RESENHA: Cisne - Eleonor Hertzog

01 novembro 2017

Título: Cisne - Série Uma Geração. Todas As Decisões #1
Autor: Eleonor Hertzog
Editora: Mundo Uno
Páginas:726
Nota:5/5
Sinopse:Unificada e em paz, a Terra se dedicou à ciência e à exploração espacial, descobrindo Tarilian, um planeta habitado inesperadamente próximo. As relações entre os dois mundos iniciaram corteses, mas rapidamente uma rivalidade inútil se estabeleceu, minando a amizade entre terráqueos e tarilianos.Um infeliz incidente diplomático piorou ainda mais as relações interplanetárias; a solução para o impasse se encontra no Cisne, um veleiro movido a energia solar que é um dos mais avançados biolabs flutuantes do planeta.O Cisne é também o lar da família Melbourne: os pais, Doris e Henry, são os biólogos marinhos responsáveis pelo barco; os filhos são sua irriquieta tripulação. Sem saber que fazem parte de uma geração que decidirá o futuro do mundo inteiro, agora os jovens Melbourne precisarão dar o melhor de si para melhorar as relações entre Terra e Tarilian.
Avaliação:

Bem vindos a bordo do Cisne.

Sim, a história já começa dentro deste veleiro solar de pesquisas marinhas , e também  a casa dos Doutores Henry e Doris Melboune , que tem como tripulação seus oito filhos: sete biológicos ( sendo dois pares de gêmeos) e uma adotada a dois anos.

Vamos conhecer a rotina no Cisne, assim como cada personagem , suas características e personalidades. Mas, o porque do Cisne ser tão importante para nos ser apresentado primeiro? Para isso devemos voltar um pouco.


A história nos diz que num futuro próximo ( quem sabe) a Terra esta em paz. Como assim? Bem , as nações enfim perceberam que as guerras não trariam nada de bom e decidiram parar, mudou-se um pouco em relação ao governo ,criando então alguns conselhos onde administravam essa paz, assim as empresas tinham mais tempo, energia e recursos para outras coisas sem ser construir armas e a exploração espacial foi uma delas. 

Para isso precisaram de cientistas e tinha aos montes, mas muitos só queriam o titulo de Doutor devido ao prestigio, fama e dinheiro e não pela ciência, cansado desses falsos cientistas, o Doutor Janson acabou criando uma escola que depois veio a ser a maior escola que formam os melhores cientistas da Terra , a Champ-Bleux, que no atual  momento da história a escola estará completando cinquenta anos de existência. Dela saíram os mais famosos cientistas , e foi um deles que descobriu um novo planeta habitado, do outro lado do sol,Tarilian.


Tarilian tinha as mesmas características da Terra em relação ao ambiente, mas a sua ciência era muito mais avançada do que a nossa, então foi criado programas de  intercâmbios, após serem construídas bases para a navegação entre os dois planetas, o povo da Terra queria aprender mais sobre a ciência tariliana, em troca , os tarilianos vinham a Terra para  absorver algo sem ser a ciência , já que sua era muito mais avançada.
Mas disputas científicas acabaram surgindo de ambas as partes, e um incidente de grandes proporções interplanetárias acabou abalando essa harmonia entre os planetas e para ajudar ,alguns anos depois , um escândalo envolvendo dois cientistas de intercâmbio tarilianos aqui na Terra pode colocar mesmo tudo a perder, e acabar com os laços restantes entre os dois planetas. É ai que entra o Cisne.

Os doutores Melboune, formados em Champ-Bleux são os maiores biólogos marinhos do planeta e de outros lugares também, e numa tentativa de acalmar os ânimos de ambas as partes ( Terra e Tarilian)  o conselho de intercambio acaba enviando esses dois cientistas  de Tarilian para concluir o programa no Cisne. Será fácil? Não, principalmente com um jornalista tariliano a bordo distorcendo tudo o que escreve.

Se essa fosse somente a história , o livro já seria maravilhoso, mas a cada final de capitulo, principalmente os Melbounes, nos dão migalhas de um mistério ainda maior.....


O problema do intercambio é somente um. Tem outros muito maiores. O que será que estão escondendo? Qual será o segredo por trás disso tudo? Sim, pois frases deixadas no ar, perguntas sem resposta, um personagem que todos tem um maior cuidado para que não descubra quem realmente é, e uma bomba no final nos deixa com a sensação de querer começar o segundo livro imediatamente.

Muitos mistérios que envolvem uma geração esta por vir, que nem sabem ainda, mas tem nas mãos a decisão que mudará o mundo todo, e os  Melboune, doutores e jovens, precisam dar o melhor de si para que a relação Terra-Tarilian melhore. O livro foi muito bem escrito , e  no decorrer da história vamos conhecer outros personagens muito importantes , mesmo que eles ainda não saibam disso. Uma leitura que assusta pelo tamanho, mas que se torna prazeroso ao ler, nada cansativo.

A edição esta impecável , e não encontrei erros. Convido a todos a embarcarem nessa viagem e acompanhar as transformações, mistérios e surpresas , sim, muitas surpresas que envolvem o Cisne .



QUOTES


"A Terra estava com pressa.Chances demais haviam sido perdidas,erros demais haviam sido cometidos.O tempo estava acabando.Eles seriam reunidos:jovens cheio de criatividade,planos e sonhos,com o coração generoso que apenas os jovens sabiam ter.Eles eram os melhores.Neles,toda a esperança estava depositada.Se eles falhassem , seria o fim."

"Que os sonhos fossem grandes o bastante.Que os corações fossem realmente generosos.Que pensassem,enquanto fosse possível,que estavam somente vivendo suas vidas...Porque um dia,descobririam que estavam vivendo a vida de todo aquele mundo.Um dia eles saberiam:A ESTA GERAÇÃO,TODAS AS GERAÇÕES."


12 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Li este livro já e também gostei muito da história. Muitas pessoas assustam-se por causa do tamanho, mas é uma leitura tão gostosa que quando vemos o livro já terminou, hahaha. Adorei tua resenha!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie.
    Tenho a primeira edição desse livro aqui em casa que ganhei de um sorteio, está até autografado, coisa mais linda, mas essa segunda edição está ainda mais linda.
    Não sei se leria o livro, não por agora, pois é um gênero que não leio muito, além de ser gigantesco para começo kkkk, mas adorei sua resenha, muito bem elaborada, organizada... Parabéns.
    Amei os quotes.

    ResponderExcluir
  3. Nosssa fiquei super empolgada el ler depois resenha, eu não conhecia.
    Parabéns pela resenha e vou procurar em e-book pra eu ler. bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Tudo? Então, acho que esse livro é a cara do meu marido tanto pela história quanto pela capa e personagens. Parece ser uma distopia mas mistura bastante fantasia também pelo que entendi, rs. Vou passar a dica adiante.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Conheço o livro já tem um tempo, mas não consegui ler ainda. Sempre leio coisas bem positivas do enredo. Achei int3rs a forma como a autora vai soltando os mistérios que envolvem o enredo, eu ficaria empolgada em tentar desvendar cada um

    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  6. Sempre que leio resenha desse livro fico com vontade de conferir esse enredo cheio de ciência e mistério. Mas ainda não tive oportunidade. Ah, é uma série, não é? Esse fato me desanima um pouco. Ando meio que cansada de séries.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Que temática diferente. Tenho dois irmãos biólogos, então acho que essa aventura deve ser uma leitura que me agrada. Entretanto , o que me atrai mesmo é o mistério.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  8. Fico tão feliz ao ver mais leitores conhecendo e se encantando por Cisne! Eu amo muito esse livro e essa série da Eleonor. O segundo livro é ainda melhor, e o terceiro então, é fantástico! Ótimo post!

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Esse parece ser exatamente o tipo de livro que eu gosto, principalmente por conta do mistério.
    Adorei a resenha e anotei a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Jis. Eu tenho muita curiosidade com esse livro há um bom tempo, achei bem legal poder conferir a sua resenha sobre ele e poder conhecer um pouco mais sobre a trama.

    ResponderExcluir
  11. Oiii, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou muito meu interesse, principalmente pela quantidade de páginas, mas gostei muito de saber a sua opinião e parece ser uma ótima pedida para quem curte.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. olá...
    nossa, esse livro tem anos que ouço falar dele e da autora, muita gente achou a leitura incrível... mas pra ser sincera, não é o tipo de leitura que me apetece... é um baita calhamaço, né? hehehe bom que a história empolga e isso não se torna um problema...
    bjs...

    ResponderExcluir