RESENHA: A Noiva Fantasma

17 outubro 2016



Título da Obra: A Noiva Fantasma
Autora: Yangsze Choo
Páginas: 360
Editora: DarksideBooks
Nota: 4/5

Sinopse: Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma... 1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto. A Noiva Fantasma é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo. Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.



A Resenha de hoje se trata de um livro que me surpreendeu bastante, não só pelo incrível cenário descrito pela autora, como também pelo enredo que sabe tocar o leitor a sua forma, nos levando a ansiar pela história e refletir com as suas lições intricadas.

O livro conta a história da Li Lan, uma jovem que veio de uma família que possuiu uma boa fortuna por um tempo, mas que depois começou a declinar em virtude da morte da mãe dela, abalando o seu pai  de uma forma que o levou a perder a vontade e tato para os negócios. Sendo assim a jovem vive uma vida razoavelmente bem, com alguns empregados a disposição, mas ela sabe que o dinheiro do seu pai está acabando e sendo assim, o mesmo propõe a filha que se case com o herdeiro de uma família rica e muito bem influente. 


"A prática de arranjar casamento de uma pessoa morta era rara, e costumava ser feita para aplacar um espírito. Uma concubina falecida, que tenha gerado filho, pode ser oficialmente casada para elevar seu status de esposa. Ou dois amantes que tenham morrido de forma trágica podem se unir depois da morte. Disso eu sabia. Mas casar alguém vivo com um morto era um caso incomum e, de fato, horrível".

No entanto o que parecia ser uma solução, se torna um problema, pois o herdeiro Lin Tian Ching acaba falecendo e começa a atormentar sua mãe em seus sonhos, para se casar com a Li Lan. Acontece que ser uma noiva fantasma não é algo muito almejado pelas jovens, no entanto, o pai da Li Lan possui uma grande dívida com a família Ching e a proposta de casamento visa perdoar exatamente essa dívida.


Além disso, a Li Lan também conhece um outro rapaz que é primo do seu suposto noivo,  o  Tian Bai e a moça praticamente tem uma queda pelo jovem e queria se casar com ele. Como se não bastasse toda essa confusão, o Tian Ching começa a atormentar a jovem em seus sonhos, insistindo para que ela se case com ele a qualquer custo. E é exatamente no meio desses sonhos, que ela acaba saindo sem querer do seu próprio corpo, e se perdendo no mundo dos mortos.

Esse é um dos pontos fortes do livro pessoal, temos um grande vislumbre da cultura chinesa, do que eles acreditam que acontece além da morte, da queima de oferendas e de dinheiros de papel, para que as almas não fiquem desamparadas no outro mundo, além de uma citação de várias figuras míticas que são bem interessantes. 


"-Li Lan, minha querida, como você não sabe quem eu sou? Sou Lim Tian Ching! O herdeiro da família Lim. Vim cortejá-la.
O enjoo foi aumentando, até me deixar tonta.
-Você não está morto?"

Tentando se livrar de um casamento arranjado com um falecido e buscando solucionar um mistério, a protagonista embarca em cenários fantásticos, em jornadas que vão esclarecer a ela muitas coisas, além da busca pelo entendimento do seu passado e a criação de uma perspectiva para o seu futuro.


A obra também insere um romance diferenciado, onde os personagens se conectam de uma forma inesperada e juro que quando terminei de ler esse livro, eu tive um grande sorriso no rosto.  Para ler essa obra é necessário largar um pouco os conceitos atuais de lado, pois a protagonista se vê presa em diversos costumes da cultura chinesa e que por muitas vezes ao nosso ver pode ser bem machista, mas a história se passa em uma época totalmente remota e por isso tenham em mente que vocês vão se deparar com um enredo bem diferenciado.

"A ideia de abraçar um cadáver dificilmente contribui com o romance".
Eu gostei muito dos personagens dessa trama, a Li Lan é uma moça muito forte e que não desiste facilmente, além de ser muito corajosa diante do desconhecido. Outras figura forte é a Amah, uma mulher que criou a Li Lan desde pequena e que supre a falta de uma mãe, gostei muito da figura maternal que ela representou nessa trama. Ainda surge no meio da história uma figura incrivelmente interessante, o Er Lang, este vou deixar para vocês descobrirem por si próprios o papel dele na história, pois acredito que na interação dele e da Li Lan é onde reside toda a fantasia desse livro.


Este livro foi de fácil leitura para mim, a autora soube inserir muito bem a cultura chinesa em meio a uma história de aventura, de forma que o livro não se tornou nem um pouco enfadonho, pelo contrário, a história fluiu facilmente, o interesse pelo enredo permaneceu em todos os capítulos e desfecho dado foi muito satisfatório. A capa do livro é simplesmente linda e condizente com a história, a diagramação está impecável, a Darkside soube acertar em cada detalhe, incluindo algumas folhas ilustradas no final do livro para criarmos nosso próprio origami. Além disso, a fita de marcação de ceda acompanha o livro, junto com um belíssimo trabalho e um excelente material da capa e contra capa.

Recomendo essa história para os fãs de aventura e principalmente de romances, vocês vão encontrar uma história única e que vai lhe marcar por um bom tempo. 

30 comentários:

  1. Oi, tudo bom?

    Eu sou louca para ler esse livro, sou louca por essa capa maravilhosa! E a cada resenha que leio eu fico ainda mais curiosa! Amei sua resenha!

    Beijos:*
    treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse é um dos livros que mais estão me deixando curiosa. Além dessa capa ser linda, a trama é muito interessante e eu fico com uma enorme vontade de ler. Eu gostei muito de conferir a sua opinião e saber o quanto a leitura te agradou, tenho certeza de que ao ler eu também vou gostar muito, pois só escuto elogios e a premissa me agrada bastante.

    ResponderExcluir
  3. Nossa nunca li nada da Dark mas eu fiquei bem curiosa com a leitura, seriamente. Pegarei emprestado com meu amigo para ler já que ele tem. Kkkk
    Adorei mesmo, parabéns.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Desde que esse livro foi lançado eu tenho babado nele... já li algumas resenhas e acho que a sua foi a mais positiva que li, acho que nem todo mundo entendeu que certas coisas em certas épocas e culturas são diferentes. Mal vejo a hora de poder ler o meu.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Oiii Vivianne, tudo bem?
    Menina eu tenho tanta vontade de ler esse livro que você nem imagina, gosto de saber que tem um romancezinho e essa edição está um arraso mesmo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Uma das coisas que mais gosto na leitura é de conhecer as lendas e aspectos culturais de vários lugares, e foi isso que me fez desejar esse livro, adorei sua resenha me deixou ainda mais curiosa

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    O livro já está desde seu lançamento na minha lista de desejados.
    A capa é muito bonita e a premissa me deixa bastante curiosa pelo fato de relatar um costume que realmente acontece em alguns locais.
    Fico muito feliz em saber que Li é uma personagem forte e determinada, sem contar que muito corajosa e isso me dá ainda mais vontade de ler a obra.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Viviane, tudo bem? Vou confessar que não curto muito essa leitura ( terror) mas eu acho esse livro lindo. Já vi varias imagens em diversas resenhas e vu confessar, está lindo!
    http://www.facesemlivros.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, a cada resenha que leio desse livro fico mais louca para comprar, mas os livros da DS não são muito baratos, apesar das edições super valerem o valor, são lindos. Essa capa e a sinopse já tinha me atraido, espero poder ler em breve. Parabéns pela resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    DarkSide sempre arrasa nas edições! A vontade de ler aumenta em 50% hahaha
    Fiquei com muito mais vontade de ler depois da resenha! Parece ser um ótimo livro! Ainda mais com essa coisa de sair do corpo e tal, é bem interessante ler algo assim =D
    Ótima resenha! Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eu sempre via esse livro mas não imaginava que a história é tão legal assim? Legal conhecer um pouco mais sobre a cultura chinesa, com toda certeza lerei. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oii,
    Infelizmente esse gênero não me atrai muito... dessa vez vou deixar a dica passar
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?

    Li esse livro a bastante tempo, diferente de você, a leitura pra mim foi arrastada, difícil por ter sido lenta, demorei mais de um mês para conseguir finalizar ele. As vezes acho que li ele em um momento errado, não sei explicar, as vezes penso em reler pra ver... Mas é bom ver que você gostou, ainda penso em tentar uma segunda impressão de leitura, vamos ver.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Acho essa capa belíssima. A DarkSide sempre arrasa, né.
    A história em si tb é muito interessante e toda essa cultura e costumes chineses é o que mais me chama atenção. Deve ser muito bacana. Tb só vejo bons comentários sobre esse livro.
    Abraço
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  15. Oiii!!
    Eu já tinha lido uma resenha desse livro e eu gostei bastante.
    É uma história realmente bem diferente da nossa realidade atual, mas que acrescenta um conhecimento cultural sobre os chineses. Espero ler em breve, é uma história que me agradou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. eu tenho curiosidade de ler A noiva fantasma justamente pra conhecer mais sobre essa particularidade na cultura deles... acredito que o livro vai superar minhas expectativas.. heheh
    bjs,...

    ResponderExcluir
  17. Oie,

    Eu acho essa capa linda, e só por ela já leria, mas pelo que vi não e só uma capa bonita, a premissa é muito boa, com cultura chinesa e tudo mais, o que me interessou mais ainda. Já coloquei na listinha de próximas leituras.

    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  18. Esse livro está na minha lista há algum tempo! quanto mais eu leio sobre ele, mais quero ler... É uma premissa bem diferente e atraente. Da estética, ninguém nem fala né? ótima resenha! Vou adiantar essa leitura! Beijooos

    ResponderExcluir
  19. Oi Viviane! Tudo bem?
    Estou super ansiosa para ler esse livro. É a terceira resenha que vejo sobre ele e assim como vc, só elogios para esse livro. Amei sua resenha e fiquei mais curiosa ainda para conhecer esse enredo! Parabéns pela resenha! Bj

    ResponderExcluir
  20. Ai eu estou com muita vontade de ler esse livro, sério, apesar de nunca ter lido nada da editora, esse livro me despertou a curiosidade, e eu amei sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Ola eu acho essa capa linda, assim como a premissa do livro é muito interessante, gostei de saber que a protagonista é decidida o que mais ainda mais querer ler o livro, o tema envolve o leitor imagina ficar noiva de um fantasma. Esse é um dos livros que está em minha lista de leitura, ótima resenha.beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  22. Olá
    Eu tenho curiosidade para ler esse livro, mas ao mesmo tempo, tenho um certo receio porque olhando assim a história não faz muito o meu estilo :/
    A capa e a diagramação não temos o que falar, não é?

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Eu sou LOUCA pelos livros da Dark Side, confesso. E eu fiquei super intrigada com esse e com uma vontade enorme de entrar nessa história para descobrir cada detalhe.
    Amei a resenha e a capa desse livro é incrivelmente linda!

    Beijos,
    Vitória Abdalla
    Escritora por um Acaso

    ResponderExcluir
  24. Adorei a resenha! Já faz algum tempo que tô querendo esse livro. A temática, enredo e ambientação são muito interessantes. Pretendo adquiri-lo o quanto antes!

    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Eu amei muito essa leitura, adorei conhecer um pouco da cultura deles e a ambientação é muito incrível.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  26. Oie
    tenho bastante curiosidade pelo livro e como sempre, a edição está linda, muito legal sua resenha e o enredo me chama muito a atenção, só ouço elogios

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Tive vontade de colocar esse livro na minha lista de leitura essa semana e a sua resenha me convenceu. Eu gostei bastante do enredo e da edição da Dark, eles realmente sabem publicar um livro.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Hello! Tudo bem?

    Desde que vi a capa de A Noiva Fantasma, que eu tenho curiosidade sobre o livro.
    Nao sabia de algumas coisas q vc falou e achei bem interessante.
    Sem contar que a capa é linda demais, pretendo ler sim e agora mais do que nunca.

    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  29. Achei interessante essa parte de nós inserir na cultura chinesa e além disso achei a premissa super diferente, adorei!! Totalmente adicionei na minha lista esse livro e admito que adorei sua resenha, ficou maravilhosa!!

    ResponderExcluir
  30. Viviane, tudo bem?

    Tô de olho nesse livro faz tempo, tá aqui na estante aguardando a vez. Adoro quando a leitura nos transporta para tempos, culturas e costumes distintos, mesmo que me sinta resistente em entender e aceitar o que é narrado (por ir contra o que gosto ou acredito), acho essa troca sempre muito rica. E acaba sendo um exercício de empatia, não? Deixar nossas percepções de lado e se colocar no lugar do outro. Mesmo que esse outro seja apenas um personagem literário.

    Beijo e parabéns pela ótima resenha!

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir