RESENHA: Amaldiçoadas

03 abril 2017

Título: Amaldiçoadas - As Crônicas das Irmãs Bruxas #2
Autora: Jessica Spotswood
Páginas: 288
Editora: Arqueiro
Nota: 4/5
Sinopse: Após escolher servir à Irmandade e abandonar sua posição social, sua família e Finn, seu grande amor, Cate Cahill vai enfrentar dilemas muito maiores. Os Irmãos da Fraternidade estão cada vez mais ávidos por controle. Eles não apenas continuam fazendo de tudo para exterminar as bruxas, como agora também desejam acabar com a autonomia de todas as mulheres, por meio de um decreto que as proíbe de trabalhar e estudar. Quando Sachi, amiga de Cate, é mandada para o Hospício de Harwood por executar magia em público, o cerco se fecha em torno da Irmandade e Cate começa a sentir a pressão para manifestar os poderes anunciados na profecia, aquela que aponta uma das irmãs Cahill como a bruxa mais poderosa em muitos séculos. Mais do que nunca, Cate precisa proteger suas irmãs, Maura e Tess, que acabam indo morar com ela em Nova Londres. No entanto, a reaproximação se torna um revés quando Maura demonstra grande interesse em deter o maior poder de todos. As consequências podem ser terríveis e incluir uma guerra cruel capaz de separar de vez as irmãs Cahill.
Avaliação:

Após viver fortes emoções no primeiro livro da série, voltamos ao segundo com ainda mais reviravoltas, o que de certa forma tornou esse livro muito completo e não me deixou desgrudar das páginas nem por um segundo. "Amaldiçoadas" é o segundo livro da série "As Crônicas das Irmãs Bruxas" da autora Jessica Spotswood, caso tenha perdido a resenha do primeiro livro, você pode encontra-la aqui.

Após alguns acontecimentos no primeiro, que deixaram Cat sem escolhas, ela acabou resolvendo proteger a irmã e a Finn, se juntando a Irmandade, onde será treinada para ser a bruxa da profecia que definirá para sempre o destino de todas as mulheres, principalmente das dotadas de magia. 

Em Nova Londres, Cate começa a ser tratada como a grande bruxa da profecia. O problema todo é que ela não teve ainda nenhuma visão e isso só gera mais desconfianças nas pessoas e na própria garota, que também não tem certeza se realmente este é o seu destino.  Finn também se juntou a Irmandade e agora parece que a muro intransponível entre os dois.


Além disso, os Irmãos começam a ficar fissurados na busca pelo novo Oráculo. Isso acaba levando-os a tomar decisões muito extremas, principalmente para as mulheres, que acabam por não poderem trabalhar fora de casa, mesmo que para prover o sustento de sua família. Livros deveriam ser queimados, principalmente as mulheres que os tivessem, já que estas não deveriam ser instruídas em nenhum conhecimento que não venha do pai ou marido. 

"Se eu não fizer algo para lutar do lado certo, que tipo de homem serei?"

A ação do livro começa de fato, quando Sachi uma amiga de Cate, vai junto com Rori sua irmão, até a fogueira onde estão queimando os livros. De forma imprudente, Rori acaba executando um feitiço para impedir um livro de ser queimado e isso acaba levantando suspeitas para Sachi, que imediatamente é levada pela Fraternidade. Desolada, Rori é acolhida pela Irmandade e Cate temendo por Maura e Tess, pede para abriga-las também, já que a Irmandade é o único lugar seguro para jovens bruxas no momento.


Para a felicidade dos leitores, Finn e Cate acabam reatando. Os dois começam a se encontrar as escondidas, ao mesmo tempo que Finn vira um instrumento de certa importância para a Irmandade. Enquanto isso, Cora a diretora da Irmandade está prestes a falecer e quer que Cate seja a próxima diretora. Mas esses planos podem acabar se frustrando, quando Maura se alia a Irmã Inez,tudo para que a irmã não consiga o cargo. 

Infelizmente nesse livro, Maura fica ainda mais perversa. Vingativa e com todo ódio direcionado para Cate, eu esperava sentir mais simpatia por ela após o primeiro livro, mas isso acaba não acontecendo. Já Tess continua uma jovem muito tranquila, muito mais madura e uma peça muito importante em toda essa história. 

"Precisamos ser corajosas, mesmo que às vezes seja assustador. [...] Principalmente quando estamos com medo. Acho que o objetivo é continuar prosseguindo de qualquer modo, mesmo que não enxerguemos a solução."

A história se passa em ritmo mais eletrizante do que a anterior, pois mesmo envolvidos nos dilemas de Cate e suas irmãs, descobrimos um pouco mais acerca da profecia e também das bruxas que são enviadas aos Hospício. Cate vai se deparar com uma grande verdade a respeito de si mesma, enquanto seu romance com o Finn teve um grande desenvolvimento. O desfecho no entanto, consegue ser mais triste do que o primeiro, pois temos uma situação que causa grande revolta e que eu espero que se resolva no próximo volume.


Esse livro é o segundo volume da série "As Crônicas das Irmãs Bruxas" e mais uma vez, teve um excelente trabalho gráfico realizado pela Editora Arqueiro. A capa é ainda mais bonita que a primeira, a diagramação continua simples e condizente, tal como é padrão da editora, não encontrei erros ortográficos na minha edição. A recomendação fica para os leitores que gostaram do primeiro volume e se interessam em saber um pouco mais sobre a história da Cate, bem como aqueles que buscam por uma história única, que trás uma grande reflexão a respeito da mulher e da desigualdade de gênero, sem se tornar um manual político e enfadonho, mas sim uma história cheia de magia e romance. 

"Todos precisamos fazer aquilo que consideramos melhor, no final das contas, e torcer para aqueles que nos amam não nos julgarem de maneira severa."

11 comentários:

  1. Apesar de acompanhar as publicações da Arqueiro eu não sabia dessa série ainda, linda a capa e a história parece ser interessante.


    memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Essa capa é mesmo muito bonita, gostei dessa pegada de bruxas, mas a história acabou me deixando muito perdida, vou ler a resenha do livro anterior para ver se me acho.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu fiquei conhecendo essa série logo após o lançamento do livros dois (esse dai) e logo fui ler as sinopses e ver do que se tratava e achei bem interessante, mas até o momento não consegui ler os mesmo, e não sei bem o motivo, talvez meu interesse tenha caído um pouco kk. Enfim, eu gostei da sua resenha principalmente da parte crítica. Até mais ver

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Me deparei com o último volume dessa série por 10 dilmas, mas não quis comprar porque não sabia nada sobre a história e por ser o último. Desde então, li algumas resenhas e gostei bastante da premissa, mas é um pouco difícil encontrar esses livros aqui na minha cidade. Enfim, se eu não consegui o físico, irei atrás do ebook, pois adoro livros com sobrenaturais.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Nossa essa série está meus desejados já tem um tempinho. O tema de bruxas sempre me chamou atenção e vejo que aqui é trabalhado de uma forma não habitual, o que eu particularmente adoro. Que bom que ele é um ótimo livro, assim fico com mais vontade de iniciar os volumes. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa esse livro tanto ele quanto o primeiro me passaram batido. E achei a capa tão linda. A história parece muito interessante. Adorei a resenha. Parabéns.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Não faz meu estilo de leitura, então dificilmente eu o leria, mas acho super válido sair da zona de conforto. Quem sabe um dia eu leio...

    ResponderExcluir
  8. Oiii!

    Eu não li esse livro ainda, mas sei que é bom pois nunca vi uma critica negativa para a obra. Fico feliz em ver que houve um cuidado e que os persongens cresceram no decorrer da obra.
    Sua resenha está bem escrita! Adorei.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro essa série e devorei os livros assim que lançaram. A profecia das irmãs foi algo bem interessante para mim e a Maura foi uma personagem que eu detestei ainda mais no segundo livro tb. Espero que você curta o próximo livro.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  10. Poxa, eu tenho uma grande curiosidade para ler essa série desde que vi o primeiro livro, mas sempre acabo deixando pra lá, e na verdade, o que me atraia era a capa, nunca tinha lido uma resenha e a sua me fez pensar que estou "marcando touca" por esperar tanto....

    Adorei a resenha e com certeza vou ler logo, adoro esse tema, adoro bruxas e magia...

    ResponderExcluir
  11. Ola Vivi adoro histórias com Bruxas, magia preciso ler essa Trilogia sem falta, interessante o segundo livro ter um ritmo mais frenético que o primeiro, normalmente o segundo livro de uma trilogia da uma freada nos acontecimentos, me animei com essa informação. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir