RESENHA: Silêncio

12 julho 2016


Título da Obra: Silêncio
Autora: Richelle Mead
Páginas: 280
Editora: Galera Record
Nota: 4/5

Sinopse: Um romance de fantasia e aventura da mesma autora de Vampire Academy. Pelo que Fei se lembra, nunca houve um ruído em seu vilarejo todos são surdos. Na montanha, ou se trabalha nas minas ou na escola, e as castas devem ser respeitadas. Quando algumas pessoas começam também a perder a visão, inclusive a irmã de Fei, ela se vê obrigada a agir e a desrespeitar algumas leis. O que ninguém sabe é que, de repente, ela ganha um aliado: o som, e ele se torna sua principal arma. Ao seu lado, segue também um belo e revolucionário minerador, um amigo de infância há muito afastado em função do sistema de castas. Os dois embarcam em uma jornada grandiosa, deixando a montanha para chegar ao vale de Beiguo, onde uma surpreendente verdade mudará suas vidas para sempre. Fei não demora a entender quem é o verdadeiro inimigo, e descobre que não se pode controlar o coração.

Olá Pessoal,


Hoje trago a vocês a resenha de um livro que eu confesso, me conquistou primeiramente pela capa e posteriormente pela sinopse. Além disso obra é mais um trabalho da aclamada autora da série Academia dos Vampiros, que conquistou milhares de fãs ao redor do globo.


Silêncio nos apresenta a história da jovem Fei, que reside em um povoado localizado acima da montanhas, onde a população vive cercada por rochas e impedida de descer. A história contada, é que quando os ancestrais subiram a montanha, não contavam com um deslizamento que acabou impedindo-os de descer. Consequentemente a Vila se viu a mercê do reino abaixo, que os envia alimentos em troca do minério extraído das minas. 



Fei que é filha de mineradores, teve uma sorte enorme de se tornar uma Aprendiz. Sendo assim, ela passa os dias juntos da sua irmã Zhang Jing observando a rotina do povoado e posteriormente relatando tudo em telas de pintura que são expostas todos os dias para que os morados saibam o que acontece durante o dia na vila. 



"Tudo precisa de uma palavra, insisto. Temos que saber como descrever o mundo; caso contrário, caímos na ignorância".



Além de estarem presos nas montanhas, todo o povoado é surdo, mas nem sempre foi assim. Registros indicavam que todos já ouviram a um tempo atrás, mas foram perdendo a audição e sendo obrigados a se comunicar por sinais. Como se não bastasse a perda desse sentido, casos de cegueira começam a acontecer, o que impossibilita várias pessoas de trabalharem. 

Infelizmente para Fei, sua irmã é uma das pessoas que está perdendo a visão e ela teme pela mesma que se não puder ser mais uma aprendiz, provavelmente será mandada para trabalhar nas minas. Além disso, a comida que é enviada tem sido muito racionada, a ponto da quantidade por pessoa não ser o suficiente, pois com a cegueira, as pessoas diminuíram a capacidade de trabalhar, consequentemente ocorre também a redução de extrair minério.



"Tem que se casar com alguém que a ame. A ponto de ser capaz de mudar o mundo por sua causa".


No meio desse cenário há também Lin Wei, um jovem que conhece a Fei desde da infância, mas por ela ter se tornado uma aprendiz e ele um minerador, ambos acabaram se separando em virtude das diferença entre as classes sociais. Fei no entanto, não parece se importar com isso e não deixa de  se preocupar com Lin Wei. 


A vida dos dois toma um novo propósito quando Lin Wei ao perder o pai que trabalhava com a visão fraca, resolveu que desceria a montanha a qualquer custo e falaria com o guardião responsável pelo sistema de tirolesa (os trilhos que enviam comida e minério), pois os alimentos não tem sido suficientes e as pessoas estão ficando doentes.


Fei a princípio acha uma ideia absurda querer descer o desfiladeiro que sempre tem desabamentos, mas quando ela ganha um presente inusitado tudo muda. Fei agora pode ouvir e auxiliar Lin Wei, e sendo assim os dois embarcam em uma jornada para encontrar respostas e salvar o seu povoado da iminente destruição.



"Acho que somos bons nessa coisa de conseguir o impossível".


Os personagens dessa trama me agradaram muito, sobretudo a Fei, narradora dessa história. Por ser uma moça que perdeu os pais muito cedo, ela é uma jovem muito madura para sua idade, se preocupa constantemente com a sua irmã e é muito altruísta. Lin Wei também é um mocinho muito interessante, trabalhador e persistente, é ele que possui as ideias revolucionárias e quer muito que o sistema mude, além de ser apaixonado pela Fei.

Essa leitura fluiu muito facilmente para mim, que vi 279 páginas terminando em menos de dois dias. A escrita da autora é muito leve e mesmo com os detalhes mencionados ao longo da obra, em nenhum momento a leitura se tornou cansativa, o que me agradou muito. O romance no livro é desenvolvido de uma forma leve e descontraída, gostei muito dos dois já se conhecerem, o que não deixou a relação nem um pouco forçada.


Embora o livro tenha conseguido manter meu interesse do início ao fim, senti que faltou um pouco mais de emoção na obra, que demorou evoluir em termos de acontecimento, deixando o final muito corrido para as últimas cinquenta páginas.  Fora isso, apreciei muito esta história e o desfecho ao meu ver foi suficiente. 


Publicado recentemente pela Galera Record, Silêncio é uma proposta muito boa para fãs da autora e para os interessados em uma boa aventura, com romance e um toque sobrenatural. 


55 comentários:

  1. Olá.

    Fiquei muito tentada a solicitar esse livro, mas acabei desistindo. Queria muito saber como seria esse livro, eu resenha é a primeira que leio e adorei! Vou tentar ler ele depois...

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani,

      Fico feliz que agora você tenha um melhor vislumbre da obra. Solicita sim, é uma leitura muito boa.

      Abraços

      Excluir
  2. Oi!
    Sou fã da autora e assim que esse livro foi lançado corri pra comprar e o devorei rapidamente. A trama não te muita inovação mas muito gostosa de ler e a vontade de saber o que vai acontecer com a protagonista e todo o povoado te prende de maneira que é impossível largar o livro até que se chegue à última página.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa,

      Eu também gosto muito das obras da autora, mas esperava mais do livro. Ainda assim a surdez mencionada no livro é bem interessante sem falar nos elementos sobrenaturais da obra.

      Abraços

      Excluir
  3. Oii,
    Gostei da historia, mas não do jeito de ficar desesperadamente por ler.
    E gostei da capa também, mesmo não gostando muito de capa que mostre o rosto dos personagens.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel,

      Confesso que capas com pessoa também me deixam com o pé atrás, mas essa sabe nos conquistar não é? Quem sabe um dia você dê uma chance a esse livro, é boa história lhe garanto ;)

      Excluir
  4. Acredito que a proposta desse livro é uma das mais interessantes que vi este ano. Acho tão incrível essa ideia de ela ganhar o "dom da audição". De qualquer forma, o fato de ser meio parado e ter um romance me broxou bastante. Parece ser uma leitura bacana, no final das contas. Mesmo assim, abraços.

    http://www.lendocomchuva.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe,

      Eu também achei uma incrível faceta da autora usar a falta desses sentidos na trama, se você ler o livro verá uma explicação incrivelmente razoável para tal. E acho que vai gostar muito do livro.

      Abraços

      Excluir
  5. Que história fascinante e cheia de mistérios.
    Bacana usar um pouco da cultura oriental no livro e essa história deles serem surtos é bem curiosa.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Adoro a autora e esse livro está aqui para leitura. É a próxima hehe
    Já conhecia a sinopse e gostei ainda mais lendo sua resenha. Muito boa por sinal.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar dessa autora! Pasme! Mas adorei sua resenha e fiquei super curiosa para ler essa história!! Obrigada pela dica! ^^

    ResponderExcluir
  8. Sou fã de carteirinha da Richelle Mead por causa de AV então quando soube desse lançamento já fiquei de olho! Não sei o porque de até agora não ter comprado porém você só me motivou à mais. Pela sua resenha vejo que a autora manteve as qualidades que fez sua série de maior destaque crescer <3 Adorei a sua resenha!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol,

      Corre lá menina e compra o seu. O livro realmente merece um lugar na estante, é uma boa obra, ainda que AV seja mais impactante, você vai gostar do que encontrar neste livro.

      Abraços

      Excluir
  9. Oi

    Quando eu vi o lançamento me interessei pela capa. Depois pela autora. Aí vi ele no Mochilão da Record é me conquistou de vez.

    Essa foi a primeira resenha que lo dele e posso dizer que adorei. Tanto a sua resenha quanto a obra em si.

    Obrigada pela dica que já está anotada. ..

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise,

      Ah essa capa sabe nos conquistar né? Eu achei ela perfeita. Obrigada pelo elogio e espero que um dia você leia ;)

      Abraços

      Excluir
  10. Oi

    Quando eu vi o lançamento me interessei pela capa. Depois pela autora. Aí vi ele no Mochilão da Record é me conquistou de vez.

    Essa foi a primeira resenha que lo dele e posso dizer que adorei. Tanto a sua resenha quanto a obra em si.

    Obrigada pela dica que já está anotada. ..

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Esse livro já está na minha lista de desejados e eu sou apaixonada pela capa, que menina linda!!! quero a beleza dela para mim.
    Achei a autora muito criativa ao criar essa premissa, ansiosa para ler também.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia este livro. Fiquei bem curiosa quando a história.
    Gosto do gênero, e fiquei bem curiosa pra saber como será esta aventura em busca de respostas para salvar a todos.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Cá entre nós eu li esse livro da parceria com a Record, achei super incrível e bem instigante o enredo e igual a você eu super fascinei pelos personagens bem construídos. Quando vi essa obra, pela capa já imaginei um cartaz de filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael,

      Cá entre nós (adorei sério kkk) eu também vi nessa capa um filme e achei a história muito bem construída, com um enredo diferenciado. E claro os personagens sabem nos conquistar.

      Abraços

      Excluir
  14. Oi, confesso que achei a capa linda, e mesmo o livro tendo elementos que atrairiam a minha atenção, isso não aconteceu com esse, não sei porque, a premissa do livro não me atraiu e nem mesmo lendo sua resenha eu consegui ter uma conexão com a historia e os personagens, por isso, deixo passar a dica do livro dessa vez.
    bjus

    ResponderExcluir
  15. Por incrível que pareca desde o lançamento desse livro eu estou muito curiosa para ler ele é tirar minhas próprias conclusões. Nunca li nada da autora seria a primeira vez, mas irei tentar ver se consifo ler em breve.
    Otima resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karine,

      Eu recomendo muito esse livro para primeira leitura de alguma obra da autora, não só pelo fato da premissa ser diferenciada, como também por ser um livro único você pode ficar um pouco mais animada já que as outras séries são um pouco maiores. Caso leia me conta depois o que achou ;)

      Abraços

      Excluir
  16. Oi Vivianne,
    Gostei muito da resenha! Nunca tinha ouvido falar do livro, mas já fiquei super curiosa... porque as pessoas estão ficando doentes? porque elas ficam presas? como termina essa história?
    Preciso saber!!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica,

      Que bom que você se interessou pela história, para responder essas dúvidas leia logo o livro, tenho certeza que você vai ficar muito intrigada com as descobertas.

      Abraços

      Excluir
  17. Oiiii
    Nunca li nada da autora. Vi que esse livro tem divido opiniões. Não me interessei por ele mesmo com o enredo sendo do meu agrado,mas achei a capa muito bonita.
    Bjus

    ResponderExcluir
  18. Oiii Vivianne, como vai?
    Menina que livro dos deuses é esse garota?
    Confesso que de certo modo realmente me conquistou e me fez surtar aqui <3 seria a primeira vez que eu iria ler um livro dessa autora e com sua resenha iria me surpreender, parece envolver bastante conflitos e de certo modo isso me atrai. Parabéns pelas fotos e resenha, ficaram incríveis.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bem? Olha, eu vi esse livro no Mochilão da Record e fiquei muito interessado. A capa é muito bonita mesmo. Parabéns pela resenha e pelas fotos, ficaram lindas!
    Beijos
    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  20. Gostei da sua crítica pois estava com medo de ler o livro. Essa parte do final corrido talvez me incomode, mas vou tentar relevar.
    Bjs, bjs

    ResponderExcluir
  21. Gostei da sua crítica pois estava com medo de ler o livro. Essa parte do final corrido talvez me incomode, mas vou tentar relevar.
    Bjs, bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Eu nunca li nada da autora, mas adorei a premissa desse livro!
    A protagonista me parece uma personagem cativante e é bom saber que ela é madura para a idade dela.
    A premissa do livro é bem original, eu fiquei interessada no desenrolar da história e mesmo tendo esse final meio corrido, quero fazer a leitura dessa obra.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jess,

      O livro realmente possui um enredo diferente, vale muito a pena conferir. A Fei é uma excelente protagonista, você vai adora-la. Mesmo com o final corrido o livro continua satisfatório, dê uma chance ;)

      Abraços

      Excluir
  23. Olá.
    Eu li uma resenha dele recentemente e até fiquei curiosa, primeiro pq gosto da autora e depois parece que tem um mistério a respeito das deficiências.
    Curti muito a resenha.
    Bjs
    www.mundoliterando.com.br

    ResponderExcluir
  24. Gostei do livro. Mais talvez eu não lesse agora, mas um dia talvez! Sua resenha ficou ótima! Beijos

    ResponderExcluir
  25. Eu quero muito ler esse livro, toda essa história me despertou um grande interesse e acredito que seja mesmo uma leitura que flui muito bem, com momentos intensos e que nos fazem ficar grudados na leitura até o final do livro.

    ResponderExcluir
  26. Oi Vivi!
    Primeira coisa... que capa LINDA! kkkkk
    Ainda não tinha ouvido falar desta obra, mas agora com sua resenha fiquei bem interessada em descobrir o que aconteceu para que essas pessoas ficassem surdas e agora (algumas) cegas também... mistério...
    Gostei muito da sua resenha, muito bem escrita e envolvente! Bjokas
    Já estou seguindo seu blog ;)

    http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Vivianne.
    Eu nunca li nada da autora, mas a história desse e sua resenha me deixou curiosa hehe vou anotar a dica.
    Gostei da sua resenha.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi, Vivi. Tudo bem?
    Eu nunca li nada da autora, nem Academia de Vampiros, mas tenho muita vontade.
    Silêncio parece ser muito legal e conseguiu chamar minha atenção, sabe? Adorei a capa, de verdade! Asiáticos são amor <3 haha
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  29. Oi,

    Fiquei instigada pelo enredo apresentado pela sua ótima resenha. Não conhecia a autora do livro ainda. E já coloquei na minha lista de desejados.

    Muitos Livros e Sucesso!
    Bjs!

    booksmagiclove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. taih uma obra da autora que eu leria de boas. fiquei interessada no enredo, no fato da história ser ambientada no Oriente. Academia eu tentei ler mas a história nao me desceu, desisti em poucas páginas... mas Silêncio pode ser o livro que vai me fazer olhar a autora com outros olhos...
    Dica anotada...

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bem?

    Ainda não li nada da autora, mas ganhei o primeiro volume da série Academia de Vampiros e pretendo ler um dia, pelo fato de ter ganhado. Pois perdi o interesse por romances juvenis sobrenaturais. Mas fico feliz que a autora trouxe mais um livro que agradou, espero que consiga conquistar mais leitores, e aumentarmos o números de apaixonados por livros

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Já ouvi falar da autora, mesmo gostando da sua resenha, o gênero do livro não é do meu agrado.

    ResponderExcluir
  33. Oiee,

    Eu adoro a Richelle Mead e estou louca para ler esse livro. Além de ter amado a capa eu sei que dificilmente essa autora vai me decepcionar, ainda não tenho o livro, mas estou só esperando uma promoção para compra-lo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Oie
    não sei se conhecia o livro mas achei mega interessante, que bom que gostou tanto, tem uma pegada bem diferente do que estou acostumada mas é legal sair da zona de conforto ás vezes

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Olá Viviane! Silêncio realmente nos chama a atenção com essa capa lindona que possui. Solicitei o livro para que minha amiga pudesse resenhá-lo e ela adorou, acho que agora vou ter que pedir emprestado para ela, pois fiquei muito curiosa para conferir o que vocês tanto gostaram :)

    umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. A primeira coisa que pensei quando vi esta capa foi "que coisa mais linda!!!" e aí depois veio a sinopse intrigante, com um povoado inteiro surdo. Qualquer livro que tenha personagens surdos me interessa muito, pois como também sou, e estou escrevendo sobre, gosto de ver como outros autores abordam o tema. Junte a isso o fato de que eu adoro a escrita da Richelle (não só de Vampire Academy, mas tb pela coleção Súcubo) e o livro está na minha lista de desejados faz séculos! Sinto que será uma leitura de arrasar! ;) Nu.
    As 1001 Nuccias | Curte aí!

    ResponderExcluir
  37. Olá, eu sou fã da escrita da autora e só por isso já leria esse livro, mas depois da sua resenha percebi que o enredo tem tudo para ser muito bom e diferente *-* Vou anotar a dica e assim que tiver chance vou lê-lo.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  38. A premissa é muito boa, creio que se trata de uma leitura muito agradável. Acho uma pena que o final tenha ficado um pouco corrido, mas me parece que você gostou da leitura assim mesmo, né? Gostei da dica. Anotada.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  39. Desde o lançamento quero ler esse livro, primeiro pela capa e depois pela premissa meio que distópica,hahaha. Espero conseguir a proeza de lê-lo em breve porque todos os comentários que já li até agora foram bem positivos assim como a sua resenha.Me simpatizei pela protagonista, me pareceu lendo a sua resenha uma mulher forte e guerreira.

    bjs

    ResponderExcluir
  40. Olá, conheci essa obra através de resenhas e achei bem interessante. Vou anotar a dica por curiosidade quanto ao enredo. Parabéns pela resenha!

    Abraços

    ResponderExcluir
  41. Vivianne, eu nunca li nada da autora e tenho muita curiosidade.
    Achei a história mais ou menos, não me chamou tanta atenção assim.
    É uma pena o final ter ficado tão corrido.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  42. Acredite se quiser, ainda não li Academia de Vampiros! Esse Silêncio parece ser uma história interessante, gostei do mundo criado, mas alguns clichês que você mencionou me deram uma coçadinha de irritação. Ao contrário de você, não curti muito a capa, não seria uma imagem que chamaria minha atenção. Mas se eu gostar de Academia de Vampiros (que já tenho aqui em casa) com certeza vou ler Silêncio.

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  43. Oi!!
    Eu não li nada da autora até hoje. Já tinha visto a capa desse livro em algum lugar, mas é primeira resenha que leio dele. Algo chamou a minha atenção, o povoado todo é surdo e casos de cegueira estão ocorrendo nossa isso me deixou curiosa.
    Nossa depois de ler a resenha na integra eu vou colocar esse livro na minha lista de desejados, me conquistou e me deixou curiosa.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  44. Eu não consegui chegar na metade desse livro, sério. Eu tentei por duas semanas e simplesmente desisti. Não foi uma leitura que me agradou e os diálogos eram em itálico.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Oi Viviane...
    Conhecia esse livro através do Mochilão Record. Eu amo a autora e sei bem a sua capacidade de encantar e enfeitiçar com as palavras, mas confesso que o enredo me deixou um pouco cabreira. Sua resenha está muito boa e simplesmente me tirou todas as duvidas.
    Preciso desse livro. haha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir