RESENHA: November 9

12 setembro 2016


Título: November 9
Autora: Colleen Hoover
Páginas: 340
Editora: Atria Books
Idioma: Inglês
Nota: 4/5

Sinopse: Fallon conhece Ben, um aspirante a escritor, bem no dia da sua mudança de Los Angeles para Nova York. A química instantânea entre os dois faz com que passem o dia inteiro juntos – a vida atribulada de Fallon se torna uma grande inspiração para o romance que Ben pretende escrever. A mudança de Fallon é inevitável, mas eles prometem se encontrar todo ano, sempre no mesmo dia. Até que Fallon começa a suspeitar que o conto de fadas do qual faz parte pode ser uma fabricação de Ben em nome do enredo perfeito. Será que o relacionamento de Ben com Fallon, e o livro que nasce dele, pode ser considerado uma história de amor mesmo se terminar em corações partidos?


Me encantei pela escrita da Colleen Hoover, desde que li a série Métrica. A partir de então, foi impossível não conferir cada trabalho dela e me surpreender com histórias tão emocionantes e que por vezes nos deixam refletindo sobre a vida e o amor, de uma forma incrivelmente profunda. Com November 9 não foi diferente. Adquiri o livro há um tempo na amazon e eis que finalmente consegui lhe dar à atenção devida.

Somos apresentados a história da Fallon O'Neil que teve 30% do seu corpo tomado por queimaduras, em um incêndio na casa do seu pai. Depois desse acontecimento, a jovem que era atriz, começou a se esconder de todos e a culpar severamente o seu pai Donovan por ter esquecido que ela estava em casa naquela noite. Sendo assim, o relacionamento deles a muito tempo vêm sendo conturbado e as coisas pioram de vez, quando Fallon resolve encontra-lo para almoçar e dizer que vai seguir com a sua carreira de atriz se mudando para Nova York.

O almoço que já começa com as advertência de Donovan, que diz que a filha não tem mais perfil para ser atriz, logo fica mais turbulento quando um estranho chamado Ben, aparece fingindo ser o namorado de Fallon e a defende severamente na frente do seu pai, que fica abismado por ver a filha com um acompanhante. Quando Donovan finalmente vai embora, Ben se apresenta a Fallon e diz que não pôde deixar de tentar ajudá-la e conhecendo esse estranho, que deu a ela alguns momentos de vitória, é que a jovem verá sua vida mudar.


Fallon e Ben acabam resolvendo fazer alguns passeios, já que ela vai embora pela madrugada. Ben se apresenta como escritor e é incrivelmente carismático, fazendo Fallon se sentir feliz e notada, algo que nunca havia acontecido desde do acidente. Já ela se vê criando um laço muito instantâneo com Ben e por isso ela resolve não se apegar muito, já que vai embora em poucas horas. A química entre os dois no entanto, é inegável. Eles conversam sobre livros, sobre a vida e tudo e nunca se sentiram tão completos. 


"Eu fecho os olhos. Quem disse que a verdade dói, estava sendo um otimista. A verdade é um filho da puta extremamente doloroso".

Quando chega a hora da separação, Ben sugere que ambos se encontrem todos os anos naquela mesma data: 9 de novembro. No mesmo pub em que se conheceram, mas que durante o ano em que vão passar separados, não deve haver nenhuma comunicação entre eles. Além disso, ambos criam metas para o outro, Ben sugere a Fallon que ela deva sair mais, ir á alguns encontros e beijar pelo menos um cara. Já Fallon faz uma lista de livros românticos que Ben deveria ler, pelo menos para dar uma chance antes de julgar o gênero. Ben também prometeu escrever um livro, sobre a história dele e da Fallon, narrando todos esses encontros.  E com isso, eles se separam com a promessa de se encontrarem no próximo ano.


A partir daí, o livro começa a narrar todos os anos em que eles se encontram nesta mesma data e o que ocorre em cada um. Só posso adiantar que são muitos acontecimentos, sentimentos expostos e mesmo que alguns anos não sejam tão bons quanto os outros, a ligação deles é inconfundível. Ben vai avançando no seu livro, que vem a ser muito mais que um manuscrito. E Fallon vai se tornando mais empoderada e não sentindo tanta vergonha de sua aparência. 


"Você nunca vai ser capaz de encontrar a si mesmo se você está perdida em outra pessoa".

O enrendo é centrado no Ben e na Fallon, mas outros personagens interessantes constituem o livro. Com destaque para a amiga da Fallon, Amber que mesmo com uma precária participação no enredo, conseguiu me cativar em todos eles. Ben também tem dois irmãos, bem intrigantes e para quem leu O Lado Feio do Amor (Ugly Love), adianto que teremos uma participação muito linda, dos protagonistas do livro. Fallon é uma jovem com baixa autoestima e que revive a todo tempo os acontecimentos do passado. Isso muda no entanto, ao conhecer Ben, que para mim foi um dos melhores personagens que a autora já criou. Ele é carismático, divertido e tão apaixonante, que estou nutrindo um amor platônico pelo personagem. 


A história é repleta de emoções e acontecimentos que nos deixam de queixo caído. Sorri em diversos momentos, mas também me frustrei e até chorei com alguns trechos do livro,  pois a autora criou um enredo tão profundo e com relações tão consistentes, que é impossível não se encantar e também refletir um pouco sobre as várias reviravoltas da vida. Colleen sempre consegue me surpreender com suas obras, este livro foi mais do que isso, me tocou profundamente, por ter um carga de sentimentos tão fortes.  


"Eu pensei que fosse mais resistente que uma palavra, diz ele. Mas descobri que ter que dizer adeus a você é uma das coisas mais difíceis que já tive que fazer".

Eu li esta obra em inglês, na versão e-book vendida pela Amazon, mas a notícia boa é que aqui no Brasil, a Galera Record já anunciou o lançamento do mesmo, que fica para Outubro/Novembro deste ano e pretendo adquirir o meu exemplar em português. A recomendação fica para os fãs da autora e todos aqueles que gostam de um New Adult carregado de sentimentos, preparem-se vocês vão se surpreender e se encantar com esta história. 

27 comentários:

  1. Olá
    Eu estou mega ansiosa para conferir essa trama, especialmente porque sou muito fã do trabalho da autora. Comecei a ler em inglês, mas dei uma parada. Acho que vou esperar chegar a minha edição física e português. Adorei poder ler seus comentários por aqui e seu post ficou ótimo.
    Boas leituras!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu andei percebendo que muitas pessoas nem esperou ser lançado no Brasil e já foi lendo em inglês, o seu caso rsrs. Mas já está vida pele por aí, e pretendo ler o quanto antes pois a história me comoveu e me deixou bem curioso. Ao contrário ode você eu não li nada dessa mulher, então espero que ela me surpreenda com essa obra. Quanto a diagramação a capa está um arraso. A Galera nunca falha. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi linda, li este livro na época do lançamento, bem empolgada e aproveitando para fazer um trabalho em inglês sobre ele. Confesso que até uns 70% da leitura, estava achando bem mais ou menos, então a Collen vem com aquele final e caramba, que louco!!! Adorei rever o Miles e a Tate na trama e adorei a leitura também!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, flor!
    Eu vi que esse romance logo será lançado por aqui, então vou aguardar para lê-lo. Ainda desconheço o talento da autora, acredita? Mas pretendo logo conhecer algumas de suas obras tão bem avaliadas pelos amigos blogueiros. Gostei, por exemplo, da sua opinião sobre o romance entre o casal. Eu confesso que acho um pouco exagerado que eles só se vejam uma vez ao ano... Quero dizer, a vida não para para que eles vivam esse belo sentimento que está crescendo entre eles. Não gosto muito de quando o casal "adia" a felicidade, mas acho que a narrativa certamente faz valer a pena. :)

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francine,

      Também fiquei meio chateada com eles se vendo somente 1 vez, mas como o livro narra somente esses dias que eles se encontram, dá para perdoar essa situação haha.

      Abraços

      Excluir
  5. Olha eu comprei o meu livro na pré venda e estou bastante curiosa para ler o livro da Collen, embora eu ainda não tenha lido os anteriores, apenas UM CASO PERDIDO que quero voltar a reler para poder ler os outros mais novos que foram saindo. Eu acho a escrita da autora maravilhosa, porque ela nos envolve com seus personagens e acho que isso é essencial para uma boa história. Espero curtir viu? =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/09/reflexao-parte-6.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvana,

      Eu recomendo muito Talvez Um Dia, que é livro lindo e completamente apaixonante. Me contada depois o que achou, quando ler November 9 ;)

      Abraços

      Excluir
  6. Olá, fiquei bem animada com a história, fiquei envolvida com os detalhes que você descreveu e agora falta chegar no Brasil, a vantagem que falta pouco tempo haha.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sou super curiosa para conferir algum livro da autora e todos os que li alguma resenha me encantaram e com esse não foi diferente. Adorei o fato de que Ben é escritor. Vou aguardar o lançamento em livro físico para ler, tenho certeza que também vou amar.
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Viviane,
    A história tem uma premissa bem interessante, principalmente, porque os protagonistas se desafiam. Esse livro, de algum modo, me lembro Um Dia, do David Nichols, pois os capítulos referem-se ao mesmo dia em anos diferentes. Apesar disso, não acho que a história de November 9 perde seu brilho.
    Fiquei bem curiosa em relação a algumas coisas e, principalmente, a culpa que a protagonista lança no pai por conta do acidente.
    Dica anotada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna,

      Então a autora até menciona o livro UM DIA (juro que não é spoiler), o que é bem divertido... e acredito que se você ler, vai gostar principalmente desse trecho da história. O livro é uma carga de emoções e recomendo muito.

      Abraços

      Excluir
  9. Olá,
    Sou apaixonada pela escrita da autora desde que me aventurei em Um caso perdido.
    Desconhecia essa obra, mas fiquei bastante curiosa para saber o que acontece cada vez que eles se encontram no ano.
    Ainda não li O lado feio do amor, mas está na minha lista já a algum tempo. Vou tentar lê-lo e encaixar esse logo em seguida para conferir essa participação.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie...
    Esse livro me lembrou um pouco de UM DIA, livro do David Nicholls... Um encontro marcado em um só dia do ano!
    Achei a trama bem interessante e fiquei com vontade de ler. Recentemente tive uma experiência muito bacana com um livro da autora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie
    Tudo bem?
    Então eu amoo essa mulher ela é uma das minhas autoras prediletas da atualidade e eu a conheci ainda esse ano fiquei em uma overdose Hoover durante vários meses lendo tudo que eu podia dela.
    E estou muito ansiosa para fazer a leitura desse livro também e já li um lado feio do amor a parição que você citou me deixou ainda mais entusiasmada.
    Bju~
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Por incrível que pareça, até hoje não li alguma obra da Colleen Hoover e me sinto até mal, de tanta gente que vejo lendo suas obras, afinal, elas fazem bastante sucesso aqui no Brasil.
    Eu adorei a premissa desse livro, pois se trata de algo diferente que nunca vi em alguma história. Afinal, apesar dos dois personagens terem uma boa química, se encontram somente uma vez por ano! Como isso é possível? Ficar tanto tempo longe do outro? Nunca vi alguma história parecida e estou muito curiosa para saber no que vai dar e como a protagonista irá lidar com seus problemas de aparência. Espero ler quando sair o lançamento!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Da pra acreditar que ainda não li nada da autora, mas tenho vontade, pois sempre vejo elogios sobre as obras dela haha Bom, não conhecia o livro, mas fiquei curiosa em como seria os encontros deles, se a química entre eles é a mesma, já que um ano sem nenhum contato com a pessoas pode acabar distanciando elas, né? Enfim, vou anotar a dica, e espero pode conferir a obra quando ela for lançada no Brasil, pois não sei lê em inglês.

    ResponderExcluir
  14. oie, tudo bem?
    Me interessei pela obra, mas não tenho o costume de ler ebooks, acho que tiram a mágica dos livros, sei lá kkkk. O que você tem a dizer sobre essa experiência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus,

      Bom..eu sempre li ebooks, claro que prefiro o livro físico sim. Mas a magia das palavras não está presente somente nos papéis. A boa notícia é que o livro físico na versão inglês já está sendo vendido (você encontra na Amazon) e a pré venda do físico em português, também já existe em vários sites de vendas online haha. Minha experiência com a obra, foi tudo que disse na resenha, reflexiva e emocionante. Me surpreendi muito com o livro.

      Abraços

      Excluir
  15. Olá!

    Conheci a Colleen através de Ugly Love (que me fez perder até o ponto que tinha descer indo pra faculdade).
    Gostei de como desenvolveu a resenha (sem spoilers), gostei dos trechos que mencionou, pois ele instigam a ler o livro mas ao mesmo tempo não revelam informações preciosas, gostei também de como colocou seu ponto de vista e de como me deixou curiosa para ler esse livro, vou anotar a dica!
    Beijos ♡

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu já tenho visto muito sobre esse livro antes de chegar no Brasil e vejo que ele vai ser um sucesso. Falar sobre auto estima é um tema muito atual, no mundo que vivemos a aparência é tudo é se você não está de acordo com os padrões é a morte para algumas pessoas. Adorei os personagens e vejo que vou me emocionar com o livro.
    Amei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Vivi!!

    QUe show você ter lido em inglês, vou chegar nesse nível. Mesmo com todo os floreios não me impactei pela obra, não consegui me sentir curiosa em relação a estória. Entretanto não posso deixar de frisar que o tema é polêmico e importante, pois autoestima é algo complexo. Beijos e obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  18. Eu li Métrica e dei 4 estrelas, achei que faltou um pouco de emoção na narrativa da autora, depois li a continuação, Pausa, e me decepcionei BASTANTE, acho que foi 2 estrelas, mesmo assim não desisti das obras da autora, acho que esse lançamento seria uma bela chance de criar uma nova ''imagem'' de sua narrativa, a autora consegue nos tocar com suas palavras e nos fazer refletir com seus enredos, gostei da sinopse e da resenha do livro, tenho certeza que também irei adorar

    ResponderExcluir
  19. Oie!!!
    O que dizer deste livro? O que falar da autora? Nossa são arrebatadores!!!!
    Também resenhamos recentemente este livro e as opiniões podem divergir quanto a "realidade" do romance, mas nunca quanto a forma que a autora sempre as suas famosas "viradas" no enredo que fazem o nosso coração e cabeça ficarem às voltas com isso!
    Amei a dica e a oportunidade de rever essa estória!
    Bjinhos;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Viviane, não li nada da autora ainda, e nem conhecia este livro, talvez pelo fato dele não ter sido lançado no país ainda. A boa notícia para os fás é saber que a Record já vai lançá-lo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá.

    Eu já li alguns livros da autora e não posso deixar de dizer que ela tem uma escrita linda e muito poética. Eu já li algumas resenhas dessa obra e todos falam a mesma coisa: que a história carrega uma reflexão e é bem profundo tudo que acontece. Estou ansiosa para conferir a leitura e me apaixonei por essa capa maravilhosa. Fico feliz que vc tenha gostado da leitura.

    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Um livro que decididamente me pegou de surpresa enquanto eu lia a tua resenha!
    Confesso nunca ter visto nada parecido com isso a minha vida toda! Que protagonistas tão únicos esses, realmente algo a ser considerado para leitura! Ainda mais quando o homem é escritor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Oi Vivianne, tudo bem?
    Eu estou esperando chegar meu exemplar para ler aqui em casa, estou morta de curiosidade pois AMO os livros da autora. e esse parece ser um New Adult dos bons e com um enredo de emocionar. Amei!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir