RESENHA: Harry Potter e a Pedra Filosofal

16 janeiro 2017

Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal #1
Autora: J.K Rowling
Páginas: 223
Editora: Rocco
Nota: 5/5
Sinopse: A vida do menino Harry Potter não tem um pingo de magia. Ele vive com os tios e o primo, que não gostam nem um pouco dele. O quarto de Harry é, na verdade, um armário sob a escada, e ele nunca comemorou um aniversário sequer em onze anos.Até que, um dia, Harry recebe uma carta misteriosa, entregue por uma coruja: um convite para estudar num lugar incrível chamado Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts. Lá ele vai encontrar não só amigos, esportes praticados em vassouras voadoras e magia para todo lado, como também seu destino, que espera por ele desde que nasceu... Se ele sobreviver a tudo que esta descobrindo, é claro.

Avaliação:

Hoje em dia, não há quem não conheça a história do bruxo mais famoso do século XXI, já que Harry Potter se tornou parte da vida de muitos leitores e ganhou tantos fãs pelo mundo, que é impossível não deixar de ama-lo também. Eu já havia lido essa série em minha adolescência, mas como nunca me canso dessa história resolvi participar do projeto literário "10MesesComHarryPotter"

Há um tempo eu queria fazer uma releitura dos livros e quando vi essa oportunidade, não deixei escapar e resolvi participar. Falando um pouco do projeto, que consiste basicamente em ler todos os livros do Harry Potter em 10 meses. No entanto, eu sei que a série em si, são somente 7 livros e é por isso que foram incluídos nessa lista: Harry Potter E A Criança Amaldiçoada, Quadribol Através dos Séculos e Contos de Beedle, o Bardo. Para quem quiser saber mais sobre o projeto, deixo aqui o link do grupo no Facebook, onde há maiores informações. Lembrando que ainda dá tempo de participar, então vamos à resenha!

Em "A Pedra Filosofal" somos apresentados ao início da vida de Harry Potter, onde logo após o "sumiço" de Voldemort - que ao matar Lillian e Tiago Potter, tentou também tirar a vida do filho deles, o que acabou não dando muito certo, o que retirou o bruxo da jogada - muitos bruxos comemoraram, enquanto Harry Potter ainda bebê, era levado para a casa do seus tios, na Rua dos Alfeneiros. 


Vivendo com Petúnia, Valter e seu primo Duda. Harry não fazia ideia de quais eram suas verdadeiras origens, precisando lidar com o bullying e o desprezo daqueles que o criaram, já que Petúnia nutria um sentimento de ódio pela irmã. Embora viva uma vida comum, Harry nunca conseguiu ser totalmente 'normal'. Coisas estranhas e inexplicáveis sempre aconteceram com a ele e, certo dia, várias cartas começam a chegar em sua casa, endereçadas justamente a ele.

"Eu! Livros! E inteligência! Há coisas mais importantes, amizade e bravura e, ah, Harry, tenha cuidado".

Valter que não quer nenhuma ligação com o passado do sobrinho, pega todas as cartas e queima, rasga, não deixando nunca que Harry às tenha. Até que em uma medida desesperada, eles se mudam para um casebre em uma Ilha no meio do nada, esperando ficar livres das cartas. Mas eis que para surpresas dele, Rubeo Hagrid resolve aparecer e entregar pessoalmente a carta para Harry, além de um bolo de aniversário meio amassado.


Hagrid logo fica descontente, ao perceber o tratamento dado a Harry. Sua fúria se intensifica mais ainda, quando descobre a ignorância do menino a respeito de suas origens, já que Valter e Petúnia nunca lhe explicaram nada e nem se deram ao trabalho de entregar a carta enviada junto com Harry, na noite em que ele foi deixado na Rua dos Alfeneiros. 

Furioso, Hagrid explica a Harry que ele é na verdade um bruxo e que foi convidado a estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Surpreso, Harry acaba topando ir com Hagrid para o Beco Diagonal, um lugar incrível, onde são vendidos: varinhas, livros mágicos, corujas, dentre outras coisas. Além de também ser o lugar onde reside o Gringotes, o Banco dos Bruxos. 

"Para uma mente bem estruturada, a morte é apenas a grande aventura seguinte".

Harry que mal esperava que sua vida tomasse esse rumo, fica ainda mais animado quando ao embarcar no Expresso para Hogwarts, conhece Rony Weasley e Hermione Granger, esta última ele não gera sua simpatia logo de primeira, mas logo os três se tornam grandes confidentes, vivenciando momentos únicos na escola mais incrível do mundo da magia. 

Com as aventuras, vêm também algumas revelações sobre o passado de Harry. Além dele conhecer figuras interessantes, sobretudo Severo Snape, que parece nutrir um certo ódio pelo garoto. Há também Draco Malfoy, que parece querer infernizar os dias de Harry. Mas em meio a tudo isso, Harry aprenderá novos feitiços, conhecerá criaturas que nunca imaginou existir e também descobrirá alguns segredos, que podem tornar a volta de "Você-Sabe-Quem" mais rápida do que ele imaginava. 

É difícil fazer uma resenha, de uma história tão magnifica e cheia de elementos interessantes. A minha vontade, era sair contando o livro todo, mas me segurei, até porque a maioria já conhece um pouco da jornada do Harry, mas só posso dizer que mesmo conhecendo essa história, ainda me surpreendi muito com a forma que essa narrativa nos prende e o quanto me sensibilizei com Harry, Rony e Hermione que enfrentaram o seu primeiro ano com muita coragem e otimismo. 

"Sempre chame as coisas pelo nome que têm. O medo de um nome aumenta o medo da coisa em si".

A escrita de J.K Rowling é muito envolvente, todo esse universo criado por ela, torna-se impossível enjoar dessa história e é por isso que me vi animada a cada página. O desfecho é o que se espera dele, embora eu tenha considerado ainda mais emocionante poder ler tudo novamente e senti na pele o desenrolar dos acontecimentos. Sei que muitas pessoas, embora tenham visto o filme, não deram uma chance aos livros. E é por isso que recomendo cegamente essa história, vocês vão se surpreender, notar algumas diferenças sutis entre o livro e o filme, além de claro, aqueles detalhes extras não mencionados no cinema. 


Como eu disse acima, estou realizando essa leitura por meio de projeto literário e embora eu tenha que ler "A Câmara Secreta" somente em fevereiro, minha vontade é iniciar logo a leitura, mas irei me conter e seguir a risca o cronograma. Esta edição que eu li, é recente e continua sendo um trabalho da Editora Rocco. A capa é ilustrada e muito bela, a única coisa que me incomodou, foi a ausência de orelhas no livro, que é algo que eu prezo muito. A diagramação é bela e condiz com os elementos que são apresentados nos capítulos, a revisão do livro está muito boa e não encontrei nenhum erro ortográfico. 

A recomendação é para todos os leitores, sem exceção. Pois este é realmente um livro, que merece ser lido e relido. Caso você se interesse em participar do projeto, não deixe de enviar um convite para o grupo, onde haverá discussões e sempre muitas novidades do universo desse bruxinho que amamos. 

29 comentários:

  1. Olá Vivianne
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro, sendo que sou apaixonada por esse universo há muito tempo atrás. Já reli tantas vezes que nem sei, mas sempre acabo me surpreendendo com alguma coisa nova ♥ Fico feliz que você tenha curtido a leitura, não deixe de ler os outros!
    Boas leituras :)
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Então... o que falar de uma obra que é o clássico de quase todo o mundo e eu ainda não li? Tenho um pouco de curiosidade de ler toda a série, mas queria essa edição aí. Acho as outras Edições bem ruinzinhas. Enfim, fico feliz que você tenha amado esse livro. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo a saga pela primeira vez e a cada página lida, sinto vontade de me dar um tapa na cara por não ter lido antes. Super concordo com você sobre a leitura ser para todo e qualquer leitor. Uma história inesquecível.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Muito amor por HP, eu preciso reler os livros da série. A sua resenha me despertou a vontade de reler o livro.
    Que bom que você curtiu e espero que leia a série completa, pois vale muito a pena.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie! é impossível alguém não amar HP! Li toda a coleção quando eu estava no fundamental, então faz bastante tempo e estou louca para reler toda ela de novo, e bem vinda ao clube dos fãs de HP tenho certeza que se você gostou desse, irá gostar dos próximos!
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Essa edição parece ser linda, pena que não tem orelhas.
    Li o terceiro da série há muitos anos e gostei. Anos depois tive a oportunidade de ler esse, mas acho que a minha época de ler HP já passou. Acabei não curtindo a leitura e não sinto vontade de ler os outros da série. :/ Uma pena.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Viviane!

    Tudo bem? Então, Harry Potter é Harry Potter né? Não acho que tenha como desgostar da história porque a J.K. criou algo que além de mágico (ai trocadilho idiota) toca o leitor, as experiências com o bullying, a construção da amizade entre o trio e tantas outras coisas encantam aqueles que dão uma chance para a saga <3

    Que bom que você leu HP e, preciso comentar, que edição maravilhosa essa sua! O meu sonho é comprar a ilustrada e a que forma o castelo de Hogwarts <3 <3 <3

    Beijinhos
    Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Sabe que eu nunca li? Gosto dos filmes e acho incrível a história, mas para mim é o tipo que vale mais nas telas dos cinemas do que na leitura... Fãs de HP não me matem por isso! hahahaha
    bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  9. Harry Potter é inejoável, se essa palavra existir kk impossível de enjoar e a escrita é incrível e envolvente. Vi que um monte de gente está participando do 10 meses com Harry e gostaria de dizer as boas vindas, e no seu caso, boas vindas de volta a esse universo encantador. É sempre bom quando a gente é levado para um novo universo e é impossível não se envolver com os três no primeiro ano... E olha que eles nem imaginavam o tanto de coisa que viria pela frente. Sua resenha está ótima! Qualquer dia desses também quero reler.
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Harry Potter é mesmo um livro encantador e amo esse primeiro volume. Concordo que a escrita da autora é mesmo envolvente e o mundo mágico que ela criou é maravilhoso. Imagino a ansiedade para ler "A câmara secreta" uma vez que quando começamos a leitura da série, não conseguimos mais parar. Adorei a resenha!

    http://www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  11. Quanto nostalgia em um posto só!
    Há tempos quero reler a série que me fez tornar leitora também. Adorei esse projeto e quero conhecer. Vou entrar no grupo e ver se ainda dá tempo, haha.
    Não há como discordar o quão envolvente é a escrita da J.K. Só de ler sua resenha já me deu vontade de correr para a estante e pegar logo a Pedra Filosofal para ler.

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Harry Potter é amor da minha vida, quero dizer não o Harry, mas a saga. De tudo que li até hoje nada me tocou tanto como HP, na verdade foi justamente a história do bruxinho que fez de mim essa leitora voraz. JK tem realmente um jeito que é só dela de envolver o leitor no que ela cria. A Pedra Filosofal é legal, mas meu favorito da vida é "O Prisioneiro de Azkaban".

    Beijos
    Aninha
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Vivianne!
    Nossa, eu me sinto uma et as vezes, pois nunca li Harry Potter, sério, preciso remediar isso urgentemente, esse projeto é perfeito pra mim. kkk
    Quero muito conhecer a escrita da autora, conhecer toda essa magia que só conhecia no cinema, tenho certeza que será uma leitura inesquecível!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Meu queridinhoo!!! Como eu amo essa série... Esse é um dos meus livros preferidos da saga. Lembro a primeira vez que o li. Não conseguia parar nem por um minuto, tanto que li em um dia e depois fiquei com raiva por ter lido rápido, rsrs. Sinto falta da ansiedade por esperar o lançamento de algum livro ou filme. Sinto falta da saga HP.

    ResponderExcluir
  15. A primeira vez que eu li Harry Potter eu tinha 14 anos. O li várias e várias vezes desde então. O filme mesmo eu fui no cinema 6 vezes! E assisti outras tantas em casa.

    E ainda acredito que não fui pra Hogwarts porque Voldemort destruiu meu registro e o de tantos outros no ministério da magia!

    Os livros que eu tinha da saga, deixei com a minha mãe quando saí de casa. Ela ama a saga tanto quanto eu e sabe te dizer trechos completos de seus livros preferidos da saga!

    Ainda quero comprar essa box maravilhosa...

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  16. Harry Potter, como não amar? Sei que você está fazendo uma releitura e eu pretendo fazer uma dos livros em breve, agora eu já em minha versão adulta. Mas eu fiquei me perguntando uma coisa, será que tem alguém que não gosta do livro? Será que tem alguém que não se encanta com o mundo criado por J.K. Rowling. Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Ai, Harry Potter <3 Quanto mais nos imergimos nesse mundo mais maravilhoso ele fica! De fato a escrita da J.k. Rownling é maravilhosa e muito fluída, nos fazendo simplesmente devorar suas obras. Espero que você continue apaixonada por esse universo ao decorrer dos livros.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. oiii!!!
    Eu até hoje só vi os filmes, e sempre gostei muito. Ganhei no natal do ano passado os livros do Harry Potter para ler!!!!!!!
    Finalmente vou conhecer melhor a história. Gostei muito da sua resenha, me deu muita vontade de começar já a ler. Boa releitura para você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem? Também estou participando desse projeto porém não aguentei e já ki os dois primeiros livros ou melhor dizendo os reli pela sexta vez. Amo demais essa série.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Nossa, agora você me lembrou que mesmo sendo fã da saga, nunca resenhei nenhum livor em meu blog. Adorei conferir suas impressões do primeiro, sou suspeito para falar já que sou encantado por este mundo mágico, cheio de surpresas e momentos tensos.

    ResponderExcluir
  21. Olá, Vivianne! Bom, tenho que confessar uma coisa, inclusive um tanto vergonhosa: nunca li nada sobre Harry Potter, na verdade, nunca nem mesmo assisti os filmes, rs. Mas com tantas resenhas positivas a respeito dos livros, é quase impossível não desenvolver certo interesse. Adorei ler suas impressões a respeito do livro.

    Beijos,
    Blog Anne & Cia.

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Aaamo projetos de releitura de HP, cresci com os livros e os filmes, não tem como não ser apaixonada pela série. Quero tanto reler os livros que nem coloquei como lidos no skoob, pra ver se faz uma pressão psicológica em mim hahaha não vou começar agora porque tô lendo O Senhor dos Anéis, uma coisa de cada vez senão eu fico louca! Mas vou tentar fazer ainda esse ano.
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  23. Oiie, tudo bom? Eu li apenas os três primeiros da serie até agora, o que pra mim é uma vergonha, já que comecei a ler os livros em 2013. Mas esse ano quero ler os outros 4 sem falta! AMO essa história e a escrita fabulosa da J.K. <3 Seu post ficou ótimo! :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oie
    linda resenha, eu adoro hp mas somente os filmes pois ainda não tive oportunidade ou tempo de ler a série, porém, sua resenha me causou nostalgia e me fez querer ainda mais ler pra ontem que bom que gostou tanto

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Sou apaixonada pela série toda do HP. Depois que eu vi a biografia da J.K, fiquei com vontade de reler todos os livros.
    Espero que os outros também virem seus favoritos. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  26. Oi Vivianne,

    Eu li esse livro tem muito tempo, bem na época que ele foi lançado e não gostei, tanto que nem dei continuidade a série. Agora, anos e anos depois, estou ele e o segundo para dar uma nova chance. Me cobram muito a leitura desses livros e vou de coração aberto. Quem sabe não gosto?! :)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá Viviane,
    Li essa série de velha e não me arrependo, porque foi incrível. Gostei de conhecer suas impressões e fiquei contente por saber que partilhamos de impressões extremamente parecidas. Fiquei com uma baita vontade de reler essa série e ver o que vou achar agora um pouco mais madura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Enquanto você está relendo, eu não li nenhuma vez rsrs
    Achei bem legal o projeto e que você não deixou essa oportunidade escapar, juntando a fome com a vontade de comer rsrs
    Mesmo gostando bastante de fantasia, principalmente as que envolvam magia, ainda não consegui ter aquela curiosidade para ler a saga.
    Adorei saber suas impressões, mas por enquanto não pretendo fazer a leitura.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Viviane, tudo bem?

    Ainda não tive a oportunidade de ler os livros de HP, mas sou simplesmente apaixonada nos filmes.

    Tracei uma meta para pelo menos dar início à série em 2017. É até um pecado nunca ter tido contato com estas maravilhas.

    Sou extremamente curiosa em me deliciar com cada detalhe contido no livro. Parabéns pela resenha (:

    ResponderExcluir