RESENHA: Noite Sombria

05 dezembro 2016


Título: Noite Sombria - Crônicas Noturnas #1
Autora: Daniele Oliveira
Páginas: 323
Editora: Arwen
Nota: 5/5

Sinopse: Laura Cruz acabou de perder o emprego e o sonho de independência parece longe mais uma vez. Com a autoestima abalada, ela decide fazer uma tatuagem e sair para curtir uma noite com sua melhor amiga a fim de espairecer e pensar melhor em quais serão os seus próximos passos. O que não imaginava é que essas duas simples decisões poderiam mudar toda a sua vida.Um encontro inusitado a leva a descobrir que sua tatuagem não é um simples desenho, como ela acreditava, e sim o símbolo de uma raça antiga e extremamente poderosa. Marcada pela magia dos Vantaecs, Laura vê o mundo mudar diante de seus olhos e acaba ingressando numa aventura sobrenatural inimaginável. Sem saber exatamente qual o seu papel diante da sociedade da magia, ela se depara com uma série de assassinatos ritualísticos envolvendo disputa por poder, traições e muitos perigos.Não podendo confiar em ninguém e com a difícil responsabilidade de ser a última Vantaec, Laura terá que lutar com todas as suas forças para deter o mal. Ela descobrirá, em uma noite sombria, o quão poderosa pode ser.

É com muita empolgação que venho trazer essa resenha para vocês, primeiramente porque a Dani me fez uma surpresa, enviando o livro com alguns meses de antecedência, o que me deixou bem animada e muito agradecida, já que não conseguia desgrudar dessas páginas. Segundo, porque essa obra me surpreendeu muito e vou explicar melhor o porque de tanta euforia para vocês.

Laura Cruz ou Lac, para os íntimos, tinha uma vida controlada e tranquila, até que um dia ela é despedida da Editora em que trabalhava e com tempo livre de sobra, resolve fazer sua primeira tatuagem, já que ela sempre teve vontade de ter uma, só não havia criado coragem ainda. Sendo assim, Lac acaba tatuando um símbolo que representa basicamente um eclipse e os elementos terra, fogo, água, ar e magia. Não querendo ficar triste em casa, ela também sai para balada com a sua amiga Ana e enquanto dança e se diverte, ela acaba se deparando com um homem lindo e quando menos espera os dois estão se beijando. 


No dia seguinte, Lac acorda na casa do cara, se apresenta como Alan e pergunta o que ela é. Intrigada com a atitude do rapaz, Lac tenta sair da casa, mas quando o rapaz menciona sua tatuagem, ela acaba descobrindo que o pequeno simbolo em suas costas, se tornou uma tatuagem gigantesca, com outros desenhos intricados e o pior, é que ela não se lembra de nada disso durante a noite. 

"A resposta ao que te faz sofrer, muitas vezes vem na forma de superação, mas no caminho de tudo isso está uma dezena de pequenas ações que podem ou não ser úteis, entre elas a transformação".

Buscando respostas, Laura acaba descobrindo que Alan é um feiticeiro e provavelmente os poderes misticos dele, além de criar um elo entre os dois, também deu origem a tatuagem gigantescas nas costas dela, provavelmente despertando algo em sua natureza. Para piorar, Lac começa a ver fantasmas e criaturas estranhas pela rua e acaba sendo orientada por Alana, a conhecer o chefe dele e descobrir um pouco mais sobre sua natureza.


Ela só não contava que o chefe de Alan fosse na verdade, Vlad, um feiticeiro e dono da Maxia, uma empresa de investigação de crimes sobrenaturais. O intuito deles, é evitar conflitos entre os seres mágicos, que incluem fadas, duendes, demônios e várias outras criaturas. Em meio a todo esse cenário, Laura acaba sendo convidada para se tornar membro da Maxia e após algumas pesquisas, descobre sua estranha tatuagem é uma marca dos Ventaecs, filhos de anjos com demônios e uma raça extinta a muitos anos. 

Tentando entender um pouco sobre si mesma e conhecendo pessoas bem interessantes, entre eles, Ben, um lobo (lobisomem) muito gato, dono de um bar e que mexe com o coração dela. Laura precisará ser forte e perceber que nem sempre aqueles em quem confiamos, estão dizendo a verdade. Além disso, crimes misteriosos que envolvem rituais começam a acontecer na cidade e Lac precisará ser forte e solucionar o grande mistério. 

"Eu diria que sua marca fala mais sobre a sua origem, do que qualquer um pode saber".

É difícil falar de uma história tão rica em detalhes como esta, já que a autora criou um universo repleto de seres sobrenaturais e com uma trama tão interessante, que é impossível não se sentir na pele da protagonista, desvendando tudo ao seu redor com espanto e curiosidade. O livro segue um ritmo muito intrigante, já que temos uma investigação sobrenatural em curso, além disso a autora intercala muito bem o romance e os sentimentos da personagem, criando um contexto muito rico e divertido, com um final emocionante e com um ótimo gancho para o próximo volume.


Os personagens da história são o ponto alto do livro, Laura Cruz é cativante, curiosa e sempre disposta a aprender. Foi impossível não me identificar com a personagem e as dúvidas dela, além disso adorei sua coragem mesmo diante do desconhecido. Ben é outra figura maravilhosa da história, mesmo estando em sua pele humana, deixa transparecer o seu lado lupino, que é um dos pontos altos do livro. Há outros personagens interessantes na obra e são tantos que fica difícil mencionar aqui, mas merece destaque os amigos humanos da Lac: Ana e Rafe, são companheiros e compreensivos, gostei um bocado deles. 

"A verdade era simples, não é a noite que os monstros passeiam tranquilamente do lado de fora. Luz não era sinônimo de segurança".

Como eu disse acima, o livro nos foi cedido pela autora, que tem meus sinceros cumprimentos, pois criou com maestria uma história consistente, bem ambientada e com diversos seres sobrenaturais, que enriqueceram e muito essa história.  A obra é um trabalho da Editora Arwen, que como sempre, apresentou um trabalho impecável e digno de nota. A recomendação fica para os fãs de obras como "Os Instrumentos Mortais" da Cassandra Clare, "A Guerra dos Fae" de Elle Casey, dentre outras histórias de fantasia, que fazem jus ao gênero como esta. 

28 comentários:

  1. Olá
    Eu não conhecia esse título, mas já fiquei bem interessada, especialmente depois de conferir suas considerações tão empolgadas. Realmente é um gênero que me interessa, e gostaria de me aprofundar mais na ambientação e saber sobre os personagens também, pelo que você comentou que eles são o ponto alto. Com certeza, espero fazer essa leitura também!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. OMG! Que livro em... Já está anotadinho aqui, estou muito curiosa.
    Parece ser uma obra incrível! Vou amar ler ❤
    JP

    ResponderExcluir
  3. A arte gráfica do livro tá linda e acho que só por isso, me jogaria na leitura fácil. Que bom que além da beleza, o livro é realmente bom e te conquistou. Confio na sua opinião e já quero ler!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Viviane, ainda não conhecia o trabalho da autora, mas só tenho visto resenhas positivas da Editora Arwen e adquirido aos poucos, com certeza esse está anotado na lita, adoro romances com sobrenatural e sua resenha está muito boa, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu quando vi esse livro achei que era uma coletânea de contos, pois nem a sinopse eu li, e quando abri as páginas fiquei bem surpreso, mas achei melhor nem ler a sinopse e me aventurar as setas praticamente. Eu curti muito a obra e sem dúvidas muitos irão amar também, a autora sabe escreve e sabe do que o público gosta, eu amei a obra tanto quando você. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manoel,

      Pelo título da para imaginar que sejam contos mesmo e eu também adorei a história, a autora soube escrever com maestria não é.

      Abraços!

      Excluir
  6. Olá,
    Ahhh eu também quero que a autora adiante meu exemplar kkkkk
    Li os três primeiros capítulos no watpad e confesso que da forma como parou lá estou louca para saber como tudo vai discorrer!!
    A premissa é muito interessante e Lac realmente é uma personagem bem cativante e quero muito acompanhá-la em suas aventuras com esses seres sobrenaturais.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michele,

      Então eu não li a degustação, justamente porque iria ficar muito ansiosa. Felizmente consegui ler tudo de uma vez e acho que você irá se divertir muito com a história.

      Abraços!

      Excluir
  7. Olá, fico bem feliz quando vejo indicações de autores nacionais que não seja de romance, pois parece que os autores daqui privilegiam esse tópico. Eu amei saber um pouco mais da história, mas acho que não vou querer ler. Apesar da história ser consistente me pareceu muito parecido com histórias dos autores que você indica aí como Cassandra Clare, estou enganada?

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Não conhecia esse livro e confesso que ao olhar para ele e para o seu nome eu fui inclinada a pensar logo em um livro de terror. A sua resenha me mostrou que não só eu estava errada, mas tbm que o livro é o estilo que eu realmente adoro.
    Anotei a sua dica com toda a certeza.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  9. Olá Viviane,
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei ele muito envolto numa magia muito bem construída e trabalhada e isso me agradou bastante.
    A trama parece ser bem interessante e intricada o que é um máximo!
    Estou me perguntando o que aconteceu com a Laura para a tatuagem ter crescido e como ela vai lidar com tudo isso.
    Fiquei mega curiosa e vou anotar a dica com certeza.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Fico imaginando como a autora deve ter pensado nesse universo. Achei tudo muito interessante e me parece ser uma história perspicaz e inteligente. Essa riqueza de detalhes valorizo tanto, que só por isso já fiquei ansiosa para adquirir o livro. Adorei sua resenha, parabens!

    bjs!

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Não leio muito fantasia, mas o início da sua resenha me deixou bem intrigada. Achei curioso o que representa o símbolo da tatuagem da personagem e deve ser mesmo intrigante acompanhar as descobertas de Lac. Que ótimo que gostou tanto da obra e irei indicar para uma amiga que também gosta do gênero!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  12. Oie
    olha que legal, não sabia que eram cronicas, eu adoro cronicas e adoro esse gênero então com certeza vou curtir o livro, vou anotar na lista para ler em breve haha parabéns pela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro, e inicialmente achei que seria um livro de crônicas, e que bela surpresa tive ao longo da resenha. O que é esta tatuagem gente? Curiosa com o enredo deste livro.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Olá ♥
    Já tinha visto resenhas desse livro, e todas sempre positivas. A premissa dessa estória é maravilhosa, amo essas coisas de poderes.Queria ver a reação da personagem ao acordar com um"estranho", fiquei curiosa para desvendar o resto da estória. Parece ser aquele tipo de leitura viciante que você não consegue largar enquanto não termina. Pretendo fazer a leitura em breve e gostar tanto quanto você. Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Eu fiquei fascinada pela história, adoro tramas sobrenaturais, e sua resenha me deixou empolgada para conferir a obra. Estou ansiosa para desvendar tudo, a leitura parece ser envolvente demais, e os personagens mais ainda, já que você diz serem o ponto alto do livro.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Querida, essa personagem Laura por si só, já seria um ponto alto do livro, mas este enredo criado por Danielle, chegar a nos instigar 100% para a leitura da obra. Personagens lupinos, me chamam a atenção por estarem em um estado que preferiam não ter. Quero ver como tudo isso desenvolve, quer ver como Laura Cruz consegue vencer todos os seus anseios e solucionar seus problemas. Preciso ler este livro com urgência.

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro e achei a trama bem interessante.
    Tem todo o jeito de ser daquelas leituras viciantes, que não vou conseguir parar. A cada livro da editora que vejo, fico mais curiosa.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  18. Olá =) Não é um livro que me atraiu muito, é diferente do gênero que gosto de ler. Que bom que você se identificou com a personagem, isso faz toda diferença em uma história. Beijos'

    ResponderExcluir
  19. Oiee Vivi ^^
    Eu ainda não conhecia o livro, e não sou fã de fantasia e histórias com seres sobrenaturais (apesar de adorar Cassandra Clare e outros autores), mas fiquei muito intrigada com essa história, e ver que você gostou tanto me deixou animadíssima para conhecer. Saber que a protagonista é cativante (e imagino que incrível também), me deixou curiosa. Aiaiai, espero o lançamento do resto da série ou leio o primeiro? hehe'
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Amo ficar chocada (positivamente) com a premissa de um livro, se alguém me entregasse ele neste momento, eu começaria a ler agora mesmo. Dá pra perceber que temos uma história muito bem trabalhada e rica em detalhes, obrigada pela dica!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  21. Eu não ia dizer, mas não consigo, essa capa não tem nada a ver com a sinopse e premissa do livro!!! Na verdade essa capa está mais para um daqueles livros de suspense que tem um serial killer e uma mocinha que acaba sendo vítima dele depois hahahaa sério! Enfim, adorei essa pegada de fantasia do livro e a ideia da tatuagem parece genial, fiquei curiosa para saber mais da história. Ótima resenha!!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian,

      Confesso que pensei a mesma coisa, até porque realmente parece que a mocinha está fugindo de algo e não é bem o que ocorre no livro. haha Fico feliz que tenha se interessado pela história.

      Abraços!

      Excluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu ja vi essa obra por aí e confesso que apesar de achar a premissa interessante, eu não fiquei muito animada, sabe? Eu não costumo ler livros sobrenaturais, então livros assim não chamam muito a minha atenção. Mas pela sua resenha deu para perceber que a autora soube desenvolver muito bem a história mesmo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  23. Nossa! Que livro!
    Tenho visto muitos livros da Arwen com boas recomendações e pelo visto esse livro não fica para trás.
    Fiquei super com vontade de ler e sua dica está anotadíssima aqui.
    Bjs e obrigada por compartilhar conosco sua opinião.

    ResponderExcluir
  24. Oiee
    Tudo bem?
    Eu não conhecia a autora e nem a obra fiquei mega curiosa gostaria de ler sem sombra de duvidas eu me amarro em fantasias e a forma como você descreveu a trama e os personagens tornaram a obra ainda mais atrativa para mim.
    Amei saber das suas impressões.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  25. Ola, tudo bem?

    Amo livros com este enredo e logo de cara a capa me deixou super curiosa!

    Fiquei bastante curiosa pela história e suas ponderações a respeito ajudaram a colocar Noite Sombria nas minhas futuras aquisições!

    Amei a resenha! Dica anotada (:

    Abraços, Amanda M.

    ResponderExcluir