RESENHA: Insônia

20 fevereiro 2017

Título: Insônia - Nefilins #1
Autora: Mari Scotti
Páginas: 324
Editora: Independente
Nota: 3/5
Livro: Cortesia da autora
Sinopse: Suzanna foi a única sobrevivente do acidente que matou seus pais, salva por alguém que ninguém acredita existir. Quando está perto de completar dezoito anos, coisas estranhas passam a acontecer envolvendo este homem misterioso. Dois rapazes surgem em sua vida, que parecem saber muito mais sobre ela do que revelam. O que ela desconhece é que uma simples escolha poderá alterar o destino de sua alma. 
Avaliação:

Como amante da fantasia que sou, não perdi tempo ao conseguir a parceria com a autora Mari Scotti e logo solicitei o livro "Insônia" para leitura. A sinopse por si só já garante um bom mistério, uma atmosfera mais dark e segredos à serem revelados, tudo isso me deixou bem empolgada e de certa forma consegui ter um bom aproveitamento dessa leitura.


Somos apresentados a Suzanna, uma jovem que sobreviveu à um acidente em que matou seu pai e sua mãe, obrigando-a viver com seus avós que são muito ricos por sinal. Prestes a completar 18 anos, Suzanna tem muitos problemas dormir, sempre com insônia e por isso acaba perambulando pelos jardins dos vizinhos e lendo a luz da lua. Em uma dessas noites, ela acaba se deparando com Pietro, um recém chegado que vai morar na casa ao lado e possui uma beleza muito peculiar.


"Tantas coisas começavam a rodear meus pensamentos que não conseguia organizá-los, a impressão que tinha era que ambos sabiam demais e estavam escondendo algo. Será que eles estavam trabalhando juntos? Será que se conheciam?"

A medida que seus encontros com Pietro a noite vão acontecendo, Suzanna se vê cada vez mais interessada e até mesmo apaixonada por ele. Tudo muda, no entanto, quando alguns dias depois, um garoto novo chamado Arthur chega ao colégio. Lindo e muito rebelde, ele logo demostra interesse na garota, além de parecer ler todos os pensamentos dela e saber coisas as quais ela nunca lhe contou. 


Assustada, Suzanna começa a perceber que tanto Pietro quanto Arthur, guardam segredos que envolvem não só eles, mas também toda a sua família e até mesmo sua própria origem. Indecisa em quem acreditar, já que os dois rapazes estão sempre me pé de guerra, Suzanna precisará tentar relembrar de memórias que lhe foram reprimidas e escolher um lado, mesmo não sabendo qual é o certo. Tudo isso só vai fazer sua vida desmoronar perante os seus olhos, mostrando-lhe um mundo totalmente novo.

"Acredito, às vezes, que esse vazio dolorido que me inunda nas madrugadas é porque sobrevivi e eles não. O estranho é que, da mesma forma que esse pensamento me sobressalta, outro o sobrepõe e parece não ser meu: Você não pode morrer, você sobreviveu para um propósito."

Com um enredo bem interessante, Mari Scotti conseguiu me fisgar logo nas primeiras páginas, já que fiquei muito indecisa quanto as verdadeiras intenções, tanto de Pietro quanto de Arthur, pois ambos pareciam possuir sua própria versão da verdade. Essa indecisão no entanto, que também se passa com a protagonista, conecta o leitor ao personagem, mas ao mesmo tempo tornou a história demasiadamente cansativa e acabei ficando muito desanimada com os excessivos diálogos entre o trio, que pareciam nunca chegar a lugar nenhum. 


O ponto alto do livro, no entanto, é mitologia trazida para a história, que com muito custo nos é revelada e acaba por preencher um pouco do desânimo que senti até a metade da narrativa. A escrita da autora também é muito fluída, o que ajudou bastante à prosseguir com a leitura. O livro também levanta questões importantes como: existe alguém realmente bom? Ou nascemos tendenciosos a nos tornar bons ou maus? . Passamos a obra toda desconfiando dos dois rapazes e mesmo que essa parte tenha sido mais morosa, ainda assim, o enredo consegue se manter e o desfecho foi satisfatório, abrindo um bom gancho para o próximo livro.


"Sabia que precisava ficar sozinha para entender a enxurrada de informações. Porque nada parecia encaixar, nada fazia sentido. Se meu avô sabia, porque deixou um estranho contar minhas origens? Porque Arthur e Pietro estavam brigando? Seriam eles naquela foto? Claro que não, afinal anjos não têm infância, ou tem? E por que deveria tomar cuidado com Arthur?"

A obra nos foi cedida gentilmente pela autora, com uma capa bela e condizente. A diagramação é simples, mas bonita. Não encontrei nenhum erro ortográfico que dificultasse a leitura. O livro está disponível na Amazon, por um preço muito camarada. A recomendação fica para os leitores que gostam de fantasia, de triângulos amorosos e que acima de tudo, adoram livros que desvendam o passado. 

32 comentários:

  1. Obrigada pela resenha Vivi!

    Beijocas, Mari Scotti

    ResponderExcluir
  2. Oi
    esse é um dos livros da Mari Scotti que tenho muita vontade de ler, apesar de o enredo não ser muito original, quero conhecer, é bem meu estilo e assim aprecio melhor a escrita da autora.

    ResponderExcluir
  3. Tenho dois livros da Mari Scotti que estão na minha lista de leitura desse ano e ao ler a sua resenha percebi que terei um terceiro haha. Também amo livros de fantasia e mistérios, fiquei bastante curiosa e amei a capa que combinou totalmente com a história.Ótima resenha, bjss!

    ResponderExcluir
  4. Oie, logo que li a sinopse imaginei a série The Beauty and The Beast, que eu amooooo... Então já prevejo que se eu ler o livro algum dia, com certeza amarei
    Adorei a resenha e as fotos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito fã de triângulos amorosos, mas fico feliz que a leitura tenha te agradado. A capa é realmente muito linda ♥

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  6. Eu li esse livro e gostei bastante apesar de não gostar muito de histórias sobrenaturais kk mas a Mari tem uma escrita muito fluida e gostosa de se ler! Estou ansiosa pra ler o próximo! Parabéns pela resenha!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  7. Olá
    A capa do livro está muito linda e a sinopse chama muito a atenção, uma pena que não tenha te agradado plenamente.
    Vou anotar a dica pois gostei desse mistério quanto aos garotos

    ResponderExcluir
  8. Ola Vivi lindona confesso que esse excesso de diálogo desse triângulo vai me irritar um pouco, por isso nesse momento vou adiar a leitura. A capa está linda, o que me chama atenção assim como você a o tema Mitologia que amooo. BEIJOS

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Vivi.
    Ainda não conhecia o livro, mas tenho um certo receio de ler livros independentes de autores nacionais. Já tive tanta dor de cabeça com mimimi de autores que hoje prefiro manter uma certa distância.
    De qualquer forma, parabéns pela resenha e saber mais sobre o livro!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Pretendo ler esse livro em breve, já estava querendo ele. Mas confesso que sua resenha me deixou confusa, enfim... Só lendo, né?

    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nada da Mari. Mas tenho curiosidade, tenho um livro dela somente é tenho muita vontade de conhecer espero em breve poder. Parabéns pela bela resenha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oooi! Acho que não conheço a autora, mas curti muito ver esse livro. Eu gosto de fantasia, mas confesso que não leio tanto assim, a história me pareceu interessante, mas não sei se esse triangulo amoroso me agradaria, sabe? Que bom que apesar desses problemas, você ainda conseguiu curtir a leitura ☺ Beijos! Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  13. Olá, como vai?
    Eu me interessei super pela leitura, faz muito meu estilo.
    Sua opinião foi bem sincera e isso me ajudou a decidir pela compra do livro.
    Beijo
    https://qadulta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Vivi, tudo bem?
    Esse livro está na minha lista de leituras, mas confesso que fiquei um pouco receosa. Não curto triângulos amorosos e os diálogos em excesso. Mas como o ponto da mitologia é positivo fiquei bastante intrigada. Vou ler sim. Amei a sua resenha.

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li nenhum do livros da mari, mas tenho todos na minha lista de desejados, infelizmente ainda não pude le-los, esse apesar de interessante não me chamou tanta atenção.

    ResponderExcluir
  16. Oi linda,

    O nome d livro é bem interessante, porque parece que tudo que se passa com a personagem é feito com ela dormindo, mas é bem legal essa ideia de colocar personagens com índoles dúbias e tudo mais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Gente, que capa linda! Eu nem gosto de romances, mas a capa - e a combinação de mitologia na história - total me fizeram querer ler esse livro. Sério, tô muito curiosa a respeito do mistério da história.

    ;*

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    O único livro que li da Mari foi híbrida e gostei bastante, ela é um amor.
    Vou ler este livro em breve!
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  19. Vivianne, eu sempre adio os livros da Mari por ter tantos outros na fila, mas preciso parar com isso porque só escuto maravilhas sobre a escrita dela.
    Amei a presença dessa mitologia que você falou e fiquei morrendo de curiosidade em ler.

    ResponderExcluir
  20. Oiii!

    Eu não sou a maior fã de fantasia do mundo, por isso sempre passo essas dicas... Também não curto muito fantasia, mas espero que tenha sido bem trabalhada nessa obra.
    Gosto muito dessa capa, e fiquei feliz em ver que foi uma boa leitura para ti.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Realmente a capa é bem atraente e o enredo também. Adorei sua resenha e "Insônia" é, definitivamente, um livro que eu leria.

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Adoro a Mari, mas fantasia não é meu gênero favorito, então dificilmente farei essa leitura. De todos modos, parabéns pela resenha, muito bem escrita!

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bom?

    Não conhecia o livro mas lendo a sinopse fiquei bem interessada, pena ter diálogos que não levam a nada e a mitologia ser por relevada, mas mesmo assim qualquer dia vou dar uma chance ao livro.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  24. O livro começa bem, a premissa joga curiosidade no leitor e depois rola um triângulo amoroso? sério? é complicado sempre investirem nisso de trio, me desanima...

    ResponderExcluir

  25. Oii, tudo bem?
    Baixei esse livro na amazon recentemente quando estava gratuito. Achei a premissa super instigante e fiquei curiosa para ler. Tomara que eu goste.
    Parabéns pelo blog.
    Abraços Mary do blog Leituras da Mary

    ResponderExcluir
  26. Oi Vivianne!
    Eu sou louca pra ler esse livro e também outros da Mari, ela é uma ótima autora e acho que deveria ser mais valorizada na questão da publicação :)
    Eu gostei da sua resenha e a premissa do livro, quero pegar pra ler o quanto antes.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  27. Olá.

    Eu também tenho parceria com a autora, mas esse livro não me cativa de jeito nenhum. Não gostei muito da premissa da obra, mas fico feliz que você tenha gostado, apesar de certas ressalvas. Eu também acho sua escrita bem fluida e divertida. Passo a dica, mas amei sua resenha.

    Beijos,
    Respire Literatura

    ResponderExcluir
  28. Olá!!

    Eu gosto muito da Mari, mas tenho de confessar que só li seu livro de época, o Montanha da Lua, e amei demais! Eu tenho Insonia ainda na primeira edição física dele, preciso ler para tirar minhas conclusões! A principio gosto da premissa!

    Bjus

    ResponderExcluir
  29. Oiii Vivianne, tudo bem?
    Estou lendo tantos comentários positivos em relação a esse livro e gostaria muito de ter a oportunidade de realizar a leitura, além do mais a sua resenha ficou incrível.
    Beijinhos da Morgs

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Eu ainda não li esse obra da autora, mas estou morrendo de vontade porque já conheci a sua escrita e sei que é maravilhosa. Adorei a sua resenha, realmente a capa é muito bonita e condizente, espero poder ler em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Excelente dica!! E viva o mercado nacional de livros yessss!!!

    Irei entrar em contato com a autora pra conseguir alguma cópia pra esse pobre coitado ler, fiquei bem curioso!

    Um grande beijo,
    Hugo,
    Raposa Cultural

    ResponderExcluir
  32. Oi, tudo bem?
    Que pena que a leitura ficou cansativa. Eu gosto muito da escrita da Mari, e esse livro é um dos que estão na minha lista. Tomara que eu não me decepcione com a leitura. Gostei muito da sua sinceridade.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir