RESENHA: A Garota No Trem

21 novembro 2016


Título: A Garota no Trem
Autora: Paula Hawkins
Páginas: 269
Editora: Record
Nota:  5/5

Sinopse: Todas as manhãs, Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas d’água, pontes e aconchegantes casas. Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes a quem chama de Jess e Jason , Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess na verdade Megan está desaparecida. Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos. Uma narrativa extremamente inteligente e repleta de reviravoltas, A garota No Trem é um thriller digno de Hitchcock a ser compulsivamente devorado.




Olá pessoal,

Hoje trago a vocês a resenha de um livro que a princípio não me chamou muito atenção, mas recentemente com o lançamento do trailer da adaptação cinematográfica minha curiosidade se tornou muito grande por essa história. Há um tempo eu tenho lido só fantasia e tenho sentido falta de um bom suspense e esse livro com certeza, se encaixa nessa última descrição. Só consigo dizer que: vai prender sua atenção do começo ao fim.

O livro conta a história da Rachel, uma mulher divorciada, que não aceita muito bem a separação, principalmente porque foi traída pelo marido e desde então ela tem se afogado em bebidas e auto piedade. A Rachel faz uma viagem de ida e volta todos os dias em um trem que passa por Ashbury e Londres, local onde ela mora e local onde trabalha (necessariamente nessa ordem). Acontece que durante essa viagem que dura cerca de uma hora, ela sempre costuma observar a paisagem que não passa de algumas caixas d’águas e depósitos abandonados e por fim, um bairro com casas germinadas que sempre chama muito a atenção dela, pois sua casa antes de se divorciar era ali.


Não só o fato de ter vivido naquele lugar faz a Rachel ter uma certa obsessão por observar essa paisagem, como também um casal que vive em uma das casas próximas a linha do trem, que ela costuma observar e até mesmo criou nomes fictícios para eles em sua cabeça: Jess e Jason. Para Rachel, eles são a sincronia de um casal perfeito e ela fica em diversas vezes imaginando a vida dos dois naquela casa e até mesmo lembrando de fatos da sua vida antes da separação.

“Viver assim, como vivo hoje, é mais difícil no verão, quando o dia é mais longo e o abrigo da escuridão da noite é curto, quando há tanta gente na rua, a felicidade estampada no rosto. Isso é tão cansativo, e deixa a gente se sentindo mal por não fazer parte daquilo”.

Jess e Jason na verdade, são Megan e Scott, um casal não tão perfeito como a Rachel acha. Na verdade a Megan é uma pessoa extremamente complicada, que teve uma juventude conturbada após a perda do irmão e que desde então possui sérios problemas psicológicos, dentre eles, ela tem um certo desejo incessante de ser desejada por alguém, mais precisamente ela quase sempre trai o marido, mesmo acreditando ama-lo, é mais como uma fuga psicológica. E o Scott é um homem super desconfiado, controlador, que já foi traído pela esposa antes, então vive na paranoia de que pode acontecer isso de novo.


Próximos de Megan e Scott, também vive o Tom e a Anna, o primeiro é o ex marido da Rachel, o qual ela ainda mantém uma certa obsessão. E a Anna é a pessoa com a qual o Tom traiu a Rachel, ela é uma mulher extremamente otimista, ambiciosa, mas que ao mesmo tempo deseja muito ser amada e zela muito pela relação que construiu com o Tom e pela filha que teve com ele.

Nunca entendi como as pessoas podem negligenciar com tanta frieza os danos que causam ao seguir o que manda o coração”.

Bom, como eu disse a Rachel é alcoólatra e esse é um dos motivos pelos quais a vida dela desandou, ela perdeu o emprego, vive de favor na casa de uma amiga e vive sentindo pena de si mesma, relembrando momentos vividos com o marido e sentindo culpada por diversas brigas que eles tiveram, onde quase sempre ela não lembrava do que dizia, mas quando o Tom contava para ela o ocorrido, eram sempre coisas bem ruins.

Tudo muda, no entanto, quando em uma de suas viagens no trem a Rachel acaba vendo de longe, a Jess (Megan) com um sujeito que não é o Jason (Scott) tendo atitudes de carinho, beijos apaixonados e tudo mais. É nesse momento que a vida da Rachel parece que cai em um choque de realidade, pois ela sempre idolatrou o casal, achando que eles viviam uma vida perfeita e isso acaba mexendo muito com a personagem, que percebe que ela não é a única que foi traída, que as aparências na maioria das vezes enganam.


Desolada com a situação, a Rachel resolve no trajeto de volta encher a cara e tentar esquecer um pouco a angústia que ela sente. E bom, na manhã seguinte, ela acorda nua em casa, com as roupas no canto da sala, ela tem também um hematoma na cabeça e nos braços e pernas. E o pior, ela não se lembra de nada do que aconteceu. Quando ela resolve ligar a TV e tentar ver o que está acontecendo, ela vê uma notícia que diz que a Jess, que na verdade é Megan, desapareceu na madrugada anterior e que as buscas estão sendo feitas para ver se encontram a jovem. E nesse momento crucial do livro é que todo o suspense surge. O que aconteceu com a Megan? A Rachel fica paranoica, porque um dia antes viu a desaparecida com um amante. E bom ela não sabe se deve procurar a polícia, pois estranhamente ela também não lembra de nada do que aconteceu naquela noite.

“Perdi o controle sobre tudo, até sobre os lugares dentro da minha cabeça”.

Eu preciso dizer que esse foi um livro que me marcou muito. Os personagens são muito bem construídos, tão humanos, tão suscetíveis a erros, que nós acabamos nos deparando com uma história muito bem elaborada, que toca o leitor em diversos pontos e nos fazem refletir sobre nossas próprias falhas.A narrativa é intercalada entre a Rachel, a Megan e a Anna. E eu acho que isso é um dos pontos fortes do livro, porque você não consegue ficar do lado de ninguém, todas elas parecem buscar um objetivo: ser feliz. Mas tudo parece tão complicado, as escolhas que elas tomam. Os pensamentos que rondam a mente delas. É realmente um livro muito bem escrito e eu gostei muito do ponto de vista de todas as personagens, exclusivamente da Rachel, que sustenta a trama de uma forma muito intensa, eu senti as emoções que circundavam a mente dela.

“Não, é porque acho que já faço parte desse mistério, que estou conectada a ele. Não sou mais só uma garota no trem, indo e vindo sem motivo ou propósito”.

E bom, o final é surpreendente pessoal. Me chocou bastante, porque eu não sabia exatamente o que esperar de cada um dos personagens, mas gostei muito do desfecho do livro. A leitura fluiu de uma forma muito tranquila, a escrita da autora é leve e ela consegue manter o suspense ao longo das páginas. Eu li esse livro na versão e-book, pois não iria aguentar a ansiedade de comprar  o livro físico (mas pretendo fazer isso agora) e por isso a diagramação é simples, não vi nenhum erro ortográfico. A capa não me chamou tanto a atenção, mas é bem condizente com a história sabe? Carrega um certo suspense e nos parece transmitir uma energia mais pesada.

Recomendo esse livro para todas as pessoas, sem nenhuma exceção. É uma leitura interessante, faz você refletir, te deixa em dúvida e te surpreende muito. Esta é realmente uma história espetacular.O filme já foi lançado e em breve traremos o review por aqui. 

Fotos: Google Imagens

25 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito, especialmente por ter me identificado bastante com sua opinião. Eu amei essa história e estou ansiosa para poder conferir o filme, pretendo fazer isso essa semana mesmo, assim espero rs. Essa trama me marcou muito também, especialmente porque consegui me surpreender bastante. A capa pode mesmo não chamar muito a atenção, mas é super condizente com a história.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi Viviane,

    Comprei esse livro quando saiu o primeiro trailer e a ideia era ler antes da estreia do filme.
    Não conseguir, mas estou muito animada pela leitura. Primeiro por ser tão bem comentado e segundo porque quando li Garota Exemplar fiquei viciada nesse gênero.
    Vou tentar ler ainda esse ano. Porque me disseram que no trailer mostra uma cena do fim do filme e eu estou me morrendo de curiosidade e suas considerações me deixaram mais ainda. rsrsrs

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostei muito da resenha, no entanto ainda não consigo gostar do livro.
    Quando vi a capa, me apaixonei, só que quanto mais leio resenhas, mais entristeço queria tanto que fosse uma história deferente.
    JP

    ResponderExcluir
  4. Olá! Adoro suspenses e, esse livro definitivamente chamou minha atenção. Só de ler sua resenha fiquei extremamente intrigada para ler a obra e entender os personagens,as cenas... Adorei! Ótimas resenha, você explicou muito bem tudo, a relação dos personagens e tudo mais. Beijos. Obrigada pela indicação.

    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Vivi,
    Adorei a Resenha!
    Também acabei de ler o livro e vou fazer a resenha no blog em breve. Morri de dó da Rachel o tempo todo, coitada! Não queria ter a vida dela! =/
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu já conhecia o livro e quero mesmo muito ler!! :) ahah E o filme hei de ver também!! Enfim, adorei ler a resenha!! :)

    Adoro quando os livros nos fazem refletir e, acima de tudo, nos surpreendem... Que terá acontecido nesse final de tao chocante!!??! :) hehe

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, é sempre bom quando um livro nos surpreende, principalmente quando adiamos tanto a nossa leitura né?

    Eu não tenho interesse de ler esse livro, mas pretendo ver o filme. Espero que goste.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho muita vontade de ler esse livro mas acho muito interessante como cada um tem a sua visão sobre a mesma história. Já vi muita gente falando que o livro não é bom ou que a história não convence, como também já vi muita gente elogiando assim como você. Eu quero ler para tirar minhas próprias conclusões mas acho que vou entrar para o time dos que gostam pois a premissa já me deixa completamente curiosa.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Eu ouço tantos elogios a esse livro que é impossível não sentir vontade de o ler também, ainda mais depois que vi o trailer do filme e fiquei ainda mais curiosa pra conhecer a história e saber qual foi esse desfecho surpreendente que você tanto te chocou. Pela sua descrição a trama parece ser muito bem elaborada e com personagens excelentes que roubam a cena. Tentarei lê-lo antes de assistir o filme, pra não desanimar por já saber os acontecimentos.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  10. Olá Viviane,
    Estou louca para ler esse livro e expressar minha opinião, pois vejo pessoas que odiaram e pessoas que amaram. A protagonista parece desolada e gosto disso, pois não deve ser fácil estar na sua situação, acho que me desolaria. Agora, ela ter visto a troca de carinho entre a Jess e um sujeito que não é Jason não é uma informação importante para o livro? Pergunto porque todas as resenhas que li omitiram essa parte.
    Enfim, sua resenha aumentou minha curiosidade e espero gostar da leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Tenho muita vontade de ler o livro e sua resenha me encheu de expectativas. Fiquei bem curiosa para saber o que aconteceu com Megan e a personalidade Rachel também me deixou bastante intrigada. Espero ler e gostar também!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Assim como você, não havia ficado muito animada quando vi o livro, mas depois de conferir o trailer da adaptação cinematográfica fiquei bem curiosa.
    Ainda não consegui ler e só irei assistir depois de fazê-lo.
    Adorei saber suas impressões e saber que o final foi surpreendente me deixa louca para fazer a leitura.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Sinceramente gostei. Quando você disse que era suspense fiquei receosa, trhillers não são minha praia mas achei bem interessante a colocação das três mulheres e sua busca por felicidade. Mas fiquei muito curiosa, e querendo saber como se desenrolará essa história. o que aconteceu naquela noite? Terei que ler, qualquer hora dessas... bj bj obrigada!
    16:25
    ♥♥♥ Amantes de Jane Austen ♥♥♥ | Amantes de Jane Austen no FB

    ResponderExcluir
  14. Oi!

    Apesar de não ter lido o livro, eu vi ao filme e gostei bastante. Acho que a narrativa deve ser mais lenta, justamente para não entregar tudo sabe? To bem curiosa para ler e depois da sua resenha fiquei mais ainda. Esperando um promo boa para comprar! E é bem isso, essa história é de humanos, tão frágeis e suscetíveis a erros.

    beijos e parabéns pela resenha!
    :)

    ResponderExcluir
  15. Eu conhecia o livro, mas é a primeira vez que realmente paro para ler uma resenha. Que loucura está Obsessão da Raquel, e devo dizer que para mim ela tem algo a ver com o sumiço de Megan, mas isso só eu lendo para saber, né?
    Bus

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu comprei esse livro recentemente por conta da febre do filme mas aunsa não li mas como adoro uma boa trama que envolva suspense estou louca para embarcar nessa história e descobrir o que aconteceu com Megam. E fiquei ainda mais curiosa com esse final que te surpreendeu tanto. Espero ler em breve...
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi, Vivi

    Eu também adorei esse livro. Os personagens realmente são muito bem construídos e humanos, ninguém é super idealizado. Eu também fiquei chocada com o final, pois por mais que já tivesse suspeitado achei o modo como aconteceu muito interessante!! Foi uma das minhas melhores leituras do ano passado, pena que o filme deixou um pouquinho a desejar, na minha opinião, claro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá =) Que bom que foi um livro que te marcou. Personagens bem construídos faz toda diferença. O livro realmente apresenta ser intenso. Anotei a dica. Beijos'

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bom?
    Gosto muito de suspenses assim, principalmente com essa abordagem de que as coisas não são o que parecem. Fiquei bem curiosa para saber o que aconteceu com Megan e com todo o suspense que envolve o livro. Pela maneira que você falou do livro, o mesmo realmente parece ser muito envolvente, então, sugestão anotada!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  20. Oi, Tudo bem?
    Já tem muito tempo que estou louca para ler esse livro. Tive a mesma sensação que você. No inicio o livro não me chamou muito a atenção, mas com o lançamento do filme e com o trailer acabei repensando sobre minha opinião.
    Estou super animada para ler, pois simplesmente AMO suspense e a sua resenha só me fez querer ainda mais ler esse livro e conhecer a história de Rachel.

    Beijos.

    www.salaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oieee, tudo bem??? Mulher,assim que lançou comprei o livro e até hoje não li. Já vi até o filme, que por sinal achei o maáximo e o livro nada ainda kkkkkkkkk pelo que pude ver e acompanhar aqui, o filme é bem fiel ao livro e só teve umas pequenas alterações então, como eu ameiii o filme, tenho certeza de que vou amar o livro mais ainda <3 Bjosssss


    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Vivianne,
    estou a algum tempo querendo ler esse livro, e acabei esquecendo de comprá-lo na Black Friday, pois tenho lido muitos romances e acabei focando neles.
    Sinto falta de um bom suspense, e pela sua resenha esse é o livro que estou procurando. Espero que o final seja mesmo surpreendente pq já imagino quem matou a Megan kkkkk

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  23. Oie
    Tudo bem?
    Eu estou com esse livro na wish list já tem um tempinho assim como voce depois de ver o trailer do filme a vontade só aumentou. Só vou ver o filme depois de ler o livro sua resenha me deixou curiosa eu acho que é uma cooisa, mas tenho certeza que não é kkkkkk.
    Enfim obg pela resenha espero gostar também.
    BJU
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  24. Olá! Eu estava super ultra interessada nesse livro, principalmente depois de amar Garota Exemplar. Só que eu li umas duas resenhas negativas e fiquei com o pé atrás.
    Não desisti da leitura, mas a empolgação passou.
    Gostei da sua resenha, parabéns!
    Abs ^^

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Já ouvi falarem tanto desse livro que minha vontade de ler vem aumentando só, sua resenha me animou muito, ainda mais que o livro tem essa carga de suspense. Fiquei bem curiosa para conhecer mais dos personagens e da trama, estou precisando de um livro que traga essas propostas no momento e acredito que ele seria uma boa pedida. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir