RESENHA: Quando Saturno Voltar

27 julho 2016


Título: Quando Saturno Voltar
Autora: Laura Conrado
Páginas: 248
Editora: Globo Livros
Nota: 4/5

Sinopse:Em seu novo romance, Laura Conrado conta a história de Déborah Zolini, uma jornalista sonhadora e fã de Pablo Neruda que trabalha como assessora de imprensa de um clube de futebol da segunda divisão e namora o médico Sérgio há quatro anos. Ela faz planos de construir uma vida a dois, arrumar um emprego melhor e correr atrás de desejos que ainda não realizou. Só que a vida, ou as estrelas, guardam surpresas para Déborah. Em uma viagem ao Chile, ela encontra uma mulher misteriosa que lhe fala sobre o retorno de Saturno. O planeta, que leva, em média, 29 anos para dar uma volta no sistema solar, voltará à posição em que se encontrava quando a jornalista nasceu. Para quem acredita em astrologia, esse é momento em que as pessoas passam por várias mudanças, que vão prepará-las para encarar o resto de sua vida. Déborah não leva a moça muito a sério, mas pede às estrelas que a ajudem a realizar seus desejos. No entanto, no voo de volta ao Brasil, um encontro inesperado começa a abalar a vida aparentemente certinha da protagonista. Aos poucos, Déborah começa a notar que seu namoro anda meio morno, a falta de reconhecimento no trabalho a incomoda. Ela começa a admitir que não está gostando do rumo que as coisas estão tomando. Será a hora de partir para novos desafios? Trocar aquele relacionamento confortável pelo frio na barriga? Sair de vez da zona de conforto e ver o que acontece? 

Quando consegui finalmente comprar esse livro, muitas emoções estavam envolvidas, pois já havia lido excelentes comentários sobre a obra e foi impossível não me interessar pelo enredo, que além de divertido promete também fortes emoções, e o melhor? Ambientado na capital em que estudei. 

O livro é narrado no ponto de vista da Débora - Dedé - uma jovem assessora de imprensa, de um time da série B do estado de Minas Gerais. Quando não está trabalhando, Débora esta com o seu namorado Sérgio, um estudante de medicina muito aplicado. Os planos da jovem consistiam em casar e viver uma vida sossegada em algum lugar, e por faltas de maiores expectativas na vida, ela acaba trabalhando muito e não gostando tanto do que faz. Levando um namoro que caiu na rotina e sobrevivendo a sua vida recém planejada.

Tudo muda, no entanto, quando ao chegar próximo dos 30 anos, Débora sera atingida pelo Retorno de Saturno. Este consiste em um fenômeno astrológico, que ocorre sempre próximo aos 30 anos e tem o objetivo de causar mudanças significativas na vida das pessoas, sobretudo a resolução de assuntos passados, avaliação do presente e planejamento do futuro.

"Quando o planeta Saturno retorna ao mesmo ponto do céu em que estava no seu nascimento, pode trazer consigo transformações profundas."

Com isso, após uma viagem ao Chile, ela acaba conhecendo algumas figuras muito interessantes. Dentre elas uma cigana, que lhe fala sobre as mudanças que ela irá enfrentar. E ela também conhece Henrique, que mexe com ela em diversas proporções, levando-a questionar seus verdadeiros sentimentos por Sérgio. Mais do que uma reviravolta no amor, o livro também nos apresentar surpresas maravilhosas ao inserir na narrativa, momentos engraçados vividos pela Dedé. 

Os personagens dessa obra são muito bem construídos. Deborah é uma mulher muito determinada, mas que por um tempo deixou esse lado adormecido pois não tinha muitas expectativas para si mesma. Já Sérgio é muito "lerdo", várias das brigas dele com a Dedé me deixavam com vontade de soca-lo, além disso achei ele muito insensível. Henrique é um excelente mocinho, sabe exalar um ar de sensualidade e mistério, gostei muito dele. 

Se antes eu esperava um livro esotérico ou mais no clima de auto ajuda, me surpreendi muito com toda a narrativa. A história soube ser divertida e por vezes surpreendedora. Confesso que fiquei grudadas nas páginas e esperava um desfecho mais impactante, mas ainda assim consegui entender a mensagem por trás da obra e fiquei feliz com o destino dado a personagem.

"Ninguém é somente mau ou somente bom; passamos por maus e bons momentos. Passamos por maus bocados, mas ainda seguimos juntos com o que chamamos de família".

A mensagem que ficou para mim, foi o fato de que não devemos ter medo das mudanças. Elas nem sempre são ruins, pelo contrário, nosso final feliz pode estar tão próximo ou ao mesmo tempo ser tão simples, que nem reparamos que ele está bem ali na nossa cara. Acreditar em si mesmo também é essencial, não devemos nunca aceitar menos do que merecemos, sonhar e correr atrás é uma receita para a vida.

A obra é um trabalho da Globo Livros que caprichou muito na capa. A diagramação é simples mais adequada. Como li pelo kindle, não sei dizer mais a respeito das páginas. Mas vi que na contra capa, vem uma espécie de mapa astrológico super bacana.  Essa leitura fluiu incrivelmente bem e como foi a minha primeira experiência com a autora, achei bem satisfatória.

Por fim, a recomendação fica para todos aqueles que gostam de um romance leve e divertido, com um toque de inspiração no final. Agora é só aguardar o meu Retorno de Saturno. 

32 comentários:

  1. Olá
    Sempre quis conhecer a escrita da autora, especialmente porque só leio comentários positivos a respeito. Sua resenha me deixou bem curiosa, ainda mais por ser o tipo de leitura que eu adoro. E claro, estou procurando um romance mais leve e divertido <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Esse é realmente um romance divertido e que deixa algumas reflexões. Você vai gostar!

      Abraços

      Excluir
  2. Olá Viviane,
    Tenho muita curiosidade de ler esse livro. O tenho na estante há um tempo e sempre vou adiando, sabe? Gostei muito de conhecer a obra e saber de alguns acontecimentos. Achei legal a presença de uma cigana e o fato de a história nos fazer refletir sobre o fato de não temer as mudanças.
    Acho que não posso mais adiar a leitura, não é mesmo?
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Oi, Viviane!
    Resenha impecável.
    Sobre a mensagem que você nutriu da obra: eu adorei! Sou uma dessas pessoas que tem medo de mudança, mas sabe que elas podem ser essenciais na nossa vida. Talvez o livro me ajudaria bastante nessa questão.
    Esse fenômeno astrológico exposto chamou a minha atenção, não sabia disso e fiquei curiosa para saber mais a respeito.
    Enfim, acho que leria esse livro. Tem uma proposta bacana!
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  4. Oi, Viviane. Eu tenho uma curiosidade com esse livro mas também tenho receio por achar que seja muito esotérico. A premissa dele me parece ser muito interessante e seus comentários sobre a obra me deixaram ainda mais curiosa. Eu conheci a autora na Bienal aqui do Rio, no ano passado, e ela é um amor de pessoa, super gente boa =D

    ResponderExcluir
  5. Oi Viviane, adorei a indicação e acho que este livro seria uma excelente leitura para o meu momento, em que me encontro tão resistente às mudanças. Acho que precisamos nos amolecer um pouco em função disso,.
    Adorei a dica
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Oi? Voce falou leve divertido? Rsrs, gosto muito de livros assim. Já havia visto várias resenhas super legais sobre essa obra. Ainda não li mas pretendo ler em breve. Adorei a sua resenha, e sua ressalva para a mensagem que o livro quer trazer para nos leitores. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. OI!!

    O tema e a narrativa são bem diferentes, embora não conheça muito bem o trabalho da autora e mesmo o final não lhe agradando parece que você gostou da estória. Lendo a sinopse e a capa eu iria achar que tudo corre em volta da astrologia, mas pelo que parece não é bem assim. Em relação ao comodismo isso é presente em várias relações. Enfim, obrigada pela dica....

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu nao conhecia o livro mas fiquei deveras interessado! :) Gostei da premissa e um romance leve de vez em quando e muito bom para mim!! ahah :)

    Que bom que gostaste!! :) E que o tema ficou! Tambem me diz muito, ate porque eu nao me dou nada com mudanças, por mais minimas que sejam! E quero mudar isso! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Hey!
    Eu não sou muito chegada em ler livros online, leio pelo wattpad mas é um sacrificio pra mim, principalmente porque minha vista fica muito embaçada e eu não tenho aquela sensação de progresso ao segurar as páginas. De qualquer forma, gostei bastante da proposta da história, principalmente por se tratar de algo mais astrológico, algo que nunca li antes. Fiquei curiosa com isso e na maneira que a autora desenvolveu esse caso do saturno, além de que parece ser uma leitura bastante leve e divertida.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Poxa! Que título incrível, essa obra veio em uma boa hora, estou naquela fase de ler romances tantos atuais como romances de épocas. Vai parar na lista dos desejados. Vlw pela dica.

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Eu jurava que o livro era um auto ajuda também. Bom saber que é um livro divertido, isso me deixa bem mais animada, pois nunca tinha sentido interesse em ler o livro antes hahaha.
    Legal que os personagens foram bem construídos, isso é um baita ponto positivo.
    Amei sua resenha linda.

    ResponderExcluir
  12. Oiii Vvianne, como vai?
    Dessa vez não sei se leria a obra mesmo, fiquei curiosa para ler, mas não sei se desperta meu interesse mesmo, parabéns pela incrível e fico feliz que tenha gostado.
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom? Adorei sua resenha! Esse parece ser um romance bem leve e divertido, com bons personagens. Como gosto do gênero e fiquei curiosa com a premissa, já anotei a dica! Espero gostar bastante também. Ah, também acho essa capa muito bonita! <3
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Vivianne
    Ainda não conhecia o livro. Apesar de uma boa construção dos personagens, confesso que a premissa nao me chamou muita atenção. Mas que bom que gostou apesar de algumas coisas não terem sido como esperava.

    ResponderExcluir
  15. Olá Viviane, gostei da premissa da história e vc tem razão a Globo Livros caprichou mesmo na edição da capa. Curioso para saber as mudanças que Saturno trará na vida de Débora.
    Abç,

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Adorei sua resenha. Nunca havia visto o livro, mas fiquei super curiosa. Adoro livros que mostram os personagens se redescobrindo, que dão uma reviravolta, que uma hora estão com suas vidas perfeitas e no outro percebem que não são tão perfeitas assim. Vou ler em breve. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá, "COMO ASSIM EU NÃO CONHECIA ESSE LIVRO?" Preciso dele pra ontem rsrs brincadeiras a parte. O livro me chamou muito atenção não só pela capa linda, mas por se passar no meu estado Minas Gerais, a premissa me instigou e sua resenha me fisgou de uma certa maneira que me deixou curiosa. Quando você disse que os personagens foram bem construídos ai que minha vontade cresceu eu amo um personagem bem elaborado. Amei de paixão sua resenha espero em breve ler o livro ♥

    ResponderExcluir
  18. Oie
    que legal sua resenha, eu li o livro faz um tempo e apesar de ser leve e divertido em alguns momentos, esperava um pouco mais, mesmo assim, muito legal a dica para quem quer passar o tempo e tal

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oii,

    Não conhecia esse livro, e devo dizer que gostei do que li em sua resenha.
    A história parece ser bem divertida. Estou bem curiosa em ler essa história.

    beijos

    ResponderExcluir
  20. Oiii!!!

    Eu não li esse livro ainda mas obviamente estou morrendo de curiosidade. Adooooro esse tipo de enredo, a capa é divertida e tudo me chama atenção .
    A resenha está ótima!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Eu sempre tive vontade de comprar esse livro simplesmente por adorar a capa e o título. Admito que até ler sua resenha eu nem sabia do que se tratava, mas a premissa e o seu relato me deixaram muito animada para o ler, ainda mais por parecer ser um romance bem divertido.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oi
    Adoro ler história com esse lance mais esotérico, pois houve uma época da minha vida que eu era bem ligada a esses assuntos e tal.
    Mas foi bem legal ver suas impressões sobre esse livro. Todos elogiam bastante a escrita de Laura Conrado. Adoro romances leves e divertidos.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  23. Confesso que nunca tinha lido nem a sinopse do livro, mas gostei, acho legal o autor mostrar como é ruim vivermos todos planejamos, sem perspectiva, e também a porta para um novo amor. Quero muito ler esse livro, que aparenta ter muito alem um enredo legal, mas sim uma narrativa maravilhosa e cativante

    ResponderExcluir
  24. Oie!
    Estou próxima aos meus trinta anos, e vou esperar esse retorno de saturno, quem sabe mude a minha vida rsrs Eu ainda não li o livro, mas confesso que achei a história bem interessante, e como gosto de um romance bem leve, é mais que indicado.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Não conhecia o livro e nem a autora. Essa resenha já ganhou minha atenção logo quando vi que a personagem principal é de Minas Gerais, porque minha terrinha é muito linda <3.
    Achei bem interessante toda essa coisa de Saturno mudar as coisas aos 30 para dar um novo rumo a pessoa, isso é baseado em dados reais? Achei bem legal.
    O enredo parece ser bem interessante e me cativou.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  26. OOi!
    A premissa me atraiu bastante, o livro parece ser muito bom. Não conhecia ele mas a dica já está mais que anotada!! Nunca li um livro em que se passava em MG <3, espero ter a oportunidade de lê-lo.
    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Confesso que a premissa do livro chamado muito a minha atenção, você comentou só coisa boa e eu gosto bastante do gênero, mas não me senti realmente animada, sabe? No entanto, gostei muito das mensagens que o livro traz, realmente mudanças nem sempre são ruins, mas a gente (a maioria das pessoas) meio que criou essa ideia na cabeça, né? Kkkk

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  28. Já li alguma coisa sobre esse tal de retorno de Saturno e, segundo me parece, a palavra de ordem nessa fase da vida é mudança, transformação. Se fosse pelo título, ou pela capa, eu não leria o livro, pois, nem um, nem outro, me atraíram. Mas a premissa da obra é muito boa, e logo que comecei a ler a sua resenha já comecei a ficar interessada. Ao terminar, já estava decidida a ler esse livro. Estou mesmo precisando de uma leitura leve e divertida. Amei a dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem?
    Confesso que gostaria de encontrar a tal mulher misteriosa, tenho certeza que ia me divertir muito vendo ela tentar minhas futuras previsões. Hahahahahahaha...Minha vida tá uma bagunça só no momento. XD
    Gostei da sinopse e já estou colocando o livro na minha lista de leituras futuras.
    Parabéns pela resenha.

    Abraços

    http://www.viciadosemleitura.blog.br/

    ResponderExcluir
  30. Esse livro parece ser o mais maravilhoso do mundo. Preciso colocar esse livro na minha estante.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi Vivianne, tudo bem?
    Eu já tinha ouvido falar brevemente sobre esse livro e confesso que sempre chamou minha atenção, fiquei bem curiosa pela sua resenha e quero muito conhecer essa história. Gostei da mensagem final do livro sobre mudanças e como isso é importante. Vou tentar adquirir meu exemplar em breve e ler para ver o que acho.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir