RESENHA: O Boticário

09 janeiro 2017

Título: O Boticário
Autora: Maile Meloy
Páginas: 368
Editora: Bertrand Brasil
Nota: 5/5
Sinopse: Um remédio para tratar da saudade leva dois jovens a uma aventura em plena Guerra Fria. O ano é 1952, e a família Scott muda inesperadamente de Los Angeles para Londres. Janie Scott se sente desconfortável na nova escola, até que o boticário local lhe promete um remédio para tratar a saudade de casa. Mas a verdadeira cura só acontece quando conhece o filho do boticário, Benjamin, um menino curiosamente desafiante que sonha se tornar um espião. O pai de Benjamin, no entanto, não é um boticário comum, e, quando ele é sequestrado, cabe a Benjamin e Janie cuidar de seu livro sagrado, a Farmacopeia, pois espiões russos não veem a hora de colocar as mãos nele. Que segredos o livro contém? Descobrindo elixires transformadores que nunca imaginariam existir, Janie e Benjamin embarcam numa perigosa missão para salvar o boticário e evitar uma iminente catástrofe nuclear.
Avaliação:

Alguns livros simplesmente nos conquistam, desde da primeira a última palavra. E foi exatamente assim, que aconteceu com esse livro da Maile Meloy. Já havia lido algumas resenhas da história e ao saber da ambientação, em Londres e justamente no auge da Guerra Fria. Eu sabia que precisava adquirir esse livro e não tardei a fazer, ficando muito satisfeita com o enredo maravilhoso que encontrei essas páginas.

Em "O Boticário" conhecemos Janie Scott, ela vivia com os pais na Califórnia até que por uma suspeita dos pais serem comunistas, o que não era aceito no território americano, ela se vê obrigada a mudar para a fria Londres, onde seus pais pretendem recomeçar. Entretanto, o que era para ser uma aventura, acaba se tornando uma adaptação muito difícil para Janie, que pouco entende dos costumes ingleses e se sente cada vez mais deslocada.


Um certo dia, Janie vai até o Boticário da rua com os pais e ao conhecer o dono, recebe de presente um remédio para "curar a saudade". Mesmo não acreditando nisso, Janie fica feliz por alguém tentar lhe trazer um pouco de conforto. No dia seguinte, para surpresa de Janie, ela acaba conhecendo Benjamin, o inteligente e carismático filho do Boticário. Ela se sente empolgada e muito animada com o rapaz, que além de lindo também se mostra ávido por aventuras. 



Benjamin convida Janie para jogar xadrex em uma pracinha, mas ela logo descobre que ele não queria só se divertir, já que andava espionando um homem russo, que sempre deixava mensagens secretas para outros homens. Intrigada com aquilo, Janie mal imagina que Benjamin estava certo, mas tudo realmente se torna interessante quando eles vêem O Boticário se encontrando com o russo e pegando apressadamente uma mensagem.

"Parece clichê, mas é verdade. Sair de Los Angeles para Londres em 1952 era como deixar um filme colorido e entrar em um em preto e branco".

Intrigados para saber o que aconteceu ali, Benjamin e Janie seguem O Boticário, mas antes que ele possa dar mais explicações, a botica começa a ser invadida por alemães e antes de sumir, o velho homem entrega a Benjamin um livro, chamado de "Farmacologia" e diz para ele cuidar, como se fosse a sua vida. Escondidos em um armário, Janie e Benjamin que não entendem alemão, ouvem alguns gritos e barulhos de coisas sendo quebradas e quando saem, percebem que o boticário fora levado. Para onde? Eles não sabem, mas irão descobrir. 


Com uma premissa bem engajada e repleta de personagens bem construídos, Maile Meloy cria um enredo totalmente novo, onde conspirações e um iminente desastre estão prestes a acontecer. Janie é a nossa narradora da história, o que torna a leitura muito leve e divertida, tal como a personagem que é até mesmo muito madura para sua idade. Benjamin também é maravilhoso, possui muita coragem e não mede esforços para encontrar o pai. Há também Pip, um menino bem divertido, que conhecem durante uma de suas aventuras e esse trio é simplesmente espetacular.

"Sempre que adulteramos as leis da natureza, consequências acontecem - disse o conde. - Quanto maior o transtorno, maior a consequência"

O desfecho é lindo e me deixou querendo mais, o que infelizmente não vai acontecer já que este é um livro único (embora isso agrade muitas pessoas). A obra é um trabalho da Betrand, que desta vez se superou em qualidades gráficas. A capa é maravilhosa e condiz com a história, a diagramação é o destaque desse livro, pois todas as páginas possuem desenhos cuidadosamente selecionados e que expressam o que se passa em cada capítulo. A recomendação fica para os fãs de fantasia e de um enredo mais juvenil, mas cheio de surpresas e que torna impossível se desgrudar das páginas. 

31 comentários:

  1. Olá
    Eu já conhecia esse título, mas a sua resenha é a primeira que leio a respeito. Adorei a premissa, e imagino que seja uma leitura maravilhosa. A ambientação é outro aspecto que chama muito a minha atenção, seja por conta de Londres ou pelas conspirações e pelos personagens serem bem construídos. Com certeza gostaria de poder ler também!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Gente do céu! Adicionando esse livro na minha de desejados em três, dois, um! Que capa linda por sinal! Amei conhecer um pouco mais do enredo dele pela sua resenha e principalmente por você recomenda-la para os amantes da fantasia (euzinha!)
    Bjss http://resenhasteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Fiquei conhecendo esse título a alguns dias atrás e fiquei super desejando ele, sua premissa é bem bacana e deve ser envolvente mesmo. Um remédio para curar saudades? Acho que preciso disso também kkk. A capa está muito bela e pela sua foto a diagramação está linda. Fico feliz que o desfecho tenha sido dos melhores, isso só aguçou mais ainda a minha curiosidade. Até mais ver
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Olá, Vivianne! Infelizmente fantasia nunca chamou tanto a minha atenção, porém como meta para 2017 estipulei ler mais fantasias e, sem dúvidas, ''O Boticário'' entrou para a listinha de livros desejados. O que mais me encantou foi saber que a história se passa durante a Guerra Fria, adoro livros que trazem uma carga histórica consigo. Enfim, adorei poder saber suas impressões a respeito do livro.

    Beijos,
    Blog Anne & Cia.

    ResponderExcluir
  5. Oi Viviane, tudo bem?
    Eu li uma resenha desse livro faz algum tempo e nem lembrava do que se tratava. Acho que vou acabar lendo o livro.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu fiquei louco para pedir esse livro na parceria com a Record, mas acabei dando preferência a outros, mas pelo jeito a história valia muito a pena.Espero poder ler ele um dia!

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha e fiquei pensando neste sentimento de querer mais de um livro tão bom e por ser tão bom, é único. Quero muito ler.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie...
    Não sou muito de ler livros nesse gênero, mas, você falou com tanta convicção e paixão que me bateu aquela vontade urgente de ler, inclusive, anotei nos desejados...
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. O que eu mais gostei desse livro foi a diagramação, que coisa linda! E olha que pela capa eu não dava nada por ele. Já tinha ouvido falar dele, mas não tive a oportunidade de conhecer sobre o enredo até agora. Gostei do enredo e ainda mais de como a autora ambientou tudo, parece ser uma leitura que conquista mesmo.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  10. Viviane, estou muito feliz por ter lido sua resenha. Ainda não tinha ouvido falar nesse livro, mas com certeza estou encantada. Preciso pra ontem, já me ganhou na sinopse e sua resenha só fez com que eu ficasse ainda mais animada. Ótima resenha, bjs.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro, mas adorei a premissa dele, ainda mais por se passar na Guerra Fria, que é uma ambientação bem diferente do que estou acostumada.
    Obrigada pela dica!
    Tô louca pra ler essas conspirações!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  12. Olá, estou com muita vontade de ler esse livro, ainda mais depois de ver como, além da capa bonita, toda a edição parece bem caprichada. Pela sua resenha, gostei dos protagonistas e de envolver a guerra fria numa história mais juvenil. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro até ler sua resenha. Gostei muito de conhecer suas impressões e fiquei contente por saber que a leitura te agradou tanto assim.
    Acho legal quando terminamos uma leitura e ficamos querendo mais.
    Sua resenha está incrível e claro que quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Vi quando a editora estava lançando esse livro. Primeiramente, fiquei muito interessada pela capa, acho essa capa muito bonita. E depois que li a sinopse, meu interesse aumentou. Pela sua nota deve ser mesmo uma leitura muito boa. Vou tentar ler esse ano. Espero gostar tanto quanto você.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia esse livro, mas só a capa já me encantou enormemente!

    Sua resenha foi bem ampla a respeito do livro, o que me deixou encantada com ele. Fiquei com muita vontade de lê-lo. As páginas com as figuras são encantadoras, são quase obras de arte!

    Apesar de ser adulta, gosto quando os livros vem algumas figuras, ajuda a imaginar o ambiente ou as pequenas coisas que dão vida à história.

    Ótima resenha!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  16. Essa é a primeira vez que vejo esse livro que por sinal pelas fotos dá para ver que tem uma diagramação incrível! GOstei da premissa e acho que o fato de ter personagens bem construídos é apenas um grande plus. Dica mais que anotada. Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá! É incrível quando um livro no conquista do inicio ao fim. Que bom que você foi atrás do livro com expectativa e ele não te decepcionou. A trama está bem interessante e desperta curiosidade. Personagens bem construídos faz toda diferença. Que bom que é uma leitura leve e divertida. Saber que o desfecho é lindo só aumento minha vontade de ler. Adorei conhecer o livro e saber sua opinião. Está uma resenha incrível. Já anotei a dica. Beijos'

    ResponderExcluir
  18. Oi oi,
    Adorei a resenha. Gosto quando o livro é ambientado durante a Guerra Fria. Me passa mais realidade e ação sobre os personagens.
    A capa é bem simples, mas a história tem um enredo maravilhoso que nos faz esquecer desse mínimo detalhe. Os personagens parecem bem construídos e foi isso que me atraiu para conhecer a obra. Já anoite a dica e logo mas pesquiso mais sobre livro ♥

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Não conhecia o livro e lendo sua resenha me perguntei onde ele esteve minha vida toda? hahaha amei tudo, a história, os personagens, até essa capa maravilhosa, quero muito conferir essa obra. Obrigada pela resenha, espero me envolver tanto quanto você!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  20. Olá Vivianne, tudo bem?

    Mesmo amando o gênero fantasia, infelizmente o enredo não me chamou muito a atenção. E olha que livros ambientados em períodos de guerras costumam me atrair. Mas vou anotar o título e repassar a dica à uma amiga.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Viviane...
    Confesso que quando li, Guerra Fria, já meio que me desanimei com a história, pois não curto muito livros sobre guerras. Mas, conforme a leitura foi fluindo, fui me empolgando e agora esse livro já está anotado aqui na minha lista. Adoro livros de aventuras assim, e foi justamente o suspense de descobrir todo esse misterio ai que me chamou a atenção

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Eu amo fantasias e esta história me atraiu muito. Realmente essa capa é maravilhosa, simples e ao mesmo tempo muito tocante. O enredo me chamou muita atenção e eu espero ter a oportunidade de ler essa obra. Dica mais do que anotada!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  23. Realmente um livro único me agrada mais, e é bom saber que este livro com este enredo encantador e um desfecho alucinante faz parte apenas de algo único e isso torna superior minhas expectativas quanto ao livro. Já anotei a sua dica.

    ResponderExcluir
  24. Olá
    essa capa é muito linda e gosto muito do enredo desse livro, vi quando lançou e fiquei mega curiosa, quero muito ler e sua resenha me deixou ainda mais ansiosa e curiosa, que bom que curtiu tanto a leitura

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. O livro é lindo!
    A história me parece ser bem interessante, na sua opinião, incrível! rs, Mas infelizmente não me cativou muito.
    Embora seu entusiasmo seja lindo, não consegui ser contagiada por ele... infelizmente.
    entretanto, parabéns pela resenha!

    Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  26. Oie!!!
    Já tinha gostado da sinopse, mas quando li sua resenha me apaixonei pelo livro! E como sou farmacêutica é de se imaginar que eu fiquei viajando nas possiveis estórias e nas aventuras desses dois através da boticaria e da espionagem!
    Amei as fotos, que me fuzeram desejar o livro físico!
    Obrigada pela dica!
    Mil Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá!!
    Sou louca por esse livro desde que foi lançado e já tá na minha listinha de desejados e de comprinhas,como ele tá ainda bem carinho tô só esperando uma promo e aproveitar pra comprar!!!
    Me encantei pela estória só pela sinopse mas no decorrer da sua resenha minha vontade em ler foi só aumentando e a curiosidade pra saber o que contém nesse livro tá aqui a mil...hahahaha...

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/01/beco-club-novo-parceiro-do-blog.html#comment-form

    ResponderExcluir
  28. Oi ViVi, tudo bem? A premissa já tinha me conquistado antes de ler tuas considerações finais. Eu não sou fanática por fantasia, mas essa em particular me chamou a atenção pelo enredo e ambientação. Adoro histórias que tem guerras como pano de fundo, acho que torna mais envolvente pois os autores as vezes mesclam alguns fatos históricos na ficção. Com relação a ser livro único eu sei bem como é, quando a gente gosta tanto de um livro que deseja uma continuação mesmo sabendo que não vai ter hahaha. Já quero esse livro! Bjosss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oie
    Não conhecia o livro,mas achei interessante essa investigação.
    Fiquei feliz em saber que gostou do final e ficou com gostinho de quero mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. oie, mesmo eu não sendo fã de livros juvenis bem como de fantasia, eu fiquei muito interessada nessa obra que parece ter uma premissa muito interessante e criativa. Gostei de saber que a guerra fria é um pano de fundo, e da maturidade dos personagens. Fui correndo ver se ele existia em ebook para comprar mas infelizmente ainda não o temos.

    ResponderExcluir
  31. Oi Vivi, tudo bem?
    Gosto muito de livros que passam no período de guerras, já li alguns da GM, mas nunca nada na Guerra Fria, uma das que eu acho mais legal de estudar. Vou procurar saber mais sobre esse livro, quem sabe até lê-lo.

    ResponderExcluir