RESENHA: O Culto - D.A. Potens

13 outubro 2017


Título: O Culto
Autor:D.A Potens
Páginas: 160
Editora: Independente
Nota: 4/5
Pré venda: Do dia 05 ao dia 31/10
Sinopse: Meu nome não será dito. Você não verá meu rosto. Só peço que escute e não respire. Não tire seus olhos de mim e não disperse seus pensamentos, pois minha atenção é sua, somente sua, para que conheça aquilo que me persegue; de onde ela veio e quem a criou. Por quê? Porque ela pode estar na sua casa e, se estiver, tenha certeza de que precisará de ajuda. Meus sonhos me trouxeram até aqui para enxergar o que a magia, a igreja e seitas ocultistas podem fazer em tempos de caos e escuridão. No Acre, em 1921, o mal que eu conheci teve início a partir do nascimento de cinco crianças com cabeças de cabra que foram perseguidas pelo Vaticano. O que aconteceu após isso somente os fortes de coração podem ouvir. Você é um deles? Uma delas? O grito de louvor será dado. Conheça a história da besta consagrada. A Cabra Preta lhe espera soltar gritos de pavor. Já eu... Bom... Eu espero que você tenha coragem de conhecê-la.
Avaliação:


"Cedo ou tarde, aqueles que são desumanos serão arrastados pela casa até que possam abrir os olhos e encarar os próprios erros. Você é um deles? Uma delas? "


Com imenso prazer que li esse livro antes do lançamento da sua pré - venda. Uma história que de antemão já aviso : se trata de terror. Até onde as lendas são reais? Seria somente algo inventado para poder , de certa forma, fazer com que as crianças não desobedecessem os pais? Sim e não.


Em O Culto vamos conhecer a origem da lenda da Cabra Preta, um ser com corpo humano e cabeça preta de bode , uma história que aconteceu a muito tempo , e também a muito esquecida, onde só restou um sopro dela contada pelos nossos avós , mas , relembrada e revivida nos dias atuais através dos sonhos de  uma pessoa escolhida, até então  ela não revela seu nome.(O chamei durante a leitura de 'espectador'.)

A história conta que,  para uma crença maior, algumas pessoas são capazes  de tudo, até manipular situações a seu favor. Um livro com cenas de rituais com detalhes e os motivos explicados ao decorrer da trama , vamos saber como e o porque dessas cinco crianças nascerem assim, com cabeça de bode, onde nós, através dos sonhos desse espectador, vemos que algumas lendas podem sim serem reais. Também vemos como a lealdade ao idealizador de tudo isso é muito forte, realmente fieis e focados, que aceitam até sacrificar suas vidas pelo propósito. Mas , sempre tem alguém na escuridão observando seus movimentos, com o intuito de acabar com tudo isso.

“Não saia, menino. A Cabra Preta anda lá fora”, os mais velhos alertavam, contando a história de sempre, que mantinha a vizinhança controlada. "

Os sonhos intercalam entre época passada (onde tudo aconteceu) , e a sua repercussão no futuro, como a Cabra influenciou em vidas e escolhas de algumas pessoas. Onde o espectador sente o que eles sentem, revive os fatos como se estivesse assistindo de camarote, para que nada seja esquecido, mas também  fica curioso e quer , apesar de nunca mais poder ser o mesmo, saber toda historia ate o seu final. Mas será que realmente tem um final?



As lendas estão aí ,vivas e  contadas por gerações, cada lugar no mundo tem a sua, muitos juram que foi uma invenção, outros dizem que por trás de cada lenda tem a sua verdade, mas , e você? O que acha? Resumindo , uma história ótima para amantes do gênero terror.

"Lendas de outrora se tornaram somente mitos. Somente aqueles que os vivenciaram poderiam confirmar o conteúdo aflito. Certamente, eu jamais me esquecerei desses sonhos, pois eles me revelaram o que eu precisava para compreender meu objetivo na Terra: utilizar o sobrenatural para punir aqueles que não possuem misericórdia." 

12 comentários:

  1. Oi Jis, tudo bem?
    Hoje está reinando resenha de terror, já peguei varias dicas, apesar de ser bem medrosa em relação a esse gênero, ele está completamente fora da minha zona de conforto, por isso não consigo ficar muito interessada no livro, mas gostei como você falou dele, trabalhar lendas e crenças é por si só um trabalho difícil e ainda por cima ficar intercalando passado-presente. Espero que ele faça sucesso na pré-venda.

    Abraços,
    Camila.

    Blog Próxima Página
    FACEBOOK
    TWITTER
    INSTAGRAM

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? ME NI NA DO CÉU, estou chocada com esse livro... Ao mesmo tempo em que fiquei me mordendo de vontade de ler, fiquei doida de medo, hahahaha. O que fazer? De qualquer forma, parece ser uma obra incrível... Adorei tua resenha!

    http://duaslivreiras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá! Fiquei bastante curiosa, gosto de livros de terror (apesar de ter lido poucos) e esse parece carregar um mistério de nos tirar o fôlego. Também quero descobrir de onde surgiram essas crianças, espero me surpreender bastante!

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Então pela premissa do livro e sua resenha infelizmente digo que não leria o livro, simplesmente porque sou covarde demais (rs), ontem mesmo estavamos comentando aqui sobre alguns sacrifícios que fazem hoje em dia ainda com animais e putz, não gosto de pensar nisso, imagina ler algo assim do jeito que você falou. Mas para quem é fã do gênero terror parece uma ótima dica. dessa vez eu deixo passar.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! Achei interessante a premissa do livro de trabalhar em cima de lendas, mitos, mas acho que não é o que eu procuro no momento. Fico feliz que tenha aproveitado a leitura!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Amo este tipo de livro, sou fascinada por estas "lendas".
    Não conhecia o livro, mas fiquei muito tentada a ler, vou buscar uma promoção.
    Adorei a dica.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá! Essa capa me deu medo! Sempre digo que toda lenda tem um fundo de verdade. A história parece ser bem assustadora, mas fiquei curiosa para conhecer, vou até indicar para algumas amigas que curtem histórias assim, beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Que capa horripilante. Apesar de adorar o tema pouco tenho lido sobre. Geralmente caio no suspense mesmo.
    Gostei de conhecer essa história através das suas considerações e quem sabe eu não consiga realizar a leitura em breve.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Que capinha mais horripilante hein... Até parece que vou ler esse livro, tô fora..... huauauaua... Sinistro demais! Beijos

    Nara Dias
    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Eu gosto muito de conhecer o folclore, mas não leria o livro, sendo que ele é de terror - não gosto do gênero. Achei a capa bem atrativa, mesmo que não me agrade.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu amo terror, leio livros, vejo filmes e séries. E amei esta capa e já fiquei doida para ler. E é tão curtinho né? Dá para ler em uma sentada. Anotei a dica e adorei. :)

    ResponderExcluir
  12. Heeey.

    Só esta capa me da medo rs..
    Infelizmente não é um gênero que eu gosto, mas me parece ser uma boa estória para quem curte o gênero.
    Vou anotar a dica para uma amiga.

    ResponderExcluir