NA TELA: Batman VS Superman: A Origem da Justiça

01 julho 2016




Filme: Batman Vs Superman: A Origem da Justiça 
Diretor: Zack Snyder
Gênero: Ação
Ano: 2016
Nota: 3,5/5

Sinopse: O confronto entre Superman (Henry Cavill) e Zod (Michael Shannon) em Metrópolis fez com que a população mundial se dividisse acerca da existência de extra-terrestres na Terra. Enquanto muitos consideram o Superman como um novo deus, há aqueles que consideram extremamente perigoso que haja um ser tão poderoso sem qualquer tipo de controle. Bruce Wayne (Ben Affleck) é um dos que acreditam nesta segunda hipótese. Sob o manto de um Batman violento e obcecado, ele investiga o laboratório de Lex Luthor (Jesse Eisenberg), que descobriu uma pedra verde que consegue eliminar e enfraquecer os filhos de Krypton.


O filme dirigido por Zack Snyder (diretor do aclamado “300” de 2006 e do mais recente capítulo da história do herói Superman “O Homem de Aço” de 2013) segue os eventos que decorrem da invasão da Terra pelo General Zod. 

Batman(Ben Affleck) preocupado com as ações e poderes (quase) ilimitados de Superman (Henry Cavill) decide tomar medidas drásticas: enfrentar o kriptoniano salvador de Metrópolis. Há um questionamento similar ao de Batman se desenvolvendo principalmente no campo político sobre como seria um herói ideal.

Inevitavelmente, em seguida, há o esperado clímax quando os dois titãs se enfrentam: “o dia contra a noite, Gotham contra Metropolis”. Supreendentemente surge um inimigo que leva os heróis a lutarem juntos, contra um perigo maior do que nunca para a humanidade.


O filme ainda conta com Gal Gadot como Mulher-Maravilha/Diana Prince, Jesse Eisenberg como Lex Luthor e Jeremy Irons como Alfred. O filme também traz de “O Homem de Aço”: Amy Adams como Lois Lane, Laurence Fishburne como Perry White e Diane Lane como Martha Kent.


Fotografia

O filme segue a mesma fotografia do filme anterior de Snyder, “O Homem de Aço”, tendo basicamente os mesmos elementos (colorização em tons frios para acentuar o drama e a tensão) e acrescentando aqueles que fazem sentido no universo do Batman (principalmente investindo em cenas monocromáticas quando se trata da Mansão Wayne ou da Bat-caverna).

O figurino de Batman segue a linha das HQs: “O Cavaleiro das Trevas” (1986) de Frank Miller e “JSA: The Liberty Files” (2000). Enquanto que o figurino de Superman permanece como Snyder pensou anteriormente. Já o figurino da Mulher-Maravilha é inspirado pela HQ “Wonder Woman” (2011) enquanto que seu alter-ego, Diana adota o visual femme fatale similar às Bond girls.

Avaliação

Batman nessa versão aparece cansado e ainda mais enigmático. Um Alfred crítico e muito mais sagaz do que obediente. O filme desde o seu início trabalha com diálogos curtos (o que me incomodou) e cheios de entrelinhas, o que em poucas palavras, para os fãs das HQs, o filme está cheio de easter eggs.

A história é contada de forma polarizada: do ponto de vista de Batman, Lex e Superman. Deixando os outros personagens com poucas falas, e consequentemente, pouco a ser explorado no filme (com exceção da Mulher Maravilha, já que Bruce Wayne faz de tudo para saber o que aquela mulher é e o que ela quer).

No geral, o vilão interpretado por Eisenberg é uma versão simplória e fraca do que Lex Luthor representa, tendo uma personalidade quase maníaca (emprestando elementos do Coringa) e pouco centrada. O que podemos entender em última análise: esse Lex é um bufão, um bobo da corte, sem linha de raciocínio clara para dominar o mundo e assim cumprir a essência do personagem dos quadrinhos: a megalomania combinada à genialidade.

Nesse filme, Superman revela cada vez mais seu lado humano (Clark Kent) e sua relação com Lois e seu chefe no jornal de Metropolis. E notamos a sua importância para a segurança mundial.

Assim, analisando os pontos forte e os pontos fracos do filme, dou a nota de 3,5 estrelas sobretudo pela falta de um vilão à altura e pelo fato de que os diálogos entre os protagonistas pareciam escritos por uma criança de 10 anos.

Curiosidades:

O filme é baseado nos personagens de Superman, criados por Jerry Siegel e Joe Shuster, nos personagens de Batman criados por Bob Kane, e na Mulher-Maravilha, criada por William Moulton Marston, que aparecem nas histórias em quadrinhos publicadas pela DC Entertainment (antiga DC Comics).

O Lex Luthor apresentado no filme é, na verdade o Jr., filho do Lex Luthor original. Como confirmaram o twitter do próprio personagem (que compartilhou a publicação da Fortune sobre ele) e o site ficcional da empresa LexCorp.

Gal Gadot é israelense e foi Miss Israel em 2004.

Apesar de nenhuma menção direta, Batman vs Superman deixou claro que um Robin foi assassinado pelo Coringa, como podemos ver na cena em que o traje destruído aparece na Bat-caverna.



Pôster:

Pôsteres - Batman vs Superman


Imagens do set/vazadas:
Imagens vazadas - Batman vs Superman



41 comentários:

  1. Olá!

    Cara, eu sou apaixonada pelo superman. O cara além de gato, sabe fazer um trabalho maravilhoso, que lhe deixa desesperadamente atenta por cada detalhe. Eu vi a premisa desse filme uns dias antes, e pretendo assistir ele em breve. O filme tem um elenco maravilhoso, com profissionais divos demais. Adorei tua postagem, porque fiquei sabendo de coisas que não sabia!!

    Oxente, Leitora!

    ResponderExcluir
  2. Olá Kátia! Henry Cavill é o meu sonho de consumo, também! Hahaha
    Ah, Katia fico feliz que soube de detalhes que antes não sabia, acrescentar informações ao leitor é o principal objetivo do blog (e meu também!).
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não sou fã de nenhum dos dois super heróis, nunca gostei do Batman e o Super Homem não me super-agrada em nenhum quesito. Gostei dos comentários do filme, passou algo mais realista do que outros fãs falavam. Vou pensar em assistir, sim!

    Resenha | Carry On, Rainbow Rowell.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://arafaelagodoy.com.br/2016/06/28/resenha-carry-on/

      Excluir
    2. Ycaro, ainda bem que de alguma forma a minha resenha foi positiva para você!
      Vou te contar um segredo: não sou fanboy ou fangirl, por isso não coloco os heróis num pedestal. Todos, inclusive Batman e Superman, têm defeitos.
      Beijo!

      Excluir
  4. As pessoas tem uma aversão enorme ao Zack Snyder, coisa que eu não consigo entender. Sucker Punch, por exemplo, é um dos meus filmes preferidos de todos os tempos. Fora que eu simplesmente AMEI Batman vs Superman. Muito boa a sua avaliação e nossa, eu mal consigo esperar pra ver Esquadrão Suicida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felipe!
      Zack Snyder é um bom diretor, mas eu discordo quanto a Sucker Punch, pois no final desse filme fiquei com aquela cara de "WTF?". Contudo é normal termos visões diferentes, não é?
      Ah, obrigada pelo elogio! Veja o filme sim, é digno, especialmente para quem é fã do Snyder.
      Beijo!

      Excluir
  5. Oiee

    Eu estou super ansiosa para assistir esse filme. Henry Cavill é um sonho!!!
    Adorei as curiosidades! Espero assistir em breve.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, acredita que esse deus grego do Henry Cavill já foi uma criança gordinha? A vida dá voltas interessantes...
      Eu sou fascinada por curiosidades assim como você.
      Beijo!

      Excluir
  6. Então, quase todas as pessoas que conheço amam histórias do Batman e do Superman, mas acho que minha falta de conhecimento sobre a história dos dois me impede de assistir...
    Bjs, Isa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabella, eu acredito que você goste de romance, aventura e um pouco de ação correto? Filmes de super heróis são alegorias, mostrando como o ser humanos pode ser terrivelmente mau ou totalmente o inverso. São como tragédias gregas atualizadas. Recomendo que tente assistir esse gênero. Mesmo que falem que trata-se de blockbusters, as histórias muitas vezes são mais profundas do que muitos filmes premiados pelo Oscar.

      Quanto ao Superman, você tem a opção de ver os filmes anteriores à década de 1990, estrelados por Christopher Reeve ou o primeiro filme do Superman atual: "O Homem de Aço". Nele há um introdução a todo o universo que o cerca.
      Quanto ao Batman, você tem a opção de ver os filmes anteriores à década de 1990 ou a aclamada trilogia de Christopher Nolan (Batman Begins; Batman: O Cavaleiro das Trevas e Batman: O Cavaleiro das Trevas ressurge).

      Obs.: se gosta de heróis perfeitos indico os filmes mais antigos, caso contrário, se gosta de heróis mais humanos os filmes mais recentes servirão muito bem.

      Excluir
  7. A parte que mais amei, foi essas curiosidades, não vou mentir não, hahaha. E uma coisa, para mim o filme foi fraco, ou pelo menos eu não achei essas coisas não, o único momento que me fez "acordar" e realmente prestar atenção no filme foi quando a Mulher-Maravilha apareceu no filme, creio que muita gente vai concordar comigo, enfim, esperava mais do filme.
    https://leitorironico.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leitor Irônico,
      Realmente a aparição da Mulher Maravilha causou furor. As cenas de luta dela aliadas ao físico esbelto e sexy, mas não "estilo mulher fruta", fizeram sucesso.
      Beijo!

      Excluir
  8. Oi Lorena, tudo bem?
    Eu ainda não vi esse filme :P
    Mas vi tantos comentários negativos, que acabei ficando um pouco sem vontade sabe? E como também não sou a maior fã desses dois :P
    E agora você ainda comentou sobre os diálogos fracos... e isso é uma das coisas que eu mais presto atenção, então não sei se iria curtir :(
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gislaine,
      Então, eu analiso vários aspectos no filme, tudo vai para um balança. O segredo para um filme me agradar muito é ser equilibrado. Também me ligo nos diálogos, mas o que mais pesa para mim é a coerência da narrativa, isto é, deve-se ser possível identificar uma linha (bem intensa) de raciocínio do autor do roteiro/diretor.
      Beijo!

      Excluir
  9. Oiee ^^
    Eu imaginava que o vilão fosse ser um pouco mais... Vilão? Então me decepcionei neste quesito com o filme, mas de resto, gostei de tudo, principalmente das lutas entre Batman e Superman (apesar de achar que o Batman resistiu bem mais do que deveria, levando em conta que ele é um humano com uma armadura, e Superman é bem mais forte). Estou curiosa e ansiosa pelo próximo filme, não acreditei quando este acabou *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh,
      Admito que também gostaria de um vilão mais forte, menos excêntrico e mais parecido com a identidade do "Mal"... Que surpresa você ter gostado de todo o resto! Vamos esperar o próximo filme, Liga da Justiça tem que ser épico!
      Beijo!

      Excluir
  10. Confesso que não tenho tanta curiosidade com esse filme, mas se um dia me surgir a oportunidade de assistir é claro que não perderei! Obrigado por dar a sua opinião sobre ele, achei muito show... Agora estarei pensando se assisto ou não. :/

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcio,
      Obrigada pelo elogio! Sobre o filme eu lhe digo: "não nos arrependemos das coisas que fazemos, mas das coisas que deixamos de fazer". Toda experiência é válida (desde que não machuque ninguém, é claro!).
      Beijo!

      Excluir
  11. oie,

    eu amei o desenvolvimento do filme, sempre torci para o batman (e sempre gostei mais dele, não sei explicar). Achei um ótimo filme!

    Arthur Souza - literandototal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arthur,
      Eu gosto de ambos (sou suspeita, amo o universo da DC Comics)! Gosto do Superman já que ele representa o ideal de herói. E gosto do Batman justamente pelo motivo contrário, ele representa o herói humano; com traumas, sonhos, amores e desejos (às vezes um tanto perversos...).
      Beijo!

      Excluir
  12. Sou fã do Batman e amei o filme..
    quero ver umas mil vezes, kkkkkkkkk.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia,
      Fique à vontade! Filmes que gostamos são como as músicas que ouvimos mil vezes até conseguir odiar. Hehehe
      Beijo!

      Excluir
  13. Oiii Lorena, tudo bem?
    Confesso que eu era uma grande fã desses heróis, mas com o tempo e a quantidade de filmes já lançados meio que me desanimaram, mas mesmo assim, anotei a dica, um dia eu prometo assistir.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana (que nome lindo!),
      Desanimar com nossos antigos ídolos acontece, acho que faz parte do nosso amadurecimento. Com o tempo não nos contentamos com o que era ótimo na nossa infância ou adolescência, começamos a exigir qualidade melhor. Entretanto, vou te dar um conselho (não é presunção minha, tudo bem?): todos nós temos a nossa criança interior e às vezes é bom deixá-la aflorar, faz um bem danado.
      Beijo!

      Obs.:Eu mesma estou tentando ser menos "cri cri", como os meus colegas falam que sou...

      Excluir
  14. Olá Lorena, adorei sua analise, apesar dos pontos negativos o filme foi bom e conseguiu me deixar mega animada para ver logo a Liga reunida *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica,
      Que bom que você gostou da análise! Somos duas aflitas pelo filme da Liga!
      Beijo!
      Obs.: você esqueceu de deixar o link :(

      Excluir
  15. Olá Lorena tudo bem, essa é uma franquia que não fiquei curiosa em assistir mesmo com atores tão lindos, eu acho que perdeu um pouco da essência, mas teve amigos meus que gostaram. Boa analise. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você sobre a franquia ter perdido a essência dos filmes mais antigos. É uma tentativa do Snyder e dos roteiristas de deixar o Superman mais sombrio, o Lex menos "malvadão" e o Batman menos egocêntrico. Não vou dizer que falharam miseravelmente em tudo, mas filme sem vilão forte já perde ponto comigo. hahaha
      Beijo!

      Excluir
  16. Tive de rir, desculpa: "diálogos que parecem ter sido escrito por uma criança de 10 anos"... Ainda não vi o filme (to esperando o Netflix me fazer esse favor) e isso me deixa super sem saber se vejo mesmo ou não... Tudo que o filme tem são efeitos visuais e diálogos e esse perde 50% da história tendo diálogos chulos? Aiaiai... Mas veremos, sim, veremos... rs... bj Nu.
    As 1001 Nuccias | Curte aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nuccia,
      Assim que tiveres a oportunidade de ver o filme, acredito que vai me entender. Não disse que são diálogos chulos, disse que são muito simples (e por consequência, pouco reveladores, exceto pelas referências que Lex Luthor faz). Um blockbuster não é necessariamente só efeitos visuais, especialmente hoje quando esses já são artifícios banais na indústria do cinema, reavalie suas concepções.

      Excluir
  17. Oie
    muito legal sua dica para amantes do gênero e que bom que gostou apesar de certos pontos, não sei quando assistirei pois não tenho pressa por não curtir muito o gênero

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catharina,
      Eu assisto filmes de heróis por influência paterna, admito. Mas sabe o que eu tive preconceito de assistir quase minha vida toda? Filmes de terror. Tudo por causa de uma série que passava à noite na TV Band, "Os Contos da Cripta", quando eu ainda tinha meus 4 anos de idade.
      Entretanto hoje vejo quase todo tipo de filme de terror, mas não coloque palhaços assassinos, Fred Krugger, ventrílocos e bonecos que ganham vida (Annabeles da vida...Pois eu amava o Chuck, hehehe)...

      Excluir
  18. Olá, muito boa a sua crítica sobre o filme. Eu ainda não o assisti, mas talvez por ter visto mais filmes do Batman do que do Superman, gosto mais do homem morcego. Acho interessante essa ideia de, no início, um estar contra o outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari,
      Que bom que você gostou! Sim, dois heróis estarem em confronto é algo que não se vê todo dia, exceto no filme Guerra Civil da Marvel, que logo farei resenha também!
      Beijo!

      Excluir
  19. Olá Lorena,
    eu ainda não sei o que pensar desse filme. Eu adoro filmes de super heróis, e dos dois o Batman é o meu favorito (ainda não aceito a saída do christian bale, apesar de adorar o ben affleck).
    Achei esse filme fraco em comparação a outros, espero mais do próximo.

    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne,
      Aproveito para te dizer que Christian Bale é um dos meus atores favoritos também! Tive a mesma opinião que a sua em relação ao filme. Volte sempre!
      Beijo

      Excluir
  20. Ooi! Tudo bem? Ainda não assisti ao filme, mas na verdade nem pretendo :/ Não me interessei tanto quanto o filme "O Homem de aço". Ainda mais, porque muitos estão criticando negativamente o vilão do filme. Parabéns pela crítica!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruhh,
      Obrigada pelo elogio! Vamos ver o próximo, não é?!

      Excluir
  21. Eu curti esse filme, mas não achei isso tuuuuuudo. Mas eu confesso que curti o Ben Affleck como Batman. A princípio fiquei meio receosa, mas acho que ele se saiu bem. Vamos ver como fica daqui pra frente.
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca,
      Concordo contigo e completo com aquela frase memorável: "não é aquela Brastemp, mas...".
      Beijo!

      Excluir