RESENHA: A Sombra do Passado

10 novembro 2016


Título: A Sombra do Passado - Noites em Florença #2
Autor (a): Sylvain Reynard
Páginas: 304
Editora: Arqueiro
Nota: 5/5

Sinopse: Nesta sequência de A transformação de Raven, Sylvain Reynard combina suspense e sensualidade em uma das cidades mais belas do mundo, levando o leitor para um universo de fantasia e romance habitado por criaturas centenárias e poderosas. A jovem e doce Raven Wood está em Florença trabalhando na restauração de O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli. Certa noite, ao tentar evitar que um sem-teto seja agredido, ela mesma fica em perigo, mas é salva a tempo pelo belo e poderoso William York. Depois desse encontro, eles se envolvem numa improvável e avassaladora paixão. O príncipe vampiro jura seu amor por Raven e promete se vingar de todos os que um dia a feriram. Contudo, ela prefere não ceder à violência e, para surpresa de William, busca nele algum traço de humanidade sob a aparente frieza – alguma bondade que lhe permita entregar-se a ele sem receios. Mas um perigo terrível pode pôr fim à felicidade do casal. Uma sombra se espalha por Florença, colocando em risco a paz que há séculos existe entre seres humanos e sobrenaturais. Enquanto tenta proteger Raven, o príncipe precisa descobrir quem o traiu e evitar uma guerra entre poderes há muito adormecidos.

Depois de uma longa espera, a sequência de A Transformação de Raven finalmente chegou ao Brasil e preciso adiantar que valeu cada segundo de ansiedade. A obra consegue dar uma excelente continuidade ao enredo construído por Sylvain Reynard, com destaque para uma guerra épica prestes a estourar e muito amor envolvido entre Raven e William. 

No primeiro volume, Raven descobriu que William era um vampiro e que poderia ser sempre bonita e elegante, sem mancar com a sua perna lesionada para sempre, caso aceitasse também se tornar uma vampira ou se alimentar de sangue de vampiro. Ela no entanto, acabou resolvendo ser quem ela é e somente queria o amor de William em troca, o vampiro mesmo relutante em amar novamente - já teve uma decepção amorosa - acabou cedendo e é a partir daí que A Sombra do Passado se inicia.


Na história William e Raven estão indo muito bem, até que no aniversário da jovem o vampiro resolve presenteá-la com o seu padrasto abusivo preso em um calabouço, dando oportunidade a jovem de se vingar do homem responsável pela sua lesão na perna. Raven no entanto, acaba não reagindo muito bem e entra em estado de choque, fazendo William usar compulsão na mente dela para que a mesma não enlouquecesse. 

"Não sou um bom homem. Nem humano eu sou. Mas amo você, e meu certamente é eterno".

Além da tensão no romance dos dois, William também tem um problema bem maior para se preocupar. Os traidores em seu principado ainda existem e ele não consegue imaginar quem são. E para piorar, a Cúria - membros da Igreja que caçam seres sobrenaturais - está de olho em Florença, devido aos últimos assassinatos ocorridos no local. E William sabe que um confronto direto com o grupo, acabaria resultando em muitas mortes e o fim do seu principado, já que a Cúria é muito mais forte e nenhum dos reinados vizinhos vão se dispor a ajudar.


Após um acontecimento, Raven acaba ficando na mira de um dos membros da Cúria, que espera que ela vá para Roma e se mantenha segura. Além disso, um investigador da Interpol não desiste de investigar as obras perdidas do professor Gabriel, e pensa que Raven e William estão justamente envolvidos nesse roubo. Em meio a uma iminente guerra, William terá que proteger aquilo que mais ama e também fazer uma das escolhas mais difíceis da sua vida. Enquanto Raven precisará manter sua lealdade a William em um dos momentos de maiores tensão da vida do Príncipe. 

"Algumas dores são tão grandes que não podem ser sentidas".

O livro segue um ritmo muito bom, até um pouco melhor que o primeiro pois ficamos ansiosos pelas intrigas que ocorrem em Florença, além de torcer pelo casal que realmente evoluí muito nessa história. O desfecho é um dos pontos altos da história, temos um grande acontecimento no final e uma revelação muito interessante, que abre um ótimo gancho para o próximo volume. Raven nesta segunda obra, amadureceu um bocado e gostei de ver ela sendo mais complacente com o William. Já o nosso vampiro, perdeu um pouco seu ar perigoso, se tornando um homem mais justo e apaixonado, se isso é bom ou ruim depende do ponto de vista de cada um.


O livro é um excelente trabalho da Editora Arqueiro, que caprichou bastante na capa e a diagramação mais simples - padrão da editora - ficou excelente e não encontrei erros na minha edição. Não se sabe ao certo se a obra é uma trilogia ou uma possível série, ainda assim estou ansiosa pela próxima história e espero que não demore tanto quanto este para ser lançado, já que aprecio muito as obras de Sylvain Reynard. A recomendação fica para os fãs de vampiros de plantão, ou para aqueles que já leram as obras do autor (a) e se interessaram por essa história. O livro é um prato cheio de romance e seres sobrenaturais, sem ser tão clichê quanto os demais livros que vemos por aí.

"Inferno é conhecer o seu destino e saber que não há nada a fazer".

31 comentários:

  1. Menina, ate comentei isso no meu blog: não sou fã de livros de vampiros, mas não consigo parar de ler essa série! O próximo livro - The Roman - será lançado lá fora em dezembro (pelo que entendi, será o desfecho da série). É a gente torcer pra chegar rapidinho aqui 😊

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Amei sua resenha, mas não são os livros que me chamam muito minha atenção.
    Beijocas.


    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Achei suas fotos bem legais. A resenha ficou muito boa também, porém a temática não me atraiu, curto histórias com vampiros, mas com pegada dark, gore..nada de romances! Dessa vez eu passo!
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. oie Vivianne!
    Adorei a resenha, as fotos, e o livro hehe
    Eu andava meio cansada de vampiros, mas essa série renovou meu gosto em ler esse estilo.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Adorei sua resenha, adoro os vampiros e sua sociedade complexa, o livro parece ter um clima bem sombrio e perigoso, mas ainda tenho um certo receio por que li criticas muito duras quanto ao primeiro livro da série.

    ResponderExcluir
  6. Oi. Adorei a resenha! Só li até agora a trilogia O inferno de Gabriel dessa autora. Vá ouvi falarem desses livros, mas até agora nunca me interessei muito por eles. Talvez eu leia, só não sei quando vai ser isso.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Vivianne, parabéns pela resenha. Não conhecia a trilogia e dificilmente leria elas, pois não curto livros que envolvem vampiros e romance.

    ResponderExcluir
  8. Minha linda, como vai?
    Infelizmente dessa vez irei pular, o livro em si não despertou meu interesse principalmente por ter continuações, isso me estressam porque nunca consigo comprar os outros livros, mas achei as suas fotos lindas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. A escrita do autor não me capturou. Na verdade eu detestei os livros que li dele. Mas não sabia que o terceiro volume dessa série tinha saído. Parabéns pela resenha. Mas deixarei passar a dica.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Vivi, tudo bem? Achei a sua resenha maravilhosa e empolgante, infelizmente a leitura não me pegou. Vou deixar passar a dica, mas obrigada. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie, Vivianne!
    Como assim, uma saga sobre vampiros que eu não conheço??! Já fiquei empolgada com a sua resenha,pois me apaixonei pela literatura por meio das Cronicas Vampirescas da Anne Rice. Pena que ainda não lançaram todos os livros, mas vou providenciar o primeiro.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  12. Olha, essas capas estão beeeem legais. Mas confesso que deixo a dica passar por conta da temática do livro, que já não me atrai mais, rs. Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  13. Oi, Viviane
    Apesar do elogios e de você ter gostado bastante do final, eu confesso que não leria.
    Eu não sou a maior fã de história que tenham vampiros, até arrisco alguns filmes, mas livro mesmo, não curto.
    Mas é uma ótima dica para quem gosta.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    u recebi o livro, mas ainda não comecei a leitura.
    Mesmo com alguns detalhes do primeiro volume que eu não gostei, achei a trama muito boa. Quero ler esse segundo.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Vivianne, não sei se foi por que não conhecia o primeiro livro que não consegui sentir empatia por esse, ou se foi pelo fato de os protagonistas serem vampiros. Dessa vez vou deixar passar a dica! Beijos

    ResponderExcluir
  16. pra ser franca contigo, quando o livro se trata de romance entre vampiro e humanos já fico desmotivada a ler... não gosto de vampiros que se apaixonam ou tem envolvimento amoroso, sei la... prefiro os mais clássicos, mas pra quem curte histórias assim, certamente o livro vai agradar...

    ResponderExcluir
  17. Esperei tanto por essa continuação que mal vejo a hora de começar a ler o meu... rs... ele já está comigo, o plano era fazer uma super leitura no feriado, mas infelizmente estou trabalhando, então acabei dando uma desanimada, maas... espero começar hoje essa continuação incrível ♥

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  18. Olá.
    Eu tenho q falar que não pude ler a sua resenha, por medo de spoiler, pois ainda não li o primeiro livro e quero ler ele em breve. Mas eu posso dizer que estou muito feliz com a chegada deste livro, pois agora eu posso começar a serie sem ter que esperar pela continuação.
    Bjssss
    http://blogdosjovensleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá Vivianne tudo bem, acredita que é a primeira vez que leio resenha desse livro, e fico sabendo que é sobre vampiros, eu gosto de ler livros com esses personagens, na verdade adoro para variar entre uma leitura e outra. Fiquei com vontade de ler, ainda mais que a continuação te convenceu. Bjkas

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Esses são livros que eu não tenho a menor vontade de ler, me parecem grandes clichês do atual e famoso new adult. Sem falar que não curto muito o gênero.

    Beijos
    http://www.mundoinvertido.com/

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bem? Gostei da resenha!! Eu gosto de livros sobrenaturais e acho que iria apreciar essas leituras. Parecem ser muito bons e envolventes. Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá.

    Olha, não sabia que esse livro ara tão bom assim. Fiquei com uma super vontade de ler, apesar de não gostar de tramas envolvendo vampiros e tal. Fico feliz q vc tenha gostado da obra e que mesmo com a demora com o lançamento valeu a pena toda expectativa. Espero conferir o livro em breve.

    Beijos!
    Respire Literatura

    ResponderExcluir
  23. Olá Vivi.
    Saudades.
    Nunca li nada da autora, nunca tinha me interessado pelos livros da série, pois não sabia ao certo do que tratava, não esperava que envolvia vampiros e tal.
    Que bom que esse livro é melhor que o segundo. Espero que melhore ainda mais. ótima resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Ola, tudo bem?
    Não conhecia este livro é também não li o primeiro, mas achei bem crepúsculo este livro com uma mistura de TVD. Não me interessei muito por este livro.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  25. Vivianne, tudo bem?

    Sua resenha está ótima! Quase, quaaase fiquei com vontade de ler o livro. Mas eu não gosto da escrita desse autor, acho muito maçante, cansativa ao extremo. Abandonei a trilogia do Inferno de Gabriel por conta disso, acabei ficando traumatizada. Acho que por isso não vejo as outras obras dele com bons olhos rs

    Beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  26. Olá!! Adorei sua resenha e a estória!! Quem lê os títulos e as capas não imagina que trata-se de um romance sobrenatural! Com certeza entrará p/ a minha wish list !! Obrigada pela dica!! bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  27. Olá,

    Esses livros forma feitos para mim! Hahaha, sou apaixonada por histórias de vampiros e já li outros livros do autor, confesso que não sabia bem o que esperar dessa série, mas depois de ler resenhas sobre, fiquei bem curiosa e empolgada para fazer a leitura. Como ainda não tenho os livros, possa ser que demore um pouco, mas já anotei a dica.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Ah, vampiros, amo! Preciso terminar a série da Marcia Rubim antes de começar qualquer outra, inclusive. Quero muito ler algo desse autor e acho que encontrei por onde começar. Beijos!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  29. Oi Vivianne, sua linda, tudo bem?
    Que linda a escolha dela em continuar sendo quem ela é, negando a transformação. E que lindo mesmo com a natureza dele, ele ficar ao lado dela, e até por causa dela, se tornar alguém melhor. Me apaixonei por eles, que no momento mais critico da história foram leais um ao outro e ao amor que um sentia pelo outro. Estou louca para ler esse livro!!! Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Meu Deus, eu sou apaixonada por livros de vampiros hahaha Ainda não conheço a escrita do autor mas fiquei bem interessada nessa série, que parece ser bem legal e nos prende até o último minuto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Oii, tudo bem?
    Ainda não li nenhum livro dessa autora, mas ouço muita gente falando muito bem. Eu gostei bastante da premissa dele na resenha e se eu tiver a oportunidade certamente lerei.
    Amei o post, parabéns pelo blog maravilhoso.
    Abraços Mary do blog Leituras da Mary

    ResponderExcluir