TOP 5: Melhores Livros Nacionais do Ano (2016)

06 dezembro 2016


Olá Pessoal,

Como o ano já está prestes a terminar, achei interessante mencionar quais livros nacionais foram as melhores leituras que realizei neste ano. Preciso destacar que o blog, teve um saldo muito positivo da literatura nacional e isso aconteceu graças aos nossos autores parceiros, que tem enriquecido nosso acervo com obras brasileiras. 

O top 5 a seguir, são os livros que mais me marcaram este ano. A ordem em que se encontram, não é necessariamente uma classificação do melhor ao mais ou menos, a maioria são justamente a ordem das leituras mesmo. Não deixem de avisar nos comentários se já leram algum desses e quais foram suas impressões. 

1. Submersão (O Lago Negro #2) - Juliana Daglio

Sinopse: Para Verônica Cattani os monstros que tanto tememos e desconhecemos não vivem embaixo da cama, ou atrás dos armários, muito menos em filmes de Terror – eles vivem dentro de sua própria mente. Depois de se mudar pra Lagoana e descobrir que sua memória esconde enigmas ainda mais profundos, ela se vê frente a frente com pessoas que nem imaginava fazerem parte de seu passado. Em seus textos, estão todas respostas e a família Caprini parece temer tantos seus significados quanto ela os teme. Liam não tem mais segredos. O garoto da capa vermelha saiu de seus sonhos, retornou para seu presente, e enfrenta os Caprini com costas eretas e um cinismo único. Ele é a única coisa que a impede de mergulhar agora. Seu pedaço de sanidade numa mente caótica. Porém o Anjo de Asas Douradas está prestes a se revelar, trazendo em seu poder algo que será difícil recusar: a oportunidade de saber o que existe nas profundezas.

Este foi um dos livros que me deixaram bem intrigada esse ano, principalmente porque a autora soube trazer uma continuação que me prendeu novamente a história, além de ter trazido personagens novos para o enredo, que foram sem dúvidas alguma o ponto auto do livro. Caso você tenha perdido nossa resenha, pode encontrar a do primeiro livro aqui e a deste segundo aqui também, lá destaco melhor os pontos positivos dessa obra e quais as implicações por trás da história. 

2. O Medalhão de Ísis - C. S. Camargo

Sinopse: Guerra, fé e magia. O Medalhão de Ísis é o primeiro livro de uma trilogia ambientada no Oriente Médio do século IV que narra a disputa de três reinos da Arábia por um antigo artefato divino. O leitor será levado a viver uma aventura fantástica através das belíssimas paisagens egípcias e a desvendar os mistérios de antigas criaturas do folclore árabe.Quando os caminhos do guerreiro Faris e da princesa Ahlam se cruzam, uma jornada perigosa se inicia em busca de peças do medalhão de Ísis. Com seu destino traçado pelos deuses egípcios, o casal precisa fugir de seres míticos e de reis que querem a todo custo o precioso medalhão a fim de trazer à tona um dos maiores conflitos do Antigo Egito: a guerra entre Ísis, Osíris e Seth.

Eu disse e continuo dizendo que sou fã de mitologias, então esse livro foi uma agradável surpresa, que conseguiu me prender totalmente no enredo além da autora ter criado um romance de arrancar suspiros. A obra é o primeiro de uma trilogia e podemos esperar pelo segundo livro no ano que em, mas enquanto isso não acontecem, deixem se encantar por esse livro. Se você perdeu a resenha, pode encontra-la aqui

3. A Maldição de Arthur (Série Imortal) - Graci Rocha

Sinopse: Você acha que já viu tudo? Que já leu todo tipo de história de terror ou aventuras mirabolantes? Que já conheceu todos os demônios e anjos que poderia suportar? Na certa você ainda não conhece Cass, uma mulher temperamental que não suporta receber ordens. Ah! E que é também a filha do Diabo.Mas as coisas entre bem e mal não são tão simples como conhecemos, o bem nem sempre é bom e o mal nem sempre é tão mal assim, e desta forma, Cass, uma imortal que não aparenta ter mais do que vinte e cinco anos, vem burlando as regras e boicotando o pai.Entre aliados inesperados e inimigos surpreendentemente assustadores, a bela que já vivera muitas vidas, vai descobrir que estar do lado dos bonzinhos é muito mais difícil do que imaginava.


A história do Rei Arthur é sempre bem vinda no meu acervo literário, pois adoro ler diferentes versões sobre a lenda e por isso fiquei muito empolgada com esse livro da Graci Rocha, que tem uma proposta totalmente diferente do que eu esperava, mas com várias cenas de ação, com criaturas diferentes e uma excelente ambientação. A obra é um prato cheio para os fãs de fantasia, vocês podem encontrar a resenha completa aqui.

4. A Improvável Annelise - Tatyana Azev 

Sinopse: Era uma vez pessoas de um planeta distante, poderes especiais, um sequestro, um Guardião e uma pedra. Essa realidade fantástica invade a vida da pacata Annelise no dia em que seus pais desaparecem. Longe de casa e cercada de estranhos desconhecidos, ela se descobre descendente do povo de Antera e deve aprender a confiar em seus instintos para salvar a família. Uma aventura cheia de sentimentos e surpresas.




Este livro foi uma grande surpresa, pois a autora criou um enredo tão único e cativante que ainda não superei a história. Não vou me prolongar em falar mais, já que a resenha em breve estará disponível, mas garanto a vocês que esta é uma obra que vale muito a pena ser lida e que vai lhe tocar do inicio ao fim. 

5. Noite Sombria (Crônicas Noturnas) - Daniele Oliveira

Sinopse: Laura Cruz acabou de perder o emprego e o sonho de independência parece longe mais uma vez. Com a autoestima abalada, ela decide fazer uma tatuagem e sair para curtir uma noite com sua melhor amiga a fim de espairecer e pensar melhor em quais serão os seus próximos passos. O que não imaginava é que essas duas simples decisões poderiam mudar toda a sua vida. Um encontro inusitado a leva a descobrir que sua tatuagem não é um simples desenho, como ela acreditava, e sim o símbolo de uma raça antiga e extremamente poderosa. Marcada pela magia dos Vantaecs, Laura vê o mundo mudar diante de seus olhos e acaba ingressando numa aventura sobrenatural inimaginável. Sem saber exatamente qual o seu papel diante da sociedade da magia, ela se depara com uma série de assassinatos ritualísticos envolvendo disputa por poder, traições e muitos perigos.Não podendo confiar em ninguém e com a difícil responsabilidade de ser a última Vantaec, Laura terá que lutar com todas as suas forças para deter o mal. Ela descobrirá, em uma noite sombria, o quão poderosa pode ser.

Terminei algumas semanas atrás este livro e só posso dizer que o ritmo da história é eletrizante. Não conseguia me desgrudar da história e torcer pela protagonista, além de ficar encantada com o cenário criado pela autora e todos os outros personagens que integram a obra e tornam o enredo ainda mais majestoso, você pode conferir a resenha completa aqui

E é isso pessoal, desejo um excelente final de ano a todos e mais leituras maravilhosas venham em 2017!

19 comentários:

  1. Olá!
    Submersão é um livro surpreendentemente interessante! A capa me remeteu a livros hot, mas a sinopse é curiosissima. Vou procurar saber sobre, com certeza. Quanto ao segundo livro, O medalhão de Isis, me trouxe uma nostalgia boa sobre folclore árabe, também adoro mitologia, todas, sem exceção! A Maldiçao de Arthur me deixou curiosa para conhecer a história toda, tenho um amigo que ficaria fascinado... porém, não consegui ver claramente a ligação o rei arthur, talvez essa seja a intenção. Os dois últimos não me interessaram muito, mas consegui ver que você gosta bastante de ficção, e temos isso em comum! Que bom que gostou dos livros, estou louca pra fazer meu top 5 do ano tb...
    bjs
    :)
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aeee, parabéns pela quantidade de nacionais. É tão gostoso ler isto né?? Mas como nossos gostos são muito diferentes eu não li nenhum desses. Claro que alguns eu conheço mas de leitura não. Quem sabe futuramente.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivianne, tudo bem?

    Puxa, eu não li nenhum desses, mas li bastante romance nacional e adoro!! Acho que nosso autores estão arrasando cada vez mais. Vou anotar todos para ler depois!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Dessa sua lista eu li apenas A Improvável Annelise e gostei muito, é uma leitura muito agradável e fiquei com vontade de ler mais livros da autora. Minha lista de melhores nacionais do ano está muito grande, vai ser difícil chegar no top 5 kkkk

    ResponderExcluir
  5. Olá, Vivianne!
    Me interessei por todos rs é incrível como a literatura nacional tem tantos diamantes não descobertos, né?

    Abraços
    http://lupiliteratus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Pf, libera logo a resenha de 'A Improvável Annalise', sério, to muito apaixonada por todas as capas, e princialmente agora que estou super me apaixonando por livros nacionais.

    ResponderExcluir
  7. Oi Vivi, tudo bem?
    Deu pra perceber que você é bem voltada pra fantasia ne?
    Não conhecia nenhuma dessas obras mas fiquei muito feliz em saber que são todas nacionais e maravilhosas. Li vários nacionais esse ano e me encantei por muitos,mas faço o estilo mais romantico. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie!

    Nossa, estou muito ruim com os livros nacionais. Acredita que não conheço nenhum?
    Até anotei todos os nomes para conseguir conferir todos eles.
    Muito obrigada pelas dicas, quero conferir todos os livros.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Oi, Vivianne! Parabéns pela quantidade de leituras nacionais e pela parcerias! Bom saber que temos autores desenvolvendo tramas em diferentes estilos. Que bom que você aprovou e compartilhou conosco estas experiências. Não conhecia nenhum deles, porque tenho contato bem menor com fantasias. Mas agora já sei que posso confiar, caso os encontre por aqui! Beijos e ótimas leituras em 2017!

    ResponderExcluir
  10. Fiquei curiosa com o Medalhão, também achei Improvável Annelise um nacional incrível! Gostei muito da história, terminei ele ontem.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  11. oi ^^
    não conhecia nenhum dos livros, as achei a capa do segundo livro maravilhosa.
    não sou muito de ler nacional, então não sei se leria algum, mas quem sabe um dia. Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  12. A literatura nacional tem cada vez mais autores interessantes e livros que me cativam. Eu leio bem menos do que eu gostaria - muito por causa do estilo que curto, muito por ter uma lista infinita de livros e não separar entre nacional ou não. Mas leio bastante e sempre curto adicionar um novo autor entre os livros que leio para o blog... Meu Kindle que o diga...rs
    Dos citados, tenho curiosidade em ler Noite Sombria e, claro, Submersão já que Lago Negro está na minha lista. E olha que ele entrou por causa da capa diva que tem - e depois pelos comentários só foi ficando ainda mais interessante e me fazendo querer demais...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Adorei a postagem e estou louca para ler Noite Sombria da Daniele Oliveira!
    Li os três primeiros capítulos disponível no watppad e estou enlouquecendo para saber o que vai acontecer após e como Lac irá amadurecer no decorrer da trama.
    Anotei os outros livros porque fiquei bem intrigada, sem contar que adorei as capas!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ameei seu top 5! Peguei várias indicações. Apaixonada com essa capa de A Improvável Annelise e com a premissa de Noite Sombria!!! Ah, e quero muuuuito ler O Lago Negro! Já li um livro da Ju e amei demais. Meu top 5 ficaria assim: Morgensten, A Mãe Eterna, Pasta Senza Vino, Uma Duas e Mulheres que Não Sabem Chorar! :D

    Beijooos

    ResponderExcluir
  15. Esse ano também já consegui ler muitos nacionais, graças ao Kindle Unlimited, hahaha. Mas acredita que ainda não li nenhum dos que você citou? Tenho muita vontade de ler Submersão Noite Sombria, espero ler em breve. Adorei seu top 5.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  16. Olá! Quantos livros incríveis! Curti demais o seu top 5 e com isso já tenho uma noção para ler em 2017, quero aproveitar ao máximo lendo livros nacionais e conhecendo novos autores. A Improvável Annelise é o primeiro livro que eu quero ler.

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Adorei o top 5 ... infelizmente não li nenhum dos livros citados, mas fiquei com muita vontade de ler A Improvável Annelise e Submersão da linda Ju.
    Adorei e vou conferir as resenhas depois.
    Saudades flor.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Amei o top 5, porém não li nenhum desses livros. Acho que preciso adicionar mais literatura nacional na minha estante. Adorei as escolhas e algumas anotei (;
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Ola, tudo bem?
    Gosto de ver indicações de livros nacionais, sempre encontro vários autores muito bons !!
    Gostei muito demo seu post!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir