RESENHA: O Amor Nos Tempos do Ouro

18 julho 2016


Título: O Amor Nos Tempos Do Ouro
Autora: Marina Carvalho
Páginas: 328
Editora: GloboAlt
Nota: 5/5

Sinopse: Cécile Lavigne perdeu todos os que amava e agora está sozinha no mundo. Ela, uma franco-portuguesa que ainda não completou vinte anos, está sendo trazida ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com o mais poderoso dono de terras de Minas Gerais, homem por quem Cécile sente profundo desprezo. Após desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile ainda precisará fazer mais uma difícil viagem. O trajeto até Minas Gerais lhe reserva provações e surpresas que ela jamais imaginaria. O explorador Fernão, contratado por seu futuro marido para guiá-la na jornada, despertará nela sentimentos contraditórios de repulsa e de desejo. Antes de enfim consolidar o temido casamento, Cécile descobrirá todos os encantos e perigos que existem nessa nova terra, assim como os que habitam o coração de todos nós. Com o passar dos dias, crescerá dentro dela a coragem para confrontar todas as imposições da sociedade e também o seu próprio destino.

Hoje vos trago a resenha de um livro que por um tempo ficou na minha lista de desejados da Amazon, mas que finalmente conseguiu chegar em minha residência, encantando-me com uma trama ambientada no Brasil Colônia,  que percorre o caminho do ouro e ainda nos faz suspirar com um romance inspirador. 

O Amor Nos Tempos do Ouro é uma obra da autora Marina Carvalho, que nos apresenta a história de Cécile Lavigne, uma jovem que vivia na França e acabou perdendo toda a sua família. E por isso acabou ficando a mercê do seu tio Euzébio, que interessado na herança da jovem, resolve casá-la com Euclides de Andrade, um latifundiário ganancioso e que possui fortes ligações com a Coroa Portuguesa, além de não ser titular de uma fama muito boa. 


Sem muitas alternativas, Cécile enfrenta uma viagem exaustiva no mar até finalmente aportar no Rio de Janeiro. Chegando a casa de Euzébio, ela logo descobre que será em breve despachada para Vila Rica (nome antigo dado a cidade Ouro Preto/MG) e para fazer essa travessia, ela será guiada por Fernão um desbravador de terras, que há tempos presta serviços para o futuro noiva da moça. 


"Ela não conseguia nomear seus sentimentos pelo aventureiro (...) simplesmente não os entendia. Mas não compreender algo não significa que ele não exista".

Desanimada com o seu futuro, Cécile embarca na trilha do Caminho do Ouro e logo que conhece Fernão, começa a nutrir sentimentos diversos por ele, que a principio lhe pareceu muito bruto, mas sua coragem e determinação acabam encantando a moça, que se vê dando bons suspiros ao longo da viagem. A caravana também conta com alguns índios e escravos. Esses últimos merece destaque Akin, um jovem muito carismático e que fica encantado pela bondade de Cécile.

Fernão que esperava uma jovem de nariz em cima e nada interessante, acaba se surpreendo com a bondade da moça e a curiosidade da mesma pelas espécies da fauna e flora brasileiras. E assim, caminhando para um futuro incerto, Cécile começa a pensar o que será da sua vida e se um dia ela conseguirá encontrar alguma salvação para tomar as próprias rédias do seu destino.

Este livro me surpreendeu em diversas proporções. Com um enredo muito cativante, Marina Carvalho nos apresentou personagens maravilhosos e com personalidades tão fortes que quase consegui prever as atitudes de cada um. Cécile é uma excelente protagonista, mesmo nascida envolta de luxos, ela se apresentou como uma jovem muito humilde, embora sem esperanças. Já Fernão, tem todo aquele ar de perigo e mistério, confesso que me apaixonei. 


"— Esse monte de pano... — Foi tudo o que disse antes de enfiar as mãos por baixo das anáguas do meu vestido — Oh, que vergonha, mes chers parentes! — e arrancá-las com um único e brusco puxão. — Assim está melhor."

O decorrer da trama consegue manter nossas atenções, não só pelos acontecimentos impactantes, como também pela excelente descrição dos cenários que a autora fez, o ponto alto do livro é exatamente o ambiente em que a trama se passa.  O contexto histórico também foi muito bem introduzido, foi ótimo ver algumas menções a minha cidade natal, bem como a sua importância no passado. 

O desfecho do livro acaba nos deixando querendo mais e por isso já sinto falta da história. A notícia boa no entanto, é que a autora já está escrevendo um segundo livro e já adianto que no final do primeiro, conseguimos saber qual personagem será protagonista da próxima obra. A Editora Globo fez um excelente trabalho com a capa e diagramação, essa primeira foi votada pelos fãs e fiquei feliz em ter votado justamente, na capa escolhida para publicação. 

Por fim, recomendo a obra para os fãs de romance históricos, vocês vão se deslumbrar com esse livro lindo que a Marina escreveu, impossível não se encantar. 

47 comentários:

  1. Olá
    Eu também já li esse livro e acho que é uma obra mais do que recomendada para quem curte romances de época e para quem gosta do estilo de escrita da autora. É perceptível o quanto ela se empenhou nessa obra, seja por pesquisas ou pela construção de personagens, e isso faz toda a diferença. E claro, sua resenha ficou maravilhosa e soube descrever bem o que eu própria senti com essa leitura <3

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fer,

      Concordo plenamente que esta obra é uma excelente dica de romances de época, além de que a escrita da autora amadureceu consideravelmente. Fico feliz que como eu você também tenha gostado da obra.

      Abraços

      Excluir
  2. Oiee

    Amei!! A capa é linda!
    Eu adoro livros com contexto histórico e personagens fortes, já fiquei encantada com esse.
    Que bom que autora já está escrevendo a continuação.
    Anotei aqui e com certeza, esse quero ler!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda,

      Contexto histórico é realmente um ponto forte nos livros e sabe agradar a todos. Estou super animada com a continuação também.

      Abraços

      Excluir
  3. Olá
    Que legal que a história acontece aqui no Brasil, as paisagens devem ser realmete muito bonitas, mas não me interessei muito pela história no geral, não sou muito fã de histórias 'mocinha obrigada a casar com um crápula, e acaba se apaixonando pelo empregado' por isso vou passar a dica de hoje

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniele,

      Pois é, além de se passar no Brasil, boa parte cita a minha cidade, fiquei super empolgada. Uma pena a premissa não lhe agradar tanto, mas talvez um dia você dê uma chance.

      Abraços

      Excluir
  4. Amo a escrita da Marina, acho completamente envolvente. Acho muito interessante um ambiente de época nacional, imagino o quanto deve ter pesquisado e as coisas maravilhosas que descobriu, viver essa memória deve ser uma delícia. Fiquei bem curiosa sobre o Fernão, ter duas vertentes na maneira de se expressar me deixou super intrigada.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      A escrita da Marina é realmente maravilhosa e neste livro é perceptível o amadurecimento da autora, simplesmente incrível. Um romance histórico e nacional é maravilhoso mesmo. E você vai amar o Fernão haha.

      Abraços

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?
    Até o momento eu não conhecia a autora e nem o livro. Pelo fato deles ser romance de época, eu não me arriscaria a ler, já tentei ler romances de época, mas nunca consigo entrar na história, é um grande problema meu. Mas no dia que eu estiver com vontade de sair da minha zona de conforto, darei uma oportunidade para essa obra.

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor,

      Eu recomendaria este livro como leitura de primeira viagem para você que não curte muito o gênero, o livro tem uma dose de aventura e um cenário deslumbrante. Acredito que você não iria se decepcionar.

      Abraços

      Excluir
  6. Olá,

    Amei demais a capa e a diagramação deste livro, e a história mostra ser bastante forte, e o romance ainda mais, fiquei muito curioso para ler. Os personagens parecem ter um destaque bem forte na trama.

    Beijos e abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Não conhecia a obra e me encantei pelo enredo. Amo romances históricos. Espero que ela não faça o casamento prometido e se arrisque na paixão. A capa é linda e parece ser uma leitura bem doce. Parabéns pela resenha, beijos!



    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Vivi! Tudo bem por aí?

    Apesar de eu não curtir muito romances (meus gêneros favoritos são ficção, horror e biografias), adorei a premissa desse livro, mesmo achando um pouco clichê. Deve ser pelo fato de se passar no Brasil e ser de época. Gostei também do fato de mostrar uma mulher contra os padrões de época, como mostra a citação abaixo:

    "— Esse monte de pano... — Foi tudo o que disse antes de enfiar as mãos por baixo das anáguas do meu vestido — Oh, que vergonha, mes chers parentes! — e arrancá-las com um único e brusco puxão. — Assim está melhor."

    Eu adoro livros com protagonistas femininas fortes! A capa também é muito fofa, não é? Se eu visse em uma prateleira, ficaria com muita vontade de comprar.

    Parabéns pela ótima resenha, beijos!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  10. ~suspiros~ Estou de olho nesse livro desde que fiz o post de lançamento lá no meu blog, o Mundo de Tinta. Desde então procuro resenhas boas sobre ele. Apaixonei ainda mais, faz assim comigo não que meu bolso não me permite!
    A Marina Carvalho arrebenta escrevendo não é?

    ResponderExcluir
  11. Oi, Viviane. Eu li esse livro recentemente e também já estou sentindo falta dos personagens e da história. Também fiquei muito contente em saber que vai ter uma continuação e ainda mais por saber quais serão os personagens. O trabalho da editora está mesmo impecável.

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Eu li e adorei o livro. Estou super ansiosa para ler o próximo.
    A autora teve um cuidado especial com o contexto histórico e a história é muito boa mesmo.
    Ótima resenha
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Estou muito curiosa e interessada em ler este livro porque nunca li nenhum romance histórico, ambientado no Brasil (os clássicos não valem). Só confesso que fiquei meio desanimada em saber que é uma série... Mas ainda assim, quero muito ler e os seus elogios me deixaram ainda mais animada.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá Viviane,
    Sou muito fã da Marina e desde esse lançamento fiquei curiosa com a trama. Adoro Romances Históricos e fiquei muito animada por esse ser ambientado no Brasil. A Cécile parece ter sido uma personagem extremamente bem construída e desenvolvida, assim como o Fernão.
    Adorei conhecer um pouco mais da trajetória dos personagens e fiquei muito ansiosa para a leitura. Acho que não posso mais esperar haha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Apesar de gostar de romances, não sou fã dos de época, essa história no entanto me chamou atenção. Gostei de saber que Cécile se mostra uma personagem humilde e que a trama foi ambientada no Brasil. Espero mais para frente poder lê-lo. Adorei a resenha!
    Beijos.
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  16. Ola Vivi eu li esse livro e amei os personagens, a história muito bem construída e a riqueza de detalhes da história do Brasil, esse foi um grande destaque do livro, parabéns a autora por toda dedicação e estudo para a história. Amei Fernão e sua coragem em resgatar Cecilie das maldades daquele louco. O final foi lindo. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Acho a capa desse livro maravilhosa! E estou namorando ele desde que o lançamento foi lançado. O que me desanimou um pouco eh ser serie, eu ate gosto, mas tenho lido apenas aquelas que começo em parceria... pq ando sem tempo para ficar seguindo direitinho series fora do que recebo dos meus parceiros. Vou tentar ficar de olho nos proximos lançamentos e ir comprando essa serie... que tem tudo pra me agradar bastante tbm.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  18. Olá, primeiramente que capa maravilhosa é essa? tõ completamenta apaixonada.
    Já ouvi falar muito bem desse livro em diversas resenhas e elas juntamente com a sua estão começando a me convencer a lê-lo, adoro romance e adoro história e ler um que se passa o Brasil Colônia parece ser maravilhoso.
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Eu tenho um problema sério com romances épicos, não consigo engrenar a leitura.
    De qualquer forma, achei interessante o livro se passar no Brasil, pois a maioria das resenhas que leio, são de livros que se passam na Europa.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?

    Adoro romances históricos, confesso que leio poucos de autoras nacionais, mas que já tinha visto esse livro por aí e me interessei, sua resenha só me fez ter mais vontade de conhecer a obra.
    A capa não me agradou muito, mas é bonitinha - rs. Gostei de saber da personalidade da protagonista, parece bem bacana. Entrou para lista dos desejados, definitivamente!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  21. Olá. Tudo bem? Eu não sou uma pessoa muito romântica sabe, é difícil achar um enredo que chame minha atenção, principalmente quando se trata de um romance de época. Eu já tinha visto algumas resenhas sobre esse livro é nunca tive a curiosidade despertada porém a sua resenha foi diferente... Não sei se foi o fato de você ter detalhado mais a história é ressaltando pontos que eu ainda não conhecia... não sei exatamente dizer o que mas você soube despertar meu interesse para essa obra e pretendo ler ela em breve.
    Bj

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Eu estou louca pra ler esse livro, pois eu adoro um romance de época, mas nunca li nada ambientado no Brasil, e principalmente nessa época da história.
    Achei muito interessante toda a história da protagonista, e depois da sua resenha quero mais ainda poder ler esse livro

    ResponderExcluir
  23. Oi linda,

    Eu fiquei encantada por essa obra desde que vi a capa que é de uma leveza quase inocente e também porque confio que a autora deve ter escrito com maestria que conheci quando li os livros anteriores dela e como sou apaixonada por romances históricos vou me deleitar com esse.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Olá!! :)

    Estou muito curioso com o livro! A verdade e que nao estou la muito habituado a ler romances historicos mas este ate me pareceu bem! :) ahah

    Bem, gostei da premissa, mas fico a estranhar o facto de rodarem o protagonismo... Bem sei que ultimamente e bastante comum mas e algo que me incomoda um pouco! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  25. Oie
    essa capa está muito lindinha, eu adorei sua resenha e que bom que curtiu tanto o livro e indica, principalmente para as amantes desse gênero, quem sabe eu arrisque

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Que linda premissa.
    Faz um tempinho que não leio um bom romance de época e vou colocar esse na minha lista. A capa é de babar, linda mesmo.
    Fiquei bem curiosa para saber mais sobre os personagens, mas já prevejo uma leitura fluida. Legal que a autora já adiantou quem serão os protagonistas do segundo livro hahahah

    ResponderExcluir
  27. Hey,
    Amei a capa do livro ♡
    Eu vi o livro no SKOOB, e estavam falando muito bem dele lá. A sinopse fala de uma Lavigne que sofreu no passado com a perda da família e que com o passar do tempo ela está amadurecendo (Isso foi o que eu entendi com a sinopse). Já com a resenha eu conheço uma Lavigne forte, e que é um amor de pessoa.
    Já li vários livros que tem o Brasil como cenário, mas esse parece diferente.


    XoXo, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  28. Oii,


    Romances de época me cativam demais e particularmente este foi sempre me indicado. Ainda nao consegui adquiri-lo, mas espero o quanto antes tê-lo em mãos. Sua abordagem me deixou ainda mais ansiosa em ler.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  29. Eu tenho uma relação meio complicada com romances históricos. Amo história e adoro livros passados em outras épocas, mas não gosto de romances. E normalmente o foco desse tipo de livro é o romance, a parte histórica fica como pano de fundo. Mas pelo que você diz, aqui parece que isso não acontece. Enfim, acabei ficando curiosa pela leitura.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Eu adoro romances históricos! Ainda não tive a oportunidade de ler nada da autora, mas sempre vejo comentários positivos sobre suas obras.
    Eu adoro essa mistura de romance com história, isso da trama se passar no Brasil Colônia é maravilhoso <3
    Acho que a protagonista irá me conquistar e a ambientação parece ótima.
    Adorei a resenha, pretendo lê-lo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Oiii, tudo bem???
    Não conhecia o livro e nem a escritora, de principio. Lendo a sinopse, achei que não gostaria. Pensei que ela fosse se apaixonar pelo cara que ta obrigando ela a se casar. E eu acho esse tipo de história absurda. Mas depois que terminei de ler a sinopse e lendo sua resenha. Deu uma certa curiosidade. Quem sabe eu reservo um tempo pra ler ele.
    Abraços

    ResponderExcluir
  32. Hey tudo bom????
    Já tinha ouvido falar do livro mas nunca tinha parado nem para ler a sinopse, gostei muito da premissa dele e sua resenha deu aquele toque de curiosidade certa. Quero muito saber se no final ela realmente se livra do casamento.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  33. Olá.

    Eu li esse livro e concordo com tudo que vc disse. Eu também terminei o livro querendo que tivesse muito mais envolvendo essa trama e o que me conforta é que a autora escreverá um próximo volume. Aliás, estou super ansiosa! Eu fiquei encantada com a escrita da autora e as descrições das cenas. Enfim, amei tudo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  34. Oi, tudo bem?
    Eu sou super suspeita de falar pois amo um bom romance de época, sua resenha me trouxe uma ótima proposta sobre o enredo do livro. Fiquei bem curiosa para conhecer os personagens que parecem cativantes e diferentes. Fiquei muito animada mesmo e espero uma hora dessas conhecer essa obra. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  35. Estou doida pra ler esse livro. A capa é belíssima e todos falam tão bem que cada vez mais eu fico curiosa. Uma coisa que eu adorei quando li sobre ele, foi saber da ambientação no Brasil Colônia. Quero muito, muito ler!
    Adorei sua resenha e suas fotos.
    Bjks
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  36. Oie!
    Eu ainda não li o livro, mas são tantos elogios sobre a trama que é impossível ficar indiferente ao título. Será uma das minhas próximas leituras, e espero gostar bastante assim tanto os outros livros da autora que já li.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  37. Oiiii

    Amei a sua resenha!

    Eu já tinha visto esse livro, mas não havia nenhuma resenha para ler. A sua foi a primeira.
    Gostei de saber do que se trata e adorei saber que vai ter sequência. Adoro livros assim

    Bjs

    ResponderExcluir
  38. Oiiii

    Amei a sua resenha!

    Eu já tinha visto esse livro, mas não havia nenhuma resenha para ler. A sua foi a primeira.
    Gostei de saber do que se trata e adorei saber que vai ter sequência. Adoro livros assim

    Bjs

    ResponderExcluir
  39. O livro tem uma capa tão linda que é impossível não desejar ter ele na estante. Depois, ao ler sua resenha fiquei com ainda mais vontade de ler.
    O que me deixou mais curiosa foi seu comentario sobre a personalidade dos personagens, por ela ser forte e por quase dar para prever o que fariam a seguir. Para mim isso mostra uma ótima construção. e se vem em uma narrativa cativante, fica ainda melhor.
    Com certeza está na lista!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  40. Oii, tudo bem?
    Eu já li várias resenhas desse livro, e todos falam super bem da escrita da Marina, eu ainda não tive a oportunidade de ler nada dela, mas tenho muita vontade. Contudo, o enredo desse livro em especial não me chamou a atenção, eu não sou muito fã de romances de época e acredito que a leitura não iria fluir muito bem para mim. Mas com certeza é uma ótima pedida para dos fans do gênero.

    ResponderExcluir
  41. Esse é um dos livros que mais tenho interesse em ler. Já ouvi falarem MUOTO bem dele e estou com muita curiosidade em relação a obra. Já é uma das minhas próximas leituras. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  42. Quero esse livro para a minha vida. Sério! Eu só leio comentários positivos sobre a história e acho que tem tudo haver com o que eu quero ler no momento.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir