos :P.

      Excluir
  4. Oi Victor,
    Adorei, onde compra? eu queroooooo!!!
    Sou péssima em jogos mas acho que vale a tentativa.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica é extremamente simples, vou te dar o passo-a-passo.
      Primeiro de tudo crie uma conta na steam, uma biblioteca virtual de venda de jogos, é totalmente grátis segue o link de criação de contas: https://store.steampowered.com/join/?redir=about%2F .Feito isso baixe a Steam logue em sua conta, segue o link de download http://store.steampowered.com/about/. Após isso acesse a loja e finalize a compra.Segue o link da pagina do jogo na steam. aproveite que está em promoção http://store.steampowered.com/app/330840/?l=portuguese . Existem vários meios de pagamento (paypal, boleto , cartão, bitcoin) .
      Caso você queira jogar em outra plataforma ele tambem está disponivel na XBOX live, PSN , Playstore e Applestore

      Caso precise de ajuda com instalação de tradução na versão PC, fico feliz em ajuda-la :D, Segue aqui o meu perfil da steam : http://steamcommunity.com/id/vitiin_luz/

      Excluir
  5. Olá, Victor! Bom, como não acompanho a série, o jogo não me despertou tanto interesse... mas com certeza é um prato cheio para os fãs!! Parabéns pelo post!
    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei beta tudo bom ? Ainda darei muitas sugestões de jogos e quem sabe numa delas você acaba se interessando e adentra ao mundo dos jogos ? kkkkk
      obrigadao :P

      Excluir
  6. Oi Victor, tudo bem?
    Eu não sou lá muito fã de jogos e nem de Game Of trones :P então já viu né?Todos esses nomes e essas coisas todas, ficam um pouco confusas para mim hahahaha
    Mas para quem curte, acho que o post ficou muito bem explicadinho :)
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, sou muito fã de Game of Thrones e só de pensar que terei de esperar um ano para ver a sétima temporada... aff!!! Rsrsrsrsrs...
    Sua publicação está muito bem estruturada e organizada, nunca tive a oportunidade de jogar este jogo da série, mas acredito que posso tentar a experiência.
    Sucesso!
    Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem outros jogos da série, porém são bem ruins e genéricos. Esse da Telltale é muito bom, vale a pena conferir :P

      Excluir
  8. Hello!
    Nossa, o jogo realmente conseguiu transportar o jogador pra dentro da serie pelo que vi.
    Nao sou mto fã da serie, acho ela cruel demais, hehe..mas eu acho que jogaria, gosto de jogos com ambientes medievais e tudo.
    Otima dica, quem sabe um dia assisto a serie para entender mais.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  9. Olá, ótima análise! Eu sou totalmente por fora desse mundo dos games, e li o primeiro livro da série e não curti, mas mesmo assim me arriscaria a jogar esse game para ver como é.

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Olha eu aqui novamente, a pessoa que não entende nada - absolutamente nada - de games. E nunca leu e nem assistiu Game of thrones kkkkkkk lascou né?
    Bom! Eu não entendo nada de Telltale e por isso para mim acho que tudo seria inovador kkkkkkkk achei legal o fato de haver a possibilidade de explorar o cénário, acho que isso é algo que eu curtiria.
    Não sabia da existência do game e sua analise está mara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O proposta da produtora Telltale é inovadora de mais,eu nunca havia visto um titulo com jogabilidade igual e isso rendeu o prêmio de Game of The Year pro The walking Dead - The Game (2012), titulo que conseguiu me emocionar muito

      Excluir
  11. Na verdade eu nunca assisti Game Of Thrones, então fica difícil opinar algo.
    Mas achei o tema do post interessante e inovador.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha não é necessário ter lido ou visto a série pra jogar, mas recomendo pois ajuda a se situar um pouquinho !

      Excluir
  12. Olá!
    Gente, nem sabia que esse jogo existia :O Pra ser sincera, não sou uma das maiores fã de GOT. Sabe quando você não suporta mais ouvir falar de alguma coisa? Então... Confesso que estou daí pra pior em relação a Game Of Thrones huauha Mas apesar de não gostar da série, gosto muito de jogos e quem sabe eu não dê uma chance ao jogo?
    Tenho uma pessoa que é viciada em GOT (inclusive me atormenta sempre com isso) e que sem dúvidas adoraria jogar. Com certeza vou dar a dica :3
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Cara, faz tempo que não jogo nada... a falta de tempo é o principal fator pra isso acontecer... mas confesso que queria muito jogar esse jogo... se tivesse pra pc seria melhor pra mim, não tenho Xbox, nem Plays... TT_TT
    meu celular não pega o jogo... TT_TT
    adorei esse vídeo com os atores falando um pouquinho dos personagens e do enredo do jogo, e curti os gráficos tbm...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma boa noticia pra você, o jogo foi sim lançado pra PC, e tanto que realizei o gameplay no PC .
      Segue onde conseguir o game http://store.steampowered.com/app/330840/?l=portuguese, aproveite as promoções de férias da steam !

      Excluir
  14. Olá Victor, eu gosto de assistir a série GOT, mas ainda não tive a oportunidade de ver o game, fiquei até curiosa, pois gosto de jogos assim, vou testar. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Victor, eu não conheço o enredo dos livros ainda, e apesar de adorar vídeo game, este é um jogo que não me chama atenção, ainda que eu tenha vontade de ver a série de TV.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Tu sabe que me sinto a única pessoa no universo que não manja nada de Game of Thrones? Não li os livros, não assisto a série (ainda), então fico meio perdida.
    Confesso que não sou muito chegada a jogos, e a falta de tempo também não ajuda, mas eu fiquei bem curiosa a respeito do jogo, nunca tinha ouvido falar e achei bem legal! Dá para jogar no pc, certo?
    Vou falar pro meu namorado conferir a postagem também, ele ama games!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem? Já ouvi falarem mt bem do jogo, quis jogar, mas confesso que acho o gráfico bem zoado. Poderiam melhorar muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um pouco zoado mesmo, um estilo bem próprio dos games da telltale. Apesar de que dava pra melhorar bastante o gráfico não é algo tão relevante, pq jogo bom não precisa tanto de gráfico ! kkkkkkk

      Excluir
  18. Não tenho muito costume em jogar, mas como estou entrando no universo GoT por agora me interessei bastante haha Pelo que eu vi, parece ser um jogo bom pra iniciantes nisso né?
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha é totalmente recomendado pra iniciantes, ele é um jogo que você joga pela história e sua interação , não pela ação constante

      Excluir
  19. Olá!
    Não me atraí pelo jogo, talvez pelo fato de eu nem assistir ou ter qualquer interesse na série.

    beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Victor, como assim esse jogo existia e eu não sabia??? rsrs
    Já vou correr atrás dele neste instante.
    Amei o post e adorei a dica!

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe e é incrível ! Caso você queira comprá-lo vou deixar aqui o passo-a-passo mas confirme se seu PC é compatível .
      Primeiro de tudo crie uma conta na steam, uma biblioteca virtual de venda de jogos, é totalmente grátis criar sua conta. Segue o link de criação de contas: https://store.steampowered.com/join/?redir=about%2F .Feito isso baixe a Steam logue em sua conta, segue o link de download http://store.steampowered.com/about/. Após isso acesse a loja e finalize a compra.Segue o link da pagina do jogo na steam. aproveite que está em promoção http://store.steampowered.com/app/330840/?l=portuguese . Existem vários meios de pagamento (paypal, boleto , cartão, bitcoin) .
      Caso você queira jogar em outra plataforma ele tambem está disponivel na XBOX live, PSN , Playstore e Applestore

      Caso precise de ajuda com instalação de tradução na versão PC, fico feliz em ajuda-la :D, Segue aqui o meu perfil da steam : http://steamcommunity.com/id/vitiin_luz/

      Excluir
  21. Como não sabia desse game??
    Amo o universo de GOT e mesmo com os potinhos negativos eu vou jogar. Só queria que o gráfico fosse melhor.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite a promoção de férias da steam e divirta-se :P

      Excluir
  22. Olá!

    Não conhecia o jogo ainda, mas achei interessante utilizarem de uma das casas menores para contar uma história alternativa a história que vemos nos livros e na série. Parece ser um jogo bom, mas não sei se eu gostaria dele por não ter muitos desafios, mas a gente nunca sabe se não tentar jogar não é mesmo?


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela história eu digo, vale sim :p !!!
      Fica a dica,
      Abraços

      Excluir
  23. Oi, tudo bem?

    Não sou fã do seriado, nem de games. Mas gostei de perceber que o game é m u i t o bem produzido, os personagens estão todos muito parecidos com os atores! E o fato de os atores do seriado dublarem o jogo é algo bem legal, acho que confere mais realidade, né? Gostei das entrevistas :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Victor, eu que não sou muito de jogar fiquei boquiaberta e morrendo de curiosidade de viver essa história.
    Os gráficos são maravilhosos. Amei!

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Antes de mais nada não entendo nada de GoT. Nunca li nem vi nada, mas seu post parece bem completo.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi. eu li todo o texto, mas como não conheço o jogo, juro que fiquei voando, sem entender muito. então, vou confiar em suas palavras, mas, certamente, a probabilidade é que é algo que não vou fazer, conhecer o jogo.

    ResponderExcluir
  27. Oii,
    Eu assisti até a segunda temporada de GoT, mas como não estava muito acostumado com séries acabei abandonando, mas eu pretendo voltar a assistir logo <3

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oie
    eu nunca vi a série ou li os livro e nunca tive vontade apesar da maioria dos meus amigos assistirem e me recomendarem, bem legal sua analise, é bom saber mais sobre a série

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá, adorei o post, mesmo eu não acompanhando a série e nem nunca ter lido os livros (espero poder ler em breve). Abraços

    ResponderExcluir
  30. Oi Victor, tudo bem?
    Gente, achei sua análise incrível. Eu não entendo muito de games, ainda não vi a série e não li os livros, risos... Mas não tem como não se envolver com a história deles, sou louca para pelo menos ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Gente eu juro que já tentei ver a série, já tentei ler os livros mas nada me chama a atenção. E olha que sou super fã de fantasia, porém parece que tenho um bloquei ENORME com GOT. Sua análise está excelente, mas como já falei, por não gostar fica difícil seguir sua dica e assistir. Espero que quem saiba mais pra frente isso mude, beijos
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. As series são viciantes e Game of Thrones é a minha preferida! É ótimo que haja um jogo para a série! Pelos resumes que li, Game of Thrones 7ª temporada promete muito para o espectador e espero que assim seja. Deixe de ver a serie há um tempo, mas acho que a voltarei a ver. Achei muito interessante a maneira em que terminou a última temporada por todos os spoilers. Acho que as atuações foram muito boas, é uma das minhas serie preferidas.

    ResponderExcluir