RESENHA: Crônicas de Markus - Marcio Zanini

24 outubro 2017

Título : Cronicas de Markus
Autor : Marcio Zanini
Editora : Xeque -Matt
Páginas : 232
Nota: 5/5
Sinopse: Tudo que o humilde camponês Markus queria, depois de anos turbulentos, era continuar sua vida da melhor maneira possível. Suas esperanças foram renovadas com a chegada de Liliana à pequena vila. O que parecia o início de uma nova oportunidade acabou se transformando em um pesadelo terrível com a maldição que a família da jovem carregava. Sozinho no mundo, inocente quanto sua condição, incapaz de conduzir suas novas vontades, Markus acaba se agarrando aos mais próximos tentando evitar às mudanças que a vida lhe impôs. Seu medo e falta de conhecimento acabam guiando seu destino para longe dos seus objetivos. Em outra parte, Thomas, um inocente garoto, começa a ser treinado pelo experiente guerreiro Hill. Seu treinamento é brutal e violento com a única intenção de prepará-lo para se tornar, em breve, um caçador de vampiros, a serviço de um clã que deseja eliminar do mundo todos os chupadores de sangue. O encontro entre dois mundos distintos irá abalar os vampiros e o clã e desestruturar a vida que conhecem. Crônicas de Markus traz de volta os vampiros clássicos. O realismo da condição vampírica, a crueldade e o vazio que uma vida cercada de morte carrega consigo. 
Avaliação:

Tudo começa com a chegada de uma família a uma vila pequena e esquecida, um padre, sua cunhada viúva e sobrinha , trazendo consigo poucos pertences e uma caixa de madeira enorme e misteriosa. Liliana, sobrinha do padre, sempre foi muito protegida por ele dos pecados do mundo , mas a família se vê passando por necessidade, e ela acaba indo trabalhar na única taberna na vila, ela muito ingênua sobre as coisas do mundo e as pessoas , em uma noite ela acaba avistando alguém , o Markus.

"Viu com clareza os olhos azuis penetrantes dele quando se aproximou da vela ao centro da mesa para acender o cigarro com a boca. Olhos felinos que a fizeram perder o folego momentaneamente. Diretamente pra ela. Corou-se e virou de volta."
Markus por sua vez se encanta por Liliana, ele chegou a vila após uma tragédia em seu passado, quis sumir, bebendo até cair e fazendo serviços braçais em nenhum lugar fixo, até parar naquele lugar esquecido , onde achou que seria ideal para ficar, e vivia bem sozinho, até encontrar o olhar inocente e o rosto corado da Liliana, logo ele se sentiu aquecido de novo , e a quis com toda a sua alma.


Liliana por sua vez guardava um segredo de família, o qual ela estava decidida e revelar para poder viver sua vida com o Markus, por quem ela tinha sentimentos nunca vividos antes, ela vai pra sua casa decidida, mas ao chegar ela vê que, sua família esta morta, a caixa de madeira misteriosa está aberta, e alguém   acaba a prendendo dentro da caixa. Markus também decidido a falar com o padre, chega bem nessa hora. E o resto é um borrão, Liliana presa na caixa , muito sangue, alguém o ataca por trás e ele sente uma forte dor no pescoço, fogo, muito fogo e sentindo sua vida por um fio, sua ultima visão é de Liliana queimando presa na caixa.


Ele acorda depois de um tempo em uma caverna acompanhado de Clara, que sentiu seu cheiro de homem decidiu cuidar dele para ela não ficar sozinha, mas sem querer ( e sem saber o que estava fazendo) acaba transformando o Markus em um igual a ela, mas ele se lembra do que aconteceu e de ter visto ela na casa de Liliana, e num acesso de fúria eles acabam brigando , e a Clara acaba morrendo.
"(...)Eu só quero que entenda uma coisa. A gente não escolhe o que acontecerá conosco. Mas escolhe o que faremos com o que aconteceu. Se você precisa de sangue para viver , que seja."


Confuso, sem saber ao certo sobre sua condição, muito machucado devido a briga , acaba sendo encontrado pelo dono das terras onde ele está, um herdeiro muito rico , mas também muito triste e deprimido , que ao ver os machucados de Markus  se fechar devagar, ele vê uma oportunidade de dar um novo sentido para sua vida : ajuda-lo a entender sua nova condição.

Markus é inofensivo por hora , a não ser quando esta com fome, e recém criado sente muita fome, vamos acompanhar essas novas descobertas , novos sentimentos , culpa por ter que se alimentar, e se ele vai deixar esse lado sombrio de sua atual condição o assumir por completo.


Paralelo a isso , conhecemos o Thomas , que desde criança é treinado exaustivamente por seu tutor Hill para fazer parte dos guerreiros de um clã , que caçam e matam vampiros.
Os treinos são , além de pesados , humilhantes , no intuito de os novos guerreiros se tornarem frios e sentirem um ódio desses demônios a ponto de não fraquejar ao mata-los, mesmo que pra aprender a serem assim , seu tutor o tenha que jogar varias vezes em um buraco desde muito novo , com um vampiro para ele aprender a se defender.

"Segurou Thomas pelos braços com as unhas grandes cravando-lhe a frágil pele. O Homem jogou a cabeça para trás arreganhando a boca o máximo que pode revelando suas presas enormes.Os caninos longos e afiados cravaram no pequeno pescoço com tanta força que parecia que ia lhe quebrar."


Não sou muito fã de livros de vampiro, era um tipo de história que não me chamava atenção , mas dei uma chance a pouco, e esse é o segundo livro do gênero que leio e gostei. Nesse primeiro livro , sim , será uma duologia, vamos ver como tudo começou, as confusões em suas mentes, descobertas dos dois personagens em relação a si mesmos e suas diferentes condições. A luta interna de ambos diante as necessidades, amizade , e obrigações. Um livro com vampiros clássicos, onde as vitimas não se transformam ao serem mordidos, vemos como a fome de sangue o afeta, sua luta interna entre o certo e o não morrer de fome. Onde os guerreiros são tão modificados que ficam com uma frieza intensa para cumprir seu dever.


"Thomas era alguém diferente.Frio,analitico,firme e mortal. Seu jeito de andar denunciava que, quem quer que fosse que mexesse com ele, morreria."


Também tem alguns mistérios que me questionei e sei que só descobrirei no próximo livro, mas nada que fruste a leitura. Ansiosa para descobrir mais de Markus e Thomas. Duas vidas modificadas de maneira cruel e intensa.


"No momento que ele encostou seu corpo no dela e os dois se pressionaram , os músculos foram sentidos , ela se inclinou pra trás enquanto Markus a apoiava com o braço.Entregou-se. Suas veias saltaram.Ele alongou as presas que encostaram gentilmente na pele causando um arrepio e ansiedade.Forçou contra , pressionando devagar a região . Estava gostando da sensação do dente penetrar lentamente sem fazer estrago à pele. Parecia associar a penetração das presas com a penetração sexual que desejava."

10 comentários:

  1. Adorei a resenha. Muito completa. Obrigado por todo apoio. Muito feliz de estar aqui na página que sei que é feita com todo carinho. <3

    ResponderExcluir
  2. Oiê!!
    Esse livro parece ser bem interessante! Ao contrário de você, gosto muito de livros que tem vampiros no enredo, ainda não tinha ouvido ou lido nada a respeito de Crônicas de Markus, porém gostei bastante do que li em sua resenha e pretendo conhecer essa história, saber que é uma duologia é melhor ainda porque não gosto de sagas longas =)
    Obrigada pela dica!!

    ResponderExcluir
  3. Oii tudo bem?
    Eu não conhecia esse filme da editora e fiquei bem surpresa,gosto muito de livros sobre vampiros e esse parece ser aquele de tirar o fôlego, ótima resenha linda.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto bastante de livros com vampiros e ainda não conhecia esse, ou melhor, essa duologia. Gostei da premissa e fiquei curiosa para ver o desenrolar da trama.

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Ainda não conhecia o livro, a apesar de livros com vampiros ter saturado um pouco, eu sempre quero lê-los, e conhecer histórias diferentes. A história de Markus parece ser bem interessante e misteriosa, também fiquei curiosa para conhecer os segredos de Liliana!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Kris, ao contrário de você eu gosto de livros com vampiros, e este tem pontos que me chamaram atenção e que eu acho vale a pena ser lido. Adorei esta capa e vou anotar a dica.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. já eu sou apaixonada pelo universo vampírico mas essa trama acabou não me empolgando... já tinha ouvido falar vagamente do enredo mas realmente não rola pra mim...
    bjs...

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Como fã de sobrenatural, e de vampiros, com certeza ler esse livro será uma ótima oportunidade. Não conhecia o autor e fiquei instigada. Confesso que não gosto muito dessa coisa de duologia ou série (por já ter muitas para terminar) por isso vou esperar sair o segundo volume para decidir. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Hey, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse título, mas achei muito interessante, principalmente, porque sou a louca de livros de vampiros, apesar de não ter lido muito ultimamente. Fiquei contente por o livro ter te agradado apesar de não ser um tema que te agrade muito. Também curti a parte do suspense. Dica anotada, sem dúvidas!
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, foi bem explicativa sobre o livro e principalmente sobre o que se trata. Amo livros de vampiros e Markus é um personagem intrigante. Espero ter a oportunidade de ler, parece muito bom.
    Elisabete Silva
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir