RESENHA: Harry Potter E A Câmara Secreta

21 fevereiro 2017

Título: Harry Potter E A Câmara Secreta #2
Autora: J.K Rowling
Páginas:252
Editora: Rocco
Nota: 5/5
Sinopse: Os Dursley estavam tão anti-sociais naquele verão, que tudo o que Harry queria era voltar às aulas da Escola de Bruxarias de Hogwarts. No entanto, quando já terminava de fazer suas malas, Harry recebe um aviso de um estranho chamado Dobby, que diz que um desastre acontecerá caso Potter decida voltar à Hogwarts. Harry não liga para aquela mensagem e o desastre realmente acontece. Naquele segundo ano estudando em Hogwarts, novos horrores surgem para atormentar Harry, incluindo o novo professor Gilderoy Lockhart e um espírito chamado Moaning Myrtle, que assombra o banheiro feminino, além de olhares indesejados da irmã mais nova de Ron Weasley, Ginny. Todos esses problemas, no entanto, parecem menores quando o verdadeiro problema começa e algo transforma os alunos de Hogwarts em pedra. Dentre os suspeitos: o próprio Harry. Descubra o fim desta aventura emocionante.
Avaliação:

Fevereiro chegou e com ele veio a segunda leitura do projeto #10MesesComHarryPotter, confesso que devorei este livro em dois dias e como de costume, fico com vontade de iniciar logo a leitura do próximo, mas estou honrando com o cronograma e me segurando para não adiantar tudo. Lembrando que quem quiser participar do projeto, é só entrar neste grupo do facebook, lá vocês vão encontrar tópicos de discussão dos livros e demais informações.

Neste segundo volume, encontramos Harry Potter vivendo na casa dos Dursley enquanto aguarda o período de férias terminar para retornar a Hogwarts. Vivendo com o tio, Harry até se diverte mais do que o costume, já que Valter e Petúnia ainda não tomaram conhecimento de que ele não pode usar magia fora da escola, entretanto os tios resolvem trancafiar todos os objetos que ele usa na escola no seu antigo quarto (o armário embaixo da escada) e ficam de olhos abertos à qualquer movimento do sobrinho.

A confusão começa quando Dobby, um elfo doméstico aparece em uma noite no quarto de Harry. Dobby que andava confiscando as cartas de Rony e Hermione, as quais Harry nunca chegou a receber e quer fazer de tudo para que Harry não vá a Hogwarts neste ano. A conversa dos dois, acaba não saindo muito bem, já que Dobby se debate o tempo todo dizendo estar 'se punindo' e consequentemente os barulhos são ouvidos no andar de baixo, onde Valter estaria recebendo um convidado especial.


Após a confusão de Dobby, os Dursley chegam a conclusão de que Harry não irá para Hogwarts naquele ano. Para tanto, privam-no de comida e o prendem em um quarto com grades. Eles só não contavam que Rony e seus irmãos gêmeos Fred e George iriam ao seu encontro em um carro voador. Com a ajuda dos amigos, Harry consegue fugir das garras do tio e passa o restante das férias com os Weasley, sendo que este foi um dos melhores momentos de sua vida. 

"A câmara secreta foi aberta. Inimigos do herdeiro... cuidado."

Após algumas confusões pelo caminho, Harry finalmente consegue voltar a Hogwarts naquele ano. Mas infelizmente as previsões de Dobby estavam certas, alguns alunos começam a aparecer petrificados pelos corredores, além disso uma estranha lenda sobre "A Câmara Secreta" começa a rondar os corredores da escola, incluindo um herdeiro de Sonserina, que seria culpado por todos os acontecimentos. Com isso várias especulações começam a se formar no colégio, Harry se vê cada vez mais próximo de descobrir os segredos do passado e para isso não fica sem o apoio incondicional de Rony e Hermione.


Acredito que todas as obras de J.K Rowling sejam sempre prazerosas, com a narrativa fácil e fluída, A Câmara Secreta é um livro que nos prende pelo mistério. E mesmo já conhecendo a verdade por trás dos acontecimentos, consegui me surpreender ao encontrar sutis detalhes presentes no livro, que não aparecem no filme e alguns os quais eu não me recordava, quando fiz a primeira leitura desta história. O ponto alto do livro, é sem dúvidas alguma a descoberta de Harry ao saber que fala a língua das cobras, bem como o icônico personagem do Gilderoy Lockhart, que conseguiu me fazer rir em diversos momentos. 

São nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades.

Os personagens que já conhecemos estão ainda mais cativantes nesta história, Rony vive vários momentos tensos ao lado de Harry o que aproxima cada vez mais os dois. Já Hermione se mostra cada vez mais propensa a quebrar as regras, contrariando sua pose de nerd. Hagrid tem uma participação significativa no livro, principalmente ao descobrirmos o verdadeiro motivo dele ter sido expulso de Hogwarts. Já Malfoy está mais insuportável do que nunca, foi bom vê-lo quebrar a cara no jogo de quadribol e por diversas vezes temos vontade de matar o personagem.


Esta edição que eu li é um pouco mais antiga, do ano de 2000 e ainda assim possui uma capa muito bonita, com orelhas e folhas brancas. Não encontrei problemas com essa versão, nem mesmo erros ortográficos. A recomendação fica para aqueles que conhecem a história só pelo filme ou que possuem vontade de se aventurar novamente nesse maravilhoso universo criado por J.K Rowling. 

15 comentários:

  1. Olááá!
    Menina, confesso: só li A pedra filosofal (me julgue) e não vi todos os filmes ainda.
    Mas, A câmara secreta é <3
    A escrita da J.K. é encantadora e o Dobby <3 <3 <3
    E claro, destaco utilizar o mito do basilisco, que foi excepcional (pelo menos no filme)
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Sou da geração anterior a HP. Estou mais para o Tolkien do que para HP, mas como tenho amigos na casa dos 20 acabei lendo os livros e assistindo os filmes. Acho legal, mas não é algo que eu vá ler novamente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá linda.
    Eu não curto Hp (já começo com essa frase polêmica) hahahha juro que já tentei até os filmes e não rolou meeesmo.
    Mas adorei a resenha, muito bem escrita e estruturada como sempre, e essa edição está linda né.
    Amei

    ResponderExcluir
  4. Ola Vivi lindona amo todo o universo do HP, esse segundo livro assim como os demais é maravilhoso, e vemos como HP vai crescendo e amadurecendo no decorrer de cada livro. Parabéns pelo projeto 10mesescomHP. amo ler resenhas dessa série. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Vivi!
    Os livros sobre Harry Potter são sempre um sucesso! Eu não li nenhum, acredita? Rsrs... Mas, assisti quase todos os filmes e amei! Vou ver se crio coragem e leio os livros. Bjs. Drica.

    ResponderExcluir
  6. Oie! Menina, eu sou tão apaixonada pela série Harry Potter, tanto que ainda não consegui escrever sobre ela de uma forma coerente. Lembro de quando comprei cada livro, das filas no cinema, então é tanto amor que faltam palavras. Parabéns pelo projeto! É sempre bom levar HP para outros leitores e leitoras! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Se o assunto é HP pode me chamar rsrsrs!! Mas vou te dizer que esse é o livro que menos gosto, acho ele tão sem propósito, o caso do To Ridlle poderia ser incluído em o prisioneiro de Azkaban tranquilamente... Mas vale por conhecermos o Doby, o elfo doméstico que você mais ama e respeita!!
    O universo da JK é sensacional, já estou inclusive aguardando ansiosamente minha edição ilustrada.
    Amei a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Só suspeita para falar pois sou mega fã de Harry Potter (tenho até tatto em homenagem a saga). A edição que eu tenho é essa também, antiguinha. Mas confesso que não gostei de todas as obras da J.K, Morte Subita é bem chato, abandonei a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Estou acompanhando as postagens do projeto e achando bem legal. Como estou com várias leituras e outros projetos não pude me comprometer a participar deste também.
    Fico feliz que esteja gostando tanto das leituras e se segurando para cumprir com o cronograma, acho que se tivesse gostando tanto assim igual você jamais conseguiria me segurar kkkkk
    Ainda não li nenhuma das obras desse bruxinho tão querido por tantos e confesso que não tenho muita vontade, mesmo só ouvindo elogios. Dessa forma, por enquanto não me sinto tentada em fazer a leitura.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  10. Que sensação maravilhosa de nostalgia que essa resenha me trouxe! Sou apaixonada por essa série e sempre fico contente em ver mais pessoas descobrindo esse mundo fantástico de HP <3
    Beijinho e espero que continue gostando dos demais livros.

    ResponderExcluir
  11. Oi Viviane.
    Mal vejo a hora de começar a ler os livros de Harry Potter também! Quero saber se vou ter que me controlara para não ler tudo de uma vez, rs. Sucesso no seu projeto, já dá pra ver que vai cumprido com louvor.
    Harry Potter e a Câmara Secreta é o filme que eu mais gostei de assistir.
    Abraços.
    Blog Impressões de Maria

    ResponderExcluir
  12. Oiii!

    Uns amigos meus disseram que me chamariam para um projeto para ler HP, mas nem fizeram isso hahahaha sacanagem!
    Gostei de ver que está se dando bem em relação a obra e ao cronograma, eu também tenho que me segurar para não ler tudo antes da hora.
    Sua edição é uma das mais bonitas! Gostei muito da sua resenha e espero que continue curtindo o projeto!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Conheço o universo de HP somente através da adaptações, mas juro que pretendo ler os livros assim que tiver oportunidade. Fiquei bem animada em saber que mesmo conhecendo um pouco da história através dos filmes os livros ainda conseguiram te surpreender. Isso me dá a certeza que preciso conferir essa série logo. Parabéns pela resenha.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Seu post só serviu para me trazer saudades, faz muito tempo que li esse livro, lá pelos meus 14/15 anos e devorei muito rapidamente quando o li também. É uma história incrível e mega envolvente. Eu amei ler essa série!

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Não sou fã de HP mas acho todos os livros trabalhos fantásticos e fiquei encantada pelo talento da autora quando li suas obras. São histórias super envolventes e cheia de ensinamentos valiosos. Vale muito a pena ser lido.
    Beijos!

    ResponderExcluir