RESENHA: Os Fatos do Caso do Senhor Valdemar

07 março 2017

Título: Contos de Imaginação e Mistério - "Os Fatos do Caso do Senhor Valdemar"
Autor: Edgar Allan Poe
Páginas: 424
Editora: Tordesilhas
Nota: 5/5
Sinopse:  O exímio artista irlandês Harry Clarke se encarrega de um dos trabalhos que determinariam sua fama: a ilustração do clássico de Edgar Allan Poe, "Contos de Imaginação e Mistério". Preparada pela editora Harrap e publicada em Londres em 1919, a edição foi reconhecida imediatamente como uma das joias bibliográficas da época.Desde Então, os desenhos de Clarke continuam exercendo um estranho magnetismo, fruto de uma bela e trabalhosa execução que honrou as histórias sublimes que a inspiraram.Essa edição lendária é retomada aqui com o prefácio de Charles Baudelaire sobre o autor.
Avaliação:

Olá Pessoal,

A resenha de hoje é necessariamente de um dos contos do Edgar Allan Poe, pois como alguns de vocês já sabem, estou participando do projeto #12MesesdePoe. Tem sido muito gratificante poder estar lendo um conto e um poema do renomado autor a cada mês, e é por isso que eu não poderia deixar de trazer a resenha do conto de fevereiro, para quem quiser participar do projeto ainda da tempo, vou deixar o link do grupo aqui. Lá vocês encontram além das discussões, também os arquivos para download, o cronograma e muito mais.

É difícil não se interessar por um conto que fala de hipnotismo, principalmente quando envolve um homem a beira da morte. Narrado em primeira pessoa, nos deparamos com o relato de um evento de mesmerização (hipnose) do Senhor Valdemar, que sofrendo de uma patologia sabia que seus dias estavam próximos e por isso resolveu participar de uma experiência de indução a hipnose, a fim de conservar a vida do paciente.

Um pouco antes da morte, como combinado o narrador (o qual não é revelado o seu nome) recebe o chamado do médico. Não perdendo tempo, vai até a casa do Sr. Valdemar e o encontra na cama, moribundo e quase partindo, empenhado ele começa o processo de hipnose que após algumas tentativas, finalmente dá certo. De inicio o hipnotista faz algumas perguntas para o Sr. Valdemar, que demora a responder, mas ainda assim o faz, mesmo com a voz muito distante.

Enquanto continua com as perguntas, o narrador e o médico percebem que algo estranho aconteceu: os sinais vitais do Sr. Valdemar desapareceram, ele agora já se encontra frio e estático, mas ainda assim respondendo as perguntas e se mantendo em hipnose, mesmo após a morte.  Os médicos acreditam que há ainda um indicio de vida e por isso mantém o paciente sobre aquele estado, mas será que o Sr. Valdemar conseguirá acordar? Realmente restou algum fragmento de vida no corpo dele? Como ele ainda pode responder as perguntas?

Este é um conto diferente de tudo que já li, conheço um pouco a narrativa do Poe mas não imaginava encontrar um enredo tão intrigante e ao mesmo tempo divertido, nos fazendo querer reler novamente, só para tentar se surpreender mais uma vez com o final. Mesmo não sabendo o nome do narrador, nos inserimos totalmente no cenário e atmosfera da história, a faceta utilizada nesse conto é tentar apresentar uma forma inexorável de controle mental, algo que o autor fez com muita maestria.


Encontrei esse conto no livro "Contos de Imaginação e Mistério", publicado pela Editora Tordesilhas. O trabalho está impecável, assim como a diagramação que é muito condizente. Como peguei o livro emprestado com um amigo, acabei não tirando fotos, mas retirei algumas do Google Imagens, para que vocês tivessem um vislumbre da riqueza dessa edição. 

12 comentários:

  1. Bem legal Vivianne!
    Sou doido pra começar a ler Poe mas ainda não cheguei lá. Mas esse ano vai!!

    Um grande beijo!
    Hugo,
    Raposa Cultural

    ResponderExcluir
  2. Aaaah eu já ouvi falar desse conto e ele me chamou muito a atenção, parece ser muito bom e eu fiquei interessada pelo livro inteiro na verdade kkk amei ele, as ilustrações são lindíssimas! Adorei sua resenha!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivi!
    Gente, olhe, pessoalmente sou muito medroso, então, os contos do Poe não são muito do meu agrado. Eu tentei ler O Corvo dele, mas acredite, não tive coragem pra terminar. Ele é muito foda no que faz, que é causar medo KKK.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Caramba, Vivi.
    Não conhecia esse conto do Poe, mas fiquei super curiosa para saber como tudo isso termina! E essa sua edição parece ser linda! Quero um exemplar para mim!!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Eu conheço pouco da narrativa do Poe, e até acredito que não li nada do autor. Realmente, não me lembro rsrs Vou anotar essa dica para conferir, ainda mais quando disse que a edição está ótima.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada do autor. Não é um gênero que eu leia em absoluto. Mas gostei de ver que favortou. Que ótimo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Não conhecia esse conto, mas fiquei curiosa com a sua resenha e devo ler em breve.
    Adorei a sua dica e a resenha ficou maravilhosa.
    Beijos
    Daya

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bom?
    Quero muito ler algo do Edgar Allan Poe, este ano preciso urgentemente começar a ler novos livros de gêneros que não estou acostumado, assim vou ganhando mais experiência. Acho que já vi esta capa em algum lugar, talvez tenha sido em uma rede social, e pra falar a verdade, eu adorei ela! Gostei da sua opinião e espero ler logo, logo!

    Beijos,
    Lu - @justificou

    ResponderExcluir
  9. Oiii!

    Cara, eu preciso MUITO ler algo do autor ainda esse ano! Todas as resenhas que vi sempre foram positivas para a escrita dele!
    Gostei da sua resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    O lado bom desse projeto é que estou lendo muitas resenhas de diversas obras do Edgar. Sempre tive curiosidade em conhecer sua escrita, mas o gênero que ele melhor domina é o terror, e como não sou muito chegada acabo evitando. Ainda não tinha lido nada sobre esse livro em particular, e gostei de saber que a história é divertida e intrigante, acho que já sei por onde irei começar ;) valeu pela dica.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Essa edição da Tordesilhas está maravilhosa mesmo.
    Gosto mt do trabalho do Poe, li a maioria em pdf e espero poder começar minha coleção física em breve. O Conto em questão, ainda não tive o prazer de ler, mas fiquei bem curiosa, vou procurar por ele ai na internet da vida e dar uma conferida :)

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  12. Bem legal esse projeto, tanto para conhecer a escrita do autor como para saber uma opinião sobre as suas diversas obras. Poe vale a pena ser lido sempre. Espero poder contar ferir mais resenhas por aqui.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir