RESENHA: Gigantes Adormecidos

15 agosto 2016


Título: Gigantes Adormecidos
Autora: Sylvain Neuvel
Páginas: 328
Editora: Suma das Letras
Nota: 4/5

Sinopse: Rose passeia de bicicleta pelo bosque perto de casa, quando de repente é engolida por uma cratera no chão. A cena intriga os bombeiros que chegam ao local para resgatá-la: uma menina de onze anos caída na palma de uma gigantesca mão de ferro. Dezessete anos depois, Rose é ph.D em física e a nova responsável por estudar o artefato que encontrou ainda criança. O objeto permanece um mistério, assim como os painéis que cercavam a câmara onde foi deixado. A datação por carbono desafia todas as convenções da ciência e da antropologia, e qualquer teoria razoável é rapidamente descartada. Quando outras partes do enorme corpo começam a surgir em diversos lugares do mundo, a dra. Rose Franklin reúne uma equipe para recuperá-las e montar o que parece ser um robô alienígena gigante quase tão antigo quanto a raça humana. Mas, uma vez montado o quebra-cabeças, ele se transformará em um instrumento para promover a paz ou causar destruição em massa? Parte ficção científica, parte thriller, Gigantes adormecidos é uma história viciante sobre a disputa pelo controle de um poder capaz de engolir todos nós.


Com uma excelente proposta para uma nova série de ficção científica, Gigantes Adormecidos nos apresenta uma história ousada, com uma uma sinopse de tirar o fôlego, uma capa deslumbrante e um mistério muito bem construído.

Rose ganhou sua primeira bicicleta aos 11 anos e tudo que ela queria era sair por aí pedalando. Sem avisar os seus pais, a mesma se esgueira para fora de casa e segue pelo bosque da cidade. Ela só não contava que iria acabar sendo atraída por uma luz turquesa e consequentemente caindo em um buraco.Ao ser resgatada, Rose logo descobre que caiu em uma superfície metálica, em formato de uma mão.Tal fato desencadeia uma série de pesquisas e especulações.


Após 17 anos, Rose é ph.D em física e coincidentemente fica encarregada das pesquisas, que visam descobrir a origem e a composição do misterioso artefato, que ela encontrou na infância. Através de muitos estudos, todos chegam a conclusão de que a mão, é uma espécie de máquina alienígena, com uma finalidade misteriosa, que vamos descobrindo ao longo da história.

No decorrer da leitura, ficamos impactados com as descobertas da Rose. Teoria de civilizações antigas mais desenvolvidas são levantadas, além de nos depararmos com o ceticismo da personagem sendo virado do avesso com a descobertas que ela faz. 



Após a queda de um avião, um novo pedaço da mesma composição do metal da mão é encontrado. Rose então decide criar uma forma de mapear as demais peças e juntar o misterioso quebra cabeças.


"Só de olhar dá para perceber que ela foi construída para intimidar. Qualquer um que se encontrar frente a frente com ela vai ficar impressionado e aterrorizado ao mesmo tempo. A forma segue a função"

O ponto alto da história, fica por conta da possível guerra que os Estados Unidos pode desencadear. Acontece que ao mapear os artefatos em territórios de outros países, consequentemente cria-se várias tensões políticas, afinal escavações estranhas começam a ocorrer em diversas partes do mundo e após um certo acontecimento, todos os olhos se voltam para o robô alienígena. Com o artefato exposto, o governo decide escondê-lo em uma fossa na marinha de Porto Rico. E assim se desencadeia uma nova guerra fria, onde países lutam para conseguir a posse do robô, afinal quem não iria querer uma máquina gigante de guerra?


"Eu nunca diria isso na frente dele, porque deixaria a situação ainda pior, mas fico enojada com o que lhe fizeram. Diante das circunstâncias, há até uma lógica razoável por trás da ideia, mas é preciso definir algum limite para que continuemos sendo humanos."

Com intuito de aprofundar mais as pesquisas, nações e grandes empresas privadas se unem para fazer um projeto arriscado: a descoberta de uma tumba aquática. E se de um lado o intuito é conhecimento cientifico, do outro a ganância e a loucura para encontrar uma arma alienígena, é o que move o ser humano, nessa luta pelo poder. Em cima disso, vários questionamentos são levantados, afinal por que os alienígenas deixaram esse robô na terra?  E o ser humano seria capaz de usar ou aprimorar essa espécie de tecnologia?


"Pode ser um salto de proporções monumentais para toda a humanidade, e não só do ponto de vista tecnológico. Isso vai mudar a maneira como pensamos o mundo, a forma como nos vemos. Isso vai mudar o planeta, e temos a oportunidade de liderar essa mudança."

O livro é repleto de acontecimentos e descobertas, e por isso a obra é muito rica tão em detalhes quanto em suposições. Há inserção de diversos elementos na história, e para mim a mitologia foi o que mais impactou e fez a diferença no enredo. A narrativa é intercalada em entrevistas dadas pelas pessoas envolvidas com o artefato, com destaque para a Rose. Embora eu tenha estranhado essa forma de escrita 'documental', acabei apreciando muito o tom realista dado a obra. O livro é o primeiro de uma série e o segundo volume já tem previsão de lançamento para abril de 2017. 


A capa é deslumbrante e expõe bem o que é tratado na história. A diagramação é simples, mas adequada. Encontrei poucos erros na ortografia, mas nada que prejudicasse a leitura. A Recomendação fica para os fãs de ficção científica e um bom suspense investigativo, vocês vão encontrar na história um prato cheio de emoções. 

40 comentários:

  1. Olá
    amo ficção científica e todos esses elementos que você citou. Estou me perguntando como ainda não tinha lido nada sobre esse título, pois parece bem o meu estilo. Ah, e essa capa é mesmo deslumbrantes. Seus comentários me deixaram bem motivada para conferir. Obrigada pela dica!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fer,

      Fico feliz que tenha se interessado, caso leia me conta depois o que achou.

      Abraços

      Excluir
  2. Oi Vivi,
    Menina nunca havia ouvido falar desse livro, como pode?
    Fiquei muito interessada nessa premissa, super empolgante e adoraria fazer essa leitura.
    Com certeza o título já foi pra minha enorme lista de desejados e eu espero poder fazer essa leitura futuramente, adorei a sua resenha foi muito legal poder saber o que você achou e sentiu da leitura, adorei.
    Beijos
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  3. Que resenha maravilhosa!! Já quero ler, parece ser muito bom e nos prender! Vou falar com meu amigo fã de mitologia
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras
    Blog

    ResponderExcluir
  4. Não são todas as ficções científicas que me agradam, mas fiquei bem curiosa por essa livro, ainda mãis por envolver mitologia. Gosto disso. Essa capa está realmente deslumbrante. As cores combinaram perfeitamente.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tammy,

      Esse livro é um prato cheio para fãs e não fãs de ficção científica. Acredito que você vai se divertir muito.

      Abraços

      Excluir
  5. A capa já me chamou bastante a atenção, mas o que mais me deu vontade de ler o livro, foi você mencionar que existem elementos da história, inseridos na trama, Acho que isso agrega bastante a narrativa.
    Quero muito ler!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa que interessante deve ser essa história, a capam e chamou muito a atenção, realmente ela está muito bem feita não há como negar, porem infelizmente não e uma leitura que me encha os olhos, quem sabe mais a frente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu quero esse livro exatamente agora é já estou indo em busca dele na internet para comprar é assim que chegar vou furar a fila! Vou sim!! Como eu ainda não conhecia esse livro? Adorei o enredo que me pareceu cheio de reviravoltas!!! E muito curiosa para saber as descobertas da protagonista é qual a verdadeira finalidade do robô alienígena. Gente sua resenha me deixou curiosa demais!
    BJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila,

      Que maravilha, o livro é excelente você vai gostar! Depois que ler me conta o que achou.

      Abraços

      Excluir
  8. Oie, tudo bem? Poxa, achei sensacional a premissa do livro, já fiquei doida pra ler e coloquei na lista. Além de ter um enredo aparentemente muito bom, a capa é ótima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaísa,

      Também me atraí muito pela premissa e pela capa que é deslumbrante, me conta depois o que achou.

      Abraços

      Excluir
  9. Ola lindona confesso que ficção não é um de meus gêneros favoritos, o fato de ter muitas suposições não me agrada muito, a capa em si está linda, sua resenha ficou ótima ressaltando os pontos de destaque do livro, quem sabe eu leia em outro momento. beijos

    Joyce
    wwww.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Vivianne, tudo bem?
    Eu amo qualquer tipo de suspense então creio que esse livro iria me agradar muito, apesar de não estar acostumada a ficção científica. Mas ao ler a sua resenha fui me sentindo cada vez mais envolvida com a história e com o mistério do artefato deixado para os alienígenas. Achei a premissa muito interessante e outra coisa que me deixa ansiosa é a diagramação do livro, a editora caprichou bastante na edição e achei essa capa muito linda. Legal saber que gostou do livro e que haverá uma continuação. Espero ler em breve!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  11. Olá Viviane,
    Apenas em sua resenha já é possível notar que o livro é composto por uma história rica e surpreendente, entretanto, não fiquei interessada na leitura, pois o livro não me cativou e livros de ficção não me atraem muito, sabe? Achei a capa muito bonita, mas, mesmo ela não me atraiu.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto muito de livros com essa temática e já me interessei por esse. Não gostei tanto da capa mas ela sem dúvida alguma deixa uma curiosidade no ar. Gostei de conhecer um pouco da trama e me parece uma leitura onde eu viajaria sem lembrar de nada ao meu redor.

    ResponderExcluir
  13. Tenho que admitir que esse livro contém uma premissa super interessante e original. Mas ultimamente tenho preferido livros mais leves.
    Vou deixar a dica anotada.
    Beijos

    blog-myselfhere.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá Viviane, leio pouco ficção cientifica, mas a sinopse desse livro junto com a sua resenha me deixou bem interessada nesse livro, a capa é muito bonita. Dica anotada. Bjkas

    ResponderExcluir
  15. Olá, Vivi

    Eu não curto muito ficção científica, todas as leituras desse gênero que faço sempre são bem medianas, por isso fico com receio de ler. Mas a proposta dessa história até chama minha atenção, com essa busca por respostas e essa animosidade que é criada entre as nações. A capa também é lindíssima, eu não sou dessas que compra livro pela capa, mas adoraria tê-lo na minha estante só por ela! hahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oiee ^^
    Eu não sabia que o livro fazia parte de uma série, mas fico feliz em descobrir que o próximo sai ano que vem...hehe' Fico mais feliz ainda ao ver que a história é tão completa e recheada de descobertas, não imaginava que fosse tão boa assim. Eu não sou muito fã do gênero, mas gostei do que você falou sobre a história, e essa nova guerra me chamou a atenção.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Nossa, que enredo bacana!!
    Nao conhecia o livro Gigantes Adormecidos, e logo de cara ja amei a capa, tão diferente!
    Gosto de historias de ficçao e esse eu ja vi que vou ficar louca hahah.
    Amei.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  18. Oiii Vivianne, como vai?
    Que livro mais lindo esse que tu resenhaste garota, eu fiquei babando aqui e confesso que me surpreendi diante da beleza da capa. Em relação a história eu leria com toda certeza, gosto de ficção e essa obra me atraiu de certo modo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Fiquei estagnada assim que vi a capa desse livro, que é de uma beleza exuberante.
    Estou encantada. A temática abordada me agrada bastante também. Mal posso esperar para ler a obra.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Adorei a premissa da história e o nome Rose me lembrou uma personagem de doctor who que faz até sentido dentro da história kkkk
    www.belapsicsoe.com

    ResponderExcluir
  21. Ainda não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou morrendo de curiosidade, apesar de não ler muito o gênero. Fiquei bem intrigada para saber mais sobre os descobrimentos da Rose. Gostei de saber que é uma série e esse é apenas o primeiro livro. A capa é mesmo maravilhosa!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  22. Oie
    que capa mais linda, uma pena que não é uma leitura que faça meu gênero, mesmo assim, parabéns pela resenha e que bom que gostou tanto do livro

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oii
    Eu já estava namorando esses livro, mas era por causa da capa. Agora quero ele urgente, adorei a premissa. Ficção cientifica é comigo mesmo! Quando tiver oportunidade lerei!
    Bjus

    ResponderExcluir
  24. A ideia central do livro me parece interessante e por ser o gênero ficção me instiga ainda mais para querer conhecer o enredo.
    Bela resenha e amei as fotos.
    beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá, não conhecia essa obra, mas gostei da resenha e do enredo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  26. olha, fiquei muito a fim de fazer essa leitura, mas acabei solicitando A guerra dos mundos xD
    mas ainda pretendo ler esse título,pois a premissa dele me empolgou bastante, mesmo que no momento eu esteja evitando iniciar séries...
    bjs...

    ResponderExcluir
  27. Vivianne, achei a proposta do livro bem interessante e com certeza a parte da mitologia deve ser maravilhosa, porém não me interessei na leitura, pois ficção científica não me agrada muito. ^^

    ResponderExcluir
  28. Olá...
    Não poderia começar esse comentário de outra forma: essa diagramação está IMPECÁVEL! Com certeza se passasse por esse livro numa livraria o compraria só pela edição rsrs...
    Mas, enfim, achei a premissa do livro muito rica e acredito que realmente seja uma leitura deliciosa e cheia de descobertas :)
    Dica anotada!

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Puxa gostei do enredo, muito interessante. Me fez lembrar das capsulas de cartas que a prefeitura faz para abrir em 10 anos (nada com nada neh? hauah). Outra coisa que me fez lembrar foi transformers, gosto bastante desse filme e fiquei interessada em ler a história. Vou esperar sair os demais para ler, porque tem muita série não acabada ou que demora tanto para lançar que você precisa reler para relembrar os personagens... E histórias assim já tenho várias... :/
    Mas a resenha foi ótima, deu para sentir muito bem o que você quis passar com a leitura e gostei da indicação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Gente, como eu não conhecia esse livro? Que premissa incrível, é bem do tipo que eu adoro ler! Eu sou apaixonada por ficção científica, então sua resenha só me deixou mais empolgada ainda para fazer a leitura. E essa capa está muito bonita! Que bom saber que ano que vem já tem o segundo volume, vou esperar mais um pouco para ler, não quero ficar naquela angústia, hahhaa~.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  31. Oi, essa capa é incrível!! Eu compraria apenas por ela, no entanto, sua história não conseguiu me captar tanto quanto eu gostaria... Eu achei uma premissa legal, essa ideia de ver as fases da protagonista e tudo que ocorre com ela. Mas não sei, faltou algo para que me fizesse querer correr para ler... Quem sabe vendo mais coisas e lendo mais eu acabe sendo arrematada pela obra, mas nesse momento eu passarei a dica e esperarei a série toda ser lançada!
    Um beijo
    www.brookeebells.com

    ResponderExcluir
  32. Oi Viviane,
    eu sei que você já falou e todo mundo já viu, mas eu também preciso falar... Genteee, que capa magnifica, além disso que premissa louca, nunca li nada que misturasse tiller e ficção científica em uma única trama... Com toda certeza esse livro possui uma proposta que me atrai bastante, ainda não consegui comprar o meu exemplar, mas já estou trabalhando nisso. E farei o possível para lê-lo em breve.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  33. Oi Viviane!

    Concordo com você em relação à essa capa, é linda demais. Super amei e comprei o livro só para tê-la embelezando minha estante.
    E, gente, que trama mais original, nunca li nada parecido a isso. Fiquei muito tentada a descobri qual o motivo desse tal robô estar na terra e como tudo será enfrentado pelo Rose, principalmente. Não sou muito de ler ficção científica, mas, olha, esse livro me deixou bem curiosa. Vou anotar a dica aqui, obrigada.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  34. Oi Vivianne.
    Muito boa sua resenha.
    A história parece ser interessante, vou anotar a dica e procurar algo mais sobre a história.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Olá,
    Antes de mais nada, fiquei com medo dessa capa hehehe
    Sobre a história me interessei bastante, gosto de ficção cientifica e parece ter bastante no livro.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  36. te falar a premissa é muito boa e interessante, fiquei curiosa pra ler e ver o desenvolvimento porém não sei se leria =/

    ResponderExcluir