28 abril 2018

TÁ NA TELA -THE ALIENIST

"No século 19 , acreditava-se que pessoas que sofriam de doenças mentais estavam alienadas de sua verdadeira natureza.Especialistas que as estudavam eram conhecidos como alienistas.
Olá
Hoje vim falar de uma série que assisti de repente, mas viciei e amei. A série se chama The Alienist , baseada na obra de mesmo nome do autor Caleb Carr. ( O e-book esta na pré venda na Amazon )
(Não contém spoiler)


A série se passa em Nova York no ano de 1896, e começa em uma noite que seria comum mas é palco de uma tragédia : um menino é encontrado morto na construção da Ponte de Williamsburg ,  totalmente mutilado , e com um detalhe : estava vestido como menina. Naquela época tinha alguns bordéis famosos onde meninos se vestiam de meninas, para saciar as vontades dos clientes, pois "eles faziam coisas que as mulheres não". 

Luke Evans
Nesse momento conhecemos o John Moore ( Luke Evans), um ilustrador que trabalha em um jornal que a pedido de um amigo vai até o lugar do crime para desenhar todos os detalhes , pois o mesmo não seria autorizado a subir, e o motivo? Ele é Laszlo Kreizler (Daniel Bruhl), o psicólogo ou alienista da cidade , dono de uma clínica onde trata crianças com algum distúrbio, ou problema psicológico, era desacreditado pela sociedade por "não curar' os pacientes, mas procurar entender e assim tratar. ( o que muitos pais na época achavam um absurdo pois acreditavam  que um distúrbio ou algo psicológico  era curado num passe de mágica)

Aí você se pergunta: mas qual o interesse do Laszlo nesse crime ? 
Bom à uns anos ,ele tratou de um paciente, um menino que gostava de se vestir como a irmã,ambos foram encontrados mortos, ela estava intocada, mas ele mutilado e o caso nunca foi investigado direito , assim nunca resolvido, e agora com os desenhos e  descrição da cena do crime atual feitos pelo John, Laszlo tem certeza de que se trata do mesmo assassino.
Daniel Bruhl

Quem está a frente da policia é o comissário  Theodore Roosevelt ( Brian Geraghty), policial honesto, trabalha sempre dentro da lei, ele dá autorização para que o Laszlo investigue discretamente paralelo a polícia, e assim poder traçar o perfil desse assassino.( Termo "perfil" ainda não usado na época).

Mas como investigar uma morte onde parece que a policia está ocultando muitos fatos? 
Com um infiltrado.
No caso infiltrada, Sara Howard ( Dakota Fanning), a primeira mulher a trabalhar no departamento de Policia  sem ser na limpeza, ela é secretaria do Roosevelt e vai ser uma peça fundamental para essa investigação.

Devo dizer que essa série me pegou de jeito, pois nos mostra muitas conquistas que hoje utilizamos, numa época que , ou não existia, ou não era válido.
Vemos a sociedade tratar a mulher  somente como dona de casa, e a Sara passa por muito preconceito por exercer seu cargo por direito conquistado.
Dakota Fanning

Também vamos ver dois irmãos patologistas forense judeus, Marcus ( Douglas Smith ) e Lucius ( Matthew Shear) que são considerados excêntricos por seus métodos de estudo, por exemplo : eles usam a teoria que foi a pouco comprovada de que cada pessoa tem uma impressão digital única , ( coisa que hoje sabemos ser verdade, mas em 1896 era outra historia  e só em 1903 que uma digital foi usada  pela primeira vez como prova para prender um criminoso na Alemanha  ).

Outro fato que não mudou muito desde o século XIX foi a corrupção na policia, a série nos mostra que NEM TODOS SÃO, mas naquela época já existia, Assim como quem tem mais dinheiro acaba dando as ordens, e muitas vezes os bons não tem como fugir.
Foi bem legal acompanhar os personagens descobrindo padrões, montando um quebra cabeças até chegar no motivo dessas mortes.
Douglas Smith e Matthew Shear

Outro fato que achei muito bom em falar é sobre como a pessoa que acha que sabe tudo, muitas vezes não sabe. O Laszlo , psicólogo  e estudioso da mente humana vai nos mostrar isso.

Enfim, isso é só o começo, tem muitos episódios para ver, e muitas informações para descobrir, peças desse quebra cabeça.
Convido a todos que gostam do gênero , de Criminal Minds, CSI, Mindhunter, para acompanhar essa série, e ver quem está certo , e por fim, se conseguem descobrir quem é o assassino e o motivo de tudo isso.


Título : The Alienist
Ano: 2018
Criado por : Hossein Amini
Direção :Jakob Verbruggen
ElencoLuke Evans,Daniel Bruhl,Dakota Fanning
Numero de episódios : 10
Classificação : 16
País : EUA
Gênero : Drama, Histórico , Policial, Suspense
Onde assistir : Netflix
Nota : 5/5




Bjus de luz






17 comentários:

  1. Eu simplesmente estou amando essa adaptação.
    Assim que vi já coloquei na minha lista do netflix e perfeita as interpretações.

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Jis, eu tenho tanta série na minha lista que fui ver se esta estava, não estava, mas agora está haha. Gostei muito da tua opinião e espero conseguir assistir em breve, no momento, minha queridinha é "Grimm"
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, adorei a premissa da série. Ainda mais por se passar numa época em que nao estavam disponíveis as ferramentas que temos hoje, nunca tinha parado pra pensar desde quando digitais eram usadas como indício, por exemplo. Tenho outras na frente pra ver, mas anotei a dica.

    ResponderExcluir
  4. Já vi a série no catalogo Netflix, mas ainda não dei uma chance a ela, talvez porque não conhecia a premissa. Achei bem legal ela retratar que a muito tempo as instituições sofrem com laranjas podres. Fiquei curiosa para conhecer mais da Sara, sem dizer que achei o figurino lindo. Quero ver.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bom?
    Adorei a ideia da série! Amo séries de investigação e seria incrível ver como tudo começou. Quero muito assistir, só preciso de tempo ❣

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Caramba, que premissa maneira! Não costumo assistir muitas séries policiais, pois costumar acabar caindo na mesmice, mas acho que por passar em um ano tão antigo (pra gente e pra ciência), acabei me interessando mais. Anotando a dica pra poder assistir!

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oiii Jis

    Eu adoro a Dakota Fanning, sei lá, tem algo nela que me faz simpatizar na hora. Além disso essa série toda tem um enredo bem legal, eu assisti só um capitulo mas curti bastante.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jis. Que ótima indicação, mulher! Eu não conhecia essa série e já fiquei toda curiosa aqui para poder ver também, achei muito legal saber que é uma adaptação e já quero ler o livro.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu vi essa série no catálogo da Netflix, se não me engano. Eu me interessei na hora, mas estava focada em outra série, então não dei atenção no momento. Gostei da ideia da série, achei que era algo um pouco diferente e acho que vou gostar ainda mais quando assistir.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Um elenco de primeira linha isso é mais do que obvio, eu vi que entrou na netflix mas confesso que não me chamou muito a atenção, mas lendo aqui sua opinião e indicação tentarei dar uma chance pelo menos para o primeiro capitulo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Bah, eu não sabia da existência dessa série e fiquei com uma super vontade de ver, pois dois motivos: adoro seriados com essa temática/atmosfera e esse elenco realmente bem escolhido. Com certeza, vou começar a assistir! Muito obrigada pela dica! *-*

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Nossa não conhecia a série, mas fiquei MEGA curiosa com a sua indicação. Gosto bastante de coisas investigativas (olá CSI na vida haha) por isso com certeza dica anotada <3 Parece que teremos um grande mistério por ai, ADOREI!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Estou sempre em busca de histórias de mistério, sou fã de thriller, por isso adorei a sua indicação. O que me deixou mais atraída foi a época em que se passa essa investigação. Nossa, a atriz Dakota cresceu faz tempo que não vejo nenhum trabalho dela.
    bjs.,
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá! Eu vi essa série na aba de sugestão da netflix e já pensei "vai ser a próxima" haha.. Sua resenha só me deixou mais ansiosa para começar a maratona.. Eu comecei a assisti Hannibal ontem e estou adorando, tem esta mesma pegada investigativa e psicológica, recomento!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  15. Olá.

    Cê acredita que até agora não senti motivação para assistir? O enredo parece ser bem legal, vou dar uma chance.,

    ResponderExcluir
  16. Gostei da premissa da série, pois gosto do cunho investigativo, mas neste momento estou fugindo delas para dar tempo de ler um pouco mais.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  17. Oi. eu não conhecia e achei a proposta fantástica, vou procurar na Netflix para assistir, é bem o que estou procurando

    ResponderExcluir