RESENHA: A Espada do Verão - Magnus Chase e os Deuses de Asgard

26 dezembro 2016

Título: A Espada do Verão 
Autor: Rick Riordan
Páginas: 448
Editora: Intrínseca
Nota: 4/5
Sinopse: Às vezes é necessário morrer para começar uma nova vida...A vida de Magnus Chase nunca foi fácil. Desde a morte da mãe em um acidente misterioso, ele tem vivido nas ruas de Boston, lutando para sobreviver e ficar fora das vistas de policiais e assistentes sociais. Até que um dia ele reencontra tio Randolph - um homem que ele mal conhece e de quem a mãe o mandara manter distância. Randolph é perigoso, mas revela um segredo improvável: Magnus é filho de um deus nórdico.As lendas vikings são reais. Os deuses de Asgard estão se preparando para a guerra. Trolls, gigantes e outros monstros horripilantes estão se unindo para o Ragnarök, o Juízo Final. Para impedir o fim do mundo Magnus deve ir em uma importante jornada até encontrar uma poderosa arma perdida há mais de mil anos. A espada do verão é o primeiro livro de Magnus Chase e os deuses de Asgard, a nova trilogia de Rick Riordan, agora sobre mitologia nórdica.
Avaliação:

Rick Riordan é conhecido pela famosa série Percy Jackson E Os Olimpianos, que conquistou vários leitores pelo mundo, inclusive a mim, que sou uma grande fã do autor. Quando "A Espada do Verão" foi lançado, não pude me conter e resolvi adquirir o meu exemplar. Naquela época eu ainda não tinha um blog e por isso acabei lendo, mas não exprimindo minhas opiniões. Eis que resolvi realizar a releitura, já que acabei de comprar também o segundo volume. E posso adiantar que foi muito bom ter feito isso, pois minha percepção sobre os personagens e a história foi ainda melhor.

Magnus é um garoto de rua, que fugiu da casa do seu tio Randolph após ter perdido sua mãe. Vivendo em meio as ruas de Boston, as únicas companhias que ele tem é Blitzen e Hearth outros dois mendigos, além de por vezes precisar fugir da polícia e também das assistentes sociais. Um certo dia, ele acaba reencontrando o seu tio e mesmo que sua mãe o tenha alertado para manter uma certa distância, ele acaba revelando que Magnus é filho de um deus nórdico, além de estar correndo perigo.


Tentando se ver livre do tio, Magnus acaba aceitando ir até uma ponte mas logo que chega lá, uma espécie de força invisível o atrai, revelando ser nada mais do que uma espada linda e dourada, que cai direto em suas mãos. No mesmo momento, Surt um demônio do fogo surge em seu caminho, exigindo que a espada lhe seja entregue. Magnus até tenta lutar, recebendo ajuda de seus amigos sem teto, mas acaba caindo nas águas e morrendo, é isso mesmo que vocês leram, morrendo e também perdendo a espada.

"A questão do destino, Magnus, é a seguinte: mesmo que não possamos mudar o cenário, nossas escolhas podem alterar os detalhes".

Quando acorda, Magnus descobre que está em Valhala uma espécie de hotel para todos aqueles que tiveram mortes honrosas. Lá, os guerreiros lutam e simulam batalhas até a chegada do Ragnarök. Sem entender o motivo de estar naquele lugar, Magnus acaba sendo recepcionado por Samantha Al' Abbas - ou somente Sam -  uma valquiria que o levou para o hotel. Sam acredita que Magnus é um verdadeiro guerreiro e diz que ele tem propósito muito grande. 


As coisas se complicam, no entanto, quando Gunilla outra valquíria resolve expôr a morte dos últimos guerreiros recém chegados, incluindo a de Magnus. Isso tudo acarreta na aparição das Nornas, uma espécie de oráculo que lança uma profecia sobre a vida de Magnus, salientando que ele não foi escolhido na hora certa. Sam que o havia trazido para Valhala acaba sendo expulsa, mas antes suplica a Magnus que procure pela espada e tente deter o Surt. 

"Não se pode admirar uma coisa, se não for boa o bastante para ter um nome".

Indeciso sobre o que fazer, Magnus acaba resolvendo embarcar em uma aventura com seus amigos e buscar a perdida espada. Mal sabia ele, que o caminho seria muito mais perigoso, repleto de aventuras, envolvendo deuses nórdicos e também mitos antigos. Tudo isso para impedir que uma profecia se concretize, afim de evitar o fim dos tempos. 

Os personagens desse livro são muito bem construídos, Magnus é sarcástico e leva quase tudo na brincadeira, o que consegue irritar muitas pessoas, embora eu só tenha mesmo dado risadas. Sam é uma excelente guerreira, muito corajosa e acredita nos seus ideais, sem contar que mesmo tendo uma família islâmica, ela não deixa de ser forte e otimista. Já Blitzen é um anão com ótimo senso de moda, mostrou-se um amigo fiel, ao lado de Hearth que é mudo, mas se comunica incrivelmente bem através dos sinais e também com sua magia, que é bem surpreendente. 


O desenvolvimento do livro é repleto de aventuras e cenários exuberantes, que só Rick Riordan consegue criar. A forma como ele explorou a mitologia nórdica, foi bem divertida sem causar muitos estranhamentos, embora os nomes das dimensões sejam um pouco longos e difíceis de pronunciar, conseguir entender bem o funcionamento e a importante da árvore do mundo. O livro só pecou no desfecho, que prometia ser mais grandioso mas acabou sendo meio óbvio, mas ainda assim deixou um bom gancho para a próxima história.

"Só as pessoas que vivenciaram uma dor muito grande têm a capacidade de aprender magia".

A obra é um trabalho da Editora Intrínseca, responsável pela publicação dos livros do autor aqui no Brasil. A capa é muito linda e contém os elementos mencionados na história. A diagramação também está impecável, não encontrei erros ortográficos no meu exemplar, o que foi muito bom. Até o momento, acredito que este seja o primeiro volume de uma trilogia, sendo que o segundo livro intitulado "O Martelo de Thor" já está disponível para compra e em breve terá resenha também aqui no blog. 

29 comentários:

  1. Olá, eu sou fascinada por histórias que misturam aventura com mitologia. Sempre me encanto em poder conhecer mais sobre as crenças de outras culturas e esse livro acabou de entrar para minha lista de desejados.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Olá! Adoro mitologia e adorei a premissa do livro. Anotei a indicação.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Gostei bastante da sua resenha.
    Sou muito fã de Rick Riordan. Principalmente por ele usar tanto mitologia em seus livros. E qdo se trata de mitologia nórdica, amo mais ainda.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Tenho muita curiosidade com o autor, tenho amigos que adoram seus livros, mas eu ainda não tive a oportunidade de ler nenhum. Gosto bastante de mitologia nordica, acho que seria uma boa pedida

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler essa série, nunca fui muito fã do Rick, até pq não gostei muito do Percy, mas essa nova série tem algo que me chama pra ela - mitologia nórdica! Mesmo sendo um livro com adolescente, que é outro ponto que tem me afastado das leituras com personagens muito jovens, essa série é uma que quero ter a oportunidade de conhecer e o melhor de tudo só tenho lido boas criticas sobre ela, então dá uma animada... rs

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  6. Olá Vivi, tudo bem?
    Eu amei a sua resenha e as fotos também estão maravilhosas, mas infelizmente essa obra não me fisgou. Não conheço o autor e isso é péssimo, porque como não gostar de algo que você não conhece, certo? Enfim, talvez eu leia futuramente, por enquanto estou numa vibe mais romance clichê. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Vivianne, tudo bem?

    Já tentei inúmeras vezes realizar leituras dos livros do Rick Riordan, mas infelizmente, mesmo com toda a mitologia por trás da escrita, não me conquistaram.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Acredita que ainda não li nada do autor?!
    Acabo de adquirir na Black Friday o box de Percy Jackson e estou bem curiosa para ler.
    Já vi algumas resenhas da obra e todas foram bem positivas, incluindo a sua o que me deixa bem intrigada para ler!
    É muito bom saber que os personagens são bem construídos e que apresenta ambientação interessante.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Não curto livros que envolvem mitologia grega ou qualquer outra, por este motivo deixo passar todos os livros do Rick Riordan. Mas, é claro, que este não deixa de ser uma ótima pedida para os que curtem o tipo de leitura.
    Amei a resenha, super completa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oie
    bem legal a resenha, eu gosto só de uma série do autor que é a primeira do percy, os outros nao tive muita vontade de ler mas tenho amigos que adoram, muito legal o enredo desse

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu também li "A Espada do Verão" e adorei. Foi o primeiro livro do Rick Riordan que li. Me dei o "O Martelo de Thor" de Natal e será uma das minhas leituras de 2017! Adoro histórias bem construídas com relações mitológicas. E pretendo ler os outros! Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Acho que nunca tinha visto esse livro, mas é que eu nunca leio nada assim mesmo, rs. Apesar de sempre achar as histórias um tanto interessante nunca me despertaram o desejo profundo de compra-las e lê-las. Mas parece muito legal ☺ Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  13. Vivianne, tudo bem?

    Adoro a escrita do Rick! Pelos motivos que você citou, acho que ele tem o dom de criar personagens fantásticos, cenários maravilhosos e narrativas de tirar o fôlego! Apaixonei-me primeiro, depois puxei meu marido e filhos, agora somos todos fãs.

    Dessa série ainda não li nada, já estava de olho. Agora, depois da sua resenha, a vontade aumentou! Amei!

    Beijos

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  14. Estou loucaaaaaa para ler. Amo o tio Rick num nivel. Ele consegue sempre me segurar nas leituras, e parece q nesse livro não será diferente.

    ResponderExcluir
  15. Oie,
    Já li esse livro e amei tudo, até final meio obvio, o Magnus e as cenas com o Thor me renderam muitas risadas. Sou fã do tio Rick e amo todos os livros dele. Sua resenha está muito boa ^^

    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  16. Oi Viviane, tudo bem?
    Eu adoro a escrita do Riordan, Já li os dois primeiros volumes de Percy Jackson e amo!
    Espero ter oportunidade de conhecer as outras séries dele
    Amei sua resenha, espero que a série continue nesse ritmo e que você curta a leitura.
    Beijão

    ResponderExcluir
  17. e eu ainda nem terminei Percy ashauhsauhasuhas
    eu curto a escrita do Rick,mas não tenho ideia de quando vou iniciar essa outra saga dele... pretendo reler alguns livros mas me falta tempo...
    bjs...

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma amiga que já leu o primeiro livro e também gostou muito, cheguei a ler alguns diálogos do livro dela e realmente o personagem é bem divertido, eu pelo menos achei. Nunca li nada do autor e quero conferir, mas quero começar pela série do Percy! ;)

    ResponderExcluir
  19. Tenho na cabeça que se eu começar a ler Rick, vou viciar. Será? Amei o post. Beijos e sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  20. Nunca li nada do autor. Tenho o primeiro livro do Percy aqui em casa, mas ainda não o li - tá na minha lista pra o ano que vem, veremos se será lido, hahahaha Mas, bah, fiquei mega interessada nesse. Agora quero ler uma série só pra ler a outra depois!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    adoro livros com personagens bem construídos e já queria a série e quero mais ainda agora!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi
    Nunca li Rick Riordan, mas tenho muita vontade. tenho lido muitos comentários positivos sobre esse série nova dele, mas ainda quero ler Percy Jackson antes.
    Bjus

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Adoro Percy Jackson, li a série completa assim como As Crônicas dos Kane mas sinto que os livros do autor não me atraem mais, mesmo eu amando mitologia de modo geral. De certo modo, as premissas me parecem mais do mesmo e isso não me anima em iniciar uma nova série dele. Contudo fico feliz que você tenha gostado e que de modo geral o livro seja bom.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem?
    Adorei essa fantasia criada pelo autor, ainda mais que os personagens, como você disse, foram bem construídos, isso é que me deixa ainda mais animado por uma leitura. A premissa é deveras instigante e ja anotei a dica.

    ResponderExcluir
  25. Pena o livro ter pecado no desfecho. conheço a escrita do autor e sei o quanto ele arrebenta, gostei do enredo de A Espada do Verão, as complicações no desenvolvimento, gosto disso, mas no geral, não é um livro que compraria por achar muito juvenil para o momento, não duvido que mais pra frente o leia.

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Eu gosto muito do Rick Riordan, ele fez parte da minha adolescência toda, até releio quando tenho uma saudadezinha, mas Magnus Chase não chega aos pés do Percy, é impossivel não comparar :/
    bjss

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Adorei a sua resenha!
    Como gosto muito da escrita do Rick eu morro de vontade de ler essa série também, aliás, todas que eu ele já escreveu. Adorei saber as suas considerações e tenho certeza que será uma leitura muito proveitosa para mim também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem? Ainda estou conhecendo a escrita do tio Rick com Percy Jackson e confesso que gostei bastante, mas já ouvi muitas opiniões que isso se repetirá em todas as séries deles. Espero que um dia consiga ler todos os livros lançados dele. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Eu iniciei ele mas parei pra ler o oráculo kkkk adoro a escrita do Rick, e pretendo voltar nele mas espero que o enredo não me decepcione como te decepcionou :/

    ResponderExcluir