RESENHA: Submersão

01 novembro 2016


Título: Submersão - O Lago Negro #2
Autora: Juliana Daglio
Páginas: 360
Editora: Arwen
Nota: 5/5
Sinopse: Para Verônica Cattani os monstros que tanto tememos e desconhecemos não vivem embaixo da cama, ou atrás dos armários, muito menos em filmes de Terror – eles vivem dentro de sua própria mente. Depois de se mudar pra Lagoana e descobrir que sua memória esconde enigmas ainda mais profundos, ela se vê frente a frente com pessoas que nem imaginava fazerem parte de seu passado. Em seus textos, estão todas respostas e a família Caprini parece temer tantos seus significados quanto ela os teme.  Liam não tem mais segredos. O garoto da capa vermelha saiu de seus sonhos, retornou para seu presente, e enfrenta os Caprini com costas eretas e um cinismo único. Ele é a única coisa que a impede de mergulhar agora. Seu pedaço de sanidade numa mente caótica. Porém o Anjo de Asas Douradas está prestes a se revelar, trazendo em seu poder algo que será difícil recusar: a oportunidade de saber o que existe nas profundezas

Olá Pessoal,

Finalmente consegui ler a continuação de O Lago Negro, livro que me marcou tanto esse ano, que não consegui resistir e comprei Submersão na primeira oportunidade que tive. Já adianto que o segundo volume, é tão bom quanto o primeiro e de certa forma até um pouco cruel, já que a Juliana Daglio  me deixou ansiosa pelo desfecho desse mistério e confesso que formei várias teorias em minha mente e agora é aguardar o terceiro livro que promete nos impactar também. 

No primeiro volume da trilogia, Verônica tinha acabado de se mudar para Lagoana, havia conseguido um emprego de babá com a família Caprini e também se envolveu com um mistério relacionado as próprias lembranças da infância dela, que de alguma forma tinha sido suprimidas. Ela também conheceu Liam, um bad boy que começou ajuda-la na investigação, já que o pai dele era um dos melhores amigos do pai da Verônica e também por um interesse pessoal do próprio rapaz na jovem. Presa nessa teia de mistérios, Verônica descobriu também que o livro que ela escreve, está relacionado com tudo o que ela sabe e foi de certa forma 'reprimido' em sua mente. 


E é exatamente a partir desse ponto que Submersão começa, Verônica sabe que tem as informações que precisa para desmascarar os Caprini, mas ter acesso a suas memórias parecem ser mais complicado do que ela esperava. Todas as respostas, estranhamente parecem estar conectadas a uma maleta, esta por sua vez está com a mãe da V, que acaba sendo sequestrada pelos Caprini.


"Não acredito acreditar em futuros premeditados para finalidades formidáveis".

Com a ajuda de Liam, V consegue salvar a mãe e também a família de Vicent, mas muitas coisas ainda precisam ser esclarecidas, a começar pelo local onde Verônica ficou internada durante toda a sua infância, neste sanatório suas memórias foram alteradas e por isso ela quer muito chegar até o local e tentar obter qualquer informação útil. Embora os acontecimentos misteriosos rondem a vida da V, a vida pessoal dela também será ainda mais abalda com a chega de Deb, que se intitula namorada do Liam. 

Como se não bastasse, a irmã de Liam , Charlotte também aparece subitamente na vida deles e embora de inicio a garota pareça ser detestável, V se vê obrigada a conviver com as duas figuras estrangeiras que parecem fazer parte da vida do rapaz. Aliado a isso, também veremos alguns conflitos com Enzo, que volta a aparecer no livro e embora eu não tenha gostado muito dele no primeiro volume, desta vez consegui me simpatizar um pouco com o rapaz, que tem um papel mais significativo na história. 


Correndo contra o tempo e tentando juntar as peças do próprio passado, Verônica também vai conhecer um outro lado do pai, que não era exatamente a pessoa que ela esperava, mas ainda assim é a chave para resolver todo o mistério na vida dela. Memórias do passado, segredos bem guardados, famílias envolvidas e uma boa dose de suspense, tudo isso compõe o segundo livro da trilogia, que nos deixa vidrados do inicio ao fim. 

"Quando amamos alguém, damos o poder a essa pessoa de nos machucar a qualquer momento. Ficamos vulneráveis, com as fraquezas expostas".

Preciso dizer que gostei muito do amadurecimento da protagonista, na história. Verônica fica um pouco mais confiante e o romance dela com Liam tem um desenvolvimento muito bom, mesmo com a presença da Deb, sendo que esta me provocou sentimentos diversos. Liam esta maravilhoso na história e teve grande destaque, serviu de apoio a V e ainda se mostrou muito corajoso, gostei também da abordagem do passado dele que foi um dos pontos altos do livro. 


A escrita da Juliana continua fluída e a história consegue nos envolver totalmente. Gostei muito da forma como ela introduziu os novos personagens no enredo, sem deixar muito exagerado ou pouco convincente, pelo contrário, consigo me simpatizar até com os vilões dada a maestria da autora em criar personagens tão carismáticos. Não posso esquecer de mencionar, que a narrativa intercalou entre Verônica e Liam, o que foi muito bom pois era interessante ler o ponto de vista dos dois. 

"Os verdadeiros monstros não se escondem embaixo da cama, ou dentro do armário. Eles estão dentro da sua mente".

O livro, como eu disse acima, é o segundo volume de uma série de quatros livros  - a autora acabou de me contar essa surpresa - e não sei se fico feliz ou triste porque já estamos chegando no final. Só preciso dizer que este segundo livro em especial, é tudo que você espera que seja, é impossível não ficar submerso nas páginas dessa excelente história. Nunca me prendi tanto a um enredo que envolvesse histórias familiares, como fiz com este livro. Mas uma vez, a obra é um excelente trabalho da Editora Arwen, que caprichou tanto na capa como na diagramação, ambas estão excelentes e qualidade do livro é digna de nota.  

A recomendação fica para todos aqueles que leram "O Lago Negro" e também para quem deseja se aventurar na história, garanto a vocês que o ritmo do segundo livro é tão bom quanto o primeiro e consegue ser ainda melhor, pois abre um leque de informações e ao mesmo nos deixa curiosos para o grande desfecho. 

22 comentários:

  1. Olá
    Sério que tem continuação? Nossa, eu já conhecia o primeiro livro e li resenhas bem positivas a respeito, inclusive ele está na minha lista de desejados. Gostei de saber sobre a sequência, e assim como o primeiro, devo dizer que a capa está linda. Pelo que pude perceber, vale a pena fazer essa leitura né?! E como se trata de uma trilogia, vou esperar o lançamento do terceiro, para adquirir todos de uma vez so. Vai ser difícil conter a curiosidade rs
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Mulher, ganhei o dia com essa resenha linda!!!
    O terceiro livro está em andamento, e eu espero que ele te faça ainda mais feliz. <3

    E será uma série de quatro livro, então tem muita V e Liam pela frente. <3

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivianne,
    Li a resenha por alto já que é uma continuação e acho que alguns fatos ali são desenvolvidos no primeiro livro.
    A sinopse me chamou a atenção e fiquei animada para conferi essa trilogia. Já de ponto favorável gostei que a protagonista mostra que amadureceu é muito complicado ler um livro, onde o personagem passa por tanta coisa e não se desenvolve.
    Acho que o enredo tem tudo que me agrada, mistério, romance e acho que superação também. Acho que vou esperar o terceiro para ter logo a trilogia completa.
    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  4. Olá! Não conhecia essa coleção nem a escritora deles, mas achei a sinopse muito interessante, junto com a resenha, ficou ainda mais legal. Eu não sou muito fã de fantasias, mas parece ser um livro muito bem escrito e, adoro essas obras em que o primeiro volume nos deixa mega curiosos para entender a história como um todo, o que acontece no desfecho. Adorei! Beijos.

    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. A história me pareceu bastante interessante, essa editora é nova pra mim mas só vejo resenhas bacanas e capas lindas, isso ganha o leitor antes de qualquer coisa. Sobre as continuações, sou obrigada a concordar contigo, quando descobrimos quantos volumes serão, fica um misto de sentimentos hahaha a resenha me deixou curiosa, com todo o mistério, não sei porque mas me passou um ar tão gótico...E eu adorei!

    ResponderExcluir
  6. Oie. Não conhecia a história nem do primeiro e nem do segundo livro, mas fiquei contente ao ver que foi um livro que te marcou muito. Fiquei bem feliz ao ver pontos positivos na continuação como o amadurecimento dos personagens. Dica anotada. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Eu li sua resenha bem por cima porque estou lendo o livro agora é quero que a história toda vá me surpreendendo durante a leitura como todos os outros livros que já li da Juliana Daglio.
    Nossa imagino que vou morrer de curiosidade e ansiedade pelo terceiro volume também quando chegar ao final desse...
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu vou esperar para ler essa série, pois como ainda tem dois livros para serem publicados, prefiro esperar. Eu não gosto de epserar ma publicação e outra, por isso vou anotar a dica para ler futuramente.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia a série, mas vou querer conhecer rs Assim que for possível. O enredo me cativou, fiquei mega curiosa. Adoro séries literárias, pois abordam mais pontos. Dá pra conhecer maia e mais dos personagens. Adoro. 💜

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    A premissa do livro me deixou super intrigada. Ainda não conheço a escrita da Juliana, mas pelo que pude perceber é bem cativante e consegue nos prender do inicio ao fim juntamente com um enredo muito bem construído.
    É muito bom saber que a personagem Veronica amadurece no decorrer da trama e que seu romance tem um bom desenvolvimento.
    Fico um pouco triste no momento por se tratar de quatro livros. Só inicio leitura de séries quando todos os volumes já são lançados. Não consigo aguentar a ansiedade de ficar esperando, sem contar que acho muito mais proveitosa a leitura seguida dos livros que compõem uma série.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Vivianne, tudo bem?
    Já ouvi falar muito bem dessa autora, então é claro que O Lago Negro está na minha lista de desejados há um tempo. Fico muito feliz que o segundo livro tenha alimentado as suas expectativas e que a escrita da autora continua excelente, tanto é que você conseguiu se envolver com os vilões da história. Fiquei curiosa para saber como é o relacionamento entre V e Liam, e espero ler os dois livros em breve.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  12. Essa frase não podia ser mais verdadeira...."Quando amamos alguém, damos o poder a essa pessoa de nos machucar a qualquer momento. Ficamos vulneráveis, com as fraquezas expostas". Amo histórias com romances, mas não sou chegada no mistério. O Livro parece ser excelente.... Um abraço!
    ♥♥♥ Amantes de Jane Austen ♥♥♥ | Amantes de Jane Austen no FB

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Ontem comecei a ler o Lago Negro e parei naquela parte em que Enzo faz aquela lindeza lá. Então a pergunta e a seguinte: para uma pessoa que gosta de romance compensa terminar o livro?
    Obrigada, resenha maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaque,

      Então compensa sim, porque aparece outra pessoa na vida dela, vamos dizer o par romântico mesmo dela nessa história. Confesso que o enfoque do livro não é o casal, mas sim o mistério que ronda a vida da jovem, mas esse personagem em questão está ligado a tudo isso também.

      Abraços!

      Excluir
  14. Oi! Primeiro quero te pedir desculpas, porque tive que pular a resenha ): Eu ainda não li o primeiro volume, está na minha lista de leituras para agora, então fiquei receosa de pegar algum spoiler e acabar com alguma surpresa... Mas fiquei feliz em saber que o ritmo da leitura é igual ao primeiro e que é tão bom quanto ele! Eu achava que eram só 3 livros e descobri aqui que são 4, então esperar os próximos e enquanto isso vou me adiantar e ler os que já foram publicados!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Viviane, que bom saber que a continuação ficou a altura do que você esperava. É tão bom quando vemos o amadurecimento do personagem né? Este negócio de serem 4 livros já era o planejado? Espero que não seja apenas para esticar uma história.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Sabe, eu fiquei super interessada nesse livro quando vi a capa, ela é linda, mas admito que esperava mais da história, pelo que relatou na resenha. Ainda assim não tirarei conclusões sem ler antes, gosto bastante da premissa do estilo desse livro, mistérios são o meu forte, então eu com certeza lerei para conhecer por mim mesma. Sua resenha ficou ótima, bem escrita e desenvolvida, gostei bastante!

    ResponderExcluir
  17. Olá Viviane,
    Sempre vejo elogios para os livros dessa autora, mas nunca li nada, acredita?
    Fiquei bem intrigada com a questão de ela não conseguir acessar suas memórias, quero saber como isso acontece ao certo. Gostei de saber que a protagonista amadureceu e que esse volume segue o mesmo ritmo do primeiro.
    Como é uma série de 4 livros que parece desesperar o leitor pelas continuações, vou esperar lançar todos para ler, mas já vou deixar a dica anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Ooi,
    Confesso que li a resenha por alto com medo de spoiler kkk Quero muito ler Lago Negro e estou só esperando ter dinheiro para comprá-lo. Fico feliz que tenha gostado da história e espero gostar também.
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  19. Oi
    Apesar de não ter lido o primeiro livro, sei que a autora é incrível pelas resenhas que vejo por aí.
    A sua resenha está incrível, mas infelizmente não estou numa fase muito boa para esse gênero.
    Mas anotei a dica para ler em outra oportunidade todos os livros.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  20. Primeiro de tudo, é praticamente impossível ver uma postagem sobre essa trilogia e não elogiar as capas. Que coisa mais linda!!!! Já era apaixonada pela primeira... Mas a segunda me ganhou também!!!!
    Depois, fiquei feliz em saber que o segundo livro é tão bom quanto o primeiro, e que ainda consegue ser melhor. Não é tão normal assim, já que muitas vezes no segundo o ritmo cai ou então o primeiro é tão bom que as expectativas são tão altas...
    Bom saber que não é o que acontece nesse. Ainda não li o primeiro, mas já quero o terceiro de tão empolgada que fiquei!!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    As capas estão realmente fantásticas e super chamativas para novos leitores, fora o enredo que me encantou já na sinopse!

    Eu ainda me pergunto como que ainda desconheço obras como esta kkkk

    Super anotei a dica e espero poder conferir logo as 3 obras, ja que pelo que li das duas primeiras, são fantásticas!

    ResponderExcluir