RESENHA: O Coração da Esfinge - (Deuses do Egito #2)

19 setembro 2016


Título: O Coração da Esfinge - Deuses do Egito #2
Autora: Colleen Houck
Páginas: 300
Editora: Arqueiro
Nota: 4/5

Sinopse: Lily Young achou que viajar pelo mundo com um príncipe egípcio tinha sido sua maior aventura. Mas a grande jornada de sua vida ainda está para começar. Depois que Amon e Lily se separaram de maneira trágica, ele se transportou para o mundo dos mortos – aquilo que os mortais chamam de inferno. Atormentado pela perda de seu grande e único amor, ele prefere viver em agonia a recorrer à energia vital dela mais uma vez. Arrasada, Lily vai se refugiar na fazenda da avó. Mesmo em outra dimensão, ela ainda consegue sentir a dor de Amon, e nunca deixa de sonhar com o sofrimento infinito de seu amado. Isso porque, antes de partir, Amon deu uma coisa muito especial a ela: um amuleto que os conecta, mesmo em mundos opostos.Com a ajuda do deus da mumificação, Lily vai descobrir que deve usar esse objeto para libertar o príncipe egípcio e salvar seus reinos da escuridão e do caos. Resta saber se ela estará pronta para fazer o que for preciso.Nesta sequência de O Despertar do Príncipe, o lado mais sombrio e secreto da mitologia egípcia é explorado com um romance apaixonante, cenas de tirar o fôlego e reviravoltas assombrosas.

Preciso dizer que essa resenha vem carregada de um suspiro, pois eu estava tão ansiosa para ler esse livro, que virei a noite imersa em mitologia e conhecendo muitos personagens, que aliás foram incrivelmente bem explorados pela autora. Confiram a resenha do livro O Coração da Esfinge, segundo volume da trilogia Deuses do Egito da - diva - Colleen Houck. 

Após os acontecimentos de O Despertar do Príncipe (resenha aqui), Lilly se vê obrigada a voltar a sua rotina, terminando o seu último ano letivo e escolhendo uma universidade. Embora ela esteja mais triste e sem perspectivas de rever Amon, a jovem acaba se tornando mais decisiva e até mesmo começa a contradizer os seus pais controladores. Prova disso, foi Lilly dizer que só iria para a universidade que eles queriam, caso deixassem ela passar um final de semana na fazenda da sua avó.

Ao chegar na fazenda, a jovem percebe o quanto esta melancólica. E conversa muito com a avó, até mesmo fala um pouco sobre Amon, mas não sobre as circunstâncias em que se conheceram. Acontece que embora o egípcio esteja longe, Lilly não consegue deixar de sonhar com ele e até mesmo sentir sua presença. 


Uma certa noite no entanto, ela recebe uma visita inesperada. Anúbis aparece em seu quarto e diz precisar da ajudar dela para salvar Amon e todo o Egito. Lilly não reluta em ajudar, mas aos poucos ela descobre que essa missão é mais perigosa do que ela imagina. A começar por ela precisar se tornar  uma Esfinge, fazer algumas viagens pela terra dos mortos e ainda enfrentar inimigos aterrorizantes. 

“Minha alma havia acordado e eu não viraria as costas para o único ser responsável por encher meu mundo com objetivo e luz”.

Ao longo de sua jornada, Lilly também descobre que está com o coração de Amon. O que a torna muito atraente aos olhos dos outros deuses, causando muita confusão e deixando a jovem confusa, já que agora precisa lidar com toda essa atenção. Por falar em deuses, os mesmos também vão estar presentes na história e esta sem dúvida alguma, foi uma ótima faceta de autora, que nos apresentou versões fiéis e ao mesmo tempo muito interessantes de Ísis, Hórus, Amon-Rá, dentre outras figuras. 


Lilly continua sendo uma jovem determinada e muito corajosa, mas neste livro ela ganhou ainda um destaque maior, por ter de enfrentar desafios bem mais complicados do que no primeiro volume. A estória também ganhou personagens novos e todos foram bem explorados a sua forma. Os outros dois Filhos do Egito: Ahmose e Asten, também ganharam um papel mais significativo, o que me deixou muito satisfeita. 


O livro consegue nos prender do inicio ao fim, pois vemos Lilly realmente enfrentando desafios e também recebemos uma excelente explicação sobre vários elementos da mitologia egípcia, algo que enriqueceu muito a obra. O desfecho no entanto, foi satisfatório, mas deixou muitas coisas para serem resolvidas no próximo livro, o que me chateou um pouco. Mas ainda assim, impossível não se encantar com a escrita da Colleen, que permanece leve e instigante, além de todo o enredo que me surpreendeu muito. 

“Conhecer o verdadeiro nome da pessoa é controlá-la. Esse é o principal motivo para os nomes verdadeiros serem ocultos”.

A obra faz parte de uma trilogia e eu venho revelar a vocês que o nome do terceiro livro será: "A Coroa da Vingança", mas há boatos de que um conto sobre o Seth, será lançado antes, o que para mim seria um prato cheio, pois ao saber um pouco sobre a história dele neste, fiquei bem interessada em aprofundar um pouco mais. A capa do livro é maravilhosa, em um dourado muito condizente e digno de Amon-Rá. Como o primeiro volume, O Coração da Esfinge é um belíssimo trabalho da Editora Arqueiro e eu só digo não deixem de comprar logo o de vocês, mesmo quem não leu o primeiro, corre e compra os dois. Tem romance épico, aventuras, mitologia e desfecho muito impactante, impossível não se encantar.

Cá entre nós, às vezes Anúbis tem uma tendência ao exagero”. 

19 comentários:

  1. Se pensarmos em um livro que mistura mitologia com uma história, já temos um grande enredo né?? Aí se somarmos essa capa é só sucesso! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu acho essa capa muito bonita, assim como todos os livros da autora e sou suspeita em falar pois gosto muito de seu trabalho. Adorei poder ler seus comentários por aqui, especialmente por ter me identificado bastante com suas impressões. Li esse livro bem rápido e adorei.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, flor.
    Eu li uma resenha bastante negativa sobre esse segundo volume, que me deixou com o pé atrás. Mas percebo que, pela sua opinião, vale a pena conhecer a série e ter minha própria impressão sobre ela (rs). Eu gosto de elementos egípcios desde a série cinematográfica A Múmia, sabe? kkkk. Aventuras, mistérios, ação... Ah, com certeza o Egito reserva de tudo um pouco para quem sabe explorar seu potencial como cenário e mitologia. Eu pretendo ler a trilogia. Gostei de saber que a protagonista parece ter se desenvolvido mais nesse volume pelas circunstâncias que exigem mais dela.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Viviane,
    Estou muito curiosa em relação a essa série, mas vou esperar lançar todos para ler numa tacada só. Gostei muito de saber que a personagem é determinada e corajosa e fiquei contente por saber que ela esta com o coração de Amon, mesmo não conhecendo os personagens. Fiquei curiosa para conhecer esses novos personagens.
    Ah, sua resenha está incrível e triplicou minha curiosidade.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita da autora, mas estou louca para ler essa série.
    A mitologia egípcia me desperta muita curiosidade e quero muito saber mais sobre essas aventuras e confusões que Lily enfrenta por conter o coração de Amon. Fico feliz em saber que ela está mais decidida e até confronta os pais para conseguir o que quer.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá ♥
    Bom, eu já estou vendo esses livro rondando minhas redes sociais e só cercado de comentários maravilhosos. Nunca fui muito ligada a mitologia, mas confesso que bateu uma certa curiosidade em conhecer. Fiquei bem curiosa em relação a leitura quando você disse que o livro prende até o fim e eu amo livro que tem o dom de nos enlaçar. Fora que a capa e a premissa estão de arrasar !

    ResponderExcluir
  7. Oiee, tudo bem? Eu AMO as capas desses livros! E a capa desse segundo conseguiu superar a do primeiro, acho lindíssima! Que bom que gostou tanto dessa leitura. Eu estou fugindo de series, mas acho que abrirei uma exceção para essa, pois o enredo é bem curioso. Sua resenha ficou ótima! E as fotos também <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Não gosto tanto de mitologia, mas toda essa história sobre ela ter que salvar Amon e todo o Egito me deixou até bem interessada. Nunca li nada da autora, mas gostei de saber que ela tem uma escrita leve e boa. Quem sabe em outro momento eu confira alguma obra dela.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá amore,
    Parabéns pela resenha e pelas fotos lindíssimas. Não curti muito o livro não pra ser sincera, nao é um dos gêneros que eu goste de ler... quem sabe num outro momento!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Não conhecia o livro e achei muito bacana. A capa é linda e a história parece ser bem promissora.
    Guardei o nome aqui pra poder ler. Obrigada pela resenha show!
    Bjinhos!
    Kátia Caruso
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Eu ainda não li o primeiro livro da série e por esse motivo li sua resenha meio por cima com medo de ter spoilers. Eu sou apaixonada por mitologia e acho a egípcia ainda mais incrível é isso é o que me instiga embarcar nessa série. Pretendo fazer isso em breve.
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Oie!!
    Acabei de ler este livro!!!
    Confesso que triângulos amorosos me desanimam, o que falar deste sexteto que a autora criou? Rsrsrs
    Assim como você fico no aguardo da resolução que será dada, mas não me animo muito, pois até hoje não me conformo com o final dado ao Kishan (da outra série da autora).
    Agora sobre a mitologia...nossa eu amo esta parte! A autora consegue incluir na história de forma maravilhosa e muito envolvente! Amei saber do conto sobre o Deus Seth e o nome da continuação. Agora só nos resta esperar!
    Bjinhos;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Vivianne, eu ganhei o livro, mas como não li o livro 1 ainda, deixei ele um pouco de lado. ótimo saber que a autora mantém o alto nível do livro, fazendo o leitor refém do enredo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi Flor, tudo bem?

    Este livro já me chamou atenção inúmeras vezes, tanto nos sites quanto nas resenhas. Tenho muita vontade de ler esta série, mas também, um pouco de receio, pois não me adapto muito bem com mitologias.

    Gostei bastante da sua resenha e espero logo ter a coragem de encará-los!

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu li o primeiro livro e não gostei tanto, logo não fiquei animada quando vi esse volume e li uns comentários que me desanimaram mais ainda. Mas lendo sua resenha até que fiquei um pouco curiosa com toda essa nova jornada da protagonista, acredito que deve ser bacana acompanhar. Enfim, vou tentar ler algum dia, mas não tenho pressa, pois apesar dos bons comentários, eu não tenho tanta animação para essa história.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Eu não li o primeiro livro, mas depois que essa continuação foi lançada todos estão falando dessa série. Achei curioso a autora conseguir inserir bem a mitologia grega e também colocar novos personagens e conseguir explora-los.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu estou morrendo de vontade de ler esse livro por causa dessa temática de deuses do egito, então gostei muito de saber que nesse livro conhecemos mais deuses e que a protagonista teve um crescimento considerável. Mal posso esperar para começar a minha leitura.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  18. Amo livros sobre mitologia. Não, amo a mitologia em si. E histórias sobre ela me fascinam.
    Ainda não conhecia esse livro, mas estou totalmente curiosa sobre ele.
    Fique muito feliz em saber que as representações são fiéis.
    Me irrita quando o autor inventa coisas que sabemos que não é verdade.
    Mais um livro que preciso ler imediatamente.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Estou querendo muito ler essa série, tenho lido resenhas muito positivas a respeito. Eu gosto muito de mitologia, inclusive mitologia egípcia. Esse livro, e o anterior já estão na minha listinha, pretendo ter a oportunidade de iniciar a leitura em breve.

    Tatiana

    ResponderExcluir