RESENHA: Jantar Secreto

02 janeiro 2017

Título: Jantar Secreto
Autor: Raphael Montes
Páginas: 376
Editora: Companhia das Letras
Nota: 5/5

Sinopse: Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana. A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.
Avaliação:

Raphael Montes tem se tornado muito reconhecido na literatura brasileira, já que desde que lançou "Dias Perfeitos" traduzido para mais de 22 países, suas proezas na escrita foram evoluindo cada vez mais e eis que ao lançar "Jantar Secreto" em novembro de 2016, não consegui me conter e adquirir logo meu exemplar. As expectativas estavam altas, afinal a sinopse e o nome da obra, já eram bastante peculiar. E felizmente tive uma experiência muito estranha e positiva com esse livro, a qual vocês vão entender agora do que estou falando.

Jantar Secreto é narrado por Dante, que junto com os seus três amigos: Hugo, Miguel e Leitão, passam no vestibular no Rio de Janeiro e resolvem morar juntos na metrópole. Ambos vinham de uma cidade do interior e tinham o típico sonho de estudarem fora, para crescer profissionalmente. As oportunidades pareciam muito boas, já que de quebra conseguiram um apartamento grande e arejado. O aluguel seria dividido entre os quatro, bem como as demais despesas da casa, tudo parecia perfeito até que...


Após alguns anos se passarem, Dante, Hugo e Miguel estão formados, mas nenhum deles ficaram ricos. Dante tem dificuldade em encontrar emprego na área de administração e acaba indo trabalhar em uma livraria. Hugo formado em gastronomia, acaba vivendo de bicos de ajudante de cozinha. E Miguel, formado em Medicina, tem sobrevivido à residência em hospitais públicos, ficando extremamente cansado. Leitão acaba largando a faculdade logo nos primeiros anos e passa a maior parte do tempo no quarto, se empantufando de comida e jogando.

"Depois de morto todo bicho é igual. Você é engraçado, sabia? Se a carne vem naquele pacote, coberto de plástico transparente, você não se importa. Pega, frita e come sem nem pensar de onde veio".

Ninguém esperava que o sonho seria ofuscado pela crise, além do desemprego crescente. Mas Dante e os amigos resolvem fazer alguns cortes no orçamento e chegam a conclusão de que mesmo no aperto, dá para viver e pagar as contas. Tudo vai por água abaixo, quando Dante recebe uma ligação do Corretor Imobiliário, ao se encontrar com ele, descobre que o aluguel do apartamento estava atrasado a mais de 6 meses. E que eles tinham uma dívida de aproximadamente, R$ 26.000,00. 

Furioso, Dante vai logo ao encontro de Leitão que era responsável por efetuar os depósitos do aluguel. Quando confrontado pelos amigos, Leitão diz que realmente gastou o dinheiro e logo eles percebem que não há saída, serão despejados já que ninguém possui dinheiro suficiente para pagar a dívida. Preocupados, eles tentam pensar em várias alternativas, até que Hugo se lembra de um site chamado JantarSecreto.com, onde jantares são oferecidos e cobra-se uma quantia de cada convidado, para experimentar da alta culinária. 


Pensando que essa seria uma forma de pagar ao menos parte da dívida, os garotos criam um cardápio bem elaborado e divulgam no site. Alguns dias próximos do jantar, eles descobrem que Leitão escreveu no cardápio que seria servido carne humana e que muitas pessoas haviam se interessado, querendo pagar até mesmo 5 mil reais cada. A primeira coisa que acontece são as brigas, todo mundo quer matar o Leitão - eu queria mata-lo - e resolvem desistir da ideia. Mas ao pensarem melhor e temendo precisar voltar para o interior, eles resolvem bolar um plano e realmente servir carne humana no jantar.


"As pessoas vinculam loucura a maldade e racionalidade a bondade. Segundo estatísticas, doze por cento das pessoas ditas normais são criminosas, assassinas ou perigosas. (...) Se no mundo houvesse mais loucos, haveria menos violência".

O que era para ser somente uma noite, vira um negócio maior e inimaginável, o qual Dante e seus amigos não sabem como irão se livrar, já que estão cada vez mais envolvidos e ganhando muito dinheiro. Mas em dado momento, Dante começa a se questionar de onde estão surgindo os corpos e quais leis da ética e da natureza, eles estão violando para oferecerem aquele restritivo menu. Buscando manter a sanidade e tentando concertar as coisas, Dante fará descobertas chocantes e também irá se confrontar com várias reflexões, principalmente aquele em que diz: se comemos o boi e galinha, por que não carne humana?

É difícil falar de um livro tão vasto e reflexivo como este. Raphael Montes criou uma atmosfera totalmente tensa, com diálogos inteligentes e abertos, onde não a censura para descrever o que realmente acontece por traz dos jantares. Reflexões sobre o Utilitarismo de Betham são trazidas, bem como uma excelente intercalação com o cenário atual brasileiro, as dificuldades de se inserir no mercado e como os princípios éticos são as únicas coisas que nos impedem de devorar uns aos outros. Senti tantas coisas ao realizar essa leitura, que só garanto que lendo mesmo para vocês entenderem a amplitude dessa história. 


Os personagens são bem construídos, já que o autor sabe dar características muito humanas para todos eles. Era como se eu conhecesse cada um pessoalmente. As páginas passam rapidamente pelos olhos, já que você se vê imerso no esquema e quer extrair tudo o que puder dessa história. O desfecho é impactante a sua forma, confesso que já tinha minhas suspeitas, mas consegui me surpreender o suficiente para ficar com uma ressaca literária ao ler este livro. 


"Ainda que os problemas imediatos estivessem solucionados, uma brecha havia sido aberta, trazendo à superfície uma insatisfação que eu contivera a muito custo".

A obra é um excelente trabalho da Companhia das Letras, que caprichou muito tanto na capa, como no trabalho gráfico. Estão impecáveis. A recomendação fica para os leitores que já conhecem as obras do autor, bem como aqueles curiosos que gostam da abordagem do tema e querem conferir uma narrativa mais crua sobre o assunto. Só adianto que esse livro é muito mais do que antropofagismo, é também uma reflexão sobre a vida, nossas escolhas e a realidade que estamos vivenciando. 

27 comentários:

  1. Olá
    Já li várias resenhas desse livro, e assim como a sua, todas são bem positivas. Eu quero muito poder fazer essa leitura também, principalmente porque já li outras obras do autor e admiro muito o desenvolvimento dele em suas histórias, e não tenho dúvidas de que os personagens sao bem construídos. Essa edição está mesmo maravilhosa, a Companhia das Letras está de parabéns sim ♥
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem? Já ouvi falar muito bem desse livro, mas ainda não consegui ler, infelizmente nenhum doa autor ainda, mas espero ler em breve!
    Bjs http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/01/um-porto-seguro.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Viviane, tudo bem?
    Estou de olho nesse livro, pelas resenhas que tenho lido sobre ele, me pareceu ser uma leitura intensa e prazerosa ao mesmo tempo sabe. E como muitas pessoas adoraram a história, acredito que ele não vai me decepcionar.
    E vamos falar sério, que capa mais instigadora essa hem? (rsrs)
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  4. Tenho acompanhado bem de perto as divulgações desse livro e só com a sinopse eu já havia me interessado. Essa é a primeira resenha que leio dele e percebi que eu estava certa, parece ser uma leitura incrível. Canibalismo, suspense e reflexão, um livro completo.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  5. Viviane, fiquei enjoada só de ler a resenha, então, acredito que esse jantar seria bem indigesto para mim. Mas enquanto lia, pensei em vários amigos que curtiriam esse enredo e vou compartilhar sua resenha com eles.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Vivianne, tudo bem?

    Eu estou doida para ler este livro, então acompanhei sua resenha só superficialmente, porque não quero pegar nenhum spoiler. Aliás, mal li a sinopse, porque estou com algo na cabeça e gostaria muito de saber se irá acontecer ou não hahahaha.

    Mas vou tentar comprá-lo em uma promoção, porque o preço anda bem salgado heim hahaha. Meu salário de professora do Estado, não concursada e sem aula, não tá podendo pagar não hahahaha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Nossa, já vi que o livro é ótimo!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas acredito que vou gostar bastante dessa trama. Eu já tive a oportnidade de ler outros livros do autor e gostei bastante.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Oie amore,
    Olha o gênero não é dos que eu costumo ler, mais confesso que tô um pouco curiosa com esse livro, parece ser bem interessante.
    De fato a capa é muito bem trabalhada... isso chama ainda mais minha atenção à leitura.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas gostei da capa (concordo que esta caprichada!) :) Bem, talvez leia ate porque aprecio o género!

    Ainda bem que as personagens estão tao bem construídas e a ação prende! :9 Fico contente que tenhas gostado assim tanto! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nada de Raphael Montes, mas este livro me atraiu demais! Os outros também, é claro... Mas gostaria de começar com este!

    Gosto de questões éticas e que me façam refletir, então para mim está no menu!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Viviane,
    Ainda não li esse livro, mas estou louca para ler, pois a premissa é muito interessante.
    estou me perguntando como me sentiria diante das reflexões que o livro traz e como as coisas vão acontecendo porque, só de ler sua resenha, sinto meu corpo todo arrepiado.
    Fico contente por saber que você gostou da leitura e espero gostar também.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Oi vivianne,

    Meus parabéns pela maravilhosa resenha. Eu realmente tenho muito interesse em ler esse livro, porque acho o autor genial em todas suas histórias. Quero muito ter essa edição e também sentir todas as reflexões e tudo o que o Raphael colocou nessa história. Espero que a abordagem sobre os jantares e tudo o que há por trás dele me deixe tensa, haha. Mesmo.

    bjs!

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito da escrita do Rafael em.outro livro que li dele e esse me chamou atenção pelo fato do antropofagismo. Ainda mais agora que você falou de reflexão sobre a vida. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Pessoal, eu tenho visto capas realmente lindas ultimamente, é essa, não é linda, mas é interessante pela simplicidade. Acho q vou ter que procurar esse livro, pq fiquei realmente intrigada com ele. Sua resenha só aguçou mais essa vontade, parabéns! Bjks

    ResponderExcluir
  15. Achei a premissa do livro muito interessante,já li um livro do raphael montes chamado vilarejo e odiei, mas eu ainda não desisti do autor, quero muito ler dias perfeitos e agora jantar secreto, espero não me decepcionar como aconteceu com o livro de contos.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro mês passado e fiquei surpresa com todo o enredo pois a escrita do Raphael Montes em cada livro apresenta uma evolução gigantesca e por ter lido já as outras obras do autor ouso dizer que no momento é o melhor livro dele.
    Eu não conseguia desgrudar das páginas desse livro e embora as vezes algumas cenas trouxessem certo desconforto por quebrar tantos conceitos e trazer à tona várias questões reflexivas.
    Sua resenha ficou maravilhosa e fiquei até com vergonha dá minha.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila,

      Era impossível mesmo se desgrudar do livro, também fiquei muito ligada nas reflexões trazidas nessa história. E até hoje, sinto que não extrai tudo devidamente.

      Abraços!

      Excluir
  17. oie, uau, sua resenha me fez querer começar esse livro para ontem. Gostei de saber que além de suspense ele de certa forma nos leva a refletir sobre as condições atuais e sobre a vida, e fiquei já muito curiosa de onde vem os pratos para o jantar secreto, se bem que lendo sua resenha me bateu uma suspeita, vamos ver se acerto.

    ResponderExcluir
  18. Nossa, fiquei aqui cheio de emoção ao ver tudo que você sentiu com esta leitura, melhor ainda por ser de um autor nacional, que está em grande crescimento e reconhecimento. O enredo me chamou bastante atenção, quero muito ler este livro, já que sua resenha me deixou super curioso.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Viviane!
    A premissa não despertou muito meu interesse, mesmo achando a história diferente não faz bem meu estilo de leitura. Mas como sou curiosa anotei a dica para talvez ler se um dia quiser conhecer a história.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu só leio bons comentários sobre esse autor, mas confesso que esse não é um gênero que costumo ler, logo apesar de ter curiosidade,eu nunca busco ler mesmo, sabe? Agora,esse livro eu nunca tinha lido nada sobre ainda e de cara fiquei muito animada, porque achei a premissa bem curiosa e eu já quero matar o Leitão kkkkk Enfim, parece ser realmente uma leitura bem reflexiva e interessante, por isso vou marcar a dica e espero ler logo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Nossa!!!
    Necessito desse livro, quero saber de todos os detalhes e como Dante vai ficar após se questionar sobre a carne humana e até que ponto isso é certo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oiiie
    aff eu quero muito esse livro, depois dessa resenha então, estou ainda mais curiosa, o enredo está fanatístico e quero ler todas as obras do autor

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá! "eles resolvem bolar um plano e realmente servir carne humana no jantar" não dava para mentir e pegar de uma vaca mesmo não? E que povo doido é esse que paga até 5 mil? O livro parece ser bem interessante. Anotei a dica. Beijos'

    ResponderExcluir
  24. Eu li o livro mês passado e teve uma hora que eu fui obrigada a fechar o livro pra dar uma respirada e fazer uma outra coisa, porque é incrível o modo como o Raphael prende a gente nessa história. É um livro wue me fez refletir bastante e ainda estou digerindo ele para poder escrever a minha resenha.

    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem?

    Sempre ouço falar muito bem de Jantar Secreto e me parece que o autor subiu no conceito dos leitores!

    Quero muito conferir este título mas ainda estou aguardando oportunidade para ler Dias Perfeitos e ter um primeiro contato com o autor a partir daí.

    Ótimo ponto saber que os personagens são bem construídos e pretendo ter psicológico para adorar esta obra!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Pra mim já fico claro que Raphael Montes é um escritor com obras maravilhosas, mas esse em especial tá sendo muito elogiado e estou com muita vontade de lê-lo. A edição está maravilhosa.

    ResponderExcluir