RESENHA: A Improvável Annelise

27 dezembro 2016

Título: A Improvável Annelise
Autora: Tatyana Azev
Páginas: 280
Editora: Independente
Nota: 5/5

Livro: Cortesia da Autora
Sinopse: Era uma vez pessoas de um planeta distante, poderes especiais, um sequestro, um Guardião e uma pedra. Essa realidade fantástica invade a vida da pacata Annelise no dia em que seus pais desaparecem. Longe de casa e cercada de estranhos desconhecidos, ela se descobre descendente do povo de Antera e deve aprender a confiar em seus instintos para salvar a família. Uma aventura cheia de sentimentos e surpresas.
Avaliação:

Uma boa pitada de romance com uma inserção de alienígenas é sempre uma boa pedida, e isso é algo que Tatyana Azev conhece muito bem. Com uma narrativa impecável, somos apresentados a uma trama totalmente nova, que foge do convencional e nos surpreende com a maestria da autora em criar cenários bem ambientados, personagens cativantes e uma reviravolta muito condizente com o enredo. 

Em "A Improvável Annelise" conhecemos a história de duas gêmeas, Annelise (Anne) e Elissa, que passaram a maior parte de suas vidas pensando serem humanas, até descobrirem que na verdade são filhas de anteranos, uma raça de aliens vinda de Antera, um planeta que há alguns séculos atrás foi destruído, obrigando seus sobreviventes a migrarem para outro ecossistema, a fim de conseguir se reerguerem novamente.

Diferente do que encontramos em histórias de alienígenas por aí, os anteranos são muito pacíficos e se misturaram perfeitamente com os seres humanos, sem guerras ou conspirações, vivendo somente entre eles. A complicação toda gira em torno de uma pedra, que só é ativada pelo verdadeiro Rei/Rainha e desde que chegaram a Terra, ela não acendeu novamente, o que causa um certo frisson entre as principais famílias de anteranos.


Além de Anne descobrir ser uma anterana, seus pais estão desaparecidos e uma teoria de que somente gêmeos podem acender a pedra, acaba colocando ela e sua irmã em perigo, já que há outras famílias com gêmeos muito interessadas pelo poder e que pretendem eliminar qualquer ameaça a seu reinado. Em meio a tudo isso, a jovem também se ressente por não ter conseguido desenvolver seus poderes, enquanto Elissa está bem a sua frente e provavelmente poderia ser a nova rainha.

"Com Annelise, no entanto, era tudo diferente (...) Ela o deixava confuso, agoniado. Tinha problemas demais, sentimentos demais. Ao mesmo tempo em que queria protegê-la, ficava angustiado por ela ser tão complicada".

Buscando conciliar a incerteza sobre sua real natureza, a busca incessante pelos pais e tentando se adaptar a nova vida, Anne precisa também decidir sobre o seu coração, já que o seu Guardião, Oliver, a deixa sempre confusa e desconfortável. Enquanto o Sebastian Macker - gêmeo de uma das famílias - é ao mesmo tempo intrigante e encantador. A jornada dela só está prestes a começar e Anne aprenderá que mesmo com algumas certezas pré estabelecidas, o improvável pode acontecer.


É difícil falar de um livro que me cativou tanto, já que logo nas primeiras páginas, fiquei totalmente imersa na vida dos anteranos e torcendo fortemente pela Anne, que é uma personagem muito bem construída, determinada e que me encantou profundamente. Aliás, todas as figuras que permeiam a história, são interessantes a sua forma e achei tamanha maestria criar uma história tão grandiosa e saber trabalhar todos os personagens com muita eficiência, sem deixar nenhuma ponta solta. 

“O estado de choque a fazia permanecer alerta e imune à emoção exagerada, mas o nó no peito havia se tornado uma companhia constante.”

O enredo segue um ritmo muito alucinante, já que os capítulos são curtinhos e sempre terminam nos deixando sedentos por mais. O desfecho é maravilhoso e já estou com saudades da história, a sensação que sentimos ao terminar esse livro, é de que precisamos ler tudo novamente, só para viver de novo todas aquelas emoções, que foram muito bem construídas pela autora. Infelizmente acredito que seja um volume único, o que agrada muita gente, mas eu leria com certeza uma continuação.


O livro nos foi cedido gentilmente pela autora, que tem meus sinceros cumprimentos, pois criou uma história única e que vai encantar - se não já encantou - muitos corações desavisados por aí. A recomendação fica para todos aqueles que gostam de aventuras e uma pitada de romance, vocês vão se surpreender tanto quanto eu por essa história. 

"Certas pessoas são como navios que só passam uma vez pelas nossas vidas. Cabe a nós decidir se arriscamos embarcar mesmo sem saber o destino final ou se ficamos na segurança do porto já conhecido".

23 comentários:

  1. Olá
    Que capa maravilhosa, com certeza já gostaria muito de conferir porque sou dessas que se apaixona pela capa. Mas claro que adorei poder conferir suas impressões a respeito, especialmente por ser tão positiva. Chamou muito a minha atenção mesmo, ainda mais por essas inovações em relações aos alieniginas. Só pelo fato de fugir do convencional já merece um destaque enorme, acredito eu!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Já conhecia o livro e, é claro, ele já está na minha lista de desejados.
    Sou apaixonada por fantasias, mas nunca tinha lido nada nem parecido com isso. Além disso, todo o drama que Annelise e Elissa passam só serviram para me atraírem ainda mais. Já quero ler e saber tudo sobre esse novo mundo.
    Amei a sua resenha.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi oi querida,
    Adorei a resenha. Fico muito feliz que você tenha gostado do livro, é sempre ótimo embarcar em uma leitura fofa como essa. A autora é uma fofa e fez um ótimo trabalho.
    Fiquei muito curiosa para saber mais sobre a trama e poder acompanhar o desenvolvimento dessa história.

    P.S adorei as fotos...

    Beijos, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  4. Sou completamente encantada por essa capa! E sem contar que essa premissa me chama muita atenção. Nunca li algo relacionado sobre e espero ler esse livro em breve e me encantar tanto quanto você. <3

    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu já vi algumas resenhas sobre esse livro e em sua maioria são bem positivas. Eu amo livros que traga novos mundos de criação do autor, isso faz com que eu saiba o quanto imaginativo uma pessoa pode ser. Se você gosto desse livro eu te indico Aquala e o Castela da Província, o livro tem a mesma pegada de: Se descobrindo Aliem e tudo mais. Adorei a resenha e até mais ver
    Bjk

    ResponderExcluir
  6. Oi vivianne,

    Eu também amei essa obra. A Tatyana conseguiu criar uma fantasia única ainda com tantas já publicadas. Como não se apaixonar pelo Oliver né? Além do mais, adorei o estilo de escrita dela, leve, suave, mas pontual, sem muito rodeios. Adorei sua resenha, me deu vontade de reler HAHAH porque essa capa é linda e já sinto saudades do Oliver.

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anelise,

      Exatamente. Achei a escrita dela muito fluída, conseguiu criar uma história simples e impactante. Essa capa é muito amor mesmo e também já sinto saudades do Oliver.

      Abraços!

      Excluir
  7. Olá!
    Não conhecia esse livro e a autora.
    Amei a capa, ela te convida a querer ler.
    E sua resenha só aumentou a curiosidade!

    Beijos,

    Camila de Moraes - Blog Book Obsession

    ResponderExcluir
  8. Esse é um livro que quero ter na estante porque é lindo por si só. No entanto, eu não conhecia esse toque sobrenatural com seres de outro planeta dá história. Isso já me deixou com.um pezinho atrás. Beijos e bom ano novo!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Adorei essa capa de primeiro instante, após sua resenha estou mais intrigada ainda. Parece ser uma história super interessante, adorei suas considerações sobre a construção dos personagens e como é a escrita da autora. Espero conseguir essa obra o mais breve possível.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie Viviane
    Essa capa é belíssima.
    Poucos livros com fantasia me encantam, mas esse livro tem sido tão comentado positivamente que eu estou bem interessada pra conhecer.
    E se tem um toque de romance, então, melhor ainda.
    Dica anotada,
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Olá Viviane,
    Esse livro tem uma premissa muito interessante, pois gosto da ideia de alienígenas não serem malvados, como muitos pregam.
    Achei muito legal o livro ter te tocado tanto e me pergunto se me tocaria dessa forma, como aconteceu com você. Outro ponto positivo é o livro ter um ritmo alucinante, adoro histórias assim.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Oi Vivianne, tudo bem?
    Ultimamente tenho visto muitas pessoas falando bem desse livro e desde então, estou curiosa com a premissa dele. Por meio da sua resenha alguns pontos que não havia compreendido antes foram bastante esclarecidos, e isso me deixou ainda mais com vontade de conhecer a obra. Me parece ser uma história bem frenética e envolvente, visto que a protagonista mal descobre que é de outro planeta e já tem que se precaver para não ser assassinada pelos outros. Ela me parece ser uma personagem bem fácil de gostar! Espero ler um dia.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda,

      Fico feliz que minha resenha tenha lhe dado um vislumbre melhor da história. Sim, o ritmo é bem frenético e a escrita da autora muito fluída, o que faz as páginas se passarem rapidamente pelos nossos olhos. Espero que você leia em breve e não esqueça de me contar o que achou.

      Abraços!

      Excluir
  13. Oieee
    Quando comecei a ler tive a impressão dá história ter sido escrita por algum estrangeiro, não sei o porque, mas quando vi que era de uma autora nacional fiquei ainda mais encarada, ainda mais por ter extraterrestre na história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?:
    Feliz que esse livro tenha te cativado tanto assim, pois pelo que vejo a autora se dedicou a criar os anteranos de uma forma que ficassem próximos aos leitores. A capa é linda, e combina bastante com o enredo que os passou.

    ResponderExcluir
  15. Oi Vivi, tudo bem?
    Eu gostei muito sua resenha, li tudo do começo ao fim e estou aqui comentando imaginando como o livro deve ser realmente bom, até pq vejo ele em vários locais atualmente. Espero que as editoras optem por investir nele, para chegar a um público maior. Nesse trama de romance alienígena surgir algo novo é bem raro, logo, fica impossível não me sentir impelido a ler o livro.

    ResponderExcluir
  16. Olá Vivianne, tudo bem?

    Não conhecia o livro e só fui perceber o porque quando vi que era independente. Mas a temática de alienígenas não me chama muito a atenção. Mas né, vou deixar o título anotado aqui no meu caderninho hahaha. Vai que.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Ooi!
    Esse livro parece ser ótimooo! confesso que o que mais chamou minha atenção de início foi a capa, que é lindaaa, mas depois me encantei pela premissa dele. E resenhas positivas, como a sua, só aumentam minha vontade de lê-lo. Espero ter a oportunidade em breve. :)

    ResponderExcluir
  18. Posso dizer a verdade? passei a resenha toda só pensando nessa capa maravilhosa, compraria o livro somente por ela
    sua resenha realmente mostra o quão empolgada você está sobre o livro e o quanto gostou dele, deu para perceber, infelizmente premissas de fantasias não me atraem muito, ainda mais com aliens.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Esse não é o meu gênero predileto, mas a sua empolgação me deixou muito curiosa pela leitura da obra! Tão bom quando os personagens são cativantes!! Dica anotada!
    Feliz 2017!!

    ResponderExcluir
  20. Olá, esse livro está fazendo sucesso...estou vendo diversos comentários por ai, kkkk

    Parabéns pela resenha, ficou ótima e me deixou ainda mais curiosa com vontade de ler também.

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Eu aamo esse efeito da capa que mistura a sombra da pessoa com uma imagem, fica muito bonito! :o
    Ia morrer acreditando que esse livro era um romance, adorei a premissa, achei muito original, quero conferir essa leitura logo. Amei a resenha!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir