RESENHA: A Volta de Alice Ao País das Maravilhas

21 setembro 2017

Título: A Volta de Alice ao País das Maravilhas
Autor: Ben Rogers
Páginas: 205
Editora: Independente
Nota: 5/5
Livro: Cortesia do autor
Sinopse: A Volta de Alice é o novo sucesso de Ben Rogers; sua escrita é de um jeito bem poético, saboroso e tem ganhado os corações dos jovens e adultos com suas incríveis reflexões e aventuras. Aqui você reflete com sabedoria, ri de coisas que nunca pensou e se emociona de verdade. Atreva-se a entrar no reino de Copas e deixe a menina Alice lhe encantar novamente (...) Nesta obra, Ben Rogers se inspira e aproveita boa parte da riqueza do clássico universal, tendo como fundamento o realismo mágico e o fantástico fazendo com que o mundo irreal se funda com o mundo real concreto. Alice, personagem protagonista da narrativa, revive as aventuras mais absurdas num espaço onírico. Nesse universo maravilhoso, os personagens que encontra são animais personificados, objetos com forma humana, cartas de baralhos com cabeça, mãos e pernas, enfim, são seres fantásticos que proporcionarão ao leitor uma excelente e prazerosa viagem no mundo da imaginação.
Avaliação:

A história de Alice no País das Maravilhas é um clássico da literatura universal que encanta desde crianças, até os mais crescidinhos e certamente você já conhece. Se você é um dos leitores que viaja nas aventuras de Alice, chegou a hora de conhecer a magnífica obra do autor Ben Rogers, que dedicou 7 anos de sua vida nesse belíssimo trabalho. O livro pode ser considerado a continuação da história de Lewis Carroll.


Sete anos depois a Alice, já adolescente, sente o desejo de  reviver as aventuras no País das Maravilhas. No dia do seu décimo quarto aniversário ela só tem um pedido: voltar ao País das Maravilhas.



Alice cai na toca do coelho e inicia uma nova aventura. Dessa vez ela encontra alguns seres diferentes e aqueles que a gente já conhece: A Lebre de Março, o Chapeleiro Maluco, o gato Cheshire e é claro a Rainha de Copas "cortem a cabeça dela". Como toda aventura, há momentos de muita confusão e Alice fica muito atordoada com uma discussão entre o Sol e a Lua, dá para imaginar? Durante o percurso ela encontra uma tartaruga de duas cabeças e um dragão azul, muito solícitos e agradáveis. 


Mas, se vocês conhecem bem a Alice, sabem que ela adora um desafio, e novamente ela enfrenta a Rainha de Copas, que havia ganhado de presente do Rei, uma Corrida Real. Achando aquilo muito injusto ela resolve vencer a corrida, para isso  conta com a ajuda de um Avestruz muito engraçado e é claro do Gato de Cheshire que a guiou durante toda a sua andança naquele País onírico.




Ler “A Volta ao País das Maravilhas” é adentrar em um mundo de magia, no qual tudo é possível e permitido.  Em alguns momentos me senti dentro da história, me aventurando com a  Alice, enfrentado a Rainha de Copas e conversando com aqueles seres fabulosos. Pude aprender com as reflexões, canções e pensamentos que trazem diversas lições para a vida, sobre: ilusão e realidade, abraçar oportunidades e acreditar em nossos sonhos.


A forma de escrever do autor possibilita uma leitura prazerosa, complementada por   belíssimas ilustrações que nos faz divagar no diferente mundo de Alice.  A história é carregada de fantasias, mas também possui significados ocultos. Sendo assim o leitor decide se a leitura será por mera diversão, nesse universo louco de Alice, ou se pretende analisar o enredo  para decifrar o "enigmas" da história. O que posso garantir é que o resultado de tudo isso será de uma leitura divertida e ímpar. Recomendo muito e garanto que será uma viagem repleta de magia e encanto.


QUOTES

“Muitos anos se passaram desde que Alice esteve no País das Maravilhas. Por muito tempo, aquele sonho esteve dentro de sua mente como um dia árduo, e presente em sua vida como o próprio respirar. Batidas do coração acelerado. Mente confusa e coração ágil. Coração alegre. Olhos curiosos. Mãos rebeldes. Porém, firme!”



“Fuja do vento fácil. Interessante é o vento fácil. É uma corrente de ar totalmente ao nosso favor. No início parece bom, mas de repente você verá nuvens feias e monstruosas e lhe fará despencar bruscamente. Por favor, na vida, não procure atalhos. Plane... É magnífico. Voe... ninguém pode parar o seu voo.
Ops! Só você!
Deus fez você para voar e ser vencedor.”



"Bem ... olhe , eu não sei o que seria de Alice sem o gato de Cheshire, que a guiou do começo ao fim nesta aventura. Mas ainda estou curioso para saber como ele consegue aparecer e desaparecer do nada e sumir tanto como um fantasma"



"Deus pede conta do que passou. Portanto, tudo de bom tem um fim, tem um fim. Ah, vocês entenderam" 

19 comentários:

  1. Olá!
    Adoro Alice, viajo nessas aventuras super engraçadas e cheia de charadas e desafios rs' não conhecia esse livro e achei o máximo, fiquei apaixonada por essa capa maravilhosa e as ilustrações dão um charme a mais na edição. Muito bom conhecer novos autores, ainda mais com histórias lindas como essa, colocando na lista de desejados, espero ler!

    beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu já tive a oportunidade de ler esse livro e fiquei encantada demais gente! O Ben escreveu de uma forma incrível que despertou meu interesse pelos seus futuros trabalhos, adorei as imagens e preciso reler já.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Gosto de releituras de clássicos, isso sempre me dá uma outra visão do tradicional.
    Os quotes são ótimos, oque demonstra que é um bom livro e nem preciso dizer que achei a edição lindona.

    Bom final de semana Nordeci.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Eu li Alice no pais das maravilhas, e gostei muito. Esse livro com certeza gostaria de ler, com certeza é uma aventura bem interessante saber como será a volta de Alice ao país das maravilhas! Amo livros com ilustrações, da mais uma realidade a história.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Conheço o livro, mas confesso que por não ser tão fã de Alice, acabei não me sentido atraída por ele. Mas legal que você tenha gostado e vindo falara um pouco da leitura.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Oi! Poxa, acho que eu sou muito do contra porque eu não curto muito Alice. Nem a original e nem as diversas releituras, adaptações etc. Acho que eu não curtiria muito o livro por isso, por não gostar da história base. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Alice não é uma das minhas histórias favoritas, mas tenho certa simpatia por ela. Fico feliz que tenha gostado dessa obra e eu adorei essa capa!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Hey,
    A Alice é um dos meus personagens preferidos da vida. Gostei muito de conhecer suas impressões e esse livro - que ainda não conhecia. Achei muito bacana a Alice ter enfrentado seus monstros e não ter desistido por ter medo ou algo assim.
    Sem dúvidas é uma leitura que vai me agradar.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Alice nunca foi das histórias que mais gostei, e consequentemente suas releituras também não, e apesar deste livro estar lindo ainda mais com as ilustrações, não é algo que eu leria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi, eu não conhecia o livro e nem o autor, honestamente, não acho muito original, porém, não vou mentir sobre o meu desejo de ler o livro, vai que me surpreenda com uma obra fantástica.

    ResponderExcluir
  11. Não li ainda, mais gostei muito da sua opinião cobre o livro, afinal Alice é um personagem que habita o imaginário de muitos, acho que a maioria de nós lemos, ou vimos filmes sobre as aventuras de Alice.

    ResponderExcluir
  12. Adoro Alice, e acredito que voltar com ela ao país das maravilhas, vai ser outra experiência prazerosa. Adoro esses textos com significados ocultos e edições ilustradas.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Gosto bastante do personagem de Alice. Com certeza, essa versão é incrível. Vale a pena conferir. Ótima resenha, bjo

    ResponderExcluir
  14. Confesso que não gosto muito de Alice no País das Maravilhas, mas talvez justamente por isso eu fosse gostar dessa releitura. Parece ser muito amorzinho e adorei o fato de o livro possuir ilustrações. Fora que: QUE CAPA LINDA!!!!

    ;*

    ResponderExcluir
  15. Eu achei pelas quotes o autor um pouco direto ao ponto nessas dicas, o Carrel é um pouco menos literal... Pode ser impressão, é muito difícil corresponder as expectativas de outro autor numa continuação, mas eu fiquei feliz em saber sobre o livro. Acho que eu pelo menos folhearia para ver o que acho. Falando nisso preciso ler Alice no país das maravilhas, li quando criança... bjos

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Como não AMAR esse universo e duas adaptações?! Não conhecia o autor, mas me encantei pela obra e por essa capa maravilhosa. Os quotes selecionados e sua resenha só me deixaram mais animada ainda. Adorei <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Uau! Que resenha incrível, que livro incrível!
    Sou apaixonada pela Alice *-* e já coloquei na minha listinha. Além disso, a capa é maravilhosa!
    Beijos, excelente resenha, Vivi!

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Confesso que Alice não é de longe uma das minhas histórias favoritas, mas sempre fiquei muito curiosa com essa reescrita do clássico, ainda mais porque já ouvi falar muito bem do autor. Dica super anotada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. nossa, quando vi a capa achei que fosse ilustração...eu adoro a história da Alice e todas as inspirações que tem nela, realmente é uma história imortal. Eu não sou uma profunda conhecedora da obra original, sempre releio para entender melhor suas reflexões, vou anotar essa dica e procurar esse livro
    bjs

    ResponderExcluir