RESENHA: A Máscara do Rei

07 fevereiro 2017

Título: A Máscara do Rei
Autora: Francine Cândido
Páginas: 227
Editora: Arwen
Nota: 4/5
Livro: Cortesia da autora
Sinopse: Um país talhado à espada chega ao ápice de uma guerra dinástica. Dois reinos disputam pelo controle da cidade sagrada, mas sua sede por poder levará todos à descobrir que o caminho é mais obscuro do que se imaginava. Da guerra se construiu um império, das cinzas e do sangue se forjou um rei. Na teia da mortalidade, jogar é a única forma de sobreviver, pois nem todas as peças permanecem inteiras no fim. Um rei que não quer guerra, mas tem de ir para ela. Um rei que quer destruir todos os seus inimigos, por pura glória e rancor. Um príncipe que precisa lutar pela sobrevivência.
Avaliação:

Há um bom tempo eu estava querendo conhecer o trabalho da Francine Cândido, para minha felicidade, o blog acabou sendo selecionado para parceria e não hesitei em solicitar esse livro, que desde a sinopse já havia me encantado. Já adianto, que as emoções são fortes nessa trama e para aqueles que adoram histórias épicas, vão se divertir um bocado com esse livro.

Em "A Máscara do Rei" nos deparamos com dois reinos em guerra,  pela disputa da cidade Celeste, que é considerada sagrada e por isso ambos querem domina-la. Os reinos são Derastrix, onde o governante é o Rei Svenr. Este por sua vez, é rude e implacável, cuidando somente dos nobres e deixando a camada mais pobre na total miséria. O filho do rei, Eldon é o oposto do pai, nutre ódio pelo Rei e também o culpa pela morte de sua mãe, que foi assassinada enquanto Svern se deitava com a atual Rainha, Sarene.


Svenr foi obrigado a casar com Serene, já que o clérigo insistiu que não poderia haver um Rei solteiro. Logo que conhecemos a nova Rainha, percebemos que ela é uma verdadeira cobra, que se esconde atrás de preces e uma falsa delicadeza. Mas os pensamentos dela, nos revelam uma mulher que quer acabar com Eldon e todos que estiverem a sua frente. 

"Há ódio em todos os homens, mas enquanto houver vida haverá uma chance de consertar isso. Alguém sempre pode ser abençoado com amor".

O outro reino se chama Vutham, onde o Rei é Auran Ossalur. Diferente do seu povo, ele não quer que a guerra aconteça, mas se vê convencido pelos seus súditos e também pela irmã que é muito misteriosa. Este é um personagem que mais se destacou na narrativa, Auran é muito justo e honrado, de forma que até mesmo o Rei Svenr, mesmo com o seu ódio por Vutham, nutre um certo respeito por ele. 

Os dois reinos, cada vez mais fortificados, estão prestes a eclodir uma guerra. Mas um segredo é revelado: Auran descobre que está sendo traído. E esse traídor, fez um pacto com os hazans, negociando o ferro negro produzido em Vutham. Este material que confecciona as armas, trata-se de um metal banhado nas águas do Lago Negro, onde não há nenhuma vida e consequentemente a arma que tiver esse ferro, apodrece qualquer corpo que a toca. Entretanto, o traidor cedeu muito mais do que as armas, já que os hazans não se contentam com pouco. 

Foto Retirada do Google Imagens
Com a guerra próxima, Auran resolve descobrir logo quem é o traidor e para isso conta com a ajuda de Cealdia, uma imperatriz de um reino no deserto, sendo que em seu reino as mulheres são respeitadas e consideradas seres de luz. Cealdia já teve um passado com os hazans e por isso quer participar de qualquer vingança, que envolva prejudica-los. O mais interessante nessa personagem, é a forma como ela passa por cima do machismo e puni os homens que não respeitarem as mulheres.

"A guerra mata até mesmo aqueles que não vão para o campo de batalha."

Enquanto isso em Derastrix, o Rei por um determinado acontecimento acaba não tomando frente da guerra. Deixando Baern Falkrlinn - padrinho de Eldon - assumir o exército, já que Eldon é jovem e inexperiente. O problema todo é que, Baern não é quem diz ser e ao se tornar um aliado de Sarena, as coisas se complicam cada vez mais. 

Uma história intensa, é isso que encontramos nesse livro. O enredo nos mostra diversas situações onde há traições e lutas pelo poder, de forma que foi impossível não fazer uma certa comparação com Game Of Thrones. Em 'A Máscara do Rei', cada um luta por seus ideais, mesmo os mais absurdos e isso gera uma excelente construção de personagens, que são tão cativantes, que é impossível esquecê-los. Eldon foi um personagem que me surpreendeu muito, ninguém acreditava nele, até mesmo eu desconfiava do potencial do garoto, mas a medida que a história se desenrola, conhecemos o seu verdadeiro potencial.

A narrativa é feita em terceira pessoa, embora cada capítulo seja de um determinado personagem. Há mistura no enredo, entre a guerra e também elementos sobrenaturais presentes no livro, que infelizmente foram poucos explorados, mas espero que encontremos um desenvolvimento melhor no segundo volume. O ponto alto do livro, é justamente a forma como somos apresentados aos personagens, que possuem suas próprias motivações e isso nos faz entender a atitude de cada um na guerra.

"- Não devemos ter dúvidas de Deus, já que ele está além do que nós somos capazes de ser. Humanos são contentáveis, pois sua essência é mutável. Quando crianças, queremos aprender. Quando jovens, queremos explorar.- Passou os dedos pelo peito do irmão.- Quando adultos, queremos poder e, quando idodos, só não queremos morrer."

Eu tinha expectativas muito altas com esse livro e felizmente todas foram supridas. A escrita da Francine é muito leve e fluída, de forma que tudo que mencionei é explicado com muita leveza no livro e por isso as páginas se passam rapidamente pelos nossos olhos. O livro é um trabalho da Editora Arwen, com uma capa condizente, a diagramação digital está impecável e só um ponto negativo, foi alguns pequenos erros revisionais, mas nada que atrapalhasse a leitura e compreensão da história. 

20 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Eu adoro histórias de época, mas todos esses cargos e posições me deixam um bocado confusa e acabam tirando meu foco do enredo em si. A capa é bem legal, lembra alguns jogos que costumo jogar e adoro ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vivianne!
    Parece uma história bem empolgante, mas confesso que não faz meu estilo.
    Para quem curte Game Of Thrones deve ser uma ótima pedida. Vou passar a dica para a minha irmã que gosta da série de tv.
    Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Viviane,

    Nossa! Eu adorei a sua resenha e fiquei super curiosa para ler o livro, até porque eu amo Guerra dos tronos. E como você gostou demais com certeza esse livro vai para a minha lista de livros por ler!!!!

    Beijos
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Pela sua resenha (ótima, por sinal!), deu pra perceber que o livro é bem complexo. Não me chamou muito a atenção, mas seus comentários atiçaram minha curiosidade haha pensando seriamente em dar uma chance!

    Abração!
    http://lupiliteratus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Uau, parece ser uma leitura maravilhosa! Quase comprei esse livro na Black Friday dos Nacionais justamente porque o enredo me atraiu. É a primeira resenha que leio a respeito e percebo que devia tê-lo adquirido quando tive a chance, porque agora terei de aguardar uma próxima oportunidade considerando que precisou guardar $ (rs). Enfim, gostei da trama repleta de traição, tensão e desenvolvimento dos personagens. Eu fiquei encantada com a complexidade do enredo. Espero ter a chance de prestigiar o talento da autora em breve.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiii!!
    Não conhecia esse livro ainda. Se ele se parece com GOT, já me deixou animada kkkk. A trama parece ser bem complexa e cheia de traições, só de saber que foi escrita por uma autora nacional, minha curiosidade aumenta. Com certeza vou querer ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu acabo sempre empacando nesse tipo de livro porque me perco nos detalhes. Prefiro ver isso na televisão! hahahaha
    Adorei a forma como tu desenvolveu a resenha, desperta a curiosidade e ao mesmo tempo esconde o jogo! Parabéns!

    bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Nossa, que capa diferente! Nunca tinha visto esse livro, mas diquei bemm curiosa depois que vi a capa.
    E ainda é uma história que surpreende, gostei bastante dessa dica.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Oi Vivianne, tudo bem?
    Quero muito ler esse livro, pois já tive contato com a escrita da autora em alguns contos no livro Demontale e gostei muito da maneira que ela escreve. Além disso, por o livro ter fortes semelhanças com Game of Thrones para mim já é outro ponto positivo, já que é uma das minhas séries favoritas no momento. Deve ser mesmo muito interessante acompanhar as motivações de cada personagem na guerra e suas verdadeiras faces reveladas. Espero ler em breve!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Não conhecia o livro, mas não gosto tanto do gênero então não fiquei tão interessada na história. Parece ser uma história complexa e instigante. Que ótimo que todas as suas expectativas foram supridas, tenho certeza que deve ser uma leitura que agrada o gênero!

    http://www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  11. Ainda não conhecia esse livro, mas se tem referência com GoT, já me chama a atenção. Ainda mais por saber que a história é intensa, cheia de traições e lutas pelo poder. Fico feliz que suas expectativas tenham sido supridas, o que é uma ótima indicação também.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Ainda não conhecia a autora e nem o livro, mas logo na sinopse já me interessei. Faz um tempo que não leio livros com Guerra e afins como temática e esse nacional é uma indicação e tanto. É muito gratificante quando nossas expectativas são supridas, ainda mais com elas nas alturas e fico contente que o livro te agradou a este ponto. Sua resenha tá ótima e convidativa, beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oie! Tudo bem?

    Eu já li outra resenha desse livro, também positiva mas como eu disse na outra, faltou alguma coisa no enredo da obra que me chamasse realmente a atenção para realizar a leitura da mesma, tirando que a capa me deu um certo incomodo, por isso passo a dica por enquanto!

    Bjss

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Que bom que as suas expectativas com a leitura foram supridas! De cara já entendi uma certa referência de Game Of Thrones no livro, o que achei bem legal porque é uma série que curto muito. Fiquei bem curiosa em conferir a escrita da autora, espero poder em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Eu adorei a sua resenha e fico muito feliz que tenha gostado do livro. Eu confesso que só pela capa não daria muito pela historia, mas pela sua resenha a minha curiosidade atiçou kk. Eu sou apaixonada em GoT e fico feliz que tenha algumas referencias, espero entender todas.

    ResponderExcluir
  16. Olá
    nossa, que bom que foram supridas suas expectativas, essas são as melhores leituras, ótimo saber que a narrativa ajuda o livro a ser tão bom, sei de um amigo que iria amar esse livro e vou indicar já, eu não sou fã desse gênero mas bem legal sua dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Vivianne!
    Eu estou sempre a procura de um livro épico, e o fato de envolver fantasia me chamou a atenção, gostaria de conhecer a personagem Cealdia, ela parece ser bem interessante. E o fato do livro possuir uma guerra iminente, deixa a história bem mais emocionante!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, bacana saber que todas suas expectativas relativas a esse livro foram supridas, e para quem gosta com essas histórias envolvendo reinos e fantasias parece uma boa pedida. Particularmente não é algo tão atrativo para mim, por isso não fiquei com vontade de lê-lo ainda. Uma pena os errinhos, esperamos que isso melhore em uma próxima edição.

    ResponderExcluir
  19. A capa do livro me dá medo, huahuahuah!

    Mas a sinopse é muito boa, amo fantasia! Desde que vi esse livro tive vontade de lê-lo. E se é parecido com Game of thrones, melhor ainda!!! <3

    Gostei muitos dos pontos destacados por você na sua resenha, me deixou com mais vontade de ler esse livro! <3

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Adorei poder conferir seus comentários a respeito da obra, especialmente por não conhecer nada sobre ela.
    A trama é recheada de elementos que me chamam a atenção num livro, enfso acho que essa leitura seria mt proveitosa pra mim. Obrigada pela dica.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir