RESENHA: Magia - Jéssica Macedo

18 junho 2017

Título: Magia
Autora: Jéssica Macedo
Páginas: 265
Editora: Mundo Uno
Nota: 4/5

Sinopse: Sempre disseram que ela não pertencia àquele lugar. Não sabiam o quanto estavam certos! Ela era diferente, todos sabiam disso. Todos viam isso. Chorar, rir, sofrer por amar silenciosamente o melhor amigo e não ser correspondida, isso é normal para uma adolescente de 16 anos. Ter olhos lilases, ser chamada de aberração e ser perseguida por desastres, não. No entanto, a vida de Anabelle muda radicalmente quando seu pai, de quem herdou os estranhos olhos lilases, diz quem ela verdadeiramente é. Estará Anabelle preparada para aceitar tamanha reviravolta, e aceitar que nunca foi e nunca será normal?


  Avaliação:

Então caros leitores, estou de volta com mais uma resenha de um livro que me fez voltar a adolescência em um cenário que me lembrou uma típica escola americana desses filmes juvenis que passam na TV de vez em quando, com um garoto lindo, sua namorada perfeita e seus respectivos amigos, com camisas de times de futebol do colégio ou as roupas rosas das patricinhas.
    
Umm, acho que não foi muito convidativo né, kk, mas calma, antes de parar de ler a resenha eu diria que por essa descrição aí se a vida de Annabelle se resumisse a isso, de fato o enredo da história estaria comprometido, porém, é neste ponto que eu e você (que provavelmente vai ler esta obra) nos surpreendemos, quando Annabelle, ainda sem saber ao certo do que está acontecendo com ela, começa a ouvir uma voz em sua mente que a sugere pensar em coisas que acabam acontecendo realmente quando Annabelle põe os pensamentos em prática.

“Pense que você está seca, (...). Apenas pensei que estava seca e, quando abri os olhos, meu Deus! Será que eu estava perdendo a noção? Minha roupa parecia estar mais seca do que o próprio deserto do Saara!”

Ou seja, estamos diante da vida de uma menina adolescente, que é vista por todos como uma aberração, entre os fatores, está o fato de ter olhos lilases, quase roxos, além de ser considerada a causa de acontecimentos estranhos por onde passa. As únicas pessoas que a consideram e a tratam como normal, é a sua mãe e seu melhor amigo Richard (por quem Annabelle é apaixonada), namorado da Linda, a menina mais linda da escola, e que fazia questão de desprezar e ridicularizar Annabelle na frente de todos. 


Entretanto, quando estas evidências de que nossa protagonista não é uma adolescente normal, se tornam sinais reais de que ela tem no mínimo alguns poderes, a história se torna surpreendente e assim como Belle, tudo é novo para nós, que estamos diante de um universo de magia, que nos faz lembrar nossa aclamada Rainha da Magia autora de Harry Potter, JK Rowling.
   
  
Ao ler Anabelle se desenvolver ao longo da obra, me lembrei um pouco de Harry Potter quando se descobriu bruxo e além disso, também acredito que a autora, que utilizou neste livro uma linguagem leve e adaptada à faixa etária de Anabelle (16 anos), se inspirou nas tantas histórias de magias de livros e filmes do gênero, e, apesar de ser vasta a literatura e os aspectos em si trabalhados nestas obras, Jéssica Macedo conseguiu desenvolver uma história autêntica, que passa longe de ser cópia de outros autores, deixando assim sua marca própria.

 "– O diferente nem sempre é aceito, Annabelle. Mas isso não quer dizer que ele seja feio. E, particularmente, os seus olhos são lindos. – Ele passou a mão no meu rosto, retirando os óculos. – Não acho que você deva escondê-los."

Quando ela realmente se descobre Bruxa, demora um pouco a se adaptar, afinal não é algo que ocorre todo dia (haha). O que vem por aí é uma jornada em que ela passa a aprender com a sua mentora Liza, como lidar com seus dons e como os sentimentos que tem podem influenciar seus poderes, que podem ser usados para o bem e para o mal. Pelo que li, pois esta é a primeira parte desta Trilogia Mística (Encanto é a continuação e você pode apreciar um pouco do que está por vir, por que no livro há um adendo com o início do segundo livro desta saga, haha, e isso não é spoiler kk, acreditem), Annabelle parece ter muitos obstáculos para enfrentar, enquanto se aperfeiçoa como uma bruxa. Quero muito continuar a ler esta obra por que, particularmente adoro enredos que se desenvolvem em mais de um livro, como as temporadas de uma série. Bom, caro leitor, aqui me despeço mais uma vez, dando um até logo e esperando que você tenha se sentido inspirado para ler esta obra. Abraços a todos, até a próxima... J

“Eu era normal! Tem ideia do que é ser normal? Sem olhares tortos, sem pessoas caçoando da minha cara. Ninguém estava a fim de me pregar em uma cruz ou tacar pedras em mim.”

20 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    Nunca havia ouvido falar desse livro, mas fiquei bastante curiosa para ler por ter um mistério, mas tenha um pouco de receio por você ter se lembrado de Harry Potter e eu não curto muito :(

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi! Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas fiquei super curiosa para conhecer! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  3. Oiii Thaisa tudo bem?
    Eu fiquei encantada com a dica que trouxeste, com toda certeza adoraria ter a oportunidade de realizar a leitura do mesmo, adorei ver como a edição está bela e o enredo parece ser bem fascinante e ate mesmo viciante, ótima dica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, a autora ou a editora e fiquei bem interessada pela sua resenha, ainda mais por ser uma autora nacional. E a capa também está muito linda Gostei bastante da premissa... acho que toda mulher tem alguma coisa e magia na sua alma!

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Heiii, tudo bem?
    Conheci a Jéssica Macedo e essa trilogia dela na ultima bienal de MG e achei tao legal.
    Amo fantasia e achei a premissa mto legal, me deixou bem interessada e os personagens foram o diferencial para mim.
    Adoro esse mundo fantastico e tendo bruxas gosto mais ainda.
    A capa é linda demais, esse olho liás é tao bonito.
    Adorei. Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  6. Oi, Thaisa
    Realmente a premissa não é muito convidativa para quem não curte ler sempre as mesmas histórias. Mas até no previsível tem coisas diferentes, né?
    Gostei de saber que gostou. Quem sabe me anime futuramente.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  7. A capa do livro não me é estranha e esta é a primeira resenha que leio dele. Parece ser bem interessante a jornada em busca de si mesma, de autoconhecimento e de aceitação da protagonista. No entanto, como não aguento mais sofrer esperando por lançamentos de próximos livros de séries, talvez espere sair tudo. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  8. Que capa lindaa! Sua resenha está ótima e fiquei bastante curiosa em relação ao enredo, já gostei logo de cara da Anabelle e estou ansiosa para saber como ela irá lidar com os seus poderes. Faz um tempo que não leio livros sobre magia e bruxas, adoraria conferir essa história. Obrigada pela dica, espero que lancem logo os próximos livros para que eu leia tudo de uma vez haha. Bjss!

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Eu já conhecia essa obra já faz um tempinho, mas acho que essa é a primeira resenha que elimina o sobre a obra. Acho as capas dessa série umas cosias lindas de mais. A obra aprece ser bem interessante e pelo o que lhe iem sua resenha a autora está sabendo fazer o livro acontecer. Até mais vê
    Bj

    ResponderExcluir
  10. A capa é linda mas como você descreveu no inicio eu pensaria em não ler, mas com a continuação do que você foi falando acredito que a história é bastante interessante. Vou por na lista pois não conhecia o titulo e nem a autora.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Já tinha ouvido falar dessa autora, porém não conhecia as obras dela. Essa capa é incrível, e a história é bem interessante,mas não atiçou minha curiosidade. Acho que por ser magia, não me interessei. A resenha tá de parabéns.

    Beijos
    Laneh Martins

    ResponderExcluir
  12. Oiiii!

    Eu AMO essa capa! Já vi alguns elogios para a obra, mas não peguei para realizar a leitura ainda, está na meta.
    Não sou muito fã de fantasia e acho que é dificil não comparar com a JK, né? Ela é rainha hahaha. Espero que continue gostando das próximas obras e que a personagem evolua!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem?!?! Adorei a capa desse livro, achei um trabalho muito bem feito. Gosto de livros assim para depois de algum livro muito tenso ou muito violento, mas se não tivesse lido sua resenha não conheceria a obra.
    Então obrigada pela dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro e já anotei a dica porque estou em busca de novos autores nacionais que eu ainda não tenha lido nada. Sua resenha está muito instigante.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi,

    A história parece ser bem interessante. Eu também não conhecia o livro ou a autora e agradeço a oportunidade de conhecê-la. Adorei a resenha.

    Beijos
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Já gostei dessa capa, e ainda tem uma história de magia que sempre me chama a atenção.
    Adorei essa dica, e anotei o título, pois com uma trama assim, com certeza eu vou gostar de ler.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  17. oi, parece uma obra bacana e gostei de saber que apesar dos aparentes clichês, a autora conseguiu inovar e deixar uma marca própria. Com sua resenha fiquei curiosa, apesar de ter receio pois não gosto muito de histórias com adolescentes. Quem sabe eu venha a dar uma chance.

    ResponderExcluir
  18. Dica anotada! Primeiramente eu amei suas fotos, ficarem sensacionais. Gostei dessa história, parece ser bem envolvente, quando citou J.K como referencia, já vi que vou curtir muito esse livro.

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Parece ser uma boa história, mesmo lembrando um pouco HP. A capa está bacana, quem sabe eu leia em algum momento.

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?

    tenho bastante vontade de ler esse livro, mas ainda não deu. Gostei de saber u pouco mais sobre ele, essa coisa de meio que voltar a adolescência me encanta...hehe

    bjs

    ResponderExcluir