RESENHA: Sobre A Escrita

28 junho 2016





Título: Sobre a Escrita
Autor: Stephen King
Páginas: 256
Editora: Suma das Letras 
Avaliação: 4/5


Sinopse: Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King. E, junto a tudo isso, o autor oferece uma aula incrível sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas próprias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, um dos maiores autores de todos os tempos ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, bem como as melhores maneiras de entrar em contato com profissionais do mercado editorial. O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação. Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, Sobre a escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada. Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos e vencedor dos prêmios Bram Stoker e Locus na categoria Melhor não ficção, "Sobre a Escrita" é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras.

A resenha de hoje é sobre esta preciosidade de um dos maiores autores do mundo. O mestre do terror. Stephen King tem um extenso catálogo de livros que já viraram best-sellers, muitos já foram adaptados para as telonas. Em Sobre a Escrita, os fãs vão ficar surpresos com algumas revelações ora engraçadas, ora bem tristes que ocorreram na vida de Stephen, como a morte da mãe que faleceu devido ao câncer. 


"Escrever é seduzir. Falar bem é parte da sedução". 


Enquanto alguns autores descobrem a sua vocação para a literatura na juventude ou quando estão mais velhos, King diz que sempre quis ser escritor. Ele começou a escrever aos seis anos. Sua primeira aventura no mundo da escrita foi inspirada em um herói da segunda guerra mundial onde suas aventuras eram contadas em uma HQ chamada Combat Casey



Antes de alcançar o sucesso com o seu primeiro best-seller: Carrie - A Estranha, King praticava a sua escrita colaborando no jornal escolar criado pelo irmão Dave. Enquanto isso, Stephen desenvolvia as suas histórias que recebiam "nãos" diferentes das editoras inúmeras vezes. Entre os 14 e 16 anos, King pendurava as recusas por parte das editoras em um prego, até que este cedeu e King colocou um prego mais resistente no lugar. 



Em Sobre a Escrita, somos apresentados a uma das pessoas mais importantes na vida do autor, sua esposa, Tabby. King leva muito a sério a opinião de sua amada. Sempre quando termina de escrever um livro, King dá alguns exemplares para os seus amigos que ele chama de Leitores Ideais, um deles é Tabby.

Podemos dizer que Tabby impulsionou a carreira do marido antes mesmo de Stephen ser reconhecido como um grande escritor. Conta-se que King ficou tão decepcionado com a personagem Carrie, que o autor se negou a continuar a escrever o livro e jogou o rascunho no lixo. Felizmente, Tabby achou, leu, gostou e incentivou Stephen a terminar a história.



Sobre a Escrita não é apenas uma biografia como diz a crítica do The Guardian na capa do livro: "Ao mesmo tempo biografia e dicas para aspirantes a escritor". Este livro, é um guia para qualquer autor que sonha em ter o seu lugar ao sol no mundo da literatura, desde escritores estreantes, até aqueles que já possuem mais tempo de carreira. 


"O momento mais tenebroso vem sempre antes do começo. Depois, as coisas só podem melhorar."

King fala sobre a sua rotina de trabalho que consiste em escrever pelos menos dez páginas por dia, todos os dias, num ambiente sem contato com o mundo externo; "nada de celular durante o processo da sua criatividade", diz o autor. Esta, entre muitos outros conselhos para andar pelo caminho das pedras encontram-se em Sobre a Escrita. 

Mesmo quem não almeja a carreira literária, sentirá vontade de escrever alguma coisa, nem que seja um mísero texto após, ou durante a leitura deste livro. 

Como autor, digo que foi um grande aprendizado ler um pouco sobre a vida, e sobre o método aplicado pelo mestre do terror. 

Indico este livro a todos os fãs de Stephen King, e para aqueles que querem melhorar a sua escrita. Além de aprender, você também vai se divertir com algumas peripécias ocorridas na vida de Stephen. Acredite, o cara que tem assustados gerações sabe ser engraçado quando quer. 

A capa do livro, apesar de simples, chama a atenção logo de cara pelo nome do autor. Embaixo vemos Stephen em seu escritório onde todos os dias, ele desenvolve as suas obras. A diagramação e a revisão da Editora Suma das Letras está impecável. Não achei nenhum erro de português. 

12 comentários:

  1. Nossa eu sempre falo que não me vejo lendo nada desse autor em questão. Não faz meu gênero. Mas não conhecia sobre esse livro é confesso que fiquei curiosa. Parabéns pelo trabalho. Está ótima a resenha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karine, o livro é ótimo. Sou autor, aprendi muito com as dicas do King. É uma leitura gostosa. Leia sem medo, você não vai se arrepender.

      Excluir
  2. Eu preciso desse livro, King está no meu top 5 autores favoritos da vida, PRECISO mesmo!
    Adorei conhecer seu blog, ele está muito lindo, caprichou no layout. Já estou seguindo porque quero acompanhar sempre!


    Hey! Se puder dar uma passadinha lá no Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Andy. Ficamos contentes em saber que você gostou do blog. Sobre o livro, ele é bom demais. Além das dicas e conselhos que King dá para os novos autores, o leitor descobre fatos interessantes da vida do mestre do terror.

      Sucesso no seu blog.

      Excluir
  3. Oi, como vai?

    Já li vários livros do Stephen King e confesso que não sou fã de suas obras, embora, ele seja um excelente escritor. Coisa de gosto, você entende, não é? Sua resenha ficou ótima, parabéns!

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina, eu entendo sim. Também não curto alguns autores. Gosto do King (entre outras coisas), por causa da simplicidade como ele escreve. Além disso, ele sabe como assustar os leitores com a sua escrita, ele sabe passar a emoção que ele quer para o leitor.

      Obrigado pelo elogia. Sucesso no seu site s2.

      Excluir
  4. Oii, tudo bem?
    Gente sou completamente apaixonada pela escrita desse autor e realmente o leria, além do mais essa obra eu achei bem desconhecida da minha parte, despertando ainda mais meu interesse, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Morgana. Tudo bem, obrigado por perguntar. E você como está?
      Olha, esse livro é bom demais. Pra quem quer ser escritor, ou para os fãs do autor, vale a pena. O Stephen nos presenteia com dicas valiosas, além de contar um pouco da sua trajetória de vida. Leia, você vai gostar.

      Um grande abraço.

      Excluir
  5. Oi, Wallace!
    SK é um dos meus autores preferidos, foi meu primeiro livro de terror na vida (O Cemitério) e quem me inspirou a começar na carreira, mesmo que eu só tenha efetivamente me engajado nela muitos, muitos anos depois. Tenho esse livro dele (e mais outros 49), mas ainda não comecei a ler, essa vida de resenhista... Mas, aproveitarei as olimpíadas aqui no Rio (feriados no trabalho!) para fazer meus próprios jogos olímpicos literários! XD Sua resenha do livro ficou ótima! Obrigada por dividir a sua opinião com a gente! bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, 49! Só isso?!! Rs. O King é um mestre. Não há como negar isso. Sobre a Escrita é um livro que todo fã precisar ler. Eu ri e me emocionei com a história de vida dele. É uma ótima leitura.

      Obrigado pelo comentário :P, sucesso nos seus projetos. Abraço.

      Excluir
  6. Oioi! Tudo bem?
    Acho que esse é o unico livro do Stephen King, que animo de ler.
    Nao sou fã de horror e esse parece ser o mais interessante.
    Gostei da resenha e fiquei mais curiosa pra saber de tudo.
    A capa nao achei tao legal, nao gostei da arte.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Suzzy. Então, comece lendo este, você pode se interessar pela obra do Stephen :)

      Abraço.

      Excluir