RESENHA: A Fúria e a Aurora #1

05 julho 2016


Título: A Fúria e a Aurora #1
Autora: Renée Ahdieh
Páginas: 340
Editora: GloboAlt
Nota: 4/5

Sinopse: Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado. Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e realidades nas quais vive um rei com um coração atormentado. Apaixonada, a heroína da história entra em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como uma traição imperdoável à amiga. Apesar de não ter perdido a coragem de fazer justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores do palácio de mármore e pedra e em cenários mágicos em meio ao deserto.

Prepara-se para ver todo o familiar conforto da sua casa, sendo substituído por um deserto escaldante, um palácio gracioso e repleto de segredos, com personagens que vão nos fazer sonhar com as histórias das mil e uma noites. Renée Ahdieh nos presenteia com uma obra repleta de aventuras,magias ocultas e um romance que pega desprevenido os corações desavisados.

Em A Fúria e a Aurora, encontramos como cenário um reino que é assombrado pelas atitudes de um jovem rei. Todos os dias, Khalid Ibn Al-Rashid, escolhe uma noiva e todas as auroras, todas são mortas. O fato leva várias especulações, mas todos acreditam que o califa nada mais é que um déspota arrogante e sem coração.

"Quanto mais uma pessoa afasta os outros, mais evidente se torna a sua necessidade de ser amada".


Sherazade resolve se candidatar como futura esposa do Rei e fazer vingança contra sua amiga Shiva, que foi uma das vítimas do monarca. Acontece que ao chegar no palácio, tudo que ela precisa é tentar sobreviver por algumas noites, a fim de que consiga conhecer o seu marido o suficiente para matá-lo. Tal feito no entanto, se mostra como um grande desafio, mas Sherazade é uma excelente contadora de histórias.

Em sua primeira noite, ela convence o jovem califa a não mata-la para continuar sua história, nas noites seguintes ela acaba ganhando o coração do rei e consequentemente se apaixonando pelo assassino das jovens do reino, o que a leva a questionar todas as suas crenças e juramentos de um dia fazer vingança.

"Quando você encontra aquele que a faz sorrir como nunca sorriu antes, chorar como nunca chorou antes... não há nada a fazer senão se render".

Enquanto a jovem sobrevive a cada alvorada no palácio, Tariq (namorado de infância) e sua família bolam um plano arriscado para salva-la, incluindo até mesmo destronar o Rei. Mas um segredo permeia o reino e enquanto jovens lutam pela liberdade, Sherazade descobre que a sua felicidade e do seu reino, pode estar nas mãos de um assassino que possui um grande coração.

Com personagens bem construídos, a autora soube criar um enredo repleto de mistérios, mantendo o suspense até o fim da obra e nos dando um desfecho que dá uma incrível margem para o próximo livro. Sherazade é uma jovem muito determinada e corajosa, é impossível não torcer por ela e desejar que a mesma desvende mais segredos. Khalid é igualmente cativante, possui toda uma áurea de mistério e sensualidade, não há como não se apaixonar. 

"Esta noite é para você fazer todas as cabeças virarem. Fazer com que se lembrem de você. Garantir que nunca se esqueçam".

Renée Ahdieh criou um livro tão único, que houve momentos em que eu me vi totalmente imersa no cenário, vagando por um castelo exuberante. No entanto, ainda que o final deixe um ótimo gancho para o próximo livro, senti falta de um acontecimento mais impactante. Passamos a obra toda esperando um grande confronto, mas não é bem assim que acontece.

Por fim recomendo o livro para os leitores que adoram boas histórias de fantasias e cenários das histórias das Mil e Uma Noites. Vocês vão achar nessa obra um prato cheio de emoções e aventuras, simplesmente não há como se decepcionar. 



29 comentários:

  1. Olá.
    Adoro livros que se passam em paises exótico, porque além de nos levar a lugares incriveis você conhece uma cultura totalmente diferente.
    estou muito curiosa com o livro e já coloquei ele na minha lista de leituras.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela,

      Realmente esses livros nos fazem viajar, eu gosto muito de todo esse cenário árabe e preciso dizer que adorei o livro. Fico feliz que tenha se interessado pela história.

      Abraços

      Excluir
  2. Nossa!!! Adorei ☺

    💗 a premissa é ótima. Bem conhecida né. E diferente ao mesmo tempo. Estou encantada.além do mais a sua resenha está envolvente demais.

    Anotadissima tua dica 😊

    😄 💗 bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise,

      A premissa realmente é impactante, fico feliz que tenha gostado da resenha.

      Abraços

      Excluir
  3. Acho que esta falta de confronto não iria me agradar. Dependendo do desenrolar da história, um confronto é necessário.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho visto ótimos comentários sobre esse livro e vendo a sua resenha eu fiquei muito curiosa com ele. Achei o enredo muito interessante e espero poder ler logo e gostar da obra.

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nenhum livro que se passa no deserto. Deve ser uma historia fantástica.
    E ao julgar pelo que disse o NY Times, acredito que a leitura seja indispensável aos fãs do gênero, como eu.
    Então, com toda certeza estarei lendo esta obra nos próximos dias!

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii, como vai?
    Confesso que fiquei muito curiosa para saber como o mistério irá se desvendar, além disso achei a edição realmente linda e fofa, com toda certeza leria. Parabéns pela resenha, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Achei essa capa incrível! Quero muito ler, vi no instagram de alguém e me apaixonei completamente. Sua resenha me animou ainda mais para a leitura.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Já ouvi muito falar sobre o livro, mas esta é a primeira resenha que leio sobre ele. Devo dizer que me interessei bastante, principalmente ao ver que Sherazade é corajosa e leal à amiga morta.
    Acredito que deva ser uma história um tanto quanto instigante.
    Entrou para a minha listinha.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  9. Oi, o livro parece ser ótimo, achei a capa um gracinha. Vou pesquisar mais um pouco sobre ele haha

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito de fantasia, acredito que posso dar uma chance ao livro! Eu não conhecia a obra, tampouco a autora! Me aprofundarei mais um pouco para ter certeza se a colocarei na minha lista de desejados!
    Fiquei intrigado com esse mistério, típico das mil e uma noites...
    Parabéns pela resenha e sucesso.
    Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
  11. Oi, a premissa do livro é muito boa, e eu nunca li nada referente a historia de Sherazade e só sei da historia de coisas que ouvi falar e de desenhos, mas nunca li nada referente As Mil e Uma Noites, e esse livro se remete a ele com muita fantasia e encanto. Achei a capa linda e sua resenha está primorosa. Dica anotada.
    bjus

    ResponderExcluir
  12. Olá Viviane, tudo bem?

    Achei a premissa do livro bem interessante, tem algum tempo que acompanho com os olhos brilhando esse livro e a sua resenha só aumentou a minha vontade de ler esse lançamento do Grupo Globo Livros. Bjusss

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu ainda não li esse livro, e estou bem curiosa com a leitura, pois estou vendo tanto do mkt que deve ser um livro ótimo. Eu adoro a capa escolhida, acho lindíssima. Espero gostar muito dessa história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Oie Vivianne, tudo bem? Desde o lançamento desse livro fiquei super curiosa com a leitura, e já coloquei nos desejados. Sua resenha só aumentou minha empolgação para ler. Espero ter a oportunidade logo. E essa capa é linda demais <3
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Acho que eu já tinha lido algumas resenhas sobre este livro antes, e parece que o pessoal está gostando bastante. Fico feliz em saber que você também gostou ♥ Parece ser um livro interessante, principalmente por ter personagens tão bem construídos e por ser uma história única. Gostei.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  16. O livro é uma das minhas próximas leituras e eu mal posso esperar para finalmente fazer a leitura. Já sei que irei adorar!

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Nunca tinha ouvido falar no livro antes.
    A premissa é bem interessante, realmente fiquei curiosa para saber mais sobre essa história bem diferente. Saber que a autora conseguiu manter essa pegada de mistério até o fim. Espero ter a chance de ler o livro, pois ele realmente parece ser bom.

    ResponderExcluir
  18. Olá, ainda não conhecia essa obra...achei o enredo bem interessante e a capa lindíssima...quero ler!

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Não conhecia o livro. Gosto de histórias que envolvam contos, ainda mais sobre As Mil e Uma Noite que temos muita coisa para explorar. A sinopse (ao menos no começo) parece muito com o conto original, mas creio que só na base né?
    Se der lerei.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oie
    essa capa está muito linda e tenho visto muitos elogios sobre a leitura que me despertaram curiosidade haha gostei muito da resenha e ótima dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá Viviane!
    Não conhecia esse livro, que capa linda! Sua resenha está muito boa também e conseguiu chamar a nossa atenção.
    A história parece ser realmente muito interessante, fiquei curiosa.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  22. Oie tudo bem? Gostei da premissa do livro, mas é realmente uma pena quando lemos algo e ficamos com essa sensação de ter faltado algo, né?

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Eu já conhecia o livro pela capa e eu amei. Linda e simples, do jeito que eu gosto. Amei a história e estou louca para descobrir o final dessa história. Inclusive já adicionei a minha lista de quero ler. Parabéns pela resenha!
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  24. Senhor! Como eu to querendo ler esse livro. Achei o enredo dele fascinante e preciso muito colocar na minha estante.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia a autora e nem a obra, mas gostei muito da história que você apresentou. O que o leva a matar todas as esposas? Seria apenas pura maldade mesmo ou haveria algo a mais por trás disso? Como assim a prosperidade do reino poderia estar nas mãos daquele que aparentemente é a causa dos problemas do mesmo?
    Adicionando na lista de desejados em 3, 2, 1...

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Gente está entre os meus desejados. Estou tão ansiosa para lê-lo que estou quase comprando. Todos estão falando bem sobre ele e eu fico a cada dia mais ansiosa para conhecer a história de Sherazade e o Rei.
    sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Adoro histórias que nos transportam assim para dentro delas, e já quero ler este livro, estou apaixonada por ele só de ler resenhas!
    Bjs

    ResponderExcluir