RESENHA: O Oráculo Oculto - As Provações de Apolo #1

29 junho 2016



Título: O Oráculo Oculto - As Provações de Apolo #1
Autor: Rick Riordan
Páginas: 320
Editora: Intrínseca 
Nota: 4/5


Sinopse: Como você pune um deus imortal? Transformando-o em humano, claro! Depois de despertar a fúria de Zeus por causa da guerra com Gaia, Apolo é expulso do Olimpo e vai parar na Terra, mais precisamente em uma caçamba de lixo em um beco sujo de Nova York. Fraco e desorientado, ele agora é Lester Papadopoulos, um adolescente mortal com cabelo encaracolado, espinhas e sem abdome tanquinho. Sem seus poderes, a divindade de quatro mil anos terá que descobrir como sobreviver no mundo moderno e o que fazer para cair novamente nas graças de Zeus.  O problema é que isso não vai ser tão fácil. Apolo tem inimigos para todos os gostos: deuses, monstros e até mortais. Com a ajuda de Meg McCaffrey, uma semideusa sem-teto e maltrapilha, e Percy Jackson, ele chega ao Acampamento Meio-Sangue em busca de ajuda, mas acaba se deparando com ainda mais problemas. Vários semideuses estão desaparecidos e o Oráculo de Delfos, a fonte de profecias, está na mais completa escuridão. Agora, o ex-deus terá que solucionar esses mistérios, recuperar o oráculo e, mais importante, voltar a ser o imortal belo e gracioso que todos amam.

Apresentando mais uma história ambientada no mundo dos semideuses, Rick Riordan nos presenteia com uma nova série centrada no Deus Apolo, com a introdução de novos personagens, além de podermos rever também figuras das séries anteriores, incluindo Percy Jackson e sua turma. 

Em Oráculo Oculto nos deparamos com Apolo sendo expulso do Olimpo e transformado em um mortal pelo seu pai (Zeus). O motivo é baseado nos acontecimentos da saga anterior "Heróis do Olimpo", a qual não pretendo mencionar aqui para não dar spoilers

"Quando se é um deus, o mundo presta atenção em cada palavra sua. Quando se tem dezesseis anos...nem tanto".


Como mortal, Apolo passa a se chamar Lester Papadoulos e aparenta ser um adolescente comum, com espinhas, barriga saliente e cabelo desarrumado. Para piorar, ele ainda perde os seus poderes, o que significa nada de força, nem mira precisa com o arco e flecha, a única coisa que parece ter resistido é a sua voz. 


Assim que pisa na terra como mortal, Apolo já se depara com dois jovens que resolve assalta-lo. Mas por algum milagre divino (ou não) ele é salvo por Meg, uma jovem filha de Deméter, que resolve acompanha-lo até o Acampamento Meio Sangue para buscar proteção.

"Nem todos os monstros eram répteis de três toneladas com bafo venenoso. Muitos usavam rostos humanos".

Se Apolo achava que os problemas dele só tinham começado, ele estava completamente enganado. Ao chegar no Acampamento ele se depara com pouquíssimos campistas, além do sumiço inexplicável de alguns. Para complicar, o Oráculo de Delfos parou de proferir profecias, pois um antigo inimigo de Apolo retornou. 

"Nada é mais trágico do que amar uma pessoa até as profundezas da sua alma sabendo que ela não pode e não vai amar você, nunca".

Em busca de conseguir de volta a sua imortalidade e tentando solucionar os problemas do acampamento, o Deus vai descobrir aonde buscar suas forças, além de começar a se importar com detalhes que nunca lhe prenderam a atenção antes. 

Nesta obra, Rick Riordan conseguiu nos introduzir em uma trama incrivelmente ambientada, com um personagem com auto estima e ao mesmo tempo sarcástico. Além do desdobrar dos acontecimentos ocorrer em perfeita sincronia.  

"A Jornada é mais importante que o destino (...)".

Os personagens como já era de se imaginar são bem construídos, Apolo é o narrador então é impossível não dar boas risadas e torcer pelo deus. Meg também é uma personagem cativante e muito promissora na trama. Além dos antigos integrantes do acampamento que já conhecemos: Quiron, Rachel, Percy, Nico dentre outros. 

Como já era de se esperar, a escrita do autor é leve e fluída. Mas confesso que nesta obra me vi ainda mais imersa na história, o amadurecimento da escrita dele é muito notável. 

O livro termina com um desfecho satisfatório e que abre um gancho para o próximo volume da série (ainda não intitulado e sem data de lançamento). A obra é um trabalho da editora Intrínseca, que manteve a capa original, além de apresentar uma diagramação sofisticada com o simbolo do Deus do Sol. 

Recomendo o livro principalmente para quem já leu as obras anteriores do autor, pois nesta vocês vão encontrar alguns spoilers da saga antecessora. E por fim, embarquem mais uma vez no incrível cenário mitológico criado pelo autor. 

13 comentários:

  1. Olá!!

    Comecei recentemente a ler esse livro ai, e posso confessar que Apolo é tão dinâmico. Gostei bastante da leitura até onde estou, tenho certeza que o livro vai ser maravilhoso, gostei de saber que vai ter um pouco do próximo livro já no final desse. Quero muito terminar de ler ele, estou ansiosa para próximos. Adorei sua resenha!

    Oxente, Leitora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kátia,

      Que bom que você está gostando, tenho certeza que vai adorar o final. O Apolo é super engraçado não é? Adorei o personagem. Obrigada pelo elogio e depois me conta o que achou do livro.

      Grande Abraço

      Excluir
  2. Eu ainda não li nada de Rick Riordan, o pouco que conheço são através de resenhas e dos filmes. Um dia quem sabe, pois tenho vontade de ler as séries.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  3. Oi, como vai?

    Ainda não li nada do autor, mas baseando me em sua e muitas outras resenhas, seus livros são bem animadores. Me alegro por você está curtindo a leitura. Não gosto de séries, por isso me desanima um pouco, mas leria o livro com toda certeza.

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu tentei ler percy jackson mas não curti e abandonei o livro =/ Depois disso nunca mais li nada do autor... mas esse livro chamou minha atenção. Os personagens parecem ótimos e o fato do autor ter melhorado a escrita me deixa curiosa. Quero saber como ficou essa ambientação também.
    Ótima resenha, você me convenceu! Vou dar chance quando puder.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tive a oportunidade de lê o primeiro livro da série, vivi. Eu estou um pouco saturada das história sobre deuses e semideuses, não sei o porquê. Mas sua resenha abriu um buraquinho de curiosidade, pois pelo que pude perceber durante a leitura da resenha, essa obra segue uma leitura fiel das histórias originais sobre o mito grego de deuses e semideuses. Vou tentar dá uma lida em outras resenhas, quem sabe não fico ainda mais interessada.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu não muito adepta a esses livros, ainda tenho um pouco de receio de ler devido há algumas opiniões.
    Mas, gostei demais do seu modo de escrever.
    beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  7. Oiii, tudo bem?
    Infelizmente a obra não despertou muito meu interesse, a sinopse não me atraiu muito, então pularei a dica. Parabéns pela dica <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Viviane!
    Eu adoro os livros do Rick Riordan principalmente por conter muitas referências mitológicas em suas obras. Ainda não li esse, mas já está entre os meus desejados. Vou esperar o lançamento dos próximas para investir na série. :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  9. Oie Vivi, tudo bem? Nunca entendi como o Rick consegue escrever várias séries distintas ao mesmo tempo e não se perder em nenhuma. Ouço falarem muito bem desse livro dele, mas nunca li nada do autor. Estou com o primeiro da série Percy Jackson para ler (ainda, acredite) coloquei ele na #MLI2016 e to ansiosa pra ler logo!

    ResponderExcluir
  10. Oioi! Tudo bem?
    Acredita que até hoje nao li nada do Rick Riordan.
    E olha que adoro os temas dos livros dele, mas qdo vejo o tanto de livro publicado, me da preguiça.
    FIquei animada a ler a serie nova As Provações de Apolo, ja que está no começo.
    Nao sabia direito do que se tratava a historia, mas fiquei animada ao ler a sua opiniao.
    Mesmo com os possiveis spoilers, acho que vou começar por ele, hehe.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  11. Oie
    eu gosto muito do autor mas só li a coleção de Percy até hoje e espero ter oportunidade e tempo para ler outras, gostei do enredo desse

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu li apenas a série do Percy. Estou com outras leituras do autor na minha lista, mas acabei ainda não dando nenhuma chance pra ele.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir