RESENHA: Do Éden A Luxúria

11 outubro 2016


Título: Do Éden à Luxúria - O Círculo dos Imortais #1
Autora: Ananda V.
Páginas: 443
Editora: Arwen
Nota: 4/5

Sinopse: Um bar esquecido pelo tempo chamado Devil's Throat — o Gênesis da queda de Melissa Saccer, uma garota que tem sido atormentada por um pesadelo do qual não se recorda ao abrir os olhos. Há centelhas de memórias, passagens de um conto de Edgar Allan Poe, mas nada substancial que possa lhe ajudar. William, um forasteiro enigmático que se comporta como um cavalheiro inglês da época vitoriana. Quantos segredos ele esconde por trás da imensidão de seus olhos azuis? Nessa jornada sombria e solitária que Melissa enfrentará, nada é como parece ser. A verdade, a mentira, o mal e o bem tem múltiplas faces, pontos de vista conflitantes. Esteja preparado para se apaixonar, mas, acima de tudo, esteja preparado para a queda.

Desde do inicio do ano estava curiosa a respeito desse livro que além de ter uma capa deslumbrante, possui uma premissa instigadora, afinal que bela combinação a autora criou ao unir um bar, um poema de Edgar Allan Poe e  um forasteiro misterioso. Finalmente saciando a minha curiosidade, consegui adquirir o meu exemplar e por isso hoje venho trazer minhas impressões a respeito deste livro, só adianto que é impossível se desgrudar das páginas. 

Do Éden a Luxúria nos apresenta a protagonista Melissa Saccer, uma adolescente que vive em uma pensão e intercala o seu tempo entre sair com os dois melhores amigos (Daryl e Megan) e sobreviver ao ensino médio. De uns tempos para cá, no entanto, a jovem veio sentindo estranhas dores de cabeça, acordando assustada de pesadelos que ela não se lembra e ficando com insônia durante as noites. 

Um certo dia Melissa é convocada a visitar um bar com Megan e mesmo relutando em ir ao Devil's Throat, ela acaba cedendo e resolvendo que não há nada de mal em se divertir um pouco. Ao chegar no decadente local, ela percebe que o bar não é frequentado pela melhor clientela, prova disso é quando ela vê Megan conversando com o seu ex namorado Jason, um garoto que tratou sua amiga como lixo. Se sentindo traída por não ter sido comunicada que o rapaz estaria lá, Melissa tenta convencer Megan a ir embora, mas acaba desmaiando durante o processo.
Ao acordar ela se depara com um estranho par de olhos azuis, o dono deles se apresenta como William e este resolve leva-la para casa. Intrigada com a aparência tão exótica dele, Melissa não consegue deixar de ficar interessada e para sua surpresa, ela descobre que William é o seu vizinho, dormindo bem ao lado do seu quarto. Com o tempo os dois começam a interagir mais e o rapaz se apresenta como um verdadeiro cavalheiro, surpreendendo a jovem com todos os seus encantos. 


"Era apenas uma dúzia de adolescentes desajeitadas que tentava sobreviver ao ensino médio com alguma dignidade".

Embora seus encontros com William sejam inegavelmente apaixonantes, Melissa sempre sente uma sensação de receio quando esta perto dele. Aliado a isso, ela vem tendo estranhos desmaios e descobrindo possuir alguns dons sobrenaturais que estranhamente parecem sugar toda sua energia. Para piorar, sua relação com os amigos e o colégio vem tendo altos e baixos, o que deixa a vida da jovem ainda mais conturbada. Enquanto tenta ficar próxima as pessoas que ama, conhecer melhor William e controlar seus estranhos desmaios, Melissa descobre que seus problemas só acabaram de começar e que sua queda pode estar mais próxima do que ela imagina.

Com um enredo muito rico, Ananda V. criou uma história totalmente contagiante. O livro é recheado de mistérios, ao mesmo tempo em que a vida social da Melissa é discutida no caminho, deixando a trama muito instigante e nos fazendo ansiar por revelações. A autora ainda, deu uma ótima ambientação ao livro, pois a cidade de Blaine foi um ótimo cenário para a história. Os personagens também são muito bem construídos, Melissa é uma jovem conturbada, mas que se importa muito com as pessoas que ama, o único problema que me incomodou nela, foi o conformismo, o que as vezes me deixava com vontade de gritar e mandá-la lutar contra o seu destino. 

William é um excelente protagonista também, a autora soube narrar bem todo o cavalheirismo do rapaz e deixa-lo muito cativante, eu ficava até mesmo desanimada quando não havia muitas participações dele em alguns capítulos. Daryl e Megan, também possuem uma grande importância na história, o primeiro é o melhor amigo da Melissa, fiel e companheiro, ele realmente ganhou o meu coração. Já Megan, mesmo sendo uma personagem bem desenvolvida, me irritou a maior parte da história, ao tomar várias atitudes imaturas, mas ainda assim consegui me simpatizar com ela. Há várias outras figuras no livro, mas estas deixo para vocês descobrirem.


"Não era apenas o latejar constante em seu corpo inteiro, ou as ondas frias e quentes em sua barriga. Era a antecipação do sofrimento, a certeza de uma tragédia iminente".

O desfecho da obra é de torturar o coração, pois dá uma vontade imensa de correr e ler logo o próximo volume, o que felizmente já pode ser feito. "Do Silêncio a Condenação" foi lançado na Bienal SP este ano e já pode ser adquirido no site da Editora Arwen, que aliás caprichou muito no trabalho gráfico da obra, a capa está muito linda e condizente, a diagramação é outra maravilha. Merece destaque também, a escrita da autora  que fluiu muito bem, além do que, ela utiliza de uma técnica muito interessante, sempre iniciando os capítulos revelando-nos um trecho de algum acontecimento e só então, voltando algumas horas antes e explicando as motivações por trás do ocorrido. Sei que parece confuso, mas só lendo para entender o quanto isso dá um imenso destaque e enriquecimento na história. 

A recomendação fica para os fãs de fantasia e romances , embarquem nessa história que vai lhe prender do inicio ao fim. 

19 comentários:

  1. Eu quero muito ler esse livro e gostei de ver a sua resenha sobre ele. Acho a capa muito bonita e gostei de ver a capa do segundo volume também, eu ainda não tinha visto. Tenho quase certeza de que vou gostar da leitura.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Gostei bastante da sinopse e a sua resenha me deixou mais curiosa,ainda mais por gostar de fantasia.
    E essa capa? Lindíssima.
    Dica anotada.
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. As capas estao realmente bacanas. Quanto a historia,fiquei bem curiosa para saber qual e a intencao de Willian com a Melissa e o que seriam esses desmaios e dons da garota.Quanto a amiga dela,ja me irritou na cena do bar.Ha!Fiquei curiosa para conhecer o amigo dela.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Ai nem me fala, difícil gostar da amiga dela viu! Fico feliz que tenha se interessado.

      Abraços!

      Excluir
  4. Olá, cada dia mais ouço falar sobre livros nacionais maravilhosos de vários gêneros literários e estou feliz por ver nossa literatura crescer. Apesar do gênero fantasia não ser meu tipo de leitura favorita, a premissa e suas impressões aguçaram minha curiosidade em saber mais sobre essas dores de cabeça e desmaio da Melissa e conhecer esse William,que me pareceu encantador.A capa é linda e vou anotar a dica, espero ler logo, bjs e até mais.

    ResponderExcluir
  5. Oii Vivianne, tudo bem?
    Menina eu tenho tanta vontade de conhecer esse livro que você nem imagina, vontade de ler mesmo que me deixa louca, fico feliz que tenha gostado da obra e achei a edição um arraso, leria com toda certeza <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Depois que a Lena Valenti me obrigou a ler dez - não, você não leu errado, eu realmente escrevi DEZ - livros com cerca de 400 páginas cada um, para terminar a saga Vanir que eu tenho fugido de séries, sagas e afins, então trilogia no momento está fora.

    Sua resenha foi fantástica e deixou uma curiosidade no ar, uma vontade de conhecer a obra. Talvez depois que estiver completa e toda lançada eu me arrisque.

    bjss

    ResponderExcluir
  7. Eu leria o livro só pela capa, mas quando li que a protagonista é uma adolescente, cheguei a murchar. Não tenho paciência mais para livros sobrenaturais com adolescentes, ao meu ver já deu tudo o que tinha de dar. Fico feliz que tenha curtido a leitura, que o próximo volume surpreenda positivamente.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Achei a premissa da obra simplesmente fantástica e quero muito saber mais sobre Melissa e William! Ele realmente parece ser um personagem cativante e encantador!! Sem contar que é vizinho dela e ela nem sabia.
    Fiquei curiosa para saber as coisas sobrenaturais que começam a acontecer! Ainda bem que o segundo volume já foi lançado e queria saber se tem previsão de quando será o lançamento do terceiro?! rs

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Como gosto de fantasia e romances, será um titulo que vou anotar para conferir futuramente. Achei a trama bem interessante, e gostei da sua resenha sobre o livro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu gosto muito de fantasia e morro de vontade de ler essa trilogia, tenho a autora no facebook e ela é um amor. Infelizmente ainda não pude comprar, mas em breve terei todos hahaha
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Estou doida para ler esse livro, a capa é mesmo incrível!!!

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  12. Adorei a premissa da série e a forma como a autora resolveu desenvolver o enredo da personagem central da história, sou encantado por fantasia e irei ler a série com toda certeza.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Vivi! Tudo bem?

    Gostei da premissa e das capas... E me interessou também pelo fato de eu amar fantasia e romance. Só fiquei meio em dúvida se eles têm uma pegada meio sobrenatural..Pensem em vampiros ou anjos, talvez por conta das capas que lembram muito a série Fallen.

    Beijos

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  14. Olá, adorei o livro viu, mesmo não sendo muito ligado a esses negocios de poderes sobrenaturais eu achei que o livro trouxe algo que é clichê mas com um toque de algo novo, adorei esse jeitinho que a autora traz cada capitulo, parece deixar a história mais interessante, as capas me lembraram um pouco a série fallen

    ResponderExcluir
  15. Olá! Esse livro vai ser perfeito! Estou lendo alguns romances e junta essa obra com fantasia, vai ser incrível! Gostei da sua empolgação na resenha e já tem meu like, capas e premissa maravilhosas! Vai na lista de desejados.

    ResponderExcluir
  16. Menina, eu tenho uma agonia quando leio algo de que gosto muito e não há continuação publicada ainda. Que bom que, neste caso, a continuação já foi lançada, assim você pode matar a vontade. Eu, particularmente, não me senti atraída pela premissa da obra, embora tenha curtido muito a sua resenha, cheia de detalhes.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  17. Hello! Tudo bem?
    Não conhecia o livro Do Éden A Luxúria e achei bem interessante pelo que li na sinopse.
    Fiqueu curiosa para ver como o autor tratou a trama toda e saber que o desfecho da obra é de torturar o coração ja me deixou curiosa hahaha.
    Achei o titulo pertinente tb, bem legal tudo.
    Gostei muito do que falou do livro e sinto que vai ser uma leitura agradavel para mim tb.
    Amei a dica de leitura.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  18. Olá, Vivianne!
    Suas resenhas são a coisa mais linda do mundo! Muito obrigada por suas impressões, pelas fotos lindas e o apoio! <3

    Cordialmente, Ananda V.

    ResponderExcluir