RESENHA: O Adulto

03 agosto 2016


Título: O Adulto
Autora: Gillian Flynn
Páginas: 64
Editora: Intrínseca 
Nota: 5/5 

Sinopse: Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes. Certo dia, ela atende Susan Burkes, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação. No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance. Em seu estilo inconfundível que arrebatou milhares de fãs, Gillian Flynn traça surpreendentes e intrigantes perfis psicológicos dos personagens e tece uma narrativa repleta de suspense ao mesmo tempo em que brinca com elementos clássicos do sobrenatural.

Gillian Flynn conquistou a todos com "A Garota Exemplar". Chocou muitos leitores com "Objetos Cortantes". E aguçou a mente das pessoas com "Lugares Escuros". Desta vez ela nos presenteia com um conto de terror, a pedido de George R. R. Martin. E este não diferente dos outros, sabe surpreender.

O Adulto nos apresenta a história de uma jovem, que nunca levou uma vida muito estável ou honesta. Pedindo esmolas com a mãe desde da infância, seu emprego atual consegue ser um pouco melhor: ela é uma vidente. Unindo a teoria de aura com a tabela de cores, a mesma vai engando as donas de casas ricas que estão sempre em busca de alguma previsão do futuro.


Um certo dia, ela recebe a visita de Susan Burkes. Esta confessa ter se mudado a pouco tempo para cidade com a sua família e o seu enteado. Este último, ela alega ser estranho e assustador. Além disso Susan diz que há algo maligno na casa e pede a vidente que faça alguns rituais de limpeza no local.


"Observei a casa, que me observou de volta através das janelas longas e malévolas, tão altas que era possível uma criança ficar de pé no parapeito. E uma estava. Eu podia ver todo o comprimento de seu corpo magro: calças cinza, suéter preto, gravata marrom com um nó perfeito no pescoço. Um tufo de cabelos escuros cobrindo os olhos. Então, um vulto repentino e o garoto tinha descido e desaparecido atrás das pesadas cortinas de brocado".

A vidente nunca acreditou nessas baboseiras, mas ao entrar na casa logo sente uma energia negativa no ar, além de constatar que o jovem enteado de Susan é realmente assustador. Contrariando todas as suas crenças, a vidente vai descobrir onde o mal se esconde e que as vezes não há como escapar dele. 

Nesta história, encontramos vários elementos que compõe um livro. Uma narrativa intrigante que explica mais sobre a protagonista. Um pequeno suspense na obra que instiga o leitor. E personagens muito bem construídos, embora em momento algum na história, fora mencionado o nome da vidente. 



O desfecho surpreende, afinal Gillian Flynn sabe escrever reviravoltas. Ainda assim, o final dá margem para discussões e por isso estou morrendo de curiosidade, para conversar com alguém a respeito desta história. A leitura fluí bem, pois o mistério se mantém no livro. A edição está bem bonita, com uma capa elegante e padrão das obras da autora. Diagramação simples e ortografia impecável. 

A recomendação fica para os leitores que já conhecem as obras da autora, pois neste conto podemos apreciar um pouco mais, os excelentes mistérios que ela escreve. 

31 comentários:

  1. Oi, Vivianne, tudo bom?

    Depois de Garota Exemplar, Gillian entrou para a minha lista de autores favoritos e estou muito anisoso para poder conferir esse conto, pois é algo novo da autora, que até então tem livros de thriller psicológico publicados, nada de terror. Gostei muito da sua resenha e ela apenas me instigou ainda mais. Espero que meu livro chegue logo para poder conferir esse conto e volto aqui para falar o que eu achei.

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas,

      Eu também sou muito fã da autora e acredito que você gostar muito desse conto, uma pena não ter mais páginas haha. Me conta depois o que achou.

      Abraços

      Excluir
  2. Olá
    Ainda não consegui ler nada da autora T.T mas esse ano já coloquei um na meta.
    Nossa achei esse conto muito instigante, já quero ler e entrar nessa casa para saber o que se esconde ali. Dica super anotada

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Vou procurar alguns livros da autora para ler. Gostei muito da indicação.
    Beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Já ouvi maravilhas sobre a autora, mas ainda não li nenhum de seus livros.
    As capas deles sempre me deixam super curiosa e pretendo procurar para ler o quanto antes.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michele,

      Eu sempre gosto das capas dos livros dessa autora também. Leia sim, você vai gostar.

      Abraços

      Excluir
  6. Oiee

    Não sabia que esse era um conto.
    Li todos os livros da autora, adoro!! E claro que não vou deixar de ler esse também.
    Primeira resenha que leio e já fiquei morrendo de vontade. Vou ler o quanto antes, não são muitas páginas.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda,

      Pois é, eu também descobri alguns dias antes de comprar haha mas tem todos elementos de um livro, uma pena só não ter mais páginas.

      Abraços

      Excluir
  7. Olá!
    Não sabia que se tratava de um conto de terror =O
    Eu ainda não li nada da autora, apenas assisti aos filmes "Garota Exemplar" e "Lugares Escuros" e desde então tô louca para conhecer a escrita dela!
    Gostei de saber que a obra possui uma narrativa intrigante, personagens bem construídos e que o final surpreende. Fiquei curiosa sobre as reviravoltas que o livro pode conter!
    Adorei a resenha e espero lê-lo em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jess,

      Então é um conto de terror sim, mas possui uma dose bem leve, nada que não nos deixe dormir haha. Você vai gostar da obra, quando ler me conte o que achou ;)

      Abraços

      Excluir
  8. Essa autora tem uma criatividade enorme, até hoje fico assustada quando me perguntam sobre o que achei de Garota exemplar! Que por sinal é um livro magnifico, no qual a autora adentra nas entranhas da psicopatia, e a idealiza em uma personagem também escritora. Eu preciso ler também essa outra obra dela.

    ResponderExcluir
  9. Oi Vivianne, tudo bem?
    Adorei a resenha! Acabei de ler Objetos Cortantes e ainda estou meio chocada com o livro. rsrs
    Com certeza arrumarei um tempinho nas férias para ler O Adulto.
    Bjs
    Blog Relicário de Papel
    www.relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica,

      Nossa, Objetos Chocantes não saiu da minha mente por uns bons dias e ainda quando falo na obra fico meio impactada. Arrume um tempinho sim, você vai gostar, é um conto levinho mas no padrão das histórias da autora.

      Abraços
      Cá Entre Nós

      Excluir
  10. OI, Viviane
    Que bom que gostou do conto. Eu já li Objetos cortantes e amei a escrita da autora.
    Que bom que tem certo suspense e uma narrativa instigante. Será que George Martin gostou? rs

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Não sabia que este conto foi escrito a pedido do Martin. Admito que tenho medo da Gillian desde quando li a sinopse de Garota Exemplar, as histórias dela me dão arrepios, dificilmente lerei. Mas quem sabe esse conto não dá margem a um livro depois...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kamila,

      Sim foi a pedido do autor. Bom, não entendo sua razão para ter medo, a autora escreve suspenses e não terror. Este conto talvez chegue próximo a esse gênero, mas dificilmente seria uma história aterrorizante.

      Abraços

      Excluir
  12. Heeey, como vai? Eu sou fã da autora e estou maluca para ler esse conto! Já adquiri o meu e-book e está nas metas para esse mês. Bom saber que gostou tanto! Espero não me decepcionar <3

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabrielly,

      Que beleza! Me conta depois o que achou.

      Abraços

      Excluir
  13. Olá! Caramba, você me deixou curiosa para ler este livro! Gosto bastante da escrita da autora, gosto como ela trabalha a parte psicológica dos personagens e essa história me deixou louca de curiosidade, vou ler com toda certeza! Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  14. Eu quero MUITO ler os livros dessa mulher, mas esse certamente vai passar na frente dos outros porque: conto de terror, amo ♥

    ;*

    ResponderExcluir
  15. Oiii!!!

    Os livros dessa autora são sensacionais para quem gosta desse estilo de leitura. Não curto muito e acabo deixando de lado.
    Q sua resenha está super bem escrita! Gostei bastante, mas passo a leitura.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Estou querendo muito ler esse livro. A cada resenha que leio, mais aumenta a vontade. Parece-me que se trata de uma história bastante rica do ponto de vista humano, pois a personagem, ao deparar-se com o mistério da casa de Susan, ela terá que questionar tudo em que acredita. Ótima resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiana,

      É um excelente história sim, a quebra do ceticismo da personagem é realmente algo a se reparar. Me conta depois o que achou.

      Abraços

      Excluir
  17. OIE
    Adoro as capas dessa autora, sempre chama atenção apesar de simples e parece ser uma leitura muito interessante, espero poder ler em breve, adoro esse gênero e parece ter um enredo muito bom

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá Viviane, Garota exemplar foi um livro que me deixou bem dividida, gostei mas ao mesmo tempo tinha vontade de matar os personagens. Esse novo livro tem uma história bem instigante, fiquei curiosa. Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi Vivianna, deixa eu contar uma história sobre burrice. Um dia estava andando pela Amazon e vi esse livro, em versão digital que eu até gosto, por um preço super bacana, menos de R$15. Não comprei e pensei em comprar outro dia, não sabia que o livro era novo...resultado, o livro nunca mais voltou a esse preço!!!
    Lendo a sua resenha só penso "cara como fui burra!!" O livro tem tudo para me agradar! Quem sabe os deuses dos viciados em leitura voltam a derrubar o preço e dessa vez eu juro que compro! Adorei a resenha! Preciso desse livro rsrs

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bem? A autora é simplesmente incrível. Acompanho desde Garota Exemplar e acho o estilo dela de escrever simplesmente impressionante. É impossível começar e não querer ler até a última página. Ainda não conhecia esse mas fiquei bem curiosa para ler. Sua resenha ficou ótima. Beijos, Érika *-*

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem? Não sou muito adepta dos suspenses, mas li Garota exemplar e adorei, então pode ser que eu goste desse também. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  22. eu to curiosa por esse livro, não li nada da autora ainda, achei que esse seria enorme mas gostei do fato de ser apenas 64 páginas, quero ler.

    ResponderExcluir
  23. Ola Vivi acredita que ainda não li nada da autora e essa premissa me deixou bastante curiosa, sobre o que ocorre na casa, apenas esse final que tive a impressão de ser aberto me incomodou um pouco, mesmo assim pretendo ler e conhecer a tão elogiada escrita da autora. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir